segunda-feira, fevereiro 26, 2007




Risco para indústria da Bulgária

06 de Fevereiro de 2007.

Um mês depois da entrada da Bulgária no mercado da União Européia, existem receios no país em relação à indústria do tabaco local ser oprimida pelas vendas dos estrangeiros, principalmente por misturas britânicas. Centenas de embalagens de Viceroy e Pall Mall produzidos pelas fábricas da British American Tobacco (BAT) na Romênia já estão escorrendo pelo mercado.
John Guillan, chefe executivo da British American Tobacco-Bulgaria, disse que o novo plano de ação da companhia na Bulgária é um resultado de condições liberais no país e vem em resposta às expectativas dos consumidores "por melhores qualidades e com um preço razoável". Bulgartabac, fortemente protegida pelo governo através de largos subsídios e altas taxas na importação de cigarros, detém 90% de participação de mercado. As novas regras, exigidas pela ascenção da Bulgária na União Européia, dá um futuro inseguro para a Bulgartabac. Com produtos da BAT sendo vendidos livremente no mercado búlgaro, o amplo mercado negro para marcas sem selos fiscais ou, com selos falsificados, está perto do fim. A reestruturação do mercado parece inevitável, defendem unanimemente os especialistas.
Dois anos atrás, BAT tentou adquirir toda a indústria do tabaco búlgara através de uma oferta pela privatização da Bulgartabac. BAT abandonou o leilão devido entretanto, à pressão do Movimento para os Direitos e Liberdade, de uma etnia partidária dos Búlgaros Turcos, que queriam que o monopólio estatal continuasse.
Seguindo British American Tobacco, outras companhias multinacionais do tabaco ingressaram no recém-mercado-liberalizado da Bulgária. Marlboro, Gallaher, Memphis e Rhonson estão atraindo os fumantes búlgaros com uma redução média no preço em torno de 30%. Nos próximos meses algumas partes das fábricas da Bulgartabac - Sandanski, Slantze Stara Zagora and Plovdiv – serão ofertadas na Bolsa de Valores. Depois da completa falta de interesse em investimento em Dupnitza Ltd (uma das fábricas de cigarros da holding Bulgartabac), a companhia búlgara está planejando reduzir os preços de suas marcas de 15 a 30 centavos.

http://www.worldtobacco.co.uk

Nenhum comentário: