segunda-feira, janeiro 26, 2009

Presa gangue que falsificava cigarros no interior do Piauí

Uma operação que envolveu a Secretaria da Fazenda, a Deccortec e a Polícia Militar do Piauí, culminou com a prisão de 16 pessoas, integrantes de uma quadrilha que produzia cigarros falsificados das marcas US e SKIN, em uma fábrica localizada à 6 km após a localidade Gaturiano, na região de Oeiras – PI.

A fábrica funcionava há 1 ano,em um complexo agro-pecuário desativado, composto por algumas residências e 5 grandes galpões. Dentro dos galpões, um enorme maquinário garantia a produção de cigarros, que acontecia sempre à noite para não levantar suspeitas. A quadrilha era composta por integrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e região de Picos.

No local das prisões, também foram apreendidos 1 veículo Pajero com placa de São Paulo, 1 Pálio, com placa de Picos e 1 furgão roubado com ‘placa fria’ de Floriano. De acordo com informações da Sefaz-PI, a matéria-prima utilizada na produção dos cigarros vinha dentro de um caminhão-tanque para não levantar suspeitas.

O secretário de Fazenda, encontrava-se na região de Oeiras no momento em que a operação acontecia e afirmou que o trabalho realizado pela Secretaria da Fazenda, coibindo a sonegação fiscal, tem como objetivo “proteger os contribuintes que cumprem com suas obrigações tributárias. No caso da descoberta dessa fábrica, o trabalho conjunto da PM, da Deccortec e da Sefaz, prestou um grande serviço à sociedade, que corria riscos ao consumir um produto sem nenhuma garantia à saúde”, pontuou Antônio Neto.

Os envolvidos no crime foram autuados em flagrante e estão presos na delegacia de Oeiras. As máquinas serão tributadas pela Secretaria da Fazenda e o local onde funcionava a fábrica foi lacrado e está à disposição da Justiça.

Diário do Povo-PI
26/01/2009 08:56h

segunda-feira, janeiro 19, 2009

LOVE CHINA

SHANGHAI/CHINA - A relação amor-ódio com o tabaco está pegando fogo em Shanghai, onde os legisladores estão proibindo outdoors com publicidades de cigarros.

Os painéis, que trazem a expressão "Love China", é uma peça sobre uma variação da palavra China em chinês, "Chunghwa", que é também o nome de uma marca top de cigarros, feita pela Shanghai Tobacco (Group).


Os caracteres chineses são idênticos para ambos.

Os outdoors e posters "Love China" num vermelho muito vivo, apresentam uma imagem de ouro reluzente do histórico Tiananmen Gate, a entrada da Cidade Proibida, mas não há imagens de cigarros.

Também possuem a advertência: "Fumar pode prejudicar a sua saúde" - sinalizando que o slogan remete tanto para a China quanto para a marca de cigarros.

O tema foi discutido até semana passada, durante a sessão anual legislativa, quando alguns legisladores propuseram que os painéis devem ser banidos, informou o jornal estatal Shanghai Daily.

O lema "Ame Nossa China" é bom, mas quando os produtores colocam a advertência "Fumar pode prejudicar a sua saúde" ao lado, a mensagem equivale a um anúncio," disse o Shanghai Daily, citando Li Ming, legislador local.

"Todas as publicidades relacionadas ao tabaco ou com empresas de cigarros devem ser banidas," disse.

A China tem a maior população mundial de fumantes (350 milhões), e o governo está fortemente dependente das receitas provenientes das empresas estatais do tabaco. Mas os riscos sanitários ocasionados pelo fumo são amplamente reconhecidos como um grave problema de saúde pública.

Shanghai proibiu os painéis com publicidades de tabaco durante os últimos Jogos Olímpicos de Beijing, mas permitiu-lhes desde então. A cidade já começou o combate aos grandes painéis, preparando-se para sediar a Expo Mundial 2010.

A China é signatária da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS, que busca banir todos os tipos de publicidade ao tabaco até 2011.

Shanghai Tobacco está construindo uma nova linha de produção de US$ 730 milhões para sua marca Chunghwa, que terá uma capacidade anual de 50 bilhões de cigarros quando concluída.

O plano é considerado um projeto de construção de grande cidade, criando mais de 500 empregos.

http://www.straitstimes.com/Breaking%2BNews/Asia/Story/STIStory_328123.html
Planejado o aumento do preço dos cigarros em sete vezes nos Emirados Árabes.

19 de Janeiro de 2009 - O preço dos cigarros nos Emirados Árabes Unidos poderão sofrer aumento de até sete vezes e chegar a custar US$ 13,60 o maço, informa reportagem de The Hindu’s Business Line/The National de Abu Dhabi.

Dra. Wedad Al Maidoor, chefe do Ministério da Saúde e Controle do Tabaco, disse que preparou um plano para aumentar o preço dos cigarros entre US$ 5,40 e US$ 13,60 por maço.

Uma carteira contendo 20 cigarros é atualmente vendida a cerca de US$ 1,90 no país árabe.


www.tobaccoreporter.com

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Estudo indica que cigarros mentolados viciam mais que comuns
14/01/2009 » 15:08

Um estudo da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, nos EUA, mostrou que quem fuma cigarro de menta pode ter mais dificuldade para largar o vício.

Segundo os autores da pesquisa, os resultados mostram que o mentol não é um sabor neutro como todos pensavam e ainda camufla os perigos das toxinas e da nicotina, sendo mais mortal e viciante.

Com dados de aproximadamente 1,7 mil fumantes dos Estados Unidos, os pesquisadores concluíram que menos pessoas que fumam cigarros mentolados param de fumar . Além disso, esses fumantes inalam mais nicotina e monóxido de carbono por cigarro.

http://www.jptl.com.br

quarta-feira, janeiro 14, 2009

JT lança versão mais rica em sabor de Seven Stars.

13 de Janeiro de 2009 - Japan Tobacco lançará Seven Stars Black Impact em todo o Japão no início do próximo mês, um produto que, como sugere o nome, proporciona aos consumidores, um fumar mais completo e rico, com maior satisfação de sabor.

JT acredita que o novo produto, que é um cigarro king size com 7 mg de alcatrão e 0,7 mg de nicotina, irá desempenhar um papel importante no aumento de participação da empresa no mercado nacional.

Este ano assinala o 40º aniversário da marca Seven Stars e JT pretende usar 2009 para reforçar as vendas da mesma e construir a marca através de várias atividades, incluindo uma melhor promoção de vendas e lançamentos de novos produtos.

Desde a segunda metade do ano fiscal encerrado em março de 2007, JT foi concentrando os seus recursos no aumento do capital de três marcas: Mild Seven, que é a sua principal marca, Pianissimo e Seven Stars. JT introduziu um número de novos produtos Mild Seven ao mercado em 2007, quando essa marca, que domina o mercado, marcou o seu 30º aniversário.

E a empresa focou-se no reforço da marca Pianissimo, após identificar o seu potencial no crescente segmento mentol.

www.tobaccoreporter.com

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Cambodja, de olho nas advertências gráficas.

05 de Janeiro de 2009 - Imagens gráficas de advertência serão incluídas nos maços de cigarros vendidos no Cambodja a partir do próximo mês se o governo aprovar um plano pelo Ministério da Saúde, informação esta, dada pelo The Phnom Penh Post, citando um oficial da saúde do governo.

Atualmente, alguns maços de cigarros vendidos no Cambodja não possuem qualquer tipo de aviso de advertência.

Se aprovado, as novas advertências tornarão parte de um amplo programa do governo para limitar o uso do tabaco, que recentemente incluiu a proibição do fumo em clínicas de saúde de Kâmpôt.

www.tobaccoreporter.com

domingo, dezembro 28, 2008


R.J.Reynolds Tobacco [Camel Sticks/Camel Orbs/Camel Strips]


Em 2009 R.J.Reynolds Tobacco irá mergulhar mais fundo na categoria smokeless, distribuindo nacionalmente Camel Snus e testando no mercado produtos dissolvíveis, alternativos aos cigarros, chamados Camel Sticks, Camel Orbs e Camel Strips.

Os novos produtos, agrupados sob o banner 'Camel Dissolvables', são livres de fumaça e são de cuspir, pois são feitos de tabaco finamente moído. Os produtos serão lançados no primeiro trimestre em Columbus, Ohio, Portland, Oregon, e Indianapolis. Camel Dissolvables Sticks podem ser colocados na boca como um palito ou um pedaço quebrado entre o lábio superior e a gengiva, onde se dissolve após 10 minutos. RJR recomenda o mesmo uso para Camel Orbs, que é um sedimento que dura aproximadamente 15 minutos, e Camel Strips, que se dissolve depois de cerca de 3 minutos.

As embalagens para os três formatos de tabaco smokeless são em plástico, embalagens resistentes ao uso pelas crianças. Strips virá no sabor Fresh Mint e Sticks em Mellow enquanto Orbs estará disponível em ambos sabores. Camel Dissolvables distribuem entre 0,6 a 3,1 miligramas de nicotina, enquanto fumantes inalam tipicamente cerca de 1mg por cigarro.

sábado, dezembro 27, 2008

Comércio ilegal explode no Brasil

Sérgio Aguiar de Matos , JB Online

RIO - O Brasil é um dos principais players do mercado internacional de tabaco. Sendo o maior exportador e quarto produtor mundial da matéria-prima, é também um dos países em que mais se contrabandeia cigarros em todo o mundo. O comércio ilegal deste produto no Brasil representa mais de um terço do mercado formal e é considerado um problema crônico, tanto do ponto de vista econômico, quanto do social e de saúde pública.

De acordo com o Grupo de Combate ao Contrabando de Cigarros e com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), são consumidos por ano quase 150 bilhões de unidades de cigarros no país. Desse volume, cerca de 50 bilhões são oriundos de contrabando. O governo deixa de arrecadar R$ 1,4 bilhão em tributos aos cofres públicos.

O mercado paralelo de cigarros movimenta R$ 2 bilhões somente no Brasil. No mundo, segundo estimativas, o comércio ilícito de tabaco impõe aos governos uma perda de arrecadação da ordem de US$ 50 bilhões. De acordo com informações do Centro de Integridade Pública, entidade civil com base nos Estados Unidos e que promove consultas nesta área, os cigarros contrabandeados representam 11% da venda mundial desse produto – equivalente por ano a 600 bilhões de unidades de cigarros.

Consequências

A ilegalidade tem efeitos perversos nas duas pontas, que se retroalimentam. Do lado da sonegação fiscal, o contrabando faz com que os cigarros não recolham tributos que, não sendo convertidos em recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), deixam de incrementar o tratamento de centenas de milhares de pacientes do país.

Ao mesmo tempo, na outra extremidade, o cigarro contrabandeado é comercializado nas áreas mais carentes do Brasil, onde a fiscalização é menor, e chega às mãos de jovens, adolescentes e novos fumantes a preços atraentes e sem qualquer controle. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cigarros ilegais, ao serem comercializados a preços menores do que os praticados no mercado, obrigam os fabricantes de cigarros a reduzirem seus preços para não perderem consumidores.

É por essa razão que o preço baixo do cigarro facilita o acesso de jovens e pessoas de baixa renda, causando aumento no consumo e, por conseqüência, nas estatísticas de adoecimento e morte relacionadas às doenças provocadas pelo fumo. Um cigarro no mercado formal custa de R$ 1,80 a R$ 2,25, enquanto que, no informal, o preço varia R$ 0,80 a R$ 1,20.

Impostos e preços

O cigarro é um produto cuja incidência de impostos é complexa e, após a reorganização da política de tabelamento, em 1992, o contrabando teve fôlego renovado. Assim, o mercado nacional foi invadido por uma grande variedade de marcas de produtos falsificados, até 40 % mais baratos e, portanto, mais acessíveis aos jovens e à população de baixa renda.

Desde então, o governo brasileiro vem tentando controlar o contrabando da mercadoria no país. Dentre as iniciativas, está a instituição de uma alíquota de 150% para o imposto de exportação de cigarros e produtos do tabaco destinados aos países da América do Sul e Central. A carga tributária foi elevada ainda mais a partir de julho de 2007, quando passaram a vigorar o Decreto nº 6.006, de dezembro de 2006, e o Decreto nº 6.072, de abril de 2007, que estabeleceram novos valores para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de acordo com as classes de enquadramento – o cigarro foi reajustado em 30%.

A princípio, o contrabando foi reduzido diante dos novos dispositivos legais. Mas o que parecia ser uma solução acabou por apenas alterar o rumo do mercado. Na seqüência das medidas, observou-se o aumento das exportações brasileiras de folhas de tabaco, sem a incidência de impostos. Somente nos países fronteiriços foram estabelecidas dezenas de plantas industriais destinadas a manufaturar cigarros.

Em 2006, a indústria de cigarros produziu 5,6 bilhões de maços, resultando no faturamento de R$ 10,3 bilhões, conforme dados da Receita Federal, tabulados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Sobre esse valor, foram pagos quase R$ 7 bilhões em tributos, ou seja, percentual de 68,17%.


http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/12/26/e261216652.html
China confisca 7,35 bi de cigarros falsos em 11 meses
Quarta, 24 de dezembro de 2008, 03h04

Um total de 7,35 bilhões de cigarros falsificados foram confiscados na China entre janeiro e novembro deste ano, informou terça-feira a Administração do Monopólio de Tabaco do Estado (STMA).

As agências de aplicação da lei realizaram operações em 2.912 armazéns de cigarros falsificados e detiveram 6.068 pessoas relacionadas com as marcas falsas, ajuizando 3.056 deles, disse o vice-diretor da STMA, Zhang Hui.

Zhang acrescentou que as agências de aplicação da lei também solucionaram 6.208 casos, cada um envolvendo mais de 50 mil yuans (US$ 7.309). Os 7,35 bilhões de cigarros falsificados têm um valor aproximado de 4,1 bilhões de yuans.

No mesmo período, a indústria de tabaco do país gerou 430 bilhões de yuans em impostos, o que significa um aumento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a STMA.

Agência Xinhua

terça-feira, dezembro 23, 2008

Indústria do tabaco faz lobby na política da Ásia

terça-feira, 23 de dezembro de 2008, 09:43 | Online
AE - Agência Estado

SÃO PAULO - Duas pesquisas publicadas ontem no portal da Public Library of Science Medicine (PLoS) revelam o lobby da indústria do tabaco na Ásia para influenciar políticas públicas. Os artigos citam documentos das próprias empresas, tornados públicos nos Estados Unidos após ações judiciais. Um dos estudos, realizado por cientistas da Universidade de Sydney (Austrália) e de Edimburgo (Escócia), mostra como Roger Walk, funcionário da Philip Morris, estabeleceu vínculos com um Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Tailândia: o Instituto de Pesquisa Chulabhorn (CRI, na sigla em inglês), destinado a formar 'funcionários de agências reguladoras governamentais', segundo descrição do próprio Walk.

Um memorando interno mostra como ele valorizava sua rede de relações: "Estou interagindo não só com o corpo diretivo do CRI, mas também com altos funcionários do ministério (...). Penso que essa cooperação abrirá muitas portas para nós." Os documentos comprovam que o bom relacionamento de Walk no CRI rendeu-lhe um foro para expor suas idéias, amizades com pesquisadores de outras universidades e do governo, além de prestígio para influenciar simpósios e currículos de pós-graduação em toxicologia, um deles com financiamento da Organização das Nações Unidas (ONU).

A consultora da OMS, Stella Bialous, afirma que tais relações são prejudiciais para a saúde pública, pois abrem espaço para a indústria do tabaco levantar dúvidas sobre conceitos que são consenso na comunidade científica, como o efeito nocivo do cigarro para quem não fuma, mas convive com fumante. "É como questionar se o mosquito é responsável pela transmissão da malária", argumenta Stella. Ela produziu um relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) publicado no ano passado sobre o lobby da indústria do tabaco no Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, dezembro 16, 2008

Fumantes americanos poderão processar empresas por cigarros light

AFP - 15/12/2008

WASHINGTON (AFP) — A Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que os fumantes podem processar a Altria e outras empresas por suposta propaganda enganosa sobre cigarros light ou "com baixo teor de alcatrão".

Com o voto favorável de cinco de seus nove membros, a máxima instância judicial americana disse que esses julgamentos são a partir de agora permitidos por lei federal.

A decisão diz respeito aos fumantes que reclamam da Altria, cuja unidade Philip Morris é mais conhecida por fabricar os cigarros Marlboro, e contra outras grandes empresas do fumo.

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Fábrica Zhaotong une-se à Hongta.

12 de Dezembro de 2008 - A fábrica de cigarros Zhaotong (Zhaotong Cigarette Factory), de Yunnan, mudou seu nome esta semana para Hongta Zhaotong Cigarette Factory (HZCF) para tornar-se uma subsidiária do grupo Hongta, informa reportagem de Tobacco China Online citando a agência de notícias Yunnan.

O grupo Hongta disse que modernizará HZCF, que a partir do próximo ano irá produzir os cigarros Hongtashan e Hongmei, duas 'famosas' marcas que estão na lista das 20 marcas de tabaco mais populares na China.

www.tobaccoreporter.com
Coréia do Sul
Antecipadamente, exército coreano repele cigarros estrangeiros.

12 de Dezembro de 2008 - O exército sul-coreano adiou a introdução de produtos de tabacos estrangeiros em suas lojas por pelo menos mais um ano, informa reportagem de Yonhap News Agency, citando The Korea Times.

O relatório informa que três fabricantes estrangeiros, British American Tobacco, Philip Morris International e outra companhia (não informado o nome), haviam solicitado permissão para vender seus produtos em quartéis militares.

O exército, com mais de 500.000 integrantes, representa um dos maiores grupos consumidores de tabaco no país.

www.tobaccoreporter.com

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Inaugurada fábrica Hebei Baisha

10 de Dezembro de 2008 - A fábrica de cigarros Hebei Baisha Shijiazhuang (HBSCF), com capacidade anual de 25 bilhões de cigarros foi oficialmente inaugurada na semana passada, de acordo com informações de Tobacco China Online citando o jornal Daily Shijiazhuang.

A fábrica é uma filial da Changsha Cigarette Factory, que é parte da Hunan Provincial China Tobacco Industry Corp. Trata-se da atualização e relocação da Shijiazhuang Cigarette Factory, a qual o Grupo Baisha, a antecessora de Changsha factory, adquiriu há alguns anos.

HBSCF, localizada na Zona Leste de Desenvolvimento da cidade de Shijiazhuang, Hebei, foi construída ao longo de três anos, a um custo de 1 bilhão de Yuans numa área de 35ha., do qual as construções cobrem 215.000 metros quadrados.

Sua inauguração foi no dia 5 de dezembro em uma cerimônia com a presença do diretor-geral-adjunto da STMA (State Tobacco Monopoly Administration), Li Keming e líderes da Província de Hebei e da cidade de Shijiazhuang.

www.tobaccoreporter.com

segunda-feira, dezembro 08, 2008

RÚSSIA
Novas restrições ao tabaco


04 de dezembro de 2008. A câmara baixa do parlamento russo (Duma), aprovou na quarta-feira, legislação para diminuir os teores de alcatrão e nicotina nos cigarros e fixar advertências de saúde nas embalagens.

O projeto de lei reduz os montantes máximos de alcatrão e nicotina nos cigarros de 15 a 20% e as regras para as advertências de saúde não devem ser menores que 30% da superfície da embalagem. Essas medidas estão em consonância com a Convenção-Quadro sobre o Controle do Tabaco (FCTC - Framework Convention on Tobacco Control), o acordo sobre controle do tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS), que a Rússia assinou este ano.

Mas a legislação também permite que fabricantes de cigarros continuem a identificar algumas marcas como "light" ou "baixo teor de alcatrão", enquanto que as orientações da FCTC, que não são obrigatórias, insistem que tais termos são proibidos.

A lei ainda deve ser aprovada pela Câmara Alta e assinada pelo presidente.

Tobacco Journal International
LATVIA
Scandinavian Tobacco muda o nome


02 de Dezembro de 2008. A fabricante de produtos de tabaco (presente na Latvia) Scandinavian Tobacco mudou o nome para British American Tobacco Latvia, de acordo com informação de Registry of Enterprises Lursoft.

British American Tobacco (BAT) anunciou a aquisição de Skandinavisk Tobakskompagni - que pertencia a Scandinavian Tobacco - em fevereiro deste ano.

Skandinavisk Tobakskompagni representa mais de 60% das vendas de cigarros na Escandinávia sendo vendidos em mais de 40 mercados. A empresa é líder no mercado na Dinamarca e na Noruega, e ocupa aproximadamente um terço do mercado na Suécia.


Tobacco Journal International

sexta-feira, novembro 28, 2008

EUA declaram inválido teste de nível de nicotina em cigarros

quinta-feira, 27 de novembro de 2008, 16:05

Método usado desde os anos 60 não leva em conta mudanças nos cigarros e no comportamento dos fumantes

AP

WASHINGTON - A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) rescindiu na quarta-feira, 26, uma norma emitida há 42 anos e que permitia que a indústria do cigarro fizesse alegações sobre teores de alcatrão e nicotina em seus produtos.

O Mecanismo da Dependência do Cigarro

A indústria usa um teste chamado Método do Filtro de Cambridge, e a comissão decidiu que esse processo tem falhas. A comissão também disse que o material publicitário gerado a partir dos resultados dos testes poderia levar os consumidores a acreditar que os cigarros de baixos teores são mais seguros.

Como resultado, toda a publicidade futura que apresentar o teor de alcatrão do cigarro não poderá mais usar termos como" pelo método da FTC".

"Nossa decisão garante que as companhias do tabaco não poderão mais embalar suas taxas enganosas de nicotina e alcatrão num manto de patrocínio0 governamental", disse um membro da comissão, Jon Leibowitz. "Em resumo,a FTC não vai mais servir como cortina de fumaça para os métodos vergonhosos de marketing das empresas de cigarro".

A comissão rescindiu a norma por uma votação de 4 a 0.

Sob o sistema usado nos EUA, cigarros com mais de 15 miligramas de alcatrão são chamados de "sabor completo". Níveis de menos de 15 miligramas são "baixos" ou "light". Abaixo de 6 miligramas, "ultra baixo" ou "ultra light".

O Instituto Nacional do Câncer dos EUA descobriu que mudanças na fabricação dos cigarros reduziram os níveis de alcatrão e nicotina auferidos pelo Método de Cambridge, mas que não houve redução nas doenças sofridas pelos fumantes. A máquina não mede as mudanças no comportamento do fumante, como o uso de mais força para tragar, a fim de extrair mais nicotina.


http://www.estadao.com.br

quarta-feira, novembro 26, 2008

Embalagem de cigarro diminuta recebe enormes críticas.

http://www.cbs8.com/
24/11/2008


Uma nova e bonita embalagem de cigarro está causando bastante polêmica. Virginia Slims Superslims vem numa embalagem rosa do tamanho de um batom.

Críticos consideram que a indústria do tabaco tem como alvo jovens garotas, apresentando um cigarro feminino e de moda.

O antigo jingle de Virginia Slims ainda é verdade - "Um cigarro moderno para uma mulher moderna", especialmente com o seu mais recente produto. Vinte cigarros são acondicionados numa caixinha rosa não maior que um tubo de batom. Existe também a versão mentol.

Mas um produto que está sendo comercializado para jovens mulheres de atitude, podem igualmente enviar uma mensagem errada para as mais jovens, impressionar as meninas. Isso é o que alegam mais de duas dezenas de grupos de saúde e de mulheres, incluindo a American Cancer Society. Esses grupos estão escrevendo para Philip Morris, a maior fabricante de cigarros,
exigindo que parem com as vendas do Superslims.

Alguns estudantes de San Diego podem ver o por que. Brandi Bell acha que não é somente a embalagem, mas o tamanho dos cigarros por si só, que podem atrair os adolescentes.

"Eu fumei deles quando eu era um adolescente porque eles eram tão diminutos," disse Bell.

Mas a Philip Morris diz que os Superslims não são nenhuma novidade. Eles venderam os mesmo antes, e a embalagem - bem, a embalagem é apenas marketing.


Assista ao vídeo desta reportagem:
http://www.cbs8.com/flv/video_pop_hd3.php?startID=147195&cat=undefined

segunda-feira, novembro 24, 2008

Convenção-Quadro: Conferência em Durban, África do Sul.

Johannesburg: A África tornou-se o principal alvo das corporações do tabaco que estão sendo expulsas dos países desenvolvidos devido a leis mais duras, impostos elevados e maior sensibilização dos consumidores ante os perigos do tabagismo.

Uma conferência destinada a reduzir a disseminação de produtos de tabaco a nível mundial, convocado pela Organização Mundial da Saúde, começou em Durban, África do Sul, na segunda-feira passada.

Esta é a terceira reunião da organização da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, um tratado que já conta com o apoio de 160 países e vincula os signatários a medidas destinadas a redução do fumo - uma das principais causas de várias doenças, especialmente câncer.

A organização diz que o tabagismo mata cerca de 5,5 milhões de pessoas todos os anos, com 70% das mortes ocorrendo em países em desenvolvimento.

Países africanos estão enfrentando o maior aumento na taxa de uso do tabaco entre os países em desenvolvimento. O consumo de tabaco está aumentando em 4,3% ao ano na região.

Mas a África está começando a luta. Quarenta e dois países africanos já assinaram o tratado de controle do tabaco, que os vincula a várias medidas anti-tabaco, incluindo elevados impostos sobre os produtos de tabaco e proteção às pessoas contra a exposição ao fumo.

Outra proposta em consideração informada pelo secretariado da Convenção-Quadro é a mudança para embalagens genéricas ou 'planas', com cores e fontes padronizadas e "somente a informação mais objetiva", incluindo um aviso de advertência bem grande. A idéia é tornar a embalagem a mais feia possível, informa Deutsche Presse-Agentur.

A discussão para embalagens genéricas já aconteceu em alguns países, como em 1995 no Canadá e no começo deste ano na Grã-Bretanha, que também iniciou um processo de consulta em torno de embalagens planas.


The Independent Online (IOL) (za)
21/11/2008

quinta-feira, novembro 20, 2008























Um outdoor promovendo cigarros britânicos.

Local:Shanghai, China
Data:1948
Fotógrafo:Jack Birns