domingo, janeiro 14, 2007

Regulamento completou 21 meses desde que se proibiu fumar em lugares fechados.

Panamá, 14 de dezembro de 2006

Segundo as fabricantes, as vendas de cigarros não diminuíram depois do decreto.

As embalagens de cigarros já possuem três modelos de fotos que mostram os riscos de se fumar

As empresas dizem que o impacto nas vendas de tabaco serão sentidas a médio e longo prazo.

Philip Morris e British American Tobacco (BAT), as duas gigantes mundiais da indústria do tabaco não acusaram impacto. Depois de 21 meses da aprovação do Decreto 17 que proibiu o fumo em lugares fechados, as duas empresas que se dividem no mercado de cigarros do Panamá asseguram que suas vendas não se viram afetadas.

"Não houve um impacto importante no volume de vendas; se mantiveram em níveis estáveis", sinalizou Douglas León, diretor de Assuntos Corporativos para a América Central da Philip Morris.
Carmen de Da Silva, gerente de Assuntos Corporativos da BAT, concorda com a postura de seu principal competidor: "as vendas se mantiveram iguais". Esclareceu, contudo, que ainda é difícil medir o impacto real da medida neste pouco tempo transcorrido.

Mais pressão

O cerco "anti-tabaco" continua vedando: Philip Morris já incluiu na parte posterior de suas embalagens os três modelos de fotos estipulados pelo Ministério da Saúde a partir da regulamentação do Decreto 17. Uma dessas fotos reflete uma intervenção cardiovascular, uma outra contrasta um pulmão sadio com o de um fumante, e a terceira mostra um feto de uma mãe fumante.

BAT começou a colocar as fotos em setembro de 2006.

A pressão sobre os cigarros levou as empresas a focalizar sua estratégia nos atuais consumidores: agora a briga é atrair o fumante que escolheu outras marcas.
"Temos que nos concentrar no atual mercado e tirar uma fatia maior", disse Léon.
Outra medida do governo aponta em reduzir a publicidade de tabaco. Dizem que antes do decreto as empresas já haviam deixado de fazer publicidade massiva no rádio e televisão.

http://www.prensa.com/hoy/negocios/828287.html

Nenhum comentário: