sexta-feira, agosto 31, 2012


13 pessoas são detidas em fábrica clandestina de cigarro


No local também foram apreendidos selos e embalagens falsificadas, além de caixas com tabaco
31/08/2012 - 08h07



A polícia encontrou no início da manhã desta sexta-feira, 31, uma fábrica clandestina de cigarros no interior do município de Candelária. O laboratório funcionava na localidade de Pinheiro e 13 pessoas foram detidas. Entre elas estão dois gaúchos, três paraguaios, além de cariocas, paulistas e mineiros.
De acordo com o chefe da seção de inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar, capitão Daniel Mello, o esquema funcionava em um prédio semelhante a um ginásio de esportes. No local, foram encontradas embalagens falsificadas de uma marca de cigarros nacional, maços de cigarros prontos para a comercialização,  e selos falsos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que são emitidos apenas pela Receita Federal.
O local vinha sendo monitorado pela polícia há pelo menos três meses, mas a suspeita inicial era de que ali pudesse existir um ponto de desmanche ou clonagem de veículos. No entanto, conforme o capitão Mello, o forte cheiro de tabaco levantou a suspeita em torno da fábrica clandestina.
A ação desta sexta-feira foi desencadeada pelo setor de inteligência da BM, Pelotão de Operações Especiais (POE), 2ª Companhia da Brigada Militar de Santa Cruz e policiais da Brigada Militar de Candelária. As 13 pessoas detidas foram encaminhadas para a delegacia da Receita Federal de Santa Cruz do Sul.

sábado, agosto 25, 2012


Cigarro não pode ter fotos que mostram malefícios do vício, diz Justiça

Após apelação, corte inferior decidiu que o governo norte-americano não pode mais exigir que companhias de tabaco coloquem imagens para cobrir a metade de cima das embalagens

AP 24/08/2012 23:55


RICHMOND, EUA - Um tribunal de apelação em Washington confirmou nesta sexta, 24, a decisão de uma corte inferior que impediu o governo dos Estados Unidos de exigir que as companhias de tabaco coloquem imagens de advertência sobre os males do fumo em tamanho grande nos maços de cigarro.
De acordo com a decisão, que não foi unânime (2 votos contra 1), essa exigência desrespeitaria a Constituição, que garante o direito de livre expressão.
Algumas das maiores companhias tabagistas entraram com uma ação para impedir que a vigilância sanitária americana (FDA) fizesse tal exigência. Elas argumentaram que o conteúdo das advertências propostas pela agência governamental ia além das informações factuais a respeito dos malefícios do fumo.
O governo afirma que as fotos de cadáveres e de fumantes gravemente doentes são realistas e retratam corretamente as consequências do consumo de cigarros. Por ano, o fumo mata cerca de 443 mil pessoas no país.
As nove sugestões de imagens feitas pela FDA incluem uma foto colorida de um homem exalando fumaça de cigarro por um buraco em sua garganta e mostra um bebê envolto em fumaça ao receber um beijo de sua mãe.
Essas ilustrações, que deveriam cobrir a metade de cima dos maços, em ambos os lados, são acompanhadas de textos informando que o fumo causa câncer e pode prejudicar o desenvolvimento dos fetos.
Nos últimos anos, mais de 40 países - entre eles o Brasil - introduziram mensagens semelhantes nos maços. A Organização Mundial da Saúde afirmou, em pesquisa feita nesses locais, que a maioria dos fumantes notou os avisos e mais de 25% disseram que eles os fizeram considerar a possibilidade de parar de fumar.
As empresas de tabaco cada vez mais contam com o design de seus maços para conquistar clientes e promover sua marca. É um dos últimos recursos de propaganda que as companhias têm, depois que o governo barrou a publicidade de cigarro em revistas, em outdoors e na TV.
Repercussão. “O tribunal está dizendo que existem limites reais na habilidade do governo de exigir que o fabricante de um produto legal o denuncie ao mesmo tempo em que tenta vendê-lo”, afirmou o advogado Floyd Abrams, defensor da empresa Lorillard. A FDA não quis comentar a sentença e o Departamento de Justiça afirmou que vai revisar a decisão do tribunal de apelação. Grupos de saúde pública estão pedindo para que o governo entre com recurso.

quarta-feira, agosto 08, 2012


Mild Seven se torna Mevius



08 de Agosto de 2012 - Japan Tobacco Inc. está mudando o nome de sua marca Mild Seven, o cigarro mais vendido no Japão e uma das marcas globais da JT Group, para Mevius.

Ao mesmo tempo, a marca está recebendo um novo design, globalmente unificada.

"Com investimento ativo para reforçar a marca e aumentar a presença em todo o mundo, Mevius deverá se tornar a marca premium número um" , disse JT em uma nota postada em seu website.

A empresa planeja lançar o novo design em todo o Japão em novembro, mantendo o nome de Mild Seven, e em seguida, lançar o nome da marca Mevius durante fevereiro de 2013.

"Em mercados onde o novo design foi introduzido, o mesmo já goza de popularidade do consumidor", dizia a nota.

A empresa planeja expansão geográfica após completar apresentações da nova marca em mercados internacionais existentes ao longo dos próximos 12 meses.

Mild Seven tem sido a marca de maior venda no Japão desde 1978, um ano após o seu lançamento e é tida como a mais popular em mercados como Taiwan, Coréia, Malásia e Rússia.

É incomum para uma empresa alterar o nome de uma marca bem sucedida, mas JT entrou em uma posição difícil quando os nomes e descrições como "mild" e "light" foram proibidos em muitos mercados importantes de todo o mundo, começando em 2003 com o Brasil e a União Européia.

Ao explicar o novo nome, JT, disse que Mevius manteve o 'M' e o 'S' de Mild Seven, significando um sentido de evolução e vínculo entre a marca e seus consumidores.

O novo design deverá manter o ícone de Mild Seven e a cor azul, com a apreciação dos consumidores, utilizando uma curva para cima, para mostrar o compromisso da marca em evoluir continuamente com as preferências do consumidor. A nova embalagem terá uma textura especial que aumenta a sua sofisticação tátil e reflete o seu posicionamento premium.

"O Grupo JT tem metas de crescimento de lucro sustentável, a médio e longo prazos, com base no princípio de gestão dos 4 S, de satisfazer e cumprir nossas responsabilidades para com os consumidores, acionistas, funcionários e a sociedade em geral", disse o presidente e CEO da JT, Mitsuomi Koizumi ao comentar sobre o nome e alteração de design.

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terça-feira, agosto 07, 2012


Proposta de embalagens genéricas na França

6 de Agosto de 2012 - O Ministério da Saúde da França planeja introduzir maços de cigarros sem logos ou cores nas marcas, segundo informa o Les Echos, citando a ministra Marisol Touraine.

Um porta-voz da Imperial foi citado dizendo não haver estudo mostrando que tal medida seria eficaz na prevenção ao tabagismo.

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sábado, agosto 04, 2012


Aeroporto de Frankfurt lança salão para fumantes em parceria com JTI
Publicado em 01/08/12
Fonte: ©The Moodie Report

Por Dermot Davitt



O aeroporto de Frankfurt acaba de abrir seu primeiro salão para fumantes, totalmente fechado e ventilado, em parceria com a Japan Tobacco International. O local de 65 metros quadrados fica no Terminal B-Leste do aeroporto e é todo caracterizado pela marca de cigarros Camel.

O salão em breve será seguido por mais nove instalações para os fumantes, cobrindo uma área de pouco menos de 1.000 metros quadrados. O projeto no aeroporto foi tratado pela Media Frankfurt, uma subsidiária da Fraport AG.

David Francis, gerente geral e vice-presidente de negócios da JTI Worldwide Duty Free, disse: "O aeroporto de Frankfurt serve mais de 55 milhões de passageiros por ano, dos quais podemos esperar pelo menos 12 milhões de adultos fumantes. Para ambos os viajantes e para o aeroporto este será um mundo de facilidade no atendimento ao cliente, aumentando significativamente a experiência do viajante no aeroporto."

JTI vem desenvolvendo seu aclamado programa de salões para fumantes em aeroportos chaves nos últimos anos. O aeroporto de Frankfurt abriu suas primeiras dedicadas instalações em 2005, com áreas básicas para fumantes adultos, e desde então, manteve o ritmo com desenvolvimentos subsequentes junto com a JTI nesta área, incluindo a abertura de cabines de fumar em 2007.


Os parceiros disseram que os salões "são os resultados de uma estreita relação de trabalho entre JTI e o aeroporto, satisfazendo todos os usuários do aeroporto".

O salão oferece aos fumantes adultos o benefício de uma dedicada e confortável construção, sem afetar os não-fumantes nas imediações. Os desejos e as preferências de todos os utilizadores do aeroporto são cuidadosamente respeitados.

"Os novos salões para fumantes irão melhorar a gama de serviços oferecidos pelo aeroporto de Frankfurt e, assim, torná-lo mais atraente para todos os passageiros", disse o Fraport Group.





http://www.moodiereport.com/document.php?c_id=39&doc_id=31869

quinta-feira, agosto 02, 2012


Jamaica: Carreras Limited no combate aos cigarros ilícitos


29 de Julho de 2012

Carreras Limited lançará dois novos produtos em cigarros no próximo mês, uma marca local chamada Turf e a internacionalmente conhecida Pall Mall, visando combater o comércio ilegal de cigarros, cujas perdas em impostos para o país atinge a cifra de mais de J$ 1 bilhão.

O distribuidor de cigarros também deu a entender que pode iniciar a fabricação de cigarros na Jamaica, mais uma vez, mas qualquer decisão neste sentido parece ser uma decisão a ser tomada no longo prazo.

"A ideia é trazer uma opção mais acessível para os consumidores que se afastaram para comprar cigarros mais baratos e ilícitos", disse Richard Pandohie, diretor da Carreras, em entrevista em Kingston na quinta-feira.

Os cigarros serão vendidos por cerca de J$ 25, comparado aos J$ 30 de marcas existentes, incluindo Matterhorn e Craven "A", vendidos por Carreras.

Pall Mall é de propriedade da British American Tobacco Plc, empresa irmã da Carreras e Turf é de propriedade da Carreras. Turf, como Pall Mall e outras marcas da BAT, serão feitas em Trinidad - na também irmã West Indian Tobacco - e ambas serão importadas para distribuição na Jamaica.

Carreras cessou a produção local em 2005 em favor da importação de cigarros acabados a partir de Trinidad e vendeu todos os bens não essenciais para se concentrar na distribuição de cigarros.

http://jamaica-gleaner.com/gleaner/20120729/business/business2.html

quinta-feira, julho 19, 2012



KT&G e BAT Korea lançam novos cigarros


KT&G e British American Tobacco Korea lançaram novos produtos na segunda-feira.



16 de Julho de 2012. - KT&G informou que está produzindo um cigarro mentolado com perfume de maçã com o nome de "Esse Sense Apple Mint", estando à venda a partir de quarta-feira.

Possui 1,0 mg de alcatrão e 0,1 mg de nicotina. O preço é de 2.800 won ($ 2,43).

"Devido às exigências dos consumidores para um tipo diferente de cigarros mentolados, lançamos um produto com cheiro de maçã rico em mentol, mas de baixo teor de alcatrão", disse um funcionário da empresa.

Enquanto isso, BAT Korea lançou "Dunhill Fine Cut Silms", com folhas de tabaco na metade do tamanho de seus produtos anteriores, aumentando a suavidade do charuto.

O tabaco será apresentado em duas versões, dependendo da quantidade de concentração de alcatrão. A versão branca contém 1,0 mg de alcatrão enquanto que a versão vinho contém 5,0 mg, segundo reporta a companhia. O preço é de 2.700 won ($ 2,35).


http://view.koreaherald.com/kh/view.php?ud=20120716000940&cpv=0

sábado, julho 14, 2012


Fábrica Clandestina de Cigarros é Fechada em Estreito-MA
12/07/2012 17:20:09


Fábrica ficava localizada às margens da BR-010, no KM 142. Indústria mantinha trabalhadores em condições análogas à escravidão.


Uma operação policial cumpriu, nesta quinta-feira (12), um mandado de busca e apreensão expedido a uma fazenda, localizada às margens da BR-010, no KM 142, na cidade de Estreito, onde funcionava, clandestinamente, uma fábrica de cigarros com produção diária estimada de 250 caixas Cada caixa produzida diariamente continha 50 pacotes, cada um com 20 maços do produto.



A fábrica, equipada com máquinas de altíssimo custo, que chegam a ultrapassar um milhão de dólares, contratava trabalhadores de forma sigilosa e os transportava encapuzados, para que estes não pudessem localizar a indústria. Os trabalhadores eram mantidos, ainda, em condições de trabalho degradantes, análogas às de escravidão. O material utilizado pela fábrica era, também, de origem contrabandeada e falsificada, agravando as ações criminais lá executadas.


A operação "Fumaça Clandestina" foi executada pela polícia Rodoviária Federal em conjunto com o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual/MA, e com apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Vigilância Sanitária. Recentemente, outras operações desarticularam quadrilhas que mantinham a produção clandestina de cigarro no país.


sexta-feira, julho 13, 2012


Autoridades búlgaras desmantelam fábrica ilegal de cigarros

11 de Julho de 2012, Haskovo-Bulgária. Uma fábrica ilegal de cigarros foi desmantelada na cidade de Haskovo, segundo anunciou a assessoria de imprensa do Ministério do Interior.

A operação foi realizada após 20 dias de fiscalização na região da aldeia de Uzundzhovo. Autoridades confirmaram que seis homens estão envolvidos no esquema de crime - três de Haskovo e três de Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária. De acordo com informações iniciais, os homens de Haskovo tinham uma licença falsa para a produção e venda de produtos de tabaco e alugaram um imóvel na aldeia. A fábrica clandestina era equipada com máquinas com capacidade para produzir cerca de 70 a 80 caixas de cigarros por dia.

Após o ataque à fábrica ilegal, autoridades encontraram e apreenderam 1.420.000 peças de cigarros e 4.900 quilos de tabaco solto.

segunda-feira, junho 25, 2012


"Embalagens genéricas, MINISTRO, NÃO!"

25 de Junho de 2012 - Opositores britânicos à introdução de embalagens genéricas para os produtos de tabaco lançaram um vídeo de campanha, para destacar a influência de "funcionários públicos não eleitos em Whitehall".

Lançado para coincidir com o Livro Branco do governo sobre a reforma da Função Pública, o vídeo foi produzido pela equipe de campanha Hands Off Our Pack, gerido pela Forest (Freedom Organisation for the Right to Enjoy Smoking Tobacco - Organização para a liberdade de direito de desfrutar o fumo de tabaco), que é suportada pela British American Tobacco, Imperial Tobacco e Gallaher (um membro do grupo Japan Tobacco).

"Embalagens genéricas, MINISTRO, NÃO!" apresenta uma conversa entre um ministro fictício da saúde e seu servo chefe civil sobre a conveniência das embalagens genéricas (simples), com uma 'transmissão parcialmente política', uma paródia.

O vídeo termina com uma mensagem convidando as pessoas para visitar o site Hands Off Our Packs e assinar uma petição contra embalagens genéricas. A data limite para submissão à consulta pública sobre embalagens genéricas é 10 de julho.

"Embalagens genéricas são a última tentativa de desnormalizar um produto legal e estigmatizar milhões de consumidores adultos", disse Angela Harbutt, da Hands Off Our Packs.

Lobistas pró-embalagens genéricas gastaram grandes somas de dinheiro público tentando influenciar os políticos para apoiar a medida. "O vídeo reflete a visão amplamente difundida de que os políticos, incluindo ministros, são cada vez mais, corpos de bonecos financiados pelos contribuintes e burocratas não eleitos em Whitehall.

"Pedimos aos ministros quem pensem por si próprios e ouçam todas as partes interessadas, não apenas da indústria de controle do tabaco e funcionários do Departamento de Saúde".

"Embalagens genéricas, MINISTRO, NÃO!, foi dirigido por Carlos Boellinger, um produtor de vídeo de Brighton, Reino Unido, e sua empresa, Visual Dreams Production"



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JT redesenha embalagens de Caster

25 de Junho de 2012 - Japan Tobacco informou hoje, que redesenhará a embalagem de seis de seus produtos Caster, as novas versões que estarão no Japão no início de agosto.

A embalagem está sendo redesenhada para transmitir uma melhor sensação de requinte.

Não haverá alterações no sabor ou aroma dos produtos.

Ao mesmo tempo, a marca Caster, que foi lançada pela primeira vez em 1982, será expandida com a marca Frontier Lights Box, um produto de 1mg, que se tornará Caster Frontier One Box.

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sexta-feira, junho 22, 2012


Produtos de nova geração podem desbloquear o mercado chinês

22 de Junho de 2012 - Philip Morris International está desenvolvendo três novos produtos destinados a gerar menos riscos à saúde do que os cigarros tradicionais - produtos com potencial na possibilidade de desbloquear o mercado chinês.

O produto "mais promissor" é dito ser um cigarro que aquece e não queima, segundo notícia veiculada pela Bloomberg citando Andre Calantzopoulos (COO Philip Morris) em reunião com investidores.

O segundo produto em desenvolvimento seria aceso com um isqueiro normal, enquanto o terceiro usaria uma reação química para fazer um aerosol contendo nicotina.

O dispositivo que aquece o tabaco está pronto para testes clínicos, enquanto o fabrico dos cigarros de baixo risco devem se iniciar em três ou quatro anos, disse Calantzopoulos.

PMI planeja fazer novos produtos, que seriam vendidos sob as marcas já existentes, disponíveis até 2017.

Calantzopoulos advertiu, no entanto, que pode haver solavancos no futuro, devido às grandes complexidades da empresa.

Por outro lado, o CEO Louis Camilleri, disse que os novos produtos têm "o pontencial muito real para não ser apenas uma mudança de jogo, mas também para ser a chave para abrir vários territórios virgens, mais notavelmente o enorme mercado chinês".

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quarta-feira, junho 20, 2012


JT lança mais um produto mentol

20 de Junho de 2012 - Japan Tobacco Inc lançará Pianissimo Precia Dia's Menthol, um cigarro mentol forte, destinado aos fumantes com gosto sofisticado e maduro.

O novo produto 100 milímetros, super fino, contendo 6mg de alcatrão, será lançado em todo o Japão no final de julho.

A tecnologia D-spec está incorporada no novo produto, para reduzir os odores desagradáveis do cigarro.

Embalagens de Pianissimo Precia Dia's Menthol ostentam um refinado design, de pingente cravejado de diamantes contra uma chique cor vermelho-vinho de fundo, com dominância e esplendor.

JT diz que o nome Dia foi tirado da palavra "diamante", peça de força interior.

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segunda-feira, junho 18, 2012


TDR no mercado búlgaro

18 de Junho de 2012 - A fabricante croata de cigarros, Tvornica Duhana Rovinj (TDR), informou que entrará em breve no mercado búlgaro, lançando suas marcas de cigarros Ronhill e York, segundo informa reportagem da SeeNews, retransmitida pela TMA.

TDR exporta seus cigarros para 15 países.

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Canadá com advertências gráficas maiores



18 de Junho de 2012 - Novos e maiores avisos de advertências gráficas deverão ser os únicos a partir de amanhã nas embalagens de produtos de tabaco canadenses, segundo informa reportagem do NewsWire Canada.

As novas advertências foram anunciadas pelo Ministério da Saúde do Canadá em setembro e, a partir de amanhã, os varejistas só poderão vender cigarros e little cigars com as embalagens contendo estas novas advertências.

As novas advertências cobrem 75% da frente e verso das embalagens, acima dos 50% apresentados anteriormente.

Algumas incluem mensagens de pessoas cujas vidas e saúde foram negativamente afetadas pelo uso do tabaco e algumas doenças dizendo respeito ao uso do tabaco recentemente.



As informações apresentadas no interior das embalagens descrevem os benefícios de se parar de fumar, e cada aviso inclui um número gratuito de telefone e um endereço da internet onde os fumantes poderão obter aconselhamentos gratuitos para parar de fumar.

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Argentina vai para os avisos gráficos

18 de Junho de 2012 - A Argentina começará a apresentar a partir deste mês, maços de cigarros com advertências gráficas, segundo reporta IPS.

A lei que exige a inclusão das advertências, promulgada em 13 de junho do ano passado, estipula que as advertências de saúde devem ser incluídas na metade inferior da frente ou de trás da embalagem e, que uma imagem do mesmo tamanho e ilustrando os danos causados pelo fumo deve ser incluída no outro lado.

Um dos lados da embalagem deve incluir um número de telefone da saúde (free-to-call) onde as pessoas poderão procurar aconselhamento sobre abordagens para parar de fumar.

O país é um dos seis na América Latina e do Caribe que não ratificou o tratado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

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quarta-feira, junho 06, 2012


Índia joga seguro com nova advertência

06 de Junho de 2012 - O Ministério da Saúde da Índia se prepara para lançar uma nova imagem gráfica para ser usada como advertência de saúde nos maços de cigarros, segundo informa a última edição da newsletter da BBM Bommidala Group.

Uma imagem usada anteriormente pela Índia gerou controvérsias.

A imagem é dita de ter a mesma concepção da usada na Tailândia.

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quinta-feira, maio 24, 2012


Por país sem cigarro até 2025, N. Zelândia eleva imposto em 40%
24 de maio de 2012 • 04h14 •  atualizado 07h00


Para atingir a ambiciosa meta de acabar com o cigarro ou manter o consumo em virtualmente zero até o ano de 2025, o governo da Nova Zelândia anunciou nesta quinta-feira mais uma medida que visa a diminuir o consumo do tabaco no país. O governo elevou em 40% o imposto ao cigarro pelos próximos quatro anos, de acordo com a agência AP.
O preço do cigarro no país já está entre os mais altos do mundo, e, ao final de 2016, um maço custará em torno de US$ 15. Oficiais esperam que taxas maiores e novas restrições levem o país de 4,4 milhões de habitantes a quase extinguir o hábito do tabaco daqui a 13 anos.
Autoridades da saúde chegaram até a considerar um aumento do maço de cigarro para US$ 75, mas a medida foi descartada. No entanto, outra proposta que foi aceita e entrará em vigor em julho forçará os vendedores a esconder os cigarros sob o balcão, ficando proibida a exposição do produto.
As medidas, como era de se esperar, não agradaram aos fumantes, e têm causado polêmica. Segundo informações da AP, um dos argumentos contra o aumento é que pessoas de baixo poder aquisitivo passarão a cometer crimes para manter o hábito. Esta mesma teoria, no entanto, é usada pelo grupo ASH para defender a medida, uma vez que o alto preço forçaria muitas pessoas a abandonar ou diminuir o consumo do cigarro.
Para o ramo neozelandês da British American Tobacco, o aumento no imposto forçará consumidores a optar pelo mercado negro. Até o momento, no entanto, autoridades do país não registraram muitos casos de comércio ilegal do tabaco.
Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde do ano passado, 20% da população adulta da Nova Zelândia é fumante (em 1986, o índice era de 30%). O valor é similar a de outros países considerados desenvolvidos, como Estados Unidos (16%), Austrália (17%), China (23%) e França (27%).
O governo neozelandês taxa em mais de 70% o preço do cigarro, comparado com uma média de 41% na China, 45% nos Estados Unidos, 64% na vizinha Austrália e 80% na França, segundo informações da AP.

quarta-feira, maio 23, 2012


Cigarros Chunghwa em Duty Frees

23 de Maio de 2012 - Uma versão em maço da marca de cigarros Chunghwa foi introduzida em lojas francas de aeroportos de Pequim, Xangai, Hong Kong, Inchon (ou Incheon, Coréia do Sul), Tóquio e Dubai, segundo informações de Tobacco China Online.

China National Tobacco Export and Import Corp tem promovido a marca Chunghwa em mercados estrangeiros há alguns anos, se tornando o cigarro chinês mais popular nos mercados duty frees estrangeiros.

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terça-feira, maio 22, 2012


TTM de olho em joint venture para exportações

18 de Maio de 2012 - Tanusak Lek-uthai, ministro das finanças da Tailândia, disse na quarta-feira que a TTM (Thailand Tobacco Monopoly) está procurando formar uma joint venture com uma companhia de cigarros multinacional na tentativa de explorar os mercados no exterior, segundo informação do Bangkok Post, retransmitida pela TMA.

Ele disse que tal empreendimento estaria em consonância com os objetivos da Associação de Nações do Sudeste Asiático.


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sábado, maio 19, 2012


Just Smokes compete com cigarros ilícitos na Austrália.

18 de Maio de 2012 - British American Tobacco Australia informou na quinta-feira o lançamento de uma marca de cigarro na tentativa de reconquistar quota do mercado ilícito, segundo reportagem da AFP.

A companhia disse que o mercado de cigarros australiano teve um enorme crescimento na venda de cigarros mais baratos e de contrabandos, visto que o governo aumentou os impostos de tabaco em 25% em 2010.

"Eles estão tentando reduzir os índices de tabagismo através de impostos, mas em vez disso, estão fazendo as pessoas optarem por marcas mais baratas ou ilícitas", disse o porta-voz da BAT Australia, Scott McIntyre.

"É uma simples questão de oferta e demanda. Nossos clientes têm procurado por produtos baratos ou ilegais, por isso, somos forçados a competir".

A empresa lançou a marca de nome Just Smokes, que é vendida por $ 11,50 o maço contendo 25 cigarros, o que se compara com o preço médio de $ 16,00.

Dentro do segmento ilegal do mercado, maços são vendidos entre $ 8,00 e $ 10,00.


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segunda-feira, maio 14, 2012


Maços de cigarros terão imagens chocantes na Rússia

Medida ajudaria na diminuição do hábito de fumar na população russa

sexta-feira, maio 11, 2012


Donskoy e Hongta em negociações

11 de Maio de 2012 - Representantes da Donskoy Tabak (Rússia) e Hongta Group (China) mantiveram conversas recentemente sobre a produção e venda de marcas da Hongta na Rússia.

De acordo com uma nota de imprensa retransmitida pela Tobacco China Online, a reunião, que aconteceu na China em 7 de maio, contou com a presença, dentre outros, do presidente da Donskoy, Savvidi Lvan Lgnatievich, a maior fabricante de cigarros independente  da Rússia e, Liu Wandong, presidente da Hongta.

O projeto parece estar em um estágio inicial. Liu disse que o próximo passo será a Hongta investigar o mercado russo do cigarro, para fabricar cigarros e atender os consumidores locais.

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Investimento maciço projetado para a nova fábrica Changde

11 de Maio de 2012 - Um total de 6 bilhões de Yuans será investido na relocação e atualização da Changde Cigarette Factory na China, segundo informação da Tobacco China, retransmitida pela TMA.

Funcionários da fábrica, subsidiária da Hunan Provincial China Tobacco Industry Corp, recentemente se reuniram para discutir o remanejamento.

A mudança foi anunciada no início deste ano.

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terça-feira, maio 08, 2012


Coréia do Sul: Avisos de advertências aumentam em  tamanho.

01 de Maio de 2012 - A partir de dezembro, maços de cigarros vendidos na Coréia do Sul deverão apresentar as advertências de saúde ocupando metade do espaço disponível, segundo informação de Bae Ji-sook para o The Korea Herald, citando um anúncio feito pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar.

Atualmente, as advertências ocupam 30% do espaço do maço.

As embalagens deverão ter um número de telefone anti-tabagismo, e produtos de baixo teor de alcatrão terão de usar a frase "cigarros de baixo teor de alcatrão são tão prejudiciais à saúde como [são] os cigarros comuns".

"Estamos procurando adotar imagens de advertência como pulmões com câncer ou pessoas que tiveram sua laringe removida", disse um funcionário do ministério.

"Isso vai ajudar a baixar a taxa de fumantes em todo o país, mas a resistência da indústria, bem como fumantes é enorme. Por enquanto, vamos trabalhar em ampliar os sinais."

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terça-feira, maio 01, 2012

Cigarros terão limite de 11 mg de alcatrão na China.

30 de Abril de 2012 - State Tobacco Monopoly Administration emitiu um aviso exigindo que os fabricantes de cigarros nacionais cumpram com um limite máximo de alcatrão de 11 mg a se iniciar no próximo ano, informa Tobacco China Online.

O teto se aplicará também aos cigarros importados.

Não houve menção da imposição ou não do limite ser aplicado a cigarros de exportação.


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sexta-feira, abril 20, 2012


GIGANTES DO TABACO
Fabricantes aguardam decisão sobre cigarros genéricos
Por João Ozorio de Melo

Brandindo um pacote de veneno para ratos, com advertência sobre os perigos inerentes à manipulação do produto, um dos advogados de quatro gigantes internacionais do fumo reclamou aos juízes da Suprema Corte da Austrália, em Canberra, capital do país, nesta quinta-feira (19/4): "As restrições impostas pela nova lei australiana à embalagem do cigarro são piores do que as vistas nesse pacote de veneno". A notícia está no The Australian, NZHeralds e em publicações de todo o mundo, porque vários países tendem a seguir o exemplo da Austrália.

A lei aprovada pelo Congresso australiano, no ano passado, prevista para entrar em vigor em dezembro deste ano, foi contestada conjuntamente na Suprema Corte do país pela British American Tobacco, Philip Morris International, Imperial Tobacco e Japan Tobacco International, com base em tratados internacionais de comércio assinados pela Austrália e nos "direitos constitucionais" das multinacionais do tabaco. Depois de três dias de audiências, em que as partes apresentaram seus melhores argumentos, a corte anunciou que vai divulgar sua decisão mais para o final do ano.

A lei australiana, considerada a mais dura do mundo contra o fumo, estabelece que cigarros só podem ser comercializados em maços e pacotes genéricos. Todos terão a cor verde-oliva amarronzada e o nome da marca em letras relativamente pequenas e padronizadas, embaixo no maço ou pacote. Logomarcas e quaisquer outros instrumentos de marketing são estritamente proibidos. Em vez disso, os maços de cigarro devem trazer advertências e imagens graficamente fortes sobre os males que o fumo pode causar à saúde dos fumantes — uma versão mais rigorosa do que já ocorre no Brasil e em outros países, pois ocupa 70% do espaço na frente do maço e 100%, na parte de trás.

As "gigantes do tabaco", assim definidas pelos jornais, acusam o governo australiano de destruir o valor de suas marcas comerciais. O governo da Austrália argumenta que sua luta não é contra elas, mas contra o câncer — e a favor da saúde da população. Para o governo australiano, o direito dos australianos à saúde é superior ao direito da indústria do fumo de comercializar seus produtos, como queira.

As empresas argumentam que o governo australiano viola seus direitos de propriedade intelectual, por subtrair-lhes as marcas e o espaço que ocupam nos maços de cigarro. E acusam o governo de desapropriação injusta de propriedade particular. Para elas, o governo vai se beneficiar injustamente da lei, ao usar os maços de cigarro como uma plataforma para a promoção de suas próprias mensagens, sem compensação para os fabricantes de cigarro. "A Constituição da Austrália diz que o governo só pode adquirir propriedades de particulares em "termos justos", alegam.

O governo argumenta que não está desapropriando nada, nem se apropriando de marcas ou quaisquer propriedades intelectuais das empresas, porque não vai usá-las. Apenas está regulando o uso delas. "O que o dono da marca ganha por registrá-la é, relativamente, nada mais do que um direito de monopólio dessa marca, para impedir que outros a usem sem o seu consentimento", declarou aos jornais o procurador-geral da Commonwealth (Comunidade de Nações), Stephen Gageler.

Se a moda pega...
Segundo os jornais, as multinacionais do fumo estão preocupadas com a repercussão da lei australiana no mundo. Se a Austrália estabelecer um precedente global, outros países irão seguir o exemplo e elas perderão bilhões de dólares.

Na verdade, não é preciso esperar para ver e crer. Também nesta quinta-feira, a Nova Zelândia anunciou que vai propor legislação semelhante à da Austrália. O projeto de lei desse país também vai criar o maço genérico para cigarros e acrescentar uma novidade: vai publicar no maço de cigarro o número de telefone de um serviço que ajuda os fumantes a deixarem de fumar. "O fumo é a maior causa de morte evitável", declarou a ministra-adjunta de Saúde da Nova Zelândia, Tariana Turia.

Em 23 de julho, entra em vigor na Nova Zelândia uma lei, já sancionada, que proíbe a exposição aberta de cigarros, para fins de venda, em qualquer estabelecimento do país. Isto é, os cigarros devem ficar escondidos em algum lugar da loja, de onde só saem a pedido do freguês. A nova lei seria uma complementação dessa medida. Uma vez que uma pessoa compra o cigarro e o leva para casa, o maço não deve servir de estímulo para não fumantes, como os filhos do fumante, sentirem o desejo de fumar. Por isso, a Nova Zelândia quer seguir imediatamente o exemplo da Austrália, criando o maço genérico, com todas as mensagens e imagens gráficas destinadas a desestimular o consumo de cigarros.

No entanto, as multinacionais do fumo ganharam dois aliados que estão atuando na contramão da tendência mundial: os governos da Ucrânia e de Honduras, dois grandes produtores de fumo. Os dois países encaminharam consultas à Organização Mundial de Comércio (OMC), em que questionam a legalidade da lei australiana e possíveis infrações aos tratados e legislação mundial do comércio. Os dois países são exportadores formais de fumo. A Ucrânia é acusada por ativistas antifumo de fazer exportações "informais" de um quarto do fumo produzido, diz a CBS News."Na verdade, a Ucrânia sequer vende qualquer produto derivado do fumo à Austrália", disse à CBS a parlamentar ucraniana Lesya Orobets. "Sabemos que a indústria do fumo pediu a muitos governos para fazerem isso, mas praticamente todos se recusaram a fazê-lo. Não entendemos como as autoridades ucranianas tiveram a coragem de fazer isso, embora se saiba que o governo quer proteger os produtores locais de fumo", afirmou.

João Ozorio de Melo é correspondente da revista Consultor Jurídico nos Estados Unidos.

Revista Consultor Jurídico, 19 de abril de 2012

PF de Londrina fecha maior fábrica clandestina de cigarros do país
18/04/2012 às 11:35    -    Atualizado em 18/04/2012 às 11:42


A Polícia Federal (PF) de Londrina fechou a maior fábrica clandestina de cigarros do país, na manhã desta terça-feira (17). O estabelecimento, localizado na zona rural de Sapopema (121 km de Londrina), foi descoberto depois de quatro meses de investigação e troca de informações com a PF das fronteiras.

O delegado responsável pela operação, Elvis Secco, contou que foram necessárias cerca de duas semanas de vigília constante na região de Sapopema para encontrar o local exato da fábrica.

"A PF empreendeu diversas diligências de campo, vigilância, verificação de estradas rurais. Chegamos a essa região através de suspeitas de movimentação de caminhões pesados, o que não é comum naquela região, e também pelo barulho constante, à noite principalmente, que aparece muito no silêncio da área rural", contou.

No momento do estouro do empresa clandestina, acredita-se que dez pessoas estavam no local, mas seis conseguiram fugir, possivelmente se refugiando em um espaço de mata fechada.

Apenas quatro paraguaios, que cumpriam trabalho escravo, foram encontrados. Eles eram aliciados no país de origem e eram levados para a fábrica. Já nas proximidades da propriedade, as vítimas eram encapuzadas para que não soubessem reconhecer o caminho, o que lhes impedia de fugir ou contar para outras pessoas a localização.

Segundo Elvis Secco, os paraguaios foram interrogados na noite desta terça-feira (17), receberam a notificação para que deixassem o país e acabaram deportados.

Logística

A fábrica é o maior empreendimento clandestino de fabricação já descoberto no país. Com maquinários de grande porte, ela conseguia produzir cerca de 100 caixas de cigarro, que imitavam marcas paraguaias, por hora. O produto era vendido em todo o país, especialmente no Estado de São Paulo, e trazia lucros milionários.

Para não não ser descoberta através da alta utilização de energia elétrica, a empresa usava um gerador próprio movido a óleo diesel. Toda a matéria-prima era trazida do Paraguai. A Polícia Federal parte agora para a investigação dos responsáveis pelo esquema e ainda não divulgou nenhum nome de supostos envolvidos.

Os acusados podem ser indiciados por contrabando e descaminho, crimes contra a saúde pública, falsificação de selos públicos, sonegação fiscal, redução de indivíduos à condição análoga de escravos e formação de quadrilha.





sexta-feira, março 30, 2012

Bulgartabac de olho em Taiwan

26 de Março de 2012 - Bulgartabac deve dobrar suas exportações para Taiwan em 2013, segundo informações da Novinite, citando um anúncio da empresa.

Bulgartabac, que no ano passado foi comprada da Bulgária pelo banco russo VTB por €100.1 milhões, exportou 500 milhões de cigarros para Taiwan em 2011.

Mas ela pretende aumentar suas exportações para aquele país a 750 milhões este ano e chegar a 1 bilhão até 2013.

Bulgartabac disse também que está no processo de criação de novas marcas para o mercado de Taiwan, a fim de atender "os gostos e exigências dos consumidores da região".

A companhia disse que tem uma quota de mercado em Taiwan de um pouco mais de dois por cento, e que também tem exportado para Japão e Hong Kong marcas como EVA Slims, MM e Tresor.

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quinta-feira, março 29, 2012

Novas advertências de saúde em maços de cigarros do Canadá

26 de Março de 2012. A partir desta data, os fabricantes e importadores de tabaco passarão a ter restrições na distribuição e venda de cigarros e charutos, com novas mensagens de alerta da saúde e outras mudanças de rotulagem.

Regulamentos introduzidos em setembro passado pelo governo canadense, incluem mensagens de advertências de saúde maiores e mais visíveis, que agora deverão cobrir 75% da frente e verso das embalagens.

Cada aviso inclue uma referência a um número de telefone de chamada grátis e endereço web, que dirige os fumantes a aconselhamentos para ajudá-los a parar de fumar.

Alguns avisos incluem mensagens de canadenses cujas vidas e saúde têm sido negativamente afetadas pelo uso do tabaco.

Alterações na rotulagem incluem novas informações de como parar de fumar, localizados no interior das embalagens, reforçadas com cores e gráficos. As laterais das embalagens apresentam agora novas declarações sobre substâncias químicas tóxicas contidas na fumaça do tabaco.

Os varejistas terão até 18 de junho de 2012 para vender seu estoque de maços com os avisos antigos. A partir de 19 de junho de 2012, apenas embalagens de cigarros e charutos que exibem as novas advertências sanitárias poderão ser legalmente vendidas no varejo.

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domingo, março 18, 2012

Cigarros aromatizados e com sabor estão proibidos no Brasil, decide Anvisa

13/03 às 20h59 - Atualizada em 13/03 às 21h01


Brasília – Depois de mais de três horas de debate, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baniu os cigarros aromatizados e com sabor no país. Em reunião em 13/03, os quatro diretores da agência reguladora decidiram proibir a adição de substâncias que dão sabor e aroma aos cigarros e a outros produtos derivados do tabaco, como os mentolados e os de sabor cravo, chocolate e morango.

A medida vale para os produtos nacionais e importados. Estão isentos os destinados à exportação. Os cigarros com sabor vão sair das prateleiras somente daqui um ano e meio.

No caso do açúcar, a Anvisa cedeu aos apelos da indústria do fumo e manteve a adição, porém limitada à reposição do açúcar perdido na secagem da folha de tabaco. Segundo os fabricantes, o tipo de fumo mais usado no país perde açúcar no processo de produção e, por isso, é necessária a reposição. O açúcar foi motivo de impasse entre os diretores na reunião passada, em fevereiro, o que acabou adiando a decisão para hoje (13).

A indústria nacional e as importadoras terão um ano para adaptar o processo de fabricação do cigarro e seis meses para retirar de circulação os aromatizados. Para outros produtos, como charuto e cigarrilha, o prazo foi ampliado. São 18 meses de adequação e seis meses para recolhimento do mercado.

Fica permitido o uso de algumas substâncias nos derivados do tabaco: açúcar, adesivo, aglutinante, agentes de combustão, pigmento ou corante (usado para branquear papel ou na impressão do logotipo da marca), glicerol e propilenoglicol e sorbato de potássio. A proposta aprovada prevê ainda que novos ingredientes precisam passar pelo aval da agência reguladora para serem usados no futuro.

O relator da proposta, diretor Agenor Álvares, considerou a decisão positiva e disse que ela servirá para tornar o fumo menos atrativo aos adolescentes e crianças. “A nossa ideia é diminuir o número de novos fumantes”.

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant, disse que o setor ainda vai avaliar o impacto financeiro da decisão. Ele argumenta que a retirada dos aromatizados pode estimular o contrabando. Além do açúcar, o setor queria também a permanência dos cigarros mentolados e dos que têm sabor de cravo, que foram banidos pela Anvisa. Os cigarros de mentol representam apenas 3% das vendas, conforme dados divulgados pelos fabricantes na semana passada.

Antes de tomar a decisão, os diretores da Anvisa ouviram opiniões favoráveis e contrárias ao banimento dos aromatizados. A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vera da Costa, disse que um estudo recente mostra que a maioria dos adolescentes de 13 a 15 anos procura pelos cigarros com sabor para experimentar o tabaco. “Colocar menta, morango, chocolate aumenta a aceitação desse produto e promove a experimentação. É preciso que a Anvisa mostre o que uma agência reguladora dentro do Brasil faz com os produtos do tabaco”, disse.

Já Carlos Galant, representante da indústria tabagista, defendeu a permanência do mentol e do cravo no Brasil, justificando que um estudo norte-americano mostra que o mentolado não eleva o risco à saúde. O número de fumantes, segundo Galant, não caiu nos países que já retiraram esses aditivos. “Os cigarros mentolados já se encontram presentes no mercado brasileiro há décadas. O risco de câncer de pulmão devido ao cigarro mentolado é 41% menor.”

A versão original da proposta da Anvisa, em discussão desde 2010, era proibir a adição de açúcar e outros ingredientes que mascaram o gosto amargo do tabaco, como mentol, chocolate e baunilha.


quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Lucky Strike faz sucesso na Coréia


7 de Fevereiro de 2012 - British American Tobacco Korea planeja lançar uma forte (8 mg) versão dos cigarros Lucky Strike para aumentar a presença da marca no mercado coreano, informa reportagem do Korea Herald.

O produto mais recente, Lucky Strike Original Filters, que possui uma ponta de cortiça e uma embalagem preta e moderna, visa proporcionar um sabor mais rico e mais ousado do que a versão anterior.

Lucky Strike foi lançado na Coréia do Sul apenas em outubro, mas já tinha recebido "respostas positivas de consumo", segundo disse um porta-voz da empresa.

BAT Korea ferozmente defende sua segunda colocação no mercado coreano, após um aumento de preços em abril.

Renovou as embalagens da sua principal marca, Dunhill e no ano passado revelou um novo produto premium, Dunhill Switch.

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quinta-feira, janeiro 26, 2012

Argentina: Lei para proibir a maioria das coisas relativas a cigarros.

23 de Janeiro de 2012 - A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, pôs sua assinatura a uma lei que vai proibir o fumo em locais públicos fechados, incluindo locais de trabalho, bares e restaurantes, segundo informa reportagem do Buenos Aires Herald, retransmitida pela TMA.

A lei vai proibir as vendas de produtos de tabaco a qualquer pessoa com idade inferior a 18 anos, proibir a venda de cigarros avulsos, proibir a publicidade de produtos e patrocínio do tabaco, e requerer que os maços de cigarros tragam avisos de saúde.

Presidente Kirchner disse que a nova lei colocará a Argentina "um pouco mais no caminho para se tornar um país mais saudável ... um país melhor".

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quarta-feira, dezembro 21, 2011

JTI faz alterações em Pianissimo

21 de Dezembro de 2011 - Japan Tobacco Inc.está redesenhando sete das suas embalagens de Pianissimo, que será lançado em todo o Japão a partir de meados de janeiro.

Quatro das variantes também irão sofrer mudanças de nome, mas não haverá nenhuma alteração no sabor ou aroma de qualquer um dos sete cigarros.

Pianissimo é declarada a marca mais vendida na categoria mentol 100 milimetros slim.

Os outros produtos que estão sendo redesenhados são: Pianissimo Aria Menthol (atualmente conhecido como Pianissimo One), Pianissimo Pétil Menthol One, Pianissimo Fram Menthol, Pianissimo Precia Menthol (atualmente Pianissimo Super Slims Menthol One), Pianissimo Icene Gracia (atualmente Pianissimo Icene Menthol), Pianissimo Icene Crista (atualmente Pianissimo Icene Menthol One) e Pianissimo Lucia Menthol.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Japan Tobacco conclui aquisição.

01 de Dezembro de 2011 - JT Group concluiu a aquisição de Haggar Cigarette & Tobacco Factory Ltd. (HCTF) no Sudão do Norte e Haggar Cigarette & Tobacco Factory Ltd. no Sudão do Sul, conforme anunciado em 28 de Julho de 2011.

HCTF vendeu mais de 4,5 bilhões de cigarros em 2010, informou o grupo JT, situando o valor nominal de HCTF em aproximados USD 450 milhões (EUR 337 milhões).

JT espera que a aquisição tenha pouco impacto na conta consolidada do grupo para o ano fiscal que se encerrará em março de 2012.

A região sul da República do Sudão tornou-se independente em 09 de julho de 2011, com o nome de Sudão do Sul. Posteriormente, a República do Sudão mudou o nome para "Sudão do Norte" em agosto.

Tobacco Journal International
Donskoy Tabak está à venda.

24 de Novembro de 2011. Donskoy Tabak, a maior fabricante de cigarros estatal russa, está à venda, conforme reporta a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

Donskoy Tabak, situada no sul do país, produziu cerca de 26 milhões de cigarros no ano passado e tem uma quota de 4% das vendas no mercado interno.

A companhia tem duas marcas locais, Donskoy Tabak e Nasha Marka, e produz as marcas Richmond e Senator sob licença. Donskoy Tabak comprou a rival local Nevo Tabak no início do ano.

Impostos altos e a nova lei anti-tabaco têm pressionado os produtores de tabaco, o que torna difícil para pequenas empresas sobreviverem, informou RIA Novosti, enquanto que o jornal Kommersant relata que a Imperial Tobacco está interessada na compra de Donskoy Tabak.

A venda de Donskoy Tabak será o maior negócio no mercado de tabaco russo desde que Balkanskaya Zvezda foi comprada pela espanhola Altadis por USD 200 milhões em 2004.

Tobacco Journal International

quarta-feira, novembro 30, 2011

Mild Seven Super Slim para o mercado japonês

29 de Novembro de 2011 - Japan Tobacco Inc. está por lançar duas variantes super slim de sua marca Mild Seven.

Mild Seven Style Plus 6 e Mild Seven Style Plus One estarão à venda no Japão em meados de Janeiro.

Ao anunciar o planejado lançamento, JT disse que as necessidades dos consumidores estão se tornando cada vez mais diversificadas e que, em particular, houve uma crescente demanda por produtos super slim.

Os novos produtos, que possuem 17 milímetros de circunferência, têm uma mistura de tabaco especialmente concebidas.

Seu papel é tratado por um processo da JT concebido para reduzir a fumaça emitida no final, possuindo a tecnologia "D-spec" para reduzir os odores desagradávis do cigarro.


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quarta-feira, novembro 23, 2011

JAPAN TOBACCO lança Pianissimo com cápsula de mentol.

06 de Outubro de 2011 - Japan Tobacco anunciou o lançamento no Japão para início de novembro de sua marca de cigarros Pianissimo ViV Menthol com a cápsula "Breath Sparkling Shot".

A cápsula "Breath Sparkling Shot" é a primeira do tipo. Após o esmagamento da cápsula, o fumante pode desfrutar de "um forte sabor de mentol com um gosto refrescante e limpo", diz JT. Antes de pressionar a cápsula, o cigarro oferece um sabor doce de mentol com hortelã.

JT diz também que depois de esmagada, a cápsula "Breath Sparkling Shot", deixa um sabor mais limpo e com menos odor imponente do tabaco na boca dos fumantes.

JT diz que o nome ViV (derivado de "vivas") e as embalagens, evocam a alegria e jovialidade das cápsulas ao se estourar.

Pianissimo ViV Menthol é o primeiro mentol 85 milímetros na linha Pianissimo e vai custar 440 JPY (EUR 4,30).

Desde o lançamento de Pianissimo One em 1995, Pianissimo se tornou uma das marcas mais vendidas e populares da JT.

Tobacco Journal International

terça-feira, novembro 22, 2011

Nova Zelândia aspira à legislação australiana.

22 de Novembro de 2011 - Tariana Turia, uma política neozelandesa, disse hoje que está de olho no exemplo da Austrália, através da legislação para a introdução de embalagens genéricas para os cigarros, segundo notícia da Xinhua retransmitida pela TMA.

Elogiando a Austrália por sua "fantástica realização" em se tornar o primeiro país a aprovar tal lei, Turia disse que estava anciosa com a legislação para embalagens simples sendo introduzidas pelo próximo governo da Nova Zelândia, que deverá ser formado após as eleições gerais em 26 de novembro.

"Todo esforço deve ser feito para alcançar o objetivo de tornar a nossa nação livre do fumo em 2025", disse Turia.

"Prevejo que sem muita dificuldade, poderemos voltar nossa atenção para alinhar a regulamentação dos produtos de tabaco com a da Austrália".

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quinta-feira, novembro 17, 2011

Planos de advertências gráficas para os Países do Golfo

15 de Novembro de 2011 - O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) exigirá advertências gráficas para os maços de cigarros em cinco meses, informou reportagem do The Peninsula.

Imagens com pulmões infectados acompanharão advertências por escrito e será grande o suficiente para cobrir 30% da embalagem, informou o jornal em uma reportagem citando Mohammed bin Saif Al Kuwari, subsecretário do Ministério do Meio Ambiente no Qatar. Uma proposta da indústria gráfica em cobrir 5% da embalagem foi rejeitada, segundo um jornal de Doha, a capital do Qatar.

Os países do GCC incluem Arábia Saudita, Kuwait, Oman, Emirados Árabes Unidos e Bahrain. Fumantes destes países consomem 50 bilhões de cigarros anualmente, de acordo com The Peninsula.

Tobacco Journal International
Japan Tobacco encerrará as operações na Índia.

11 de Novembro de 2011 - Japan Tobacco terminará sua joint venture na Índia no final deste ano, devido às regras rigorosas em matéria de investimentos estrangeiros diretos em tabaco, segundo o Business Standard.

Japan Tobacco tem uma participação de 50% na JT International Indian Pvt Ltd, em conjunto com uma parceria de Mumbai. O empreendimento já se rendeu à sua licença para a fabricação de cinco bilhões de cigarros por ano para o governo. Sua fábrica de Hyderabad foi fechada e cerca de 70 funcionários devem perder seus empregos.

A empresa indiana vende duas marcas internacionais: Gold Coast e Winston.

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quarta-feira, outubro 05, 2011

Governo do Canadá aprova novas advertências gráficas

28 de Setembro de 2011. O governo federal deu sua aprovação para novas e maiores mensagens de advertências para os maços de cigarros, que deverão cobrir 75% da superfície a partir de março de 2012.
As novas advertências, que cobrirão 75% da frente e verso das embalagens de cigarros, contará com histórias de pessoas afetadas pelo uso do tabaco, bem como imagens, incluindo uma boca infectada pelo câncer.
Fabricantes de tabaco têm até março de 2012 para começar a usar os novos rótulos, enquanto os varejistas terão prazo até junho para terem pacotes de cigarros com novas imagens.

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terça-feira, agosto 16, 2011

SUDÃO E SUDÃO DO SUL
Japan Tobacco adquire sudanesa dos cigarros, Haggar.

1 de Agosto de 2011 - O grupo JT concluiu um acordo para adquirir todas as ações da Haggar Cigarette & Tobacco Factory (HCTF), que tem operações nas Repúblicas do Sudão e Sudão do Sul.

O acordo é com a Haggar Holding Company Ltd, que controla a HCTF.

"Esperamos concluir a aquisição em Novembro de 2011", disse Japan Tobacco Inc, ao anunciar o acordo em uma nota de imprensa publicado em seu site.

"HCTF é a fabricante líder de tabaco na República do Sudão, com uma quota de mercado de mais de 80% e um volume total de mais de 4,5 bilhões de cigarros em 2010.

"O sucesso neste mercado crescente do cigarro é ancorado na marca Bringi, a mais vendida"

"A empresa também está bem estabelecida no Sudão do Sul".

"Esta aquisição marca a nossa confiança no potencial econômico dos dois países neste momento delicado de transição", disse Fadoul Pekhazis, presidente regional da JTI para as regiões do Oriente Médio, África, Turquia e regiões Duty Free mundiais".

"JTI está animada com a oportunidade de desenvolver uma base de negócios solidificada nas Repúblicas do Sudão e Sudão do Sul, e está comprometida em trabalhar com todos os intervenientes locais".

"Com esta aquisição o grupo JTI continuará a expandir sua presença geográfica e aumentar sua base de lucros dos mercados em desenvolvimento", informou a nota.

"O grupo continua comprometido com o reforço da presença de negócios da JTI com uma estratégia global para promover o crescimento em todos os mercados com potencial".

"Prevê-se que a aquisição será financiada por uma combinação de fundos existentes do grupo JT e facilidades de empréstimos".

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quarta-feira, agosto 03, 2011

Empresa Cactus apresenta novo cigarro para a Rússia.

3 de Agosto de 2011 - A chinesa Kangtai Cactus Biotech (CKCB) anuncia, em cooperação com China Tobacco Shandong (CTS), as primeiras amostras de seu novo cigarro, Tai Shan Sheng Chao, que deverá ser comercializado principalmente na Rússia.

De acordo com informação de Business Wire, CKCB, produtor, fabricante e comerciante de uma variedade de produtos baseados em cactus da China, modificou os ingredientes de seu cigarro original para desenvolver um novo produto que acomoda o sabor único e as preferências de fragrância dos consumidores russos.

O novo cigarro deverá ter sabor similar aos cigarros State Express 555 e Marlboro.

Será produzido pela Shandong Jinan Tobacco Company, uma subsidiária de CTS.

O Ceo da CKCB, Jinjiang Wang, disse que o desenvolvimento do novo cigarro representou um marco significativo para sua empresa.

"Estamos confiantes de que este novo cigarro vai aumentar muito as nossas vendas futuras e a margem de lucro para nossos acionistas", acrescentou. CKCB informa que está atualmente envolvida em negociações com distribuidores potenciais com direitos permitidos na Rússia.

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quinta-feira, junho 30, 2011

Nova Zelândia fará lei contra consumo de cigarro

Por João Ozorio de Melo

O governo da Nova Zelândia está se preparando para seguir a Austrália na guerra contra as fabricantes de cigarros, com uma legislação similar. Também quer obrigar a indústria do fumo a utilizar uma espécie de embalagem genérica e desestimulante do consumo. Mas, o Partido Verde do país pediu ao governo para, antes de mais nada, rever seu tratado de investimento bilateral com Hong Kong e, assim, evitar uma disputa complexa com a Philip Morris em cortes internacionais, diz o site nzherald.com.

Como noticiou a revista Consultor Jurídico, a Philip Morris iniciou esta semana uma demanda contra o governo da Austrália, por causa de uma lei que bane logomarcas e outras ferramentas de marketing dos maços de cigarros. Todos os maços serão verde-oliva. E só trarão advertências e imagens gráficas sobre o mal que o cigarro pode fazer a saúde – além do nome da marca, em letras “genéricas”. A lei deve ser aprovada pelo Congresso australiano em julho e entrar em vigor em 2012.

A Philip Morris, fabricante do Marlboro, disse em nota oficial que a lei trará para a empresa prejuízos de bilhões de dólares. A porta-voz da empresa, Anne Edwards, declarou: “Vamos demandar uma compensação financeira significativa por prejuízos a nossos negócios”.

Isso é o que a Nova Zelândia, a pouco mais de 2 mil quilômetros de distância da Austrália, quer evitar e já toma uma medida preventiva. “A Nova Zelândia está revendo, no momento, seu acordo de livre comércio com Hong Kong, para retirar dele todas as proteções de direitos de investidores, de forma que possamos regulamentar para sempre nossa saúde pública, sem sermos processados pela Philip Morris”, disse um dos líderes do Partido Verde, Russel Norman, segundo o site nzherald.com.

O Partido Verde também quer que o governo libere a versão preliminar da seção sobre propriedade intelectual, contida nas conversações da Parceira Trans-Pacífico com os Estados Unidos. “Precisamos saber que direitos nosso governo está concedendo à Philip Morris nessas negociações”, disse.

A Philip Morris já tem disputas com a Noruega e com o Uruguai (onde 80% do espaço no maço, na frente e atrás, é ocupado por imagens e mensagens antifumo). O Canadá tem um impedimento para tomar medidas similares à da Austrália: o acordo de livre comércio norte-americano (NAFTA) – a sede da Philip Morris Internacional é em Nova York. Os EUA aprovaram recentemente medidas bem parecidas com as do Brasil: mensagens e imagens antifumo, mas sem tocar na marca e no layout.

Segundo a CBS, o tabaco é responsável por 443 mil mortes por ano nos EUA. O articulista Howard Elliott, do site thespec.com, pergunta: “Se o cigarro é tão nocivo, por que não torná-lo ilegal? Não hesitamos em fazer isso no caso da maconha, que mata muito menos gente”. Ele tem uma teoria: “Provavelmente porque os governos estão viciados em arrecadar os impostos pagos pelos fumantes”.

Perante o Direito, há dois bens jurídicos a zelar nessa discussão. Um é o direito à saúde reconhecido ao consumidor. Outro é o direito igualmente legítimo da empresa que submeteu e teve seu produto aprovado pelas autoridades sanitárias governamentais, estas sim responsáveis pela saúde pública e que ficam com cerca de 70% do valor de venda do cigarro.

http://www.conjur.com.br