quarta-feira, junho 27, 2007

Altria paga 498 milhões por reestruturação industrial

A fabricante norte-americana de cigarros Altria vai proceder a uma reestruturação das suas unidades industriais, processo que irá custar no total 670 milhões de dólares (497,7 milhões de euros) até 2011, anunciou a empresa. O plano implica o encerramento da unidade de Cabarrus, nos EUA, afetando 2.500 postos de trabalho.

Em comunicado emitido, a Altria anunciou que irá iniciar uma reestruturação, cuja face mais visível será o encerramento da sua unidade em Cabarrus, nos EUA, onde trabalham 2.500 pessoas. O programa, que deverá iniciar-se em 2008, deverá contemplar a oferta de recolocação a "muitos" dos funcionários na unidade de Cabarrus para a fábrica que o grupo detém em Richmond, igualmente nos EUA.

Para empreender o projeto, a Altria vai somar 670 milhões de dólares de custos, dos quais 353 milhões de dólares (262,2 milhões de euros) estão diretamente associados a indenizações aos trabalhadores.

No sentido inverso, a reestruturação industrial deverá gerar poupanças de cerca de 353 milhões de dólares (262,2 milhões de euros) por ano, até 2011, dos quais 179 milhões de dólares (133 milhões de euros) a registar internacionalmente e 156 milhões de dólares (116 milhões de euros) pela subsidiária Philip Morris USA.

O plano visa essencialmente "otimizar a produção mundial de cigarros através da deslocação da produção norte-americana [do grupo] de cigarros destinados aos mercados não norte-americanos para unidades européias da Philip Morris International". A justificação, de acordo com o comunicado, baseia-se no volume decrescente de cigarros vendidos nos EUA.

A decisão irá implicar já no segundo trimestre de 2007 a assunção de um encargo, antes de impostos, de 325 milhões de dólares (241,4 milhões de euros) pela Altria, avançou igualmente a companhia.

http://www.jornaldenegocios.pt

Nenhum comentário: