quinta-feira, março 08, 2007

CHINA: VICE-PRESIDENTE DO MONOPÓLIO DE ESTADO DO TABACO DEFENDE FUMANTES

PEQUIM, 7 MAR (ANSA) - Impor restrições aos fumantes é muito perigoso e pode levar inclusive a uma "ameaça à estabilidade social" da China, disse hoje em Pequim Zhang Baozhen, deputado na Assembléia Nacional do Povo (Parlamento) e vice-presidente do Monopólio de Estado do tabaco.
O deputado chinês, que comentou um fato que os jornalistas presentes tiveram dificuldades para recordar, defendeu que "os fumantes provocaram tumultos na União Soviética, quando não encontravam mais cigarros", e disse que "o mesmo poderia acontecer na China".
O vice-presidente recordou que a indústria do tabaco paga 80 bilhões de iuanes de impostos por ano (cerca de 8 bilhões de euros) e é um dos maiores contribuintes do país.
A China é hoje o maior produtor de cigarros do mundo.
Segundo uma pesquisa do próprio Monopólio do Tabaco, no país há cerca de 350 milhões de fumantes.
Nos últimos dez anos, o consumo aumentou em média 3,9% ao ano, enquanto nos países ocidentais o índice de fumantes diminuiu cerca de 1,4% por ano.
A cada ano são vendidos na China 1,8 bilhões de cigarros.
São fumantes 70% dos homens, e apenas 5% das mulheres.
Segundo os analistas, essas porcentagens prometem novos aumentos nas vendas de cigarro dos próximos anos, pois graças à progressiva emancipação das mulheres, a quantidade de mulheres fumantes irá aumentar.
Alguns duvidam do dado oficial referente às mulheres, e acreditam que muitas delas podem ter mentido para os realizadores da pesquisa.
Segundo a mesma enquete, 67% dos fumantes consideram que o hábito do cigarro é "útil" para sua vida social. A porcentagem das mulheres que concordam com esse pensamento é de 52%, e surpreendentemente pouco menos de 45% dos fumantes pensam da mesma forma.
Além dos homens e mulheres, cinco milhões de adolescentes são fumantes, ou seja, mais de 30% dos garotos com menos de 15 anos.
Os analistas informaram que o consumo de cigarros pode alcançar seu pico entre 2030 e 2040, quando os fumantes chineses serão, segundo as estimativas, entre 383 milhões e 424 milhões. Na China, a publicidade de cigarros não é proibida e é permitido fumar em todos os locais públicos, incluindo salas de cinema.
Uma lei que proíbe fumar ao dirigir é completamente ignorada pela maioria dos motoristas.(ANSA) 07/03/2007 14:25

Nenhum comentário: