sexta-feira, julho 03, 2009

Cigarro eletrônico será lançado no Brasil
Sexta, 03/07/2009 05h00

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam: o cigarro é o responsável por 10 mil vítimas diárias.

Dessa forma, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta.

As estatísticas indicam razões suficientes para fechar o cerco contra os fumantes. Um das medidas foi a aprovação do projeto de lei pelo governador José Serra que proíbe o fumo em locais públicos fechados, como bares, restaurantes, edifícios comerciais, áreas comuns de edifícios residenciais, hotéis e shoppings, ou seja, acender o cigarro só em espaços ao ar livre e em casa. Aprovada em abril deste ano, a nova lei entrará em vigor a partir de agosto em todo o Estado.

Também a partir do próximo mês será lançado no mercado o Smoking Everywhere - E-Cigarette - um cigarro eletrônico importado dos Estados Unidos pelo Museu das Invenções, ligado à Associação Nacional dos Inventores (ANI).

O produto tem gosto do cigarro tradicional, porém não contém alcatrão nem provoca cheiro, combustão, fogo, fumaça ou emissão de monóxido de carbono ou cinzas. O presidente da ANI, Carlos Mazzei, foi conferir de perto a novidade e trouxe amostras do cigarro, que já está sendo comercializado com sucesso no estado norte-americano da Flórida.

Ele explica que o E-Cigarette é composto por um filtro aromatizado, um nebulizador que provoca fumaça de vapor d’água e um chip inteligente com bateria recarregável de lítio. “O maior atrativo do cigarro eletrônico é que ele faz fumaça, porém não incomoda com seu cheiro”, explica Mazzei.

Na sua opinião, o produto é uma ótima alternativa para quem tem o costume de pegar o cigarro, colocá-lo na boca e segurá-lo entre os dedos, além da sensação de soltar a fumaça.

O kit - composto de cigarro, carregador e filtros - tem previsão de custo para o consumidor de aproximadamente R$ 500. O filtro de reposição, nos sabores tabaco, mentol, cravo, café, chocolate, baunilha, morango, cereja e maçã, vendido em caixas com cinco unidades, deverá custar cerca de R$ 10. Mais informações sobre o produto, no site www.smoking-everywhere.com.

Por Juliana Lopes

http://vilamulher.terra.com.br

Nenhum comentário: