sexta-feira, julho 31, 2009


Novo Marlboro Special Edition 2009, por Philip Morris Brasil.
Karelia mantém inovação com nova linha superslims


Fonte: ©The Moodie Report
Por Dermot Davitt - 15/06/09


Karelia Tobacco Company está mantendo sua inovação por produtos, embalagens e merchandising - bem como continuando seu foco nas exportações.

No mês passado, o grupo grego apresentou na Tax Free Asia Pacific em Singapura sua nova linha inovadora Superlisms, de nome Omé. A nova linha está disponível em duas versões - Omé (6mg) e Omé Yellow (3mg) - cada uma com mistura americana superior.

Os cigarros são acondicionados em uma compacta caixinha no formato batom (lipstick-style), com 20 cigarros, para que caibam facilmente em uma bolsa ou no bolso.

Joanna Kamarinopoulos, relações públicas da Karelia informou: "A nova linha é informal, elegante e moderna, e acreditamos que tem grande potencial. Possui grande apelo e é colorida. Os varejistas com quem temos conversado surpreenderam-se com esta inovação. A marca já está disponível no mercado nacional grego e estará em breve em outros mercados."

As exportações de Karelia cresceram mais de 10% em relação ao ano anterior (2008), com lucros em "um nível elevado", disse a empresa, que planeja continuar seus planos de expansão, mesmo no atual ambiente desafiador, através da abertura de novos mercados e no desenvolvimento de novos produtos.

A empresa garantiu recentemente uma lista dos principais produtos Karelia Slims no aeroporto Internacional JFK de Nova Iorque. "JFK é uma porta principal e nos dá uma plataforma de crescimento na região", observou Kamarinopoulos. "Vemos oportunidades aqui, bem como na América Latina e Europa. Estamos também muito ativos na região Ásia-Pacífico e estamos animados com o potencial de nossas marcas na China."

Karelia estará apresentando Omé Superslims e outras marcas na exibição Intertabak em Dortmund, Alemanha, que acontecerá de 18 a 20 de Setembro de 2009.

http://www.moodiereport.com

quinta-feira, julho 23, 2009

Japan Tobacco anuncia compra de companhias brasileiras do ramo tabagista


Tóquio, 22 jul (EFE).- A empresa japonesa Japan Tobacco (JT) anunciou hoje que vai adquirir as companhias brasileiras Kannenberg & Cia e KBH&C, ambas do ramo de beneficiamento de tabaco, em uma operação que espera fechar em outubro.

A aquisição tem um custo aproximado de US$ 230 milhões.

Segundo a agência japonesa "Kyodo", o objetivo da JT é garantir o fornecimento de tabaco dos principais produtores do mundo, que estão no Brasil, nos Estados Unidos e na África.

Uma vez completada a operação, a JT, fabricante das marcas Camel e Winston, absorverá às duas empresas brasileiras.

A Japan Tobacco já fechou a aquisição da Tribac, uma fornecedora britânica de folhas de tabaco que opera em países africanos como Malauí e Zâmbia, e formou uma aliança com as companhias americanas Hail & Cotton e JEB International.

A Kanneberg & Cia está há mais de 50 anos no mercado brasileiro. Atualmente, o Brasil é segundo país que mais produz tabaco no mundo, atrás apenas da China. EFE

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terça-feira, julho 14, 2009

Exército americano estuda proibição do cigarro

WASHINGTON (AFP) — A imagem do soldado americano distribuindo cigarro poderá vir a fazer parte do passado, se confirmadas as intenções do Exército dos Estados Unidos de eliminar por completo o uso do tabaco entre suas tropas.

O Departamento de Defesa e o de Ex-Combatentes encomendaram um estudo ao Instituto americano de Medicina (IOM) que revela imagem sombria do uso do fumo por parte das tropas americanas.

Os soldados fumam muito mais do que a média da população; e as guerras do Iraque e do Afeganistão relançaram o consumo.

Em 2005, segundo as últimas cifras, um terço (32%) do pessoal militar fumava, contra um quinto (20%) da população americana. Os que estão em campo têm duas vezes mais probabilidades de fumar do que os demais soldados.

Os fuzileiros navais do Corpo de Marines são os que mais fumam (35,7%), seguidos por combatentes do Exército (37,3%) e civis do Departamento de Defesa (28,9%). É na Força Aérea que se fuma menos (23,2%).

Mas proibir o cigarro no Exército não é tarefa fácil, já que este hábito está associado à cultura militar, diz o informe. "O ato de fumar passa a imagem de um soldado destemido", diz o documento.

O vínculo entre cigarro e tensão nervosa é destacado pelos soldados: 25,4% dizem que fumam "para aliviar o estresse", para "relaxar e acalmar" (26,2%) e para "matar o tédio" (22,2%).

Além disso, "o tabaco é legal, fácil de adquirir, altamente viciante e muito promovido pelos fabricantes", destaca o estudo. Ainda por cima, nas bases militares, os maços de cigarro são mais baratos.

Em termos de custo, o impacto do fumo para o Exército "é enorme", diz o informe, precisando que em 2006 os Serviços Militares Médicos (MHS) gastaram 564 milhões de dólares para tratar fumantes.

Fisicamente, o soldado fumante tem pior desempenho, assegura o estudo, citando a visão que piora, sobretudo à noite, perda prematura da audição e mais riscos de sofrer um acidente ao conduzir um veículo.

AFP

segunda-feira, julho 13, 2009

Philip Morris adquire PROTABACO por $425 milhões.

Fonte: Bloomberg News
Data: 10-07-2009
Autor: Chris Burritt, cburritt@bloomberg.net
URL: http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601103&sid=azLmsmujUDT4
ID: 287104

Philip Morris International Inc. concordou em comprar a Productora Tabacalera de Colombia, Protabaco Ltda por $425 milhões, sua segunda aquisição deste mês, ao passo em que a procura por mercados emergentes aumenta.

Semana passada Philip Morris adquiriu por $224 milhões a unidade sul-africana Swedish Match AB.

Protabaco vende as marcas Mustang, Premier e President. Deteve 32% das vendas de cigarros na Colômbia no ano passado, com receitas de $107,6 milhões (volume de 6,1 bilhões de cigarros).

A compra da segunda maior empresa tabaqueira da Colômbia necessita de aprovação regulatória e está prevista para ser concluída dentro dos próximos seis meses, informou Philip Morris, com sede em Nova York. Em 2005, a fabricante dos cigarros Marlboro havia comprado a maior fabricante de cigarros da Colômbia, a Compañía Colombiana de Tabaco S.A.(COLTABACO).

sexta-feira, julho 03, 2009

Cigarro eletrônico será lançado no Brasil
Sexta, 03/07/2009 05h00

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam: o cigarro é o responsável por 10 mil vítimas diárias.

Dessa forma, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta.

As estatísticas indicam razões suficientes para fechar o cerco contra os fumantes. Um das medidas foi a aprovação do projeto de lei pelo governador José Serra que proíbe o fumo em locais públicos fechados, como bares, restaurantes, edifícios comerciais, áreas comuns de edifícios residenciais, hotéis e shoppings, ou seja, acender o cigarro só em espaços ao ar livre e em casa. Aprovada em abril deste ano, a nova lei entrará em vigor a partir de agosto em todo o Estado.

Também a partir do próximo mês será lançado no mercado o Smoking Everywhere - E-Cigarette - um cigarro eletrônico importado dos Estados Unidos pelo Museu das Invenções, ligado à Associação Nacional dos Inventores (ANI).

O produto tem gosto do cigarro tradicional, porém não contém alcatrão nem provoca cheiro, combustão, fogo, fumaça ou emissão de monóxido de carbono ou cinzas. O presidente da ANI, Carlos Mazzei, foi conferir de perto a novidade e trouxe amostras do cigarro, que já está sendo comercializado com sucesso no estado norte-americano da Flórida.

Ele explica que o E-Cigarette é composto por um filtro aromatizado, um nebulizador que provoca fumaça de vapor d’água e um chip inteligente com bateria recarregável de lítio. “O maior atrativo do cigarro eletrônico é que ele faz fumaça, porém não incomoda com seu cheiro”, explica Mazzei.

Na sua opinião, o produto é uma ótima alternativa para quem tem o costume de pegar o cigarro, colocá-lo na boca e segurá-lo entre os dedos, além da sensação de soltar a fumaça.

O kit - composto de cigarro, carregador e filtros - tem previsão de custo para o consumidor de aproximadamente R$ 500. O filtro de reposição, nos sabores tabaco, mentol, cravo, café, chocolate, baunilha, morango, cereja e maçã, vendido em caixas com cinco unidades, deverá custar cerca de R$ 10. Mais informações sobre o produto, no site www.smoking-everywhere.com.

Por Juliana Lopes

http://vilamulher.terra.com.br

sexta-feira, junho 26, 2009

Operação no interior de SP fecha fábrica clandestina de cigarros

Policiais de 89 cidades participaram da ação de combate à criminalidade.
Ao todo, 180 pessoas foram presas nesta sexta-feira (26).



Uma megaoperação da polícia no interior de São Paulo nesta sexta-feira (26) levou para a prisão 180 pessoas, sendo 18 em flagrante, apreendeu 121 máquinas caça-níqueis, 15 veículos e seis armas, além de fechar uma das maiores fábricas clandestinas de cigarro do estado.

Ao todo, estiveram envolvidas na operação, que se estendeu até as 17h desta sexta, policiais dos distritos de sete seccionais – Assis, Ourinhos, Marília, Tupã, Bauru, Jaú e Lins –, abrangendo 89 municípios no total, segundo Licurgo Nunes Costa, delegado titular e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo - Deinter 4, com sede em Bauru, a 329 km de São Paulo.

A fábrica clandestina de cigarros estava localizada na zona rural de Piratininga, a 336 km da capital. No local, foram presas em flagrante 14 pessoas, além da apreensão de quatro veículos e de equipamentos, como empilhadeiras e outros maquinários para a falsificação dos cigarros. “Creio que é uma mais maiores fábricas clandestina do estado”, afirmou Licurgo.

Das 121 máquinas caça-níqueis apreendidas, 100 delas foram em Bauru, onde foi estourada até uma fábrica e central de recuperação do equipamento de jogo ilegal. Segundo o delegado, foram cumpridos 140 mandados de prisão, pelos mais variados motivos (tráfico de drogas, roubo, furto e crimes administrativos), e 219 mandados de busca e apreensão (de drogas, armas e veículos em desmanches). Ao todo, 13 desmanches foram vistoriados pelos policiais.

“O objetivo da operação é reduzir os índices de criminalidade na região e uma satisfação à população. As operações vão se repetir com mais frequência”, afirmou Licurgo.

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terça-feira, junho 23, 2009


PM lança Marlboro mentol "mais rico e ousado"

22 de Junho de 2009 - Philip Morris USA está introduzindo uma nova versão mentol de Marlboro, visando concorrer com o Newport da Lorillard e Camel Crush da Reynolds American, informa reportagem de Chris Burritt (Bloomberg).

O novo cigarro, Marlboro Blend No. 54, é dito ter um sabor "mais rico e ousado" em relação ao Marlboro Menthol ou ao Marlboro Smooth Menthol.

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quinta-feira, junho 18, 2009

JT anuncia nova tecnologia em filtro de carvão.

18 de junho de 2009 - Japan Tobacco Inc lançará um cigarro com um filtro de carvão (charcoal filter) que não interfere com a distribuição do mentol.

Seven Stars Black Charcoal Menthol Box está previsto para ser lançado nacionalmente no início de Agosto.

Em nota de imprensa divulgada hoje, JT disse que os filtros de carvão convencionais aplicados em cigarros mentol, dificultam a passagem do mentol, sendo absorvidos pelo filtro.

O carvão utilizado nos novos filtros utiliza uma tecnologia com membrana especial que inibe o componente mentol de ser absorvido antes de se tragar.

Quando o cigarro é fumado, a variação da umidade do ar rompe a membrana, permitindo o carvão reduzir quaisquer sabores desagradáveis, mas permitindo a passagem de um 'sabor mentol mais claro e agradável'.

Este ano é celebrado o 40° aniversário de lançamento da marca Seven Stars, que foi o primeiro produto da JT a usar filtro de carvão.

De acordo com pesquisas conduzidas pelo Instituto do Tabaco do Japão, Seven Stars foi o produto mais vendido no Japão durante o ano fiscal encerrado em 31 de Março.

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quarta-feira, junho 17, 2009

BAT compra 85% da Bentoel

British American Tobacco informou nesta quarta-feira que adquiriu participação majoritária da quarta maior fabricante de cigarros de cravo na Indonésia, por $ 494 milhões, buscando crescimento em mercados emergentes para compensar o abrandamento das vendas em economias de mercados estáveis.

O negócio, que pode valorizar Bentoel Internasional Investamal em $ 580 milhões, permitirá à BAT adentrar ao grande mercado dos kreteks, ou cigarros aromatizados de cravo, que são consumidos por nove entre 10 fumantes indonésios.

A companhia disse que está comprando esta participação na Bentoel através do grupo indonésio Rajawali e de outros acionistas. Rajawali confirmou que vendeu sua inteira participação de 56,96% na Bentoel.

No ano passado, Bentoel vendeu 17,7 bilhões de cigarros, representando cerca de 7% do mercado indonésio de cerca de 250 bilhões. O segmento de kreteks representa aproximadamente 93% do mercado.

Os negócios existentes atualmente no país, através da PT BAT Indonesia Tbk, oferecem somente cigarros não-kreteks, e possui uma participação de mercado de 2%.

A Indonésia é o quinto maior mercado de tabacos do mundo por volume.

A principal rival da BAT, Philip Morris International é a líder, com uma participação de mercado ao redor de 27%, infiltração principal através de sua unidade da Sampoerna, comprada por $ 5 bilhões em 2005.

BAT disse que uma oferta pública de aquisição para as quotas restantes serão anunciadas no devido curso, sendo esperado para se completar em fins de agosto.

Fontes:

The Wall Street Journal Interactive Edition
Data: 16-06-2009, 800-843-0008
URL: http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090616-718000.html
ID: 285772

Financial Times (uk)
Data: 17-06-2009
Autor: Justine Lau em Hong Kong, 334-3063
URL: http://www.ft.com/cms/s/0/c18d57d6-5afc-11de-be3f-00144feabdc0.html
ID: 285791

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sábado, junho 13, 2009

Policiamento do tabaco


O Senado aprovou legislação para capacitar a agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos (FDA, em inglês) a regular os produtos de tabaco. O projeto é quase idêntico a uma versão aprovado em abril pela Câmara dos Representantes.

O projeto de lei recebeu 79 votos a favor e 17 contra, e o presidente Barack Obama, que reconheceu que ocasionalmente fuma, anunciou que sancionará a lei assim que chegar à Casa Branca, o que poderia ocorrer na próxima semana, disseram fontes legislativas.

A Altria (ex Philip Morris USA) emitiu declaração na quinta-feira, apoiando a legislação, até porque esta legislação foi escrita pela Altria e pelo grupo ativista Campaign for Tobacco Free Kids (CFTFK). As companhias rivais têm manifestado oposição, dizendo que a FDA limita o lançamento de novos produtos de tabaco, podendo bloquear as cotas de mercado para Philip
Morris (fabricante dos cigarros Marlboro).

O projeto de lei tem numerosas disposições que, a partir da perspectiva da saúde pública, efetivamente piorará, em vez de melhorar.


O QUE A FDA PODERÁ FAZER:
- Criar um Centro para os produtos de tabaco, financiados pela indústria, contratando diretores e funcionários, e formar uma comissão consultiva científica.
- Adotar normas para regulamentar os produtos químicos perigosos, existentes atualmente nos produtos de tabaco;
- Aprovar ou proibir novos produtos de tabaco;
- Proibir a utilização de termos como "light", "suave" e "baixo teor de alcatrão";
- Eliminar aromatizantes, como cravo, banana, canela; (1)
- Exigir gráficos de advertências maiores nos maços de cigarros; (2)
- Restringir a publicidade e promoção dos produtos do tabaco; (3)
- Exigir das empresas tabaqueiras a divulgação detalhada sobre os ingredientes previamente secretos.


O QUE A FDA NÃO PODERÁ FAZER:
- Banir todos os produtos de tabaco;
- Exigir a remoção completa da nicotina nos produtos de tabaco;
- Elevar a idade mínima nacional para a compra de produtos de tabaco acima dos 18 anos.

PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O SENADO E A CÂMARA DOS REPRESENTANTES:
- Nos cigarros, o Senado requer advertências gráficas cobrindo pelo menos 50% da frente e verso das embalagens. A Câmara requer advertências cobrindo pelo menos 30%.


(1) Continuará o Mentol, amplamente utilizado como flavorizante e o mais popular entre fumantes americanos e africanos. Muitos especialistas da saúde pública estão questionando por que razão ele está recebendo especial proteção.
(2) A lei prevê que, até 2012, novos avisos gráficos devem ser concebidos e aprovados pela FDA e ocupar 50 por cento do espaço em cada maço de cigarros. De acordo com David Adelman, um analista da indústria do tabaco para a Morgan Stanley, as advertências maiores são uma parte fundamental da nova legislação, expondo a indústria a maiores riscos financeiros através da diminuição das vendas.
(3) Nenhum produto de tabaco poderá ser comercializado como de "Risco Reduzido". Propagandas serão restringidas em preto-e-branco.


"Nós nunca seremos capazes de se livrar da dependência da natureza do tabaco, porque agora somos obrigados a manter a nicotina", disse o Dr. Michael Siegel da Boston University School of Health. "Isso é uma enorme vitória para Philip Morris e para os grandes do tabaco ".

sexta-feira, junho 12, 2009

Legislação Anti-Tabaco ou Pró-Philip Morris ?

por Jonathan Adler

12/06/2009

O editorial do New York Times de hoje sobre a nova regulamentação ao tabaco dos EUA é interessante. O Times afirma que o projeto de lei é uma "enorme vitória para a saúde pública", ainda que cite estimativas de que irá reduzir a incidência de fumo em apenas 11% entre os jovens e 2% entre os adultos na próxima década. Isso não soa muito.

Além disso, o jornal informa que o projeto "não passará sem a aprovação da Philip Morris, a líder da indústria, de aceitar o regulamento. A companhia acredita que pode aparentemente, prosperar melhor nos termos da regra do que seus concorrentes, que se queixam de que agora será muito mais difícil para introduzirem novos produtos para desafiar a posição dominante da Philip Morris." Hmmm. Poderia haver uma ligação? Considere ainda que um provável efeito da legislação é tornar mais difícil o mercado do tabaco com bases em alternativas aos cigarros, tais como o "Snus" ou várias outras formas de fumo sem emissão de fumaça, que são uma forma menos mortal para fumantes obterem a sua correção de nicotina. Isto certamente beneficiaria empresas estabelecidas, como a Philip Morris, e poderia realmente prejudicar a saúde pública. Outra disposição do projeto irá capacitar a FDA para reduzir o conteúdo de nicotina dos cigarros. No entanto, na medida em que muitos fumantes apelam à nicotina, isso poderia significar que alguns irão fumar mais cigarros para satisfazer o mesmo hábito. E isso será bom para a saúde pública como? Quanto mais se olha para este projeto, menos parece ser uma verdadeira medida de "saúde pública" - e, no entanto, continuará a dar ao governo federal tremenda nova regulamentação sobre uma indústria legal. O projeto parece representar o casamento do grande governo e um grande negócio.


http://corner.nationalreview.com

quinta-feira, junho 11, 2009

Senado dos EUA aprova proposta severa para regular o tabaco

Projeto pretende limitar a quantidade de nicotina nos cigarros e reduzir a publicidade

Mundo | 11/06/2009 | 18h32min

O Congresso americano aprovou nesta quinta-feira um dos golpes mais severos do governo dos EUA contra o tabagismo. Uma votação no Senado aprovou uma medida para dar aos reguladores mais poder para limitar a quantidade de nicotina nos cigarros e reduzir drasticamente a publicidade do produto.

Além disso, a medida proíbe a colocação de sabor nos cigarros, como caramelo e outros, para atrair menores de idade.

Ativistas que são contra o tabagismo dizem que a mudança pode vir a reduzir as 400 mil mortes anuais causadas pelo hábito de fumar e os US$ 100 milhões gastos nos cuidados de saúde vinculados ao tabaco.

O projeto de lei, um dos mais drásticos contra o tabagismo desde há 45 anos o governo emitiu o aviso oficial de que o fumo provoca câncer, daria à Administração dos Alimentos e Drogas (FDA, em inglês) autoridade para regulamentar o conteúdo e a publicidade de cigarros e outros produtos feitos com tabaco.

— Essa proposta representa a mais forte ação levada a cabo pelo Congresso para reduzir a utilização do tabaco, a principal causa previsível mortes nos EUA — disse Matthew Myers, presidente da Campanha por Crianças sem Tabaco.

Após a votação vitoriosa de 79 a 17 no Senado, a medida será enviada de volta para a Câmara dos Representantes, que já aprovou uma proposta semelhante em abril.

A aprovação na Câmara enviaria a proposta diretamente ao presidente Barack Obama, que também deve dar o seu apoio. O presidente da Câmara, Nancy Pelosi, acredita será possível aprovar o projeto e o enviar ao presidente.

A medida daria à FDA autoridade para avaliar o conteúdo dos produtos para determinar alterações ou proibições para os que considerar uma ameaça para a saúde pública. A agência poderia limitar a quantidade de nicotina, mas não poderia proibir a substância.

AP
Solicitação à Austrália: aprovem embalagens genéricas para os cigarros.

11 de Junho de 2009


Uma médica canadense disse que é a hora certa de o governo avançar com a introdução de embalagens simples para os cigarros.

Uma recomendação da Força Tarefa Nacional de Prevenção à Saúde para começar a venda de cigarros sem logos de publicidade está prevista para ser entregue ao Governo Federal Australiano até o fim deste mês, para análises.

A implementação de embalagens genéricas no Canadá não teve sucesso, mas a diretora executiva da Physicians for a Smoke-Free Canada, Cynthia Callard, diz que as companhias do tabaco já não possuem a mesma influência que tinham há 10 anos...

Ela espera que a Austrália possa ser um dos primeiros países do mundo a trazer embalagens de cigarros simples, sem publicidade.

"Eu penso que será uma das melhores contribuições que o governo australiano poderá dar para a saúde mundial. Estabelecer embalagens genéricas como sendo normais, é uma medida eficaz para que outros países possam adotá-las mais facilmente", disse ela.


Assista aos vídeos:

http://www.abc.net.au/reslib/200906/r383726_1789817.asx

http://www.abc.net.au/reslib/200906/r383732_1789838.asx
Romênia: JTI investe em fábrica de cigarros de Bucareste

09 de Junho de 2009 - Japan Tobacco International (JTI), a terceira maior operadora no mercado romeno de cigarros, vai investir 30 milhões de euros em duas novas linhas de produção na sua fábrica de Bucareste, informa reportagem de Ziarul Financiar.

Gilda Lazar, assuntos corporativos e diretora de comunicações da JTI Romênia, Bulgária e Croácia, disse que o investimento irá aumentar o grau de automatização da planta, até meados de 2010 e aumentará a capacidade de produção em 25% em comparação com 2008.

A planta da JTI em Bucareste exporta atualmente um em cada cinco cigarros para 35 mercados, com previsões da empresa indicando aumento em volumes entregues aos mercados estrangeiros em torno de 15% no próximo ano.

Tobacco Journal International

quarta-feira, junho 03, 2009

Morte de político alavanca vendas de cigarro coreano.

03 de Junho de 2009 - As vendas das marcas de cigarros Cloud9 e This da KT&G aumentaram na semana de luto do ex-presidente da Coreia do Sul, Roh Moo-hyun, relata o The Korea Times.

Cloud9 e This eram as marcas favoritas do presidente, que morreu no dia 23 de maio depois de pular de um penhasco em sua cidade natal. O ex-presidente estava na mira de investigadores, acusado de corrupção.

Pouco antes de sua morte, Roh pediu ao seu segurança por um cigarro - aparentemente em vão. A notícia levou um certo número de pessoas a colocar um cigarro acesso ao lado de seu retrato, como uma homenagem e para cumprir seu último desejo.

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Camboja está pronto para as advertências gráficas.

03 de Junho de 2009 - Advertências gráficas de saúde sobre os riscos associados ao tabagismo em breve serão obrigatórios em cada maço de cigarros vendido no Camboja, a fim de garantir que o reino cumpra suas obrigações tratadas pela Organização Mundial da Saúde, reporta The Phnom Penh Post citando oficiais do governo e ONGs locais.

Lim Thai Pheang, diretor do Centro Nacional para Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, disse que um decreto oficial já está pronto para ser implementado, mas precisa de aprovação oficial pelo ministro da saúde.

De acordo com um levantamento de 2004 sobre o tabaco, feito pelo Instituto Nacional de Estatísticas do Ministério do Planejamento, 54% dos homens cambojanos com idade superior a 20 anos fumam, comparado a 6% das mulheres com a mesma idade.

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Fabricantes de cigarros da Indonésia desafiam a crise.

03 de Junho de 2009 - Fabricantes de cigarros da Indonésia parecem estar indo bem, apesar da crise econômica global.

De acordo com reportagem do The Jakarta Post, as companhias de tabaco do país venderam 11,5% mais cigarros no primeiro trimestre de 2008 do que no mesmo período de 2007.

PT HM Sampoerna, a maior fabricante de cigarros da nação, por volume, disse que as vendas de seus cigarros totalizaram 59,6 bilhões de unidades entre janeiro e março deste ano, contra 53,5 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.

British American Tobacco anunciou que seu volume de vendas ainda está crescendo, embora a Indonésia ainda enfrente os efeitos negativos da crise econômica.

O presidente-diretor da BAT, Ian Morton, disse que a indústria do tabaco na Indonésia foi mais resiliente do que os outros setores em confrontar a crise.

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CHINA
Double Happiness


02 de Junho de 2009 - Guangdong Provincial China Tobacco Industry Corp (GPCTIC) está planejando aumentar a capacidade de produção anual de sua marca Double Happiness para 150 bilhões de cigarros até 2013, segundo informa Tobacco China Online citando o jornal China Tobacco Guangdong.

O gerente geral da GPCTIC, Li Genji, disse que se a corporação quer tornar-se uma das mais importantes fabricantes de cigarros na China, Double Happiness deve tornar-se uma marca de alto sucesso, tanto nacional como internacionalmente.

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EMIRADOS ÁRABES UNIDOS: agilizando novas advertências

03 de Junho de 2009 - Os Emirados Árabes Unidos estão acelerando a implementação das novas advertências sanitárias nos produtos de tabaco, seguindo a intervenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), informa reportagem do Khaleej Times.

A OMS disse ao Conselho de Cooperação de Países do Golfo (GCC) para acelerarem a introdução de imagens chocantes nos produtos de tabaco, incluindo embalagens de shisha. As advertências, diz a OMS, devem tomar pelo menos 50% da parte principal da embalagem.

Mohammed Badri, diretor-geral adjunto da ESMA, Autoridade de Normalização e Metrologia dos Emirados, disse que as partes interessadas estão dando seus comentários sobre as novas exigências, que serão então, consideradas pelo gabinete.

"Esperamos completar esse processo até o final deste ano. A padronização será em 2010," acrescentou Badri.

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terça-feira, junho 02, 2009

Zimbabué: Fumantes de 200 milhões de cigarros

28 de Maio de 2009


Zimbabuanos fumaram perto de 200 milhões de cigarros durante o primeiro trimestre do ano, segundo dados revelados por companhia líder do setor.

Savannah Tobacco vendeu meio bilhão de cigarros no Zimbabué (antiga Rodésia) e em outros mercados durante o primeiro trimestre deste ano, disse o presidente executivo Adam Molai.

Savannah Tobacco, que produz a marca de cigarros Pacific, lançou a marca faz alguns anos, balizadas por um mix de produtos agressivos dirigidos tanto para público de maior, quanto o de menor renda.

No Zimbabué a empresa vendeu 168 milhões de cigarros no primeiro trimestre enquanto que 322 milhões foram destinados ao mercado estrangeiro, informa Savannah.

Molai disse que a companhia estava perto de gozar uma participação majoritária de mercado, por longo tempo dominado pela British American Tobacco, que também afirma possuir a quota principal do mercado.

Savannah Tobacco é proprietária das marcas Pacific Storm, Mist, Breeze e Blue. A marca Pacific Storm tem sido amplamente aceita por ex-clientes da BAT.

"Nossas marcas têm sido muito bem aceitas no mercado, portanto, temos a necessidade de reforçar a capacidade, após termos feito o mesmo no ano passado", disse Molai.

A empresa também possui a marca de cigarros Pegasus.

Apesar das fortes denúncias sobre os produtos de tabaco, as companhias continuam a atingir recordes de vendas em todo o mundo.

Por Chris Muronzi

segunda-feira, junho 01, 2009

ÍNDIA: Avisos gráficos nas embalagens de produtos de tabaco a partir de segunda-feira, 1 de Junho.

Fonte: The Times of India
Data: 30-05-2009
URL:http://timesofindia.indiatimes.com/India/Pictorial-warning-on-tobacco-products-from-Sunday-/articleshow/4596769.cms
ID: 284767

Os fumantes devem pensar duas vezes antes de acender o próximo cigarro a partir de domingo. Todos os produtos de tabaco trarão ilustrações de advertências como o crânio e ossos cruzados ou uma face desfigurada pelo câncer ou pulmões doentes, a fim de destacar os perigos do consumo do tabaco.

Após a implementação das regras para embala e rotulagem para produtos de tabacos e cigarros em 2008, seguiu-se uma longa batalha entre ONGs e indústrias do tabaco na India. O governo central tinha diferido a nova lei por seis meses na sequência de pressões exercidas por influentes empresas tabaqueiras.

A mudança entrou finalmente em prática. As advertências ocuparão 40% do espaço frontal de todas as embalagens de produtos de tabaco.
QUÊNIA: Fabricantes de cigarros em notícia.

Fonte: Kenya Broadcasting Corporation (ke)
Data: 29-05-2009
Autor: Escrito por: Zipporah Njeri, Posted: Sexta, 29 de maio de 2009
URL: http://www.kbc.co.ke/story.asp?ID=57683
ID: 284759

Fabricantes de cigarros correm o risco de repressão caso não adiram à Lei de Controle do Tabaco, que solicita a inserção de imagens sanitárias nas embalagens de cigarros.

O Ministério da Saúde Pública e Saneamento informa que a lei que obriga as fabricantes de adotarem tanto as imagens como os textos de advertência já está em vigor.

O presidente da entidade controladora do tabaco no Quênia, Prof. Peter Odhiambo disse que o prazo ou cumprimento da nova lei se esgotou.

"Imagens chocantes serão mais eficazes do que apenas textos escritos, porque sabemos que temos casos de áreas rurais onde as pessoas não sabem ler. Advertências gráficas nas embalagens são, portanto, fortes defesas", disse ele.
JAMAICA: Imagens de advertências gráficas nos maços de cigarros

28 de Maio de 2009


Em movimento de convencimento para que fumantes crônicos dêem o primeiro passo para sair do vício, o Ministério da Saúde da Jamaica irá em breve colocar imagens de advertências nos maços de cigarros.

Esta é uma resposta a uma chamada internacional posta pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Doze países já aderiram à iniciativa.

Segundo a OMS, o tabaco mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo e se não for devidamente controlado a epidemia poderá matar um número estimado de 8 milhões de pessoas até 2030, projetando-se 80% provenientes de países em desenvolvimento.

Nos termos do novo acordo, empresas tabaqueiras da comunidade do Caribe (CARICOM), incluindo a Jamaica, deverão colocar imagens gráficas de advertência nas embalagens de produtos de tabaco.

Mais de 15 diferentes imagens incluindo úlceras orais e dentes corados pela nicotina terão rodízios nas embalagens, a fim de manter o aviso na mente da população.

A Diretora da Divisão de Proteção e Promoção à Saúde no Ministério da Saúde, Dra. Lewis-Fuller diz que espera para o início do próximo ano o lançamento oficial do programa entre todas as partes.

Dra.Lewis diz, entretanto, que isto depende da adesão de todos os Estados membros do CARICOM à iniciativa.

Ainda assim, ela não está prevendo quaisquer problemas, apesar da tentativa das empresas em impedir e retardar o movimento.


http://www.radiojamaica.com/content/view/18364/26/

domingo, maio 31, 2009


31 de Maio: Dia Mundial Sem Tabaco


A data é lembrada desde 1987. Ela foi estabelecida pelos países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção sobre o tabagismo. O tema deste ano é Mostre a Verdade. Advertências Sanitárias Salvam Vidas, para ressaltar a importância das imagens e mensagens impactantes contidas nas embalagens de cigarro para estimular as pessoas a parar de fumar.

sábado, maio 23, 2009


Avisos de Saúde nos produtos de tabaco - mundial, 2007


Dados reportados a partir de 176 Estados membros indicaram que 77 (44%) não requerem quaisquer avisos nos maços de cigarros e, 71 (40%) exigem advertências que cobrem menos de 30% da principal área de exibição. Entre os Estados membros, 23 (13%) tinham advertências que cobrem, pelo menos, 30% da principal área da embalagem e incluem um dos sete critérios de advertência. Cinco países (Austrália, Brasil, Canadá, Tailândia e Uruguai) (3%) possuem avisos que cobrem 50% ou mais da principal área de exibição e incluem todos os sete critérios. Entre os 176 países, 15 (9%) exigem advertências ilustradas e, 66 (38%) países possuem leis que proíbem o uso de termos enganosos para comercialização (tais como "light" e "suave"), que falsamente transmitem a ideia de que determinados produtos são menos prejudiciais do que outros.

As advertências de saúde nos produtos de tabacos não podem ser uma medida isolada no controle do tabaco. Em vez disso, os países deveriam implementar programas abrangentes para o controle. Para ajudar os países a cumprir os requisitos da Organização Mundial da Saúde-Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (WHO FCTC), foi estabelecido a MPOWER, um pacote de assistência técnica com 6 políticas para o controle do tabaco:

1) Monitorar o uso do tabaco e políticas de prevenção;
2) Proteger as pessoas contra a fumaça do tabaco;
3) Oferecer ajuda para sair do tabagismo;
4) Alertar sobre os perigos do tabaco;
5) impor proibições relativas à publicidade do tabaco, promoção e patrocínio; e
6) aumentar impostos sobre o tabaco.

Estas políticas são comprovadas para se reduzir o uso do tabaco (1,2) e podem ser efetivamente apoiadas por legislação que obriga a apresentação de avisos de saúde nas embalagens de tabaco.


Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR)
Data: 22-05-2009, mmwrq@cdc.gov, 402-9371
URL: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5819a3.htm
ID: 284354

O tema para o Dia Mundial sem Tabaco 2009 (31 de Maio) é "Tobacco Health Warnings", com uma ênfase nas fotos de advertência.
Indústria do tabaco enganou usuários sobre cigarros light

22/05/2009

WASHINGTON (AFP) — Um tribunal federal de apelação americano considerou nesta sexta-feira que a indústria do tabaco enganou os fumantes ao etiquetar alguns tipos de cigarros como "light" embora fossem tão nocivos para a saúde quanto os demais.

A Corte de Apelação de Washington confirmou um julgamento em primeira instância de agosto de 2006, segundo o qual os fabricantes mentiram durante dezenas de anos sobre os efeitos nocivos do tabaco.

"O tribunal recebeu evidências suficientes para concluir que os executivos das empresas de tabaco... sabiam das consequências nocivas do cigarro para a saúde, dos riscos do vício (...), do dano para os fumantes passivos e da compensação do fumante, que recorre aos cigarros light, não menos nocivos para a saúde, possivelmente mais", acrescentou.

Também confirmou a decisão da justiça federal de obrigá-los a retirar menções "enganadoras" como "leves" ou "naturais" em maços de cigarros.

A questão opunha o Estado americano a várias empresas, entre elas a Philip Morris e a Reynolds.

O grupo Altria, que fabrica os cigarros Marlboro, indicou que apelará da decisão. "Seguimos acreditando que as conclusões do tribunal não se sustentam na lei ou em elementos apresentados no processo", destacou seu assessor jurídico Murray Garnick, citado em um comunicado. "Acreditamos que a importância excepcional destas questões justifica a continuação de seu exame", acrescentou.

Esta decisão abre caminho a milhares de demandas judiciais e ao pagamento de milhões de dólares em indenizações por parte da indústria do fumo.

A indústria do tabaco enfrenta há uma década nos Estados Unidos uma série de processos judiciais que denunciam suas mentiras relacionados aos perigos do tabaco para a saúde.

quarta-feira, maio 20, 2009

Cigarro Rainbow tem filtro rosa, embalagem ultra-gay e é vendido somente em Curitiba


O clube Box, em Curitiba, possui em seu cardápio um maço de cigarro especial, o Rainbow. A caixinha é branca e possui uma delicada bandeira do arco-íris estilizada. O cingarro em si é branquinho e tem o filtro rosa. E é bem fraquinho, bem mais que um Free.

O cigarro deve chegar a outros clubes gays do Brasil nos próximos meses. A gente não está fazendo propaganda de cigarro, só achamos a embalagem e a ideia bonitinhas.

http://mixbrasil.uol.com.br
MALÁSIA

Fonte: NSTP e-Media (my)
Date: 16-05-2009
Autor: JOHAN JAAFFAR, zulujj@tm.net.my
URL: http://www.nst.com.my/Saturday/Columns/2557871/Article/index_html
ID: 284072



Coloque Adnan nas embalagens de cigarros, não imagens hediondas.


Aquelas imagens nojentas nos maços de cigarros significam pouco para os fumantes...


Alguns anos atrás, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde para o Pacífico Ocidental informou que metade dos homens malaios fumavam. O estudo também mostrou que a cada dia, cerca de 50 adolescentes abaixo dos 18 anos começam a fumar e cerca de 30% dos rapazes com idades compreendidas entre 12 e 18 fumam.

A OMS reconhece o fato de a região do Pacífico Ocidental, que inclui o leste da Ásia e o Pacífico, possui a maior taxa de fumantes de todo o mundo...

Deveríamos pensar de outra forma. A resposta não reside apenas nas campanhas destinadas a deter as pessoas de fumar. Devemos agora mostrar para as pessoas como mudar seus estilos de vida. A vida moderna exige certas convenções. A vida agitada é inevitável. Hábitos alimentares, também, possuem uma grande influência sobre a saúde de nossa população...



Aprenda com Adnan Osman, um extraordinário desportista de 67 anos. Ele parou de fumar somente quando tinha 50 anos. A decisão mudou sua vida. Ele tem, desde então, corrido 12 maratonas, escalado todas as 12 montanhas acima de 2.100 metros deste país, atigiu o pico do Gunung Tahan 15 vezes e o Monte Kinabalu. Ele acabou concluindo a mais difícil corrida do mundo, a maratona das areias no Marrocos.

Adnan não parou por causa das imagens assustadoras dos maços de cigarros. Ele fez isso porque queria mudar sua vida para melhor. Há lições a serem aprendidas aqui. São mais dos que avisos de advertências, campanhas e impostos para deter as pessoas do fumo. A determinação para virar uma nova página e se tornar saudável fez Adnan deixar seu hábito de 33 anos.

Ele deveria aparecer nas embalagens de cigarros e não estas imagens hediondas.

terça-feira, maio 19, 2009

ETIÓPIA:
Monopólio estatal do tabaco quer punir comerciantes ilegais


Por Muluken Yewondwossen

O monopólio introduz no mercado Nyala Premium.


The National Tobacco Enterprise (NTE), o monopólio estatal do tabaco na Etiópia, anunciou que tomará severas medidas contra distribuidores e comerciantes de cigarros ilegais em um futuro próximo, pretendendo fechar grandes lojas, incluindo também pequenas lojas que vendem produtos ilegais.

A divulgação atual diz que a empresa está se preparando para colaborar com as partes interessadas, como as alfândegas, autoridades policiais e administrações regionais.

A empresa, que tem o direito exclusivo para produzir, importar e distribuir produtos de tabaco no país disse que o comércio ilegal está afetando seu faturamento e de acordo com as autoridades alfandegárias do país, mais de 40 marcas de cigarros são importadas ilegalmente.

www.tobaccoreporter.com
http://nazret.com

segunda-feira, maio 18, 2009

Cigarros podem estar mais cancerígenos

18 de maio de 2009

Mudanças na estrutura dos cigarros podem estar por trás do aumento dos índices de um certo tipo de câncer de pulmão nos Estados Unidos, sugerem estudos preliminares da Universidade da Califórnia. De acordo com a pesquisa, a incidência de um tumor conhecido como adenocracinoma se mostrou maior entre americanos do que entre australianos, apesar de ambos os países terem trocado para os cigarros mais suaves ao mesmo tempo. "A explicação mais provável para isso é uma mudança no cigarro", disse um dos pesquisadores, David Burns, segundo reportagem da agência de notícias Associated Press.

No estudo, apresentado recentemente durante um encontro da Sociedade para a Pesquisa da Nicotina e Tabaco, realizado em Dublin, na Irlanda, os pesquisadores analisaram os hábitos de fumo entre grupos de fumantes com diferentes idades nos Estados Unidos e na Austrália ao longo de 40 anos. Foi levado em conta o quanto eles fumavam, quando começaram e quando pararam. Essas informações foram então associadas a mudanças na incidência de câncer de pulmão. Enquanto o risco de carcinoma de células escamosas, o tipo mais comum de câncer de pulmão, manteve-se nos mesmos níveis, houve uma alta no adenocarcinoma, com taxas de 65% a 70% das novas ocorrências nos Estados Unidos - e apenas 40% na Austrália.

A diferença, segundo Burns, é que os cigarros vendidos na Austrália contêm 20% menos nitrosaminas do que os vendidos nos Estados Unidos. As nitrosaminas são compostos cancerígenos derivados do processamento do tabaco e podem ter níveis variados de um país para outro. Os resultados, no entanto, ainda requerem novos estudos.

http://veja.abril.com.br

quinta-feira, maio 07, 2009

Maço de cigarro no Brasil caminha para ser muito mais caro.

07/05/2009

A inflação do fumo é uma das poucas que contam com apoio de grande parte da população. Mas a indústria tenta resistir.

Heberth Xavier - Estado de Minas

O maço de cigarro (com 20 unidades) ainda não custa R$ 10 para o consumidor brasileiro. Ainda não, pois poucos hoje duvidam que o produto, que é nocivo à saúde, caminha para ser muito mais caro no país. Como já é na maioria dos países europeus. Como é nos Estados Unidos. E no Canadá.

As campanhas antitabagistas fazem sucesso e afetam a indústria do cigarro em todo o mundo. Mas ela resiste. No Brasil, conta com um aliado de peso: o preço. O cigarro brasileiro é, segundo pesquisas, o sexto mais barato. Um maço do Marlboro, o mais vendido no mundo, sai por R$ 4,25 em Belo Horizonte. O parisiense paga 5,30 euros – ou mais de R$ 15 – pelo mesmo produto. Em Nova York, o cigarro do caubói é vendido a US$ 9 (R$ 19, pelo câmbio de ontem).

Essa realidade deve mudar em breve. Aliás, já começa a mudar. Este ano, o cigarro saiu de pouco mais de R$ 3 para pelo menos R$ 4 – isso depende da marca, é claro. O Marlboro, na semana passada, era comprado por R$ 3,40, o que dá 20% de alta sobre os atuais R$ 4,25 – isso é quase quatro vezes mais do que a inflação brasileira no ano passado.

Os índices de preços já acusam esse movimento. O IPCA-15, uma prévia do indicador oficial de inflação no Brasil, ficou em 0,36% em abril, ante 0,11% em março. O vilão foi o cigarro, cujo preço subiu em média 6,62% e teve o maior peso na composição do índice. O IPCA de Belo Horizonte, que mais do que dobrou no mês passado, foi também inflado pelo cigarro. O IPC-C1, que mede a inflação para as famílias de baixa renda, subiu de 0,51%, em março, para 0,73%, em abril, pressionada sobretudo pelos preços dos cigarros. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que calcula a inflação na capital paulista, prevê que as despesas com cigarro devem continuar a pressionar os indicadores de preços. Antônio Evaldo Comune, coordenador da Fipe, projeta alta de 0,30% no IPC deste mês. "Queria colocar menos, mas não foi possível por conta do cigarro", afirma.

Fatores

O movimento de alta se deve basicamente a dois fatores. Diretamente, o governo federal optou por elevar os tributos sobre o produto para compensar cortes no IPI e Cofins. A alíquota do primeiro imposto subiu 23,5%, enquanto a do segundo, 70%. O resultado foram maços pelo menos 20% mais caros, no caso das marcas mais baratas, ou 25%, nas mais caras. O outro fator, menos direto, obedece a questões políticas. O Ministério da Saúde há anos luta por mais tributos para o cigarro, que auxiliariam no pagamento de campanhas antifumo. Onerar mais a indústria tabagista é bom para o governo e para boa parte da sociedade, segundo pesquisas de opinião. Cigarros, juntamente com as bebidas, são os alvos preferenciais quando é necessário arrecadar mais. Tributos maiores ajudam a encher o cofre do governo, ao mesmo tempo que geram menor reação da opinião pública.

Um estudo do economista Roberto Iglesias, feito para o Banco Mundial, mostra que um aumento de 10% no preço do cigarro leva a uma queda de 2,8% no consumo per capita em um prazo de três trimestres. Em nove meses, portanto, o consumo poderia cair até 8%. Outro aspecto econômico bastante lembrado é que, além do efeito positivo sobre a arrecadação (que, em tese, levaria a políticas públicas), o cigarro caro e consequente queda das vendas provocam economia de gastos com saúde. "O maço caro evita principalmente que os jovens tenham acesso ao cigarro", diz a técnica da divisão de controle do tabagismo do Instituto Nacional do Câncer, Valeria Cunha.

A indústria tabagista rebate parte desse raciocínio. Ela diz empregar 2,4 milhões de pessoas, mais do que a construção civil, e movimentar um mercado de R$ 13 bilhões anuais. Oficialmente, o Sindifumo, que representa as empresas do setor, afirma não se opor ao aumento das alíquotas. Mas há um argumento geralmente lembrado: como a indústria já opera com alta carga de tributos, mais aumentos contribuiriam para incentivar o mercado ilegal, sobretudo os contrabandos de cigarros do Paraguai. No fim das contas, geraria até prejuízo para os cofres públicos.

http://www.uai.com.br
Descoberta fábrica de cigarros ilícita na Polônia.

06 de Maio de 2009 - A polícia polonesa acredita ter descoberto a maior fábrica ilegal de cigarros já encontrada no país, informa reportagem de Tobacco China Online.

Na segunda-feira, sessenta policiais e funcionários aduaneiros invadiram um edifício em Kuznica Piaskowa, Silesia, onde confiscaram 8,5 milhões de cigarros e 22 toneladas de tabaco picado.

Eles prenderam 13 pessoas, incluindo 4 de nacionalidade ucraniana.

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terça-feira, maio 05, 2009

Fábricas sendo fechadas no Japão

1 de Maio de 2009 - Japan Tobacco fechará três fábricas de cigarros no Japão em resposta ao declínio da procura interna. A companhia fechará sua fábrica Morioka em Iwate Prefecture e a fábrica Yonago em Tottori Prefecture no final de março de 2010. A fábrica Odawara em Kanagawa Prefecture está prevista para ser fechada no final de Março de 2011.

A demanda por cigarros diminui no Japão, em partes devido ao aumento da consciência sanitária e aos regulamentos mais rigorosos ao fumo. A empresa espera por uma concorrência intensa no mercado japonês.

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sexta-feira, maio 01, 2009

Exclusiva festa de lançamento de Davidoff Slims marca uma noite de luxo.


Bowling Green, KY - 06 de Abril de 2009 - Para marcar o lançamento oficial da marca de cigarros Davidoff Slims nos Estados Unidos, Commonwealth Brands, Inc. (uma empresa do grupo Imperial Tobacco e a quarta maior companhia de tabaco americana) realizou um exclusivo coquetel (Davidoff Slims VIP Cocktail Party) em 19 de março no Caesars Palace Las Vegas. Membros da indústria do tabaco foram convidados a experimentar, de primeira mão, a satisfação de Davidoff Slims, e a comemorar a continuação da dinâmica marca internacional que leva a indústria americana do tabaco a um novo nível de sofisticação e de luxo.

Entre os notáveis convidados da noite, estavam dirigentes de vendas e executivos da Commonwealth Brands, varejistas, atacadistas e representantes comerciais da mídia.

Russ Mancuso, vice-presidente de vendas para a Commonwealth Brands, congratulou-se com os convidados e apresentou sua visão do impacto significativo que o estilo Slims pode trazer. "Commonwealth Brands está entusiasmada em incluir Davidoff Slims em sua carteira de produtos vencedores", disse. "A indústria acolhe favoravelmente esta nova forma de luxo que irá mudar para sempre a categoria slims, e estamos orgulhosos de introduzi-la pessoalmente aos nossos valiosos clientes e prospectos."

"A festa de lançamento de Davidoff Slims foi realmente um acontecimento único", disse Kathleen Gallagher da Smoker Friendly.

"Havia um sentimento de emoção durante toda a noite e o tamanho da multidão era maravilhoso, tudo era de primeira classe."

Entendendo o desejo do consumidor por uma alternativa de cigarro slims 'premium', Commonwealth Brands introduziu Davidoff Slims nos Estados Unidos em fevereiro de 2009. Posicionada como uma marca ultra-premium slims em sua categoria, a introdução dos dois estilos - Davidoff Slims Lights e Davidoff Slims Menthol Lights - segue o sucesso do lançamento de Davidoff Premium Line na primavera de 2008. Davidoff Premium Line está disponível nos formatos Classic, Lights, Menthol e Menthol Lights.

Sobre a Commonwealth Brands, Inc. :

Commonwealth Brands Inc. é a quarta maior fabricante de cigarros nos Estados Unidos. Algumas de suas marcas: Davidoff, Sonoma, Montclair e USA Gold.
Está localizada em Bowling Green, Kentucky e emprega mais de 900 pessoas entre os 50 estados. A companhia está comprometida com seus funcionários, suas marcas e seus consumidores.

fonte: American Wholesale Marketers Association (AWMA)
Data: 16/04/2009
URL:
http://www.awmanet.org/awma-update/exclusive-davidoff-slims-cigarettes-launch-party-marked-night-luxury

quinta-feira, abril 30, 2009

Longa tragada
(em 1975)

Empenhadas em manter as vendas em ascensão, as companhias de cigarros nos Estados Unidos não param de oferecer novidades. É verdade que o teste de uma nova marca ou variedade, em larga escala, chega a custar 600 000 dólares (cerca de 4,9 milhões de cruzeiros) - e, de quarenta produtos testados nos quatro últimos anos, apenas três obtiveram aprovação. Mas, como as recompensas do sucesso também são grandiosas, os fabricantes não desistem de tentar. E parece que estão alcançando uma nova vitória. Trata-se de um cigarro de 120 milímetros, um quinto mais longo do que qualquer outro até então conhecido.
A tendência dos superlongos foi iniciada quando a R.J. Reynolds começou a testar o seu More em Oklahoma, em outubro passado. Depois, em Nova York e Los Angeles. Os resultados foram notáveis, segundo a companhia, e dias atrás o More passou a ser vendido em todo o país. Seguindo os seus passos, a Philip Morris está pondo à prova o Saratoga, também em Nova York e Los Angeles. E já se prepara para o seu lançamento nacional, no mês que vem, através da "mais agressiva" promoção na história da empresa. Enquanto isso, a American Brands fará o teste de mercado do seu Long Johns em San Diego e Los Angeles.

Perfil - Para os não iniciados, os superlongos mais parecem cigarrilhas que cigarros. Enrolados em papel castanho-escuro, eles têm no entanto o sabor do cigarro tradicional. E seu preço é igual ao dos 100 milímetros. O More, por exemplo, comprime a mesma quantidade de fumo usada nos 100 milímetros dentro de uma forma mais fina. O resultado, orgulha-se a Reynolds, é um cigarro que se consome mais lentamente e proporciona aos fumantes 50% a mais de baforadas que as versões mais curtas. Mas os fabricantes admitem que os fumantes vão mudar para os superlongos só porque eles permitem mais tragadas sem aumentar de preço. A American Brands considera que esses cigarros são populares pelo seu tamanho singular. "As pessoas estão fugindo de velhos esteriótipos e se expressando de novas maneiras", diz um de seus diretores.
Já o dono de uma tabacaria em Nova York atribui o sucesso do More ao detetive Kojak - personagem vivido por Telly Savalas numa série policial da televisão -, que fuma superlongos feitos sob encomenda. "Tem gente que quer se parecer com Kojak", afirma ele. "E, como não pode encomendar um superlongo, acaba comprando More." Talvez por essa razão, há quem pense que os superlongos não passarão de uma simples moda. Mas as empresas estão apostando pesadamente para que eles se tornem uma preferência duradoura. E demonstram disposição em exercitar a sua paciência. Afinal, lançado em 1964, o 100 milímetros levou muito tempo para pegar - hoje, nos Estados Unidos, ele domina 25% do mercado.

Veja Edição 347 – 30 de Abril de 1975
DINAMARCA - Imagens de Advertência nos maços.

Copenhagen, Dinamarca, 24 de Abril (UPI) - O Ministério da Saúde dinamarquês pretende adicionar fotos dos efeitos do tabagismo nos maços de cigarros.

O ministro da Saúde, Jakob Axel Neilsen disse ao jornal Metro Xpress que as advertências gráficas são parte de um plano nacional de saúde baseado na prevenção e deverão ser postas em prática no próximo outono.

A proposta tem o apoio do governo e do grande partido da oposição, tendo o Ministério da Saúde autoridade para colocá-la em prática. A Comissão de Prevenção recomendou o uso de imagens, baseada em um estudo canadense que mostrou que elas são mais eficazes aos avisos escritos.

http://www.upi.com

sexta-feira, abril 24, 2009

Chamada para avisos gráficos em Bangladesh.

24 de abril de 2009 - Os grupos Associação de Consumidores e o Consórcio sobre o Controle do Tabaco de Bangladesh se reuniram recentemente em Dhaka para discutirem especificamente sobre o reforço das advertências de saúde nos produtos de tabaco.

Os grupos solicitam a introdução de avisos gráficos de advertência em Bangladesh, onde a maioria das pessoas, são incapazes de ler, informa reportagem do Daily Star.

Os participantes também viram a necessidade de proibir a produção do tabaco em terras agrícolas, aumentar os impostos e organizar campanhas de sensibilização de maior abrangência.

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terça-feira, abril 21, 2009

Espanha introduzirá imagens de advertência nos maços de cigarros.

MADRID (AFP) -- A Espanha afirmou nesta terça-feira que pretende forçar as companhias de tabaco a colocarem imagens de advertências nos maços de cigarros para alertar os fumantes dos riscos para a saúde, uma medida já introduzida em alguns países europeus.

As imagens terão "um forte impacto visual", mas não se sabe exatamente como elas vão ser, ou quando a medida entrará em vigor, disse o ministro da Saúde, Trinidad Jimenez, à Rádio Nacional da Espanha.

Empresas do setor já são obrigadas a colocar mensagens "Smoking Kills" (Fumar Mata) em preto e branco nas embalagens de cigarros vendidas na Espanha.

O governo espanhol já tem uma lei anti-fumo, que entrou em vigor em janeiro de 2006, menos restritiva que em outros países europeus, onde proíbe fumar nos transportes públicos, mas não em bares e restaurantes.

No ano passado a Romênia se tornou o segundo país europeu, depois da Bélgica, a colocar imagens chocantes nos maços de cigarros.

No Reino Unido, será obrigatório a partir de outubro, enquanto que a França planeja introduzir uma medida similar neste ano.

Brasil, Tailândia e Canadá também possuem leis semelhantes.


http://www.nasdaq.com/aspx/stock-market-news-story.aspx?storyid=200904210612dowjonesdjonline000186&title=spain-to-place-gruesome-images-on-cigarette-packets--minister

quinta-feira, abril 16, 2009

Rússia levanta dúvidas sobre a Bulgartabac.

15 de abril de 2009 - Nas tentativas de privatizar a Bulgartabac, a Bulgária tem agora um novo problema.

O jornal The Southeast European Times relatou que a Rússia tem a intenção de retomar uma série de empresas no exterior, uma vez que eram de propriedade da antiga União Soviética. E nelas está incluída a fabricante búlgara de cigarros Bulgartabac.

"O governo russo pretende 'restabelecer sua propriedade' na Bulgartabac e em muitas outras empresas fora da Rússia", disse na quinta-feira, dia 9, o chefe do Departamento Econômico da administração russa, Vladimir Kozin.

Bulgartabac é uma empresa holding, uma das principais produtoras de cigarros na Europa Central e Oriental, fundada em 1947 e sediada em Sófia. Produz mais de 50 marcas de cigarros, entre elas: Victory, Femina, Prestige, Slims,Bulgartabac, MM, Melnik, Seven Hills, Global, Bridge, Tresor, BT, Charlie, Nevada, Orient Express e Country.

"Estamos investigando... Se descobrirmos que a empresa foi em algum tempo de nossa propriedade, e que de alguma forma não muito legal tenha chegado em mãos estrangeiras, vamos lançar um procedimento para o seu retorno", disse Kozin.

A Rússia tem repetidamente levantado questões sobre a propriedade da Bulgartabac. A União Soviética a adquiriu como reparações após a Segunda Guerra Mundial.

http://www.sofiaecho.com/2009/04/12/704264_russia-disputes-ownership-of-bulgarian-tobacco-company
http://tobaccoreporter.com

segunda-feira, abril 13, 2009

Ásia e Europa discutem lei rigorosa contra uso do cigarro.

12/04/2009

João Cláudio Garcia - Correio Braziliense

Enquanto os estados de São Paulo e Minas Gerais discutem a polêmica lei que bane o cigarro e derivados em quase todos os ambientes coletivos fechados, países da Europa e da Ásia estudam — e alguns já aplicam — legislações mais duras para proibir a exibição do produto em locais de venda e inclusive impedir as empresas de apresentarem logotipos e ilustrações atrativas nos maços. A intenção é reduzir a quantidade de menores de idade que fumam. No Reino Unido, as autoridades também tentam acabar com as máquinas de venda automática de tabaco.

A eficácia desse tipo de medida radical é questionada. Na Islândia, que possui uma lei vetando a exibição de maços desde 2001, o fumo entre menores de 15 anos caiu de 18,6% em 1999 para 11,1% em 2007. Mas o impacto entre a parcela mais velha da população parece não ter sido grande. No Canadá, de acordo com a rede britânica BBC, a queda foi mais significativa: em 2007, 19% dos jovens de 15 a 19 anos fumavam, contra 29% em 2002. A proibição a máquinas de venda automática de cigarro vigora ainda em nações como Vietnã, China, Rússia, Tailândia e Cingapura. No Leste Europeu, a maioria dos governos tomou a mesma decisão.

Atualmente, o debate ganha fôlego no Reino Unido. O governo da Escócia já determinou que a apresentação dos maços em vitrines ou qualquer lugar à vista dos consumidores será coibida até com multa. A meta regional é reduzir para menos de 23%, até 2012, a quantidade de jovens fumantes. As autoridades deram dois anos para as grandes redes de lojas se adaptarem, enquanto os pequenos comércios terão um prazo maior (2013). A Assembleia da Irlanda do Norte também determinou essa proibição, embora a aplicação deva ficar para depois de 2013. No gabinete britânico, os ministros estão divididos sobre a questão.


Impacto

O problema é que tais vetos terão consequências avassaladoras não só para a indústria do tabaco, como para as lojas de conveniência, os mercados e free-shops. Esse tipo de mercadoria movimenta o equivalente a R$ 40,5 bilhões por ano em terras britânicas e corresponde a 20% das vendas em lojas de conveniência. “A última coisa que precisamos no meio desta recessão é de mais regulação para facilitar o comércio ilícito de produtos do tabaco e impactar negativamente milhares de pequenos vendedores e as comunidades que eles servem”, disse à BBC Christopher Ogden, diretor executivo da Associação de Fabricantes e Tabaco do Reino Unido.

O Ministério da Saúde britânico estima que a exibição de cigarros encoraja compras não planejadas, aumentando as vendas de 12% a 28%. Mas o cerco aos fabricantes do produto pode ir além do veto à exibição, pois parlamentares também cogitam padronizar os maços, proibindo logotipos e ilustrações chamativas. Uma proposta prevê que todas as marcas sejam vendidas em embalagem preta-e-branca, apenas com informações sobre as substâncias presentes no cigarro e alertas relativos ao risco para a saúde. A imposição, porém, enfrenta ferrenha resistência das empresas.

As leis já comuns em nações europeias, como a que impede o fumo em locais fechados, têm apresentado bons resultados. No mês passado, a Irlanda do Norte divulgou que o nível médio de nicotina nos bares e pubs caiu 92% depois que a legislação entrou em vigor, em abril de 2007.

Na Espanha, Bernat Soria, ministro da Saúde que deixou o cargo na terça-feira, disse esperar que novas regras antitabaco sejam aprovadas ainda nesta legislatura. “A direção-geral de saúde pública leva a cabo um plano integral que consta de uma série de ações contra o tabagismo”, afirmou em entrevista ao Periódico de Catalunya. A Espanha ainda possui uma das leis sobre o tabaco mais lenientes da União Europeia.

quarta-feira, abril 01, 2009

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Embalagens de cigarros com advertências gráficas de saúde.

04 de Março de 2009 - A partir de Setembro de 2009, produtos de tabaco nos Emirados Árabes Unidos trarão uma mensagem de advertência que será difícil ignorar.

Imagens de pulmões enegrecidos e o impacto de uma hemorragia cerebral, entre outros, estarão nos maços de cigarros vendidos no país, seguindo o exemplo do Reino Unido, Canadá e Brasil. Dr.Wedad Al Maidoor, chefe do Comitê Nacional de Controle do Tabaco disse que a Organização Mundial da Saúde (OMS) doou as fotos para os Emirados Árabes Unidos para ajudar com seus esforços no controle do tabaco.

Oficiais da saúde esperam que os avisos gráficos, com seu inerente valor de perturbação, irão ajudar a distribuir uma melhor mensagem e desencorajar as pessoas ao fumo. Anterior renovação das advertências de saúde nos maços de cigarros, em setembro de 2007, exigiu dos fabricantes, o aumento do texto de aviso e a disposição em inglês e árabe.

O aviso gráfico é um dos muitos passos que os Emirados Árabes Unidos (um dos signatários da Convenção-Quadro do Controle do Tabaco) estão tomando para diminuir o tabagismo.

Tobacco Journal International

segunda-feira, março 23, 2009

Instituto do Câncer quer fim do cigarro com sabor.

AE - Agencia Estado

RIO - Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que a maioria dos consumidores de cigarros no Brasil é jovem e que, daqueles que fumam regularmente, 44% já utilizaram cigarros com sabores, ou flavorizados, 5% deles habitualmente - situação que levou o órgão a passar a defender a proibição desses cigarros no País.

No início do mês, uma comissão da Câmara dos Deputados norte-americana deu parecer favorável a uma lei que proíbe a comercialização de cigarros flavorizados. A medida deve ser votada em plenário neste ano e tem o apoio dos democratas e do presidente Barack Obama.

No Brasil, a prevalência de fumantes na população caiu de 34,2%, em 1989, para 22,4% em 2003. Mas, segundo o novo trabalho do Inca, dos 23 milhões de fumantes brasileiros, apenas 7 milhões têm mais de 30 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, março 13, 2009

China de olho no Irã e Oriente Médio.

13 de março de 2009 - O vice-diretor do Grupo Hongta (China), Jiang Shunhua, pretende cooperar com a Iran National Tobacco Co (INTC) na introdução da marca de cigarros Hongta no Irã e países vizinhos, informa reportagem da Tobacco China Online.

Na reportagem foi dito que uma delegação da INTC visitou o Grupo Hongta onde foi "entretida...calorosamente".

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quarta-feira, março 04, 2009

China: Jinsheng comemora 15 anos de crescimento.

4 de março de 2009 - A produção da milionésima caixa dos cigarros Jinsheng foi comemorada em uma cerimônia em Nanchang, Jiangxi, no domingo, de acordo com informações da Tobacco China Online.

A cerimônia, organizada pela Jiangxi Provincial China Tobacco Industry Corp (JPCTIC), foi assistida por Ling Chengxing, vice-governador provincial de Jiangxi.

Jinsheng, que foi lançado pela JPCTIC 15 anos atrás, tem sido promovido como um produto que utiliza substâncias de plantas naturais, de reduzido riscos.

Durante os últimos 15 anos, Jinsheng gerou 20 bilhões de Yuans em impostos e lucros de manufaturamento e comercialização, e, de acordo com o relatório, tornou-se "um pilar para o crescimento econômico e financeiro das receitas da Província de Jiangxi".

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China: Fábrica Harbin será realocada.

4 de março de 2009 - Harbin Cigarette Factory deve ser transferida para um novo local na cidade chinesa de Harbin, Heilongjiang, em um projeto de 43 bilhões de Yuans, a iniciar-se até o final deste ano, informa reportagem de Tobacco China Online.

O governo municipal da cidade de Harbin declarou que a transferência da fábrica é um projeto prioritário, mas tem de aguardar a aprovação da State Tobacco Monopoly Administration.

Ainda está para ser decidido o que será feito com o existente armazém dos produtos da fábrica, que foi construído em 1927 e que agora é um edifício classificado sob proteção governamental.

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terça-feira, março 03, 2009

A marca Carlton some do mapa depois de 44 anos. Em seu lugar entra a marca Dunhill

Na foto abaixo, uma promoção da Souza Cruz, a carteira junto com uma embalagem especial em lata:

segunda-feira, março 02, 2009

Tailândia: Mensagens indesejáveis


26 de Fevereiro de 2009 - Samarn Futrakul, porta-voz do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, ameaçou Philip Morris com uma multa de 1 milhão de baht pelas mensagens de certas embalagens de cigarros que possam ser interpretadas como publicidade, informa reportagem do Bangkok Post.

Samarn disse que as mensagens - “Quality tobaccos, total harmony in taste”, “A premium smooth taste with lasting flavor” and “Blended to perfection” — nas embalagens dos cigarros L&M Select importados das Filipinas podem induzir em erro os consumidores.

Dr.Samarn disse que as embalagens também carregam uma imagem de "filtro triplo" em cada cigarro, o que pode induzir em erro os consumidores, fazendo acreditar que o produto é mais seguro e menos tóxico do que os outros cigarros. Os cigarros L&M são feitos pela Philip Morris Philippines Manufacturing Inc. e importados e distribuidos pela Philip Morris (Thailand).

Dr.Samarn advertiu Philip Morris (Thailand) para retirar todas as embalagens com as mensagens e parar de importar o produto dentro de um mês para evitar ser multada.

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URUGUAI: GOVERNO AUMENTA RESTRIÇÕES À VENDA DE CIGARRO

MONTEVIDÉU, 26 FEV (ANSA) - O governo uruguaio reforçou sua campanha contra o tabagismo com novas restrições que proíbem o uso de embalagens de cores diferentes para cigarros tipo suave ou light no país. Segundo o Ministério da Saúde uruguaio, as diferentes embalagens "enganam" o consumidor, pois levariam a pensar que esse tipo de cigarro é menos nocivo que os outros. Com a nova disposição, em vigor desde 18 de fevereiro, as fabricantes de cigarros serão obrigadas a optar por uma única embalagem para todos os sub-produtos da mesma marca. O Uruguai se tornou em 2006 o primeiro país "livre de fumo" da América Latina, depois que o governo de Tabaré Vázquez decretou a proibição do cigarro em espaços públicos fechados como bares, restaurantes, e ambientes de trabalho. Paralelamente, uma nova pesquisa sobre o tabagismo no país concluiu que o cigarro está presente em 44,5% das residências de Montevidéu e em 39% das residências do país. A maioria dos fumantes no Uruguai são jovens com idades entre 20 e 34 anos, acrescenta o estudo. (ANSA)

26/02/2009 12:24

http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/notiziari/uruguai/20090226122434831924.html

quinta-feira, fevereiro 26, 2009


Líder norte-coreano chama a atenção da mídia.

26 de Fevereiro de 2009 - Kim Jong-il, o líder norte-coreano, apareceu ontem na televisão estatal acendendo um cigarro durante a visita a uma fábrica de cigarros, informa reportagem da Reuters e retransmitida pela Tobacco China Online.

Kim foi mostrado em uma série de imagens fixas falando com o gerente da fábrica e aparentemente fumando.

As imagens atraíram a atenção da mídia porque Kim apresenta rumores de má saúde e também por ter dito anteriormente que tinha parado de fumar.

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quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Proposta aprovada na Câmara beneficia indústria de cigarro
  • Do site www.congressoemfoco.com.br
  • Quarta-feira, 18/02/2009 - 18:45



    Brasília - Um destaque à MP 447, que dispõe sobre um maior prazo do recolhimento de tributos federais, aprovado ontem (17) pela Câmara irá beneficiar a indústria de cigarros. A proposta polêmica, que segue para apreciação do Senado, incluiu a indústria tabagista entre os setores beneficiados com o aumento do prazo para o recolhimento de impostos.

    A emenda do deputado Vilson Covatti (PP-RS) permite que os tributos sobre o cigarro sejam recolhidos apenas uma vez por mês. Hoje a indústria tabagista é tributada a cada dez dias. Na justificativa da proposta, Vilson afirma que o cigarro é o único item sobre o qual o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deve ser recolhido no “terceiro dia útil do decêndio”.

    “O que eles querem é pagar tudo de uma vez só, mas isso é dar privilégio para uma indústria que tem mil questionamentos sobre o seu papel na sociedade”, disse ao Congresso em Foco o líder do Psol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP).

    Para a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que foi favorável à matéria, a polêmica envolvendo os males causados pelo cigarro não justifica o tratamento diferenciado dado à tributação da indústria do tabaco. “Mesmo com as discussões em relação às questões do Ministério da Saúde , eu fui a favor porque é questão de isonomia entre as indústrias. Afinal, a bebida também faz mal e é tributada uma vez por mês”, justificou.

    Contrária à emenda, a deputada Janete Pieta (PT-SP) afirma que é incoerente aprovar uma emenda que incentiva um setor que traz prejuízos à saúde da população. “Nós que defendemos a saúde pública, não podemos estimular a indústria de cigarros. Privilegiar um setor que a saúde condena é incoerência”, protestou.

    segunda-feira, fevereiro 16, 2009

    DESAFIO DO BOM CIGARRO

    Revista Veja, 22 de Janeiro de 1969

    Dois vícios tiveram de ser combatidos
    pela primeira fábrica de cigarros de papel do Brasil, instalada no Rio em
    1903, a Souza Cruz. Eram o cigarro de palha, preferido nas classes populares, e o rapé, a moda entre os elegantes. Hoje, porém, a indústria brasileira de cigarros, que dá ao Govêrno um oitavo de sua receita anual - NCr$ 1,5 bilhão -, depende, para expandir-se, não da mudança de hábitos, mas da manutenção de um hábito já estabelecido: o de fumar cigarros de tipo americano. A Souza Cruz (British-American Tobacco), que vende 3 bilhões e 300 milhões dos 4 bilhões e 250 milhões de maços fumados no Brasil anualmente, já lançou o Hilton em São Paulo e no Rio e já fabrica no Brasil o Pall Mall e o Lucky Strike (segunda e oitava marcas no mercado americano), à venda em Curitiba e Salvador, e o Viceroy (décima marca americana), lançado em Natal e no Recife. A Flórida de Cigarros (Liggett & Myers, grupo americano), segunda emprêsa do Brasil, com 330 milhões de maços por ano, que na categoria de filtro tem o Orleans, vai lançar depois de março o Chesterfield com e sem filtro, o cigarro que mais vende no mundo, com 3,5 bilhões de maços por ano. Mas o Chesterfield é um cigarro médio tipo Continental. Já brigam na área refinada do filtro os gaúchos Califórnia, da Santa Cruz de Cigarros (Reentezma Zigaretten, grupo alemão), e Monroe, da Sinimbu, e o London, da Tabacaria Londres. E a Philip Morris, segunda companhia dos Estados Unidos, que até o fim do ano terá terminado a fábrica que está montando no Brasil e há três anos tem plantações de fumo no Rio Grande do Sul, já está fazendo anúncios, em jornais, revistas e TV, do Benson & Hedges e do Marlboro.

    Tradição e juventude - Qual é o mercado para tantos cigarros? É um mercado jovem - nos últimos anos os rapazes e môças que começam a fumar aos dezesseis ou dezessete anos preferem experimentar o cigarro de filtro a enfrentar o cigarro mais forte. É um mercado saudável - hoje os brasileiros fumam 1 bilhão e 410 milhões de maços de cigarros com filtro por ano, um têrço do total, e a tendência, por temor ao câncer, é aumentar essa proporção. É também um mercado feminino - de quinze anos para cá, a porcentagem de mulheres que fumam aumentou dez vêzes e elas rejeitam os cigarros "próprios para mulheres", como o já extinto Pink, de filtro côr-de-rosa e papel com gôsto de chocolate. Mas é, principalmente, um mercado tradicional - dos fumantes que preferiam o cigarro importado, isto é, contrabandeado. O diretor da Fiscalização de Rendas Aduaneiras, Josberto Romero de Barros, calcula que os brasileiros fumam 60 milhões de maços contrabandeados por ano, que renderiam para o Govêrno, se pagassem impostos, 48 milhões de cruzeiros novos por ano, 3,5 por cento do deficit orçamentário da União. Mas Oswaldo Heinen, gerente da União Sul-Brasileira de Cooperativas, que reúne os produtores gaúchos de fumo, afirma que o cigarro americano consumido no Brasil corresponde a 10 por cento da produção de cigarros no País, o que daria 425 milhões de maços contrabandeados por ano.

    O grande impulso - De qualquer modo, tôdas as emprêsas aceitam que o grande impulso da fabricação brasileira dêste ano será a disputa do mercado criado pelo contrabando. O preço médio do cigarro americano, com a queima dos cigarros contrabandeados promovida pelo Govêrno, subirá 7 cruzeiros novos, muito mais do que o máximo que pode ser cobrado por um cigarro nacional do mesmo tipo. No Brasil, o Ministério da Fazenda estabeleceu treze categorias de preços, que vão de NCr$ 0,50 a NCr$ 1,40. Em qualquer categoria, 66,07 por cento do preço serve para pagar ao Govêrno Federal o Impôsto sôbre Produtos Industrializados; 5,77 por cento vai para os governos estaduais e municipais - é o Impôsto sôbre Circulação de Mercadorias; 9,46 por cento fica com o varejista; 15,7 por cento representa o custo de fabricação do cigarro; e 3 por cento é o lucro da fábrica. Como tôdo êsse pêso dos impostos, o Benson & Hedges nacional ainda ficará quatro ou cinco vêzes mais barato do que o americano. Mas os consumidores que se acostumaram ao cigarro contrabandeado não perceberão nenhuma diferença? Segundo o presidente do Instituto Baiano do Fumo, Adolfo Gonçalvez Lôbo, fumar cigarro americano hoje em dia "é pura esnobação de brasileiro". Até a Segunda Grande Guerra, o cigarro americano era mais suave do que o brasileiro, pois aqui ainda não havia processos de aromatização. Hoje, não há nenhuma diferença. Diz entretanto Sidney de Carvalho, da Sudan, de São Paulo: "Quando a carteira do cigarro americano disser 'fabricado no Brasil', os esnobes deixarão de fumá-lo".

    O sabor e o aroma - Na verdade, todo cigarro nacional ou estrangeiro não passa de uma mistura de fumo de estufa com fumo de galpão, que toma um banho de vapor e se transforma num melado em que entram alcaçuz, açúcar, cacau e substâncias químicas; depois é picado, enrolado em papel e cortado, para receber ou não um filtro e ser colocado em maços, pacotes e caixas. Tudo é feito por máquinas nas 25 emprêsas nacionais e as máquinas, iguais às estrangeiras, são fabricadas no Brasil. A Philip Morris só vai importar algumas peças do laboratório químico. Também não há diferença na matéria-prima. Todo o fumo brasileiro para cigarros é produzido no Rio Grande do Sul, onde se colhem por ano 750 mil fardos de 750 quilos cada um. Dêsse total, 650 mil fardos são de fumo de estufa, claro, fraco, aromático, de sabor adocicado, com pouca nicotina e muito açúcar - é o que dá aroma ao cigarro. E 100 mil fardos são de fumo de galpão, escuro, forte, com cheiro de fumo de corda, rico em nicotina e proteínas - é o que dá sabor. Quanto maior a proporção de fumo de estufa, mais fraco é o cigarro. O Rio Grande do Sul produz duas variedades de fumo de estufa - 550 mil fardos de fumo amarelinho gaúcho e 100 mil fardos de fumo Virgínia - e duas variedades de fumo de galpão - 90 mil fardos do galpão tradicional e 10 mil fardos de fumo Burley. O cigarro brasileiro médio, como o Continental ou o Mistura Fina, que alcança 240 milhões de maços anuais, são misturas do fumo amarelinho gaúcho com o fumo de galpão tradicional. E o Hilton brasileiro, como o Benson & Hedges americano ou qualquer cigarro de maior preço, é uma mistura de fumos Virgínia e Burley.

    Cigarros à venda - Qual a diferença então entre os cigarros? É, em parte, uma questão de prestígio. A esmagadora maioria das pessoas, com exceção quase apenas dos experimentadores profissionais das fábricas, não conseguiria distinguir, fumando de olhos vendados, sua marca preferida de outra da mesma categoria. No entanto, a pessoa continua preferindo a sua marca, levada pela propaganda ou pelo costume. Porém, mais importante do que isso é a comercialização. A Souza Cruz tem nove fábricas de norte a sul do País, que servem diretamente 200 mil pontos de venda em todo o Brasil. Nenhuma outra emprêsa tem uma rêde de distribuição tão extensa e em tôdas as categorias os seus cigarros se impõem. Mas a Sinimbu gaúcha conta com 30 mil pontos de venda, na maioria concentrados no interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E nessa região, no campo e nas cidades menores, o seu cigarro Hudson, dentro da linha do cigarro médio, é mais vendido do que qualquer outro de qualquer categoria. No Nordeste, porém, 95 por cento do mercado é da Souza Cruz. Nem só por isso se distingue o mercado nordestino. Lá o cigarro de filtro representa menos de 10 por cento das vendas e o Hollywood-filtro vende mais do dôbro do que vende o Minister, o cigarro de filtro de mais saída no Sul. Lá também ainda existe a venda do cigarro por unidade (cada Minister vale NCr$ 0,10). E da Bahia para cima não se encontra, em nenhum lugar, o Luís XV, cigarro importante no Sul. Nem tôdas as fábricas da Souza Cruz produzem todos os cigarros Souza Cruz. No Recife e em Salvador só há produção de Kent, Astória, Capri, Hollywood e Continental sem filtro e Gaivota, que só se vende no Nordeste; Carlton, Minister, Hollywood-filtro e Cônsul são importados do Rio.

    Outro mercado - Além dos fumantes de cigarros de filtro de maior preço, existe um outro mercado que as fábricas podem disputar: o dos que ainda hoje não fumam cigarros de papel. Uma pesquisa de uma fábrica nacional indicou que os brasileiros fumam por ano perto de 1 bilhão e 400 milhões de maços de cigarros de palha; acrescentando-se a isso os que mascam fumo de corda, se teria um número de fumantes que a indústria não atinge igual ao número atual de fumantes de cigarros de papel. Mas, no futuro previsível, as fábricas deverão mesmo disputar os fregueses dos cigarros de filtro, que já têm poder aquisitivo. Já se sabe, que o destino do cigarro forte está selado. Em todos os lugares em que o nível de vida das classes mais populares tem crescido, a tendência é sempre ignorar os cigarros mais fortes - de NCr$ 0,50 ou NCr$ 0,60 - e passar sem transição do cigarro de palha para o cigarro médio, como aconteceu com o Continental em todo o Nordeste e nas cidades maiores do Sul e Centro-Sul, e com o Hudson no interior do Sul.

    O futuro do fumo - Do ponto de vista dos produtores, tôda essa luta pelo mercado nacional tem um interêsse apenas relativo. A Bahia só produz fumos para charuto, e exporta quase tudo o que produz. No Rio Grande do Sul, se bem que os produtores estejam satisfeitos, pois os cigarros contrabandeados terão de ser substituídos por cigarros produzidos com fumos de lá, a produção maior é com a exportação. Uma das três emprêsas gaúchas, a Goldbeck (Koch Sheltma, grupo holandês), suspendeu a fabricação e só exporta; outra, a Santa Cruz, exporta fumo de galpão para a Polônia, que vende fumo de estufa para a fábrica da Reentzma, em Hamburgo. Os soviéticos e os suíços não importam mais fumo gaúcho porque a carga era sempre pior do que as amostras. Se, porém, os produtores estão mais preocupados com outras coisas, a luta pelo mercado de cigarros de filtro refinados no Brasil interessa não só às grandes emprêsas e às agências de propaganda. Mas principalmente ao Govêrno, que no fim de contas leva dois terços do dinheiro.