quinta-feira, março 22, 2007

Cigarros britânicos terão chips para combater falsificações

22/03/07 - 14:38 - EFE

Londres, 22 mar (EFE).- Cada pacote de cigarros fabricado na Grã-Bretanha trará um chip eletrônico, o que permitirá aos alfandegários e outros agentes distingui-los dos falsificados.

As principais empresas de tabaco como British American Tobacco, Imperial Tobacco e Gallagher fizeram um acordo para financiar a iniciativa, que vai dotar as alfândegas britânicas de leitores eletrônicos portáteis para os chips, informa o jornal "Evening Standard".

Segundo a indústria de tabaco, no ano passado entraram no Reino Unido cerca de dois bilhões de cigarros falsificados, o que privou o Ministério da Fazenda de uma receita fiscal da ordem de £ 500 milhões (€ 735 milhões).

A operação contra a fraude se concentrará em uma primeira fase nos cigarros falsificados que são vendidos em muitas lojas pequenas do Reino Unido, mas também em pubs e outros lugares.

Os cigarros falsificados chegam de contrabando de fábricas ilegais situadas na China, Extremo Oriente e Europa Oriental.

Em uma batida feita pela Polícia na cidade inglesa de Coventry no ano passado foram confiscados mais de 14 milhões de cigarros, que deveriam ter pagado quase € 4,5 milhões em impostos.

Os cigarros falsificados costumam ser muito mais perigosos para a saúde do que os de marcas reconhecidas, pois análises efetuadas indicam que eles contêm uma média de 60% a mais de alcatrão, 80% a mais de nicotina e 130% a mais de monóxido de carbono que os outros.

EFE jr ma

http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário: