quinta-feira, janeiro 18, 2007

Estudo diz que empresas aumentam níveis de nicotina em cigarros nos EUA

17/01 - 22:26 - EFE

Washington, 17 jan (EFE).- Um estudo das principais marcas de cigarros vendidos no estado de Massachusetts revelou que os fabricantes aumentaram os níveis de nicotina entre 1997 e 2005, revelou um estudo divulgado hoje.

A pesquisa realizada por cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard disse que os fabricantes aumentaram a quantidade de nicotina em uma média de 1,6% a cada ano, ou um total de 11% entre os anos de 1998 e de 2005.

O estudo, cujas conclusões foram entregues ao Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, mostrou, além disso, que os fabricantes também alteraram o desenho dos cigarros.

A pesquisa indicou que o aumento da nicotina foi descoberto nos cigarros de quatro dos mais importantes fabricantes do país e em todas as categorias, entre elas os mentolados e os considerados "light".

"Os cigarros são dispositivos de droga finamente ajustados e desenhados para perpetuar a pandemia do tabaco", declarou Howard Koh, professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e ex-comissário de saúde pública de Massachusetts.

Além disso, afirmou que é necessário que a indústria do tabaco divulgue a informação crucial sobre a nicotina e o desenho do produto "para proteger as próximas gerações da tragédia da dependência", declarou. EFE ojl fal

http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário: