quarta-feira, outubro 22, 2008

A fábrica secreta: Uma excursão à paisana pela Baltic Tobacco.
19 de Outubro de 2008

Notório como um paraíso para contrabandistas e para lavagem de dinheiro, Kaliningrado, na Rússia, não é um lugar seguro para se fazer muitas perguntas. Em 2006, tropas invadiram um jornal local que criticou a polícia por, entre outras coisas, proteger contrabandistas de cigarros.
Em abril de 2008, repórteres da ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos) foram investigar, à paisana, a fonte "mais inquietante" do mais recente desenvolvimento no contrabando de tabaco: os cigarros Jin Ling. Feitos em Kaliningrado pela Baltic Tobacco Factory (BTF), Jin Ling estão inundando o mercado negro em toda a União Européia.

















A equipe de investigação identificou uma rede de companhias russas e do leste europeu, incluindo 5 fábricas nas quais se acredita, as que desempenham o papel transformador para o contrabando de cigarros para o Ocidente. A fábrica da rede russa aparenta ser capaz de produzir mais de 24 bilhões de cigarros anualmente. Isto seria o equivalente a 7% das importações legais de cigarros da UE.

A sede da Baltic Tobacco é em Kaliningrado, uma parte do território russo anexada pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, encravado entre a Polônia e a Lituânia. Esta região é conhecida por ser uma rota de contrabando e suporte para o crime organizado. Baltic Tobacco está discretamente localizada por trás das principais rodovias. A partir de um rio, uma trilha leva à fábrica, sem pistas. Nenhum sinal ou identificador apontam para a fábrica ou escritórios.

A partir de Kaliningrado, os cigarros da BTF são contrabandeados aos bilhões, através da Polônia ou encaminhados pela Lituânia, Letônia, Bielorússia e Rússia. Funcionários da BTF recomendam rotas marítimas para seus clientes, pois eles podem entregar os contêineres diretamente e livre de impostos no porto de Kaliningrado. Eles também oferecem seus envios a partir da fábrica Lviv, na Ucrânia, através do porto de Odessa, no Mar Negro.

Na Alemanha, e a partir dos portos do Mar Negro e Báltico, os cigarros são passados para redes criminosas em pelo menos 12 países - Alemanha, Reino Unido, Polônia, Letônia, Romênia, Grécia, Turquia, Itália, Bulgária, Holanda, Bélgica e França.

Nenhuma das embalagens possui a largura correta dos avisos de advertência como manda a lei, atualmente obrigatório em todos os estados da UE, tornando evidente sua ilegalidade. Algumas embalagens de Jin Ling encontradas na Europa, entretanto, possuiam adesivos "duty free" ou qualquer significado em russo por 'impostos pagos por selo', aparentemente como uma tática
de marketing para conferir prestígio e credibilidade ao produto. Acredita-se que a própria BTF imprima as etiquetas "duty free".

"Os cigarros Jin Ling estão sendo legalmente fabricados em fábricas russas, mas são destinados ilegalmente ao mercado europeu," diz Luk Joossens, perito em contrabando da OMS. "Trata-se de um problema exclusivo."

Originalmente importado da China, Jin Ling se caracteriza em embalagem king-size, semelhante ao desenho da marca Camel, às suas cores, estilo e layout. Em vez de um camelo, as embalagens são ilustradas por uma cabra da montanha.

Jin Ling não tem mercado legal em qualquer país europeu, segundo funcionários aduaneiros. A marca nunca é anunciada e não pode ser comprada em lojas. Só é vendida ilegalmente - contrabandeada por quadrilhas que esperam altos lucros com as vendas sem licença, sem pagar impostos, nos mercados negros por toda a Europa.



http://www.publicintegrity.org

quarta-feira, outubro 15, 2008

Indústria do tabaco entra em nova guerra judicial nos EUA.

terça-feira, 14 de outubro de 2008, 15:04

Sentença proibiu as companhias de cigarro de usar termos como 'baixo teor de alcatrão' ou 'light'

Associated Press

WASHINGTON - A indústria do tabaco está pedindo a uma corte federal de apelações que reverta uma sentença histórica que poderia abrir as portas para mais ações judiciais nos EUA, por parte de fumantes que alegam que foram enganados pela publicidade do cigarro.

A Corte de Apelações do Circuito do distrito de Columbia ouvirá argumentos tanto da indústria quanto do governo. Os dois lados questionam diferentes aspectos da decisão judicial de 2006 que determinou que as fábricas de cigarros enganaram o público, ao longo de décadas, quanto aos riscos de fumar.

Essa sentença proibiu as companhias de cigarro de usar termos como "baixo teor de alcatrão" ou "light" no marketing, mas não impôs multas.

As empresas alegam não ter feito nada de errado, enquanto que o Departamento de Justiça quer que a indústria pague cerca de US$ 14 bilhões para programas para ajudar as pessoas a parar de fumar e esforços semelhantes.

"A punição atual não contempla a magnitude do crime", disse o chefe da Associação Americana de Cardiologia, M. Cass Wheeler, que quer que a Justiça imponha multas de bilhões de dólares às empresas de tabaco. "Esse dinheiro deveria ser usado em programas de educação e para ajudar as pessoas a parar de fumar, e não para atrair crianças e adultos para um hábito muito letal".

Em agosto de 2006, a juíza federal Gladys Kessler determinou que as principais fábricas de cigarros dos EUA haviam violado as leis contra crime organizado, mentindo para o público durante anos sobre os perigos do fumo. Mas ela não tinha autoridade para impor pesadas multas.

Kessler, no entanto, ordenou às empresas que publicassem na mídia "correções" a respeito dos efeitos adversos e do poder viciante do consumo de nicotina. Ela também ordenou que as empresas parassem de rotular seus produtos como "light", "ultra light", "suave" ou "baixo teor", porque esses cigarros não são menos prejudiciais que os demais.

Em sua sentença, a juíza escreveu: "Por mais de 50 anos, os réus mentiram, fraudaram e enganaram o público americano, incluindo fumantes e jovens que avidamente buscavam como ' fumantes substitutos', sobre os efeitos devastadores do fumo na saúde e do fumo passivo".

Na nova ação, as companhias negam ter cometido fraude e dizem que mudanças na forma como os cigarros são vendidos impedem que fraudes venham a ocorrer no futuro.

http://www.estadao.com.br

segunda-feira, outubro 13, 2008

Marcas de cigarro só podem ser criadas com exame laboratorial, decide Justiça.

Quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Em decisão unânime de sua 8ª Turma Especializada, o TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região (RJ e ES) decidiu que é válida a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que exige exames laboratoriais para o registro de novas marcas de cigarro.

Os desembargadores rejeitaram apelação da Cia. Sulamericana de Tabacos contra decisão da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que havia dado sentença favorável à agência reguladora. A empresa pretendia registrar três marcas (Kaiser, Astra e Yank) sem submetê-las à análise química.

Para o relator do caso, o desembargador federal Poul Erik Dyrlund, se fazem necessários laudos laboratoriais para atestar se as substancias que compõem o produto estão dentro dos limites permitidos pela legislação.

Dyrlund ressaltou a importância da realização das análises pois envolveria “verdadeira questão de saúde pública, tendo em vista as malignas doenças que o cigarro causa, mesmo dentro dos padrões permitidos.”. A Cia. Sulamericana de Tabacos havia argumentado que foi mantida a mesma composição dos cigarros que comercializa no mercado.

No voto, o desembargador destacou que a conduta da agência foi correta ao criar a resolução. “Verifica-se, portanto, que a Impetrada (Anvisa) agiu dentro da legalidade e da razoabilidade ao exigir laudo técnico das novas marcas de cigarro a serem colocadas em mercado, sendo certo
que agir sem tal cautela caracterizaria negligência de sua parte”, afirmou.


http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/57173.shtml

quinta-feira, outubro 09, 2008

Quando doutores e até mesmo Papai Noel apoiavam o tabaco.


Publicado no The New York Times em 06/10/2008.


Entre as décadas de 1920 e 1950, anúncios de cigarros eram endossados por personalidades famosas como a atriz Barbara Stanwyck e atletas como Mickey Mantle, médicos e até mesmo Santa Claus (Papai Noel). Uma exibição dessas campanhas está em exposição na Biblioteca de Ciência, Indústria e Negócios de Nova Iorque e está também na internet...


Mas como doutores e outros profissionais da medicina, proclamavam os méritos de várias marcas de cigarros? Ou políticos? Ou crianças?


A exposição, de centenas de anúncios impressos e comerciais de televisão, é intitulada "Nenhuma tosse em grande quantidade: Imagens usadas por empresas tabaqueiras para ocultar os perigos do fumo." A primeira parte do título é emprestada de um slogan para os cigarros Old Gold, uma marca que posteriormente teve seus anúncios impulsionados por serem "feitos pelos homens do tabaco, e não por homens da medicina."


Até 26 de dezembro ela poderá ser vista na Biblioteca de Ciência, Indústria e Negócios (um departamento da Biblioteca Pública de Nova Iorque), Avenida Madson, 188/34th Street, podendo também ser visualizada online em: (tobacco.stanford.edu).


A exposição é uma criação do Dr. Robert K. Jackler da Stanford School of Medicine, que ele próprio descreveu em uma entrevista como "um turista acidental no mundo da publicidade."


A gênese desta exibição foi um anúncio da década de 1930 para os cigarros Lucky Strike, que mostra um doutor acima de um título proclamando que "20.679 médicos diziam que 'Luckies são menos irritantes". "Isso me cativou", disse o Dr. Jackler.


O médico de 'Luckies' ingressou a coleção dos cerca de 5.000 anúncios do Dr. Jackler por pontuação de cientistas e profissionais médicos - doutores, dentistas, enfermeiras - fazendo declarações que são agora notoriamente falsas.


"Fiquei impressionada com a visão da nobre classe médica, surpreendida na verdade", disse Kristin McDonough, diretora da Biblioteca.


"Você não precisa ser um cientista de laboratório para debater algumas das afirmações feitas nos anúncios", disse McDonough, citando anúncios que fumar certas marcas "não causam mal hálito" ou "nunca podem manchar seus dentes".


Outras abordagens que poderiam causar incertezas (se não traumatismos cervicais) entre consumidores contemporâneos estão anúncios caracterizando Santa Claus, para marcas como Pall Mall; senadores como Charles Curtis do Kansas, que aprovava Lucky Strike antes de ser eleito vice-presidente em 1928; personagens como Flintstones e pinguins, para marcas como Winston e Kool; crianças, que apareciam como acessórios; e bebês, para marcas como Marlboro.


A exposição também inclui exemplos de aprovações das mais tradicionais para cigarros, feitas por atletas - por vezes uniformizados -. Alguns promoveram várias marcas durante suas carreiras, por exemplo, Mickey Mantle, do time de beisebol New York Yankees, com as marcas Camel e Viceroy, enquanto a atriz Claudette Colbert apoiava pelo menos cinco, diz o Dr. Jackler.


A finalidade principal da exposição, conforme Dr.Jackler diz, é ligar os pontos entre o agora e o depois. Ele uniu anúncios de décadas passadas destinadas a incentivar as mulheres a fumar - "Você percorre um longo caminho, baby", de Virginia Slims - à campanha do ano passado da R.J.Reynolds Tobacco ao introduzir uma versão de Camel para mulheres chamada Camel No.9.


E existe um tema que vai dos velhos anúncios aos contemporâneos, diz Dr.Jackler: "É tudo marketing para a juventude. A intenção é transformar a idade dos 12 aos 22, a tornar os jovens, fumantes."

terça-feira, outubro 07, 2008

Índia proíbe cigarro em ambientes públicos
Publicado em 02.10.2008, às 14h51

A Índia baniu o cigarro em locais públicos nesta quinta-feira (2). A partir de agora, os agentes públicos terão a difícil missão de persuadir os estimados 120 milhões de fumantes do país a cumprirem a regra.

Vários países impuseram restrições ao fumo nos últimos anos. Já na Índia manteve-se o costume de fumar em playgrounds, estações de trem, cafés e até mesmo em hospitais. Agora, qualquer um que violar a lei pagará uma multa de 200 rupias (US$ 5, ou R$ 10) inicialmente. No futuro, a multa deve subir para até R$ 50.

Durante anos, leis antitabaco foram praticamente ignoradas nesse país de quase 1,2 bilhão de pessoas. As empresas produtoras também lutaram com o governo para evitar a veiculação de advertência nos maços.

A proibição é a segunda tentativa governamental para restringir o cigarro. A medida desta quinta-feira foi anunciada no aniversário do líder da independência do país, Mohandas Gandhi, que não fumava nem bebia.

Restrições ao cigarro foram realizadas em vários países da Europa e nos Estados Unidos nos últimos anos. Porém a medida é mais rara em países da Ásia, apesar de a China, onde vivem quase um terço dos fumantes do mundo, ter aderido parcialmente à restrição. As informações são da Associated Press.

Fonte: AE
Novo JPS Silver


Imperial Tobacco lançará nova marca econômica, JPS Silver, em 3 de Novembro de 2008.


Iain Watkins, gerente de comunicações comerciais da Imperial Tobacco, disse: "Um número crescente de adultos fumantes estão mudando para marcas de cigarros mais econômicas.

"Imperial Tobacco constantemente monitora o mercado e um longo processo de pesquisa tem nos mostrado que o mercado está agora pronto para a nova gama de JPS Silver."

Todas as embalagens possuirão a insígnia JPS em cor prateada incluindo JPS King Size Blue, JPS King Size Silver, JPS King Size Menthol, JPS Superkings Blue e JPS Superkings Menthol.

Preços recomendados no varejo:

King size: £4.21 para 20 cigarros, £2.12 para 10
Superkings: £4.25 para 20

Rachel Smith, gerente de marcas da Imperial Tobacco, disse que o setor de cigarros de preço econômico (aqueles até £4.60 de 20 cigarros) tem apresentado crescimento desde 2006.

E acrescentou: "Desde janeiro de 2008, o crescimento do setor econômico duplicou e deverá ter uma quota de 12,5% do mercado até o final do ano.

"Este crescimento acelerado é resultado do recente abrandamento econômico. Aumentos nos combustíveis e custos dos alimentos têm incentivado adultos fumantes a trocas comerciais, continuando a preferir qualidade e valor".

http://www.talkingretail.com

quinta-feira, outubro 02, 2008

Maços de cigarro britânicos terão imagens de pulmões com câncer.


LONDRES (AFP) — A partir de outubro, os fumantes britânicos irão conviver com imagens de pulmões enegrecidos pelo câncer e mandíbulas amareladas, que passarão a vir estampadas nos maços de cigarro vendidos no Reino Unido, como parte de uma campanha antitabaco,
anunciaram autoridades britânicas nesta sexta-feira.

Além das fotos, os maços terão a frase "fumantes morrem antes" escrita.

As imagens começarão a aparecer nas embalagens de cigarros a partir de 1º de outubro. Dentro de um ano, passarão a ser obrigatórias em todos os produtos relacionados ao tabaco, segundo as autoridades sanitárias do Reino Unido.

Apesar das várias medidas aplicadas pelo governo nos últimos anos para combater o tabagismo, cerca de 10 milhões de britânicos fumam, o que corresponde a quase um sexto da população total.

http://afp.google.com/article/ALeqM5h0ib6oytAzsVSfxc04_K1N08EEyg

sexta-feira, setembro 19, 2008





















Reynolds American corta 570 empregos, realinhando marcas.


por: VINNEE TONG – 9 de Setembro de 2008

NEW YORK (AP) - Reynolds American Inc. e sua unidade de tabaco, R.J.Reynolds, reduzirão em 10% sua força americana de trabalho (570
empregados) para se tornar competitivamente mais agressiva na venda de produtos de tabaco sem fumaça (smokeless tobacco).

A companhia espera reduzir o quadro de funcionários em sua sede em Winston-Salem, N.C. para economizar $100 milhões até o final de 2010 e $55 milhões por ano após aquele prazo.

A decisão da Reynolds surgiu antes mesmo de sua maior rival, a PhilipMorris USA (Altria Group Inc.), ter comprado a UST Inc., fabricante dos produtos Skoal e Copenhagen por $10,4 bilhões.

Judy Hong, analista do Goldman Sachs disse que a reestruturação é um processo natural para a Reynolds, haja vista que a indústria do tabacoestá procurando meios de lidar com o declínio das vendas de cigarro. Os americanos estão comprando menos cigarros a cada ano (queda de 3 a
4%), e a indústria virou-se para alternativas como rapé, charutos e snus para um crescimento futuro. As vendas de produtos de tabaco sem combustão estão crescendo à taxa de 5 a 6% ao ano.

"Os passos que estamos dando sustentam a R.J. Reynolds em curso para uma evolução total do modelo empresarial do tabaco, que inclui tanto os cigarros como os inovadores produtos de tabaco sem combustão", declarou Daniel Delen, diretor executivo da R.J. Reynolds Tobacco Co., a segunda maior empresa tabaqueira.

Os planos da Reynolds estão concebidos para se concentrar no núcleo das empresas e redirecionar recursos para áreas de crescimento. Entre as mudanças: reduzir o marketing e suporte promocional para sua marca de cigarros Kool, ao mesmo tempo impulsionar o montante de verbas gastas na marca Camel. A marca Pall Mall permanecerá uma das marcas de
crescimento da companhia.

"O sucesso continuado exige que estejamos inteiramente alinhados com os nossos planos, programas e pessoas por detrás das coisas mais importantes para o nosso desempenho futuro", disse Delen.

Os empregos serão eliminados tanto na Reynolds American como na R.J. Reynolds, mas alguns empregos perdidos na empresa-mãe serão preenchidos por trabalhadores da filial. As posições em análise incluem tudo, exceto pessoal externo (da sede) de vendas e marketing e de trabalhadores da produção em Winston-Salem.

Ao passo em que a indústria do tabaco se consolida, Reynolds American tem sido referência como uma potencial compradora da Lorillard, que se separou do conglomerado Loews Corp em junho passado. Lorillard fabrica os cigarros Newport, Kent e True.

"Nós enxergamos a reestruturação como um passo natural para a Reynolds continuar sua produtividade em um ambiente onde o volume de cigarros continua a diminuir," descreveu Hong em uma nota aos investidores.

Ela acrescentou que a reestruturação faz sentido, mesmo que a Reynolds decida não comprar a Lorillard. "O anúncio de hoje não altera a nossa opinião sobre uma eventual compra, e nós continuamos a acreditar que um negócio poderá ocorrer".

Mundialmente, a indústria do tabaco vem se consolidando. Imperial Tobacco Group PLC comprou a companhia franco-espanhola Altadis em janeiro, e a Philip Morris International está adquirindo a empresa canadense Rothmans Inc.

Reynolds American comprou a companhia Conwood Co., em 2006 (produtos smokeless). R.J. Reynolds continua a desenvolver o seu próprio portfólio de produtos de tabaco sem combustão, e tem vendido snus sob a marca Camel.

Ashley M. Heher (AP) em Chicago contribuiu para esta reportagem.

AP

segunda-feira, setembro 08, 2008

Alemanha: Cigarros orgânicos não podem ser chamados de ... cigarros orgânicos.

8 de Setembro de 2008 - Um tribunal em Hamburgo decidiu que Santa Fe Natural Tobacco não pode descrever seu produto na Alemanha como "biológico" porque o termo é enganador e constitui em concorrência desleal, informa reportagem da AFP.

De acordo com uma porta-voz do tribunal, a palavra "orgânica" implica em cigarros sem riscos à saúde e violam as leis de concorrência nacional.
Santa Fe Natural Tobacco não poderá vender sua marca Natural American Spirit com a rotulagem "organic filter cigarettes", disse a porta-voz.

Santa Fe Natural Tobacco, uma unidade da Reynolds American, diz que seus cigarros são fabricados com 100% de tabaco orgânico e com filtros de papel biodegradáveis, e que estão em conformidade com as regras da União Européia para os produtos biológicos.


www.tobaccoreporter.com
Presidente do Brasil acende debate sobre o tabagismo.

8 de Setembro de 2008 - O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acredita que as pessoas devam fumar onde elas quiserem, informa reportagem da AFP.

Lula foi convidado a comentar sobre o projeto de legislação que prevê a proibição do fumo em locais públicos fechados.

"Realmente, eu defendo a idéia das pessoas poderem fumar em qualquer lugar," disse Lula ao jornal Agora. "As únicas pessoas que fumam são as viciadas," acrescentou, puxando um pequeno charuto.

www.tobaccoreporter.com
Altria faz acordo para compra da UST por U$ 10,4 bilhões.

Reuters/Brasil Online - 08/09/2008

CHICAGO (Reuters) - A fabricante de cigarros Altria Group anunciou nesta segunda-feira que firmou acordo para compra da produtora de tabaco UST por 10,4 bilhões de dólares, em uma estratégia que combinará a marca Marlboro com os produtos de tabaco sem fumaça Skoal e Copenhagen.

A Altria pagará aos acionistas da UST 69,50 dólares por ação em dinheiro e assumirá dívida de 1,3 bilhão de dólares na compra da maior fabricante norte-americana de produtos de tabaco sem fumaça.

A UST há muito era vista como alvo de aquisição da Altria à medida em que a maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos procura se expandir em outros mercados de tabaco conforme o mercado norte-americano continua a encolher.

A Altria afirma que as sinergias anuais devem atingir 250 milhões de dólares até 2011.

http://oglobo.globo.com

quinta-feira, setembro 04, 2008

Índia: Imagens gráficas de advertência nos produtos de tabaco a partir de 30 de novembro.

Por: Bobby Ramakant, Terça-feira, 02 Setembro 2008
http://www.newstrackindia.com/newsdetails/14806

Todos os produtos de tabaco na Índia irão exibir avisos gráficos e níveis de alcatrão e nicotina a partir de 30 de novembro de 2008, obedecendo a uma notificação emitida pelo Ministério da Saúde e Previdência Social indiano (lei de 2003).

A implementação de advertências gráficas sobre os produtos de tabaco na Índia foi inicialmente prevista para fevereiro de 2007, mas fora adiada quatro vezes desde então.

Imagens de pulmões doentes irão aparecer nos maços de cigarro e pacotes de bidi e gutkha, de acordo com a notificação, cobrindo 40 por cento da superfície total das embalagens de tabaco, com a mensagem: 'Tobacco kills/Smoking kills'. ("O tabaco mata / Fumar mata").

Os avisos foram finalmente aprovados por um grupo de ministros, incluindo o Ministro dos Assuntos Externos da União - Pranab Mukherjee, o ministro da União, Informação e Difusão - PR Dasmunsi, o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego - Oscar Fernandes, ministro da União para o Comércio e Indústria, Kamal Nath, ministro da Cultura e Desenvolvimento Urbano - Jaipal Reddy e ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar, Anbumani Ramadoss.

Agora, a indústria do tabaco terá três meses para colocar as advertências.

sexta-feira, agosto 29, 2008

Indonésia: Governo fecha 1.500 fábricas de cigarros.

O governo indonésio fechou desde o início deste ano, pelo menos, 1.500 fábricas de cigarros no país por várias razões.

"Há muitas razões para fechar as fábricas de cigarros, entre elas, a ausência de licenciamento oficial" disse na quarta-feira o Diretor Geral de Alfândega e Impostos, Anwar Suprijadi.

"Em média, elas pertencem ao terceiro grupo de fábricas de cigarros", disse ele.

A mudança para encerrar estas fábricas também foi destinada a permitir que o país realize suas receitas projetadas de Rp46.5 trilhões de impostos sobre cigarros deste ano. "Para atingir esta meta, também elevamos os impostos", acrescentou. (Antara).

Fonte: MCOT 1 (Modernine TV) (TH)
Data: 28-08-2008
URL: http://enews.mcot.net/view.php?id=5965
ID: 270425
Cigarros Paganini

Foto de 1928, com propaganda incentivando o tabagismo, o que não condiz com o que é feito hoje, quando se tenta fazer as pessoas deixarem o vício. Que lugar é esse?

Na faixa que atravessa a rua se lê:

FUMEM PAGANINI - O BOM CIGARRO

Fonte: Jornal A NOTÍCIA - Joinville/SC

quarta-feira, agosto 27, 2008

Fabricantes de cigarros chinesas se fundem para criar a número 4 do mundo.

26 de Agosto de 2008 - 07:06 AM EST
http://money.cnn.com


NEW YORK (Associated Press) - Duas companhias chinesas do tabaco estão se fundindo para se tornarem a quarta maior fabricante de cigarros por volume do mundo, informou um jornal financeiro nesta terça-feira.

Hongyun Group e Honghe Group assinaram uma carta de intenções na segunda-feira, informa o jornal 21st Century Business Herald, citandoLi Weidong, um executivo da controladora China Tobacco Yunnan Industrial Corp. A negociação depende de aprovação da State Tobacco
Monopoly Administration (STMA).

Uma mulher que respondeu ao telefone no escritório da Hongyun, recusou-se a informar seu nome e se a operação seria planejada. Telefonemas ao gabinete de imprensa da Honghe e da sede da controladora não foram atendidos.

As duas empresas, localizadas na província de Yunnan (sudoeste da China), produziram 4,6 milhões de caixas de cigarros no ano passado, de acordo com Business Herald. Uma caixa da indústria chinesa do tabaco possui 50.000 cigarros, equivalendo 230 bilhões de unidades.

Esta transação fará surgir a quarta maior companhia fabricante de cigarros do mundo, atrás de Philip Morris International Inc., British American Tobacco PLC e Japan Tobacco Inc.

A China possui a maior população de fumantes do mundo, com uma estimativa de 350 milhões de indivíduos.

Suas companhias de tabaco produziram 1,2 trilhão de cigarros nos seis primeiros meses deste ano, segundo a STMA.

Mas a indústria é fragmentada, estando os preços do varejo entre os mais baixos do mundo e os rendimentos dos produtores muito inferiores aos dos gigantes mundiais.

Beijing está encorajando as fusões para criar produtores mais eficientes e rentáveis. A cúpula da indústria estatal China National Tobacco Corp., tenta formar as 10 maiores companhias do
tabaco através de fusões.

Hongyun Group apresentou receitas de 29 bilhões de yuan ($4,2 bilhões) em 2007, enquanto que as receitas da Honghe foram de 16 bilhões de yuan ($2,3 bilhões).

A empresa resultante da fusão poderá ser chamada Hongyun Honghe Tobacco Group Company Ltd. com instalações de produção em Yunnan e na região noroeste de Xinjiang, duas áreas de cultivo de tabaco, disse Business Herald.


Na Internet:

Honghe Group (em Chinês): http://www.honghe.com
Hongyun Group (em Chinês): http://www.hongyun.com
State Tobacco Monopoly Administration (em Chinês):
http://www.tobacco.gov.cn

segunda-feira, agosto 25, 2008

Fábricas são invadidas no Paraguai.

25 de Agosto de 2008 - Em cumprimento a uma lei, funcionários oficiais, responsáveis pela sua aplicação, invadiram três fábricas de cigarros próximas a Ciudad del Este e apreenderam cerca de 2.500 caixas dos cigarros U.S. Mild, supostamente falsificados.

As fábricas acessadas foram Tabacalera Internacional, Tabacalera Itasa e Tabacalera Talavera.

O Ministério Público anunciou que iria impor acusações contra Reinerio Santacruz, Jorge Esteban Oviedo, Arsenio Ramon Gayoso e Sidronio Talavera.

Os cigarros falsificados seriam destinados ao Brasil.


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sexta-feira, agosto 22, 2008

Filipinas: BAT desiste de Pall Mall.

10 de Agosto de 2008. British American Tobacco (BAT) retira sua marca Pall Mall do mercado filipino devido às elevadas taxas de impostos sobre cigarros importados.

"Não há sentido em continuar as vendas da marca se não existe igualdade de condições no mercado", anunciou Jeremy Flint, gerente da BAT. A empresa não poderia competir no âmbito do atual sistema fiscal, onde marcas introduzidas após 1997 são altamente taxadas.

Em fevereiro, o Departamento de Finanças, unilateralmente com a Secretaria da Receita Interna (BIR) e concorrentes da BAT anunciaram que a marca Pall Mall deveria ter uma elevação nas taxas de impostos de PHP 26 (EUR 0,40) por embalagem.

A fabricante local La Suerte Cigar and Cigarette Factory produz o Pall Mall através de um acordo de licença com BAT Philippines.

De acordo com Flint, a empresa britânica continuará a manter sua presença nas Filipinas com as marcas Lucky Strike, Dunhill e Vogue.

Tobacco Journal International

quinta-feira, agosto 14, 2008

A 'Lista Vermelha' é perigosa para sua saúde.

Não permita que Philip Morris te aprisione na "Lista Vermelha". É perigoso para sua saúde, dizem advogados da área de controle do tabaco.

A "Lista Vermelha" é uma nova forma que a fabricante Philip Morris está usando para promover seus produtos através da Internet. Aqueles que se registrarem no site www.marlboro.ph serão convidados a eventos onde são distribuídos cigarros e bebidas aos convidados.

"A vida das pessoas, especialmente os jovens, que se inscreverão nesta lista estarão definitivamente entrando 'no vermelho', ou seja, em zona de perigo", alerta a Dra. Maricar Limpin, diretora-executiva da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco
Aliança Filipinas (FCAP).

Limpin disse que inscrever seu nome na "Lista Vermelha" tornar-lhe-á "um alvo fácil" da publicidade do tabaco e de materiais promocionais da Philip Morris Philippines Manufacturing, Inc., fabricante dos cigarros Marlboro.

O site, que possui um aviso de advertência no rodapé (Cigarette Smoking is Dangerous To Your Health) está sendo usado para o concerto da banda Eraserheads no próximo dia 30 de Agosto.

Fãs (mesmo os não fumantes) que queiram obter os bilhetes para o concerto precisam se registrar no site, fornecendo informações pessoais, incluindo nome, endereço, telefone residencial, celular e e-mail.

Limpin disse que o site da companhia está violando o Republic Act 9211 (RA9211), que regulamenta "o uso da embalagem, distribuição de vendas e publicidade dos produtos de tabaco."

No mês passado a artista pop Alicia Keys desistiu de uma publicidade patrocinada pela Philip Morris em Jakarta, Indonésia. Limpin disse que Eraserheads deveria fazer o mesmo.

http://www.abs-cbnnews.com/storypage.aspx?StoryId=127496

segunda-feira, agosto 11, 2008


Cigarros Davidoff chegam aos Estados Unidos.

Introduzido no mercado norte americano pela Commonwealth Brands ( comprada em 2006 pela Imperial Tobacco) em maio de 2008, os cigarros Davidoff, de estratégica liderança internacional, está presente e bem estabelecido em mais de 100 países ao redor do mundo, com toda a força em áreas específicas como os mercados da Grécia, Taiwan e do Oriente Médio.

"Estamos muito satisfeitos em anunciar o lançamento dos cigarros Davidoff no mercado interno dos Estados Unidos", disse Tim Jones, vice-presidente de marketing para a Commonwealth Brands, a quarta maior empresa de cigarros dos Estados Unidos, fabricante das marcas de cigarros USA Gold, Montclair, Malibu, Sonoma e Riviera.

Inicialmente, quatro estilos de Davidoff - todos usando uma fina mistura de tabacos Burley, Virginia e Oriental - estarão disponíveis: Davidoff Classic, Davidoff Lights, Davidoff Menthol, e Davidoff Menthol Lights.

A primeira marca a ser introduzida em embalagem no formato octagonal, Davidoff também apresenta um filme selado à volta da embalagem com um processo especial de vácuo para bloquear o sabor e frescura do tabaco.

"Davidoff se destaca entre as marcas de cigarro premium em mais de 100 países", disse Jones.

"Commonwealth Brands estará adicionando rapidamente os Estados Unidos nesta lista."


www.tobonline.com

quarta-feira, agosto 06, 2008

Supremo mantém fechada fábrica de cigarros da American Virginia.

4 de agosto de 2008- A empresa American Virginia Indústria e Comércio Importação e Exportação de Tabacos deve continuar fechada. A decisão é do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A indústria teve o próprio registro de fabricante de cigarros cancelado por não recolher o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) junto à Receita Federal.

A empresa ingressou com uma ação cautelar no STF solicitando a imediata reabertura, a fim de que as atividades fossem retomadas. Segundo informações do Supremo, a empresa alegava que não foi assegurado o devido processo legal quanto à aplicação da pena estabelecida em razão da inadimplência e pedia para que o cancelamento só produzisse efeitos após o trânsito em julgado da ação.

De acordo com a American Virginia, foi apresentado novo fundamento para a concessão da medida liminar referente ao pedido de falência formulado contra a empresa perante a 7ª Vara Cível da Comarca de Ananindeua (PA). Segundo a indústria, caso suas atividades não fossem imediatamente retomadas, o pedido de falência conduziria à sua extinção.

O ministro Gilmar Mendes observou que a empresa ajuizou, anteriormente, outra ação cautelar com o mesmo objetivo. Ele explicou que o Supremo tem entendido que a concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário apenas deve ocorrer em situações excepcionais, o que não ocorre no caso.

"O argumento trazido na inicial não é suficiente para ensejar a mudança do entendimento fixado pelo Plenário desta Corte, principalmente em juízo sumário como o da análise do pedido de medida liminar", disse o ministro. Assim sendo, ele indeferiu o pedido.

Mais uma vez

Não é a primeira vez que o ministro Gilmar Mendes nega um pedido da American Virginia. Em junho do ano passado, por sete votos a quatro, o STF decidiu que as fábricas de cigarro da empresa American Virginia deveriam ficar fechadas. A empresa havia sido impedida de funcionar no início de maio pela Receita Federal por inadimplência tributária.

Junto com Gilmar Mendes, votaram contra o pedido da American Virginia Cezar Peluso, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Na ocasião, os ministros que votaram a favor da empresa foram: Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence.

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