segunda-feira, agosto 23, 2010

Maços de cigarros alternativos chegam às prateleiras na Turquia.

22 de Agosto de 2010
Ankara-Anatolia News Agency

Viciados em nicotina, intimidados pelas imagens de advertência nos maços de cigarros, agora têm novas opções disponíveis na Turquia.

As embalagens com advertências, produzidas devido às regras e regulamentos do governo, são destinadas a dissuadir os consumidores de tabaco, no entanto, os avisos visuais têm causado problemas para os fumantes.

Em resposta às imagens desagradáveis, algumas pessoas estão re-embalando seus maços de cigarros em embalagens nostálgicas. Outros preferem comprar embalagens produzidas por um empresário inteligente que mostra fotos de flores ou cenas bonitas. Estas embalagens "coloridas" podem ser encontradas em uma variedade de supermercados e lojas fixas. Custam a partir de 1 Lira Turca.

Associações que são contra o fumo já estariam se opondo às embalagens alternativas, que mostram as estatísticas de queda no número de fumantes dependentes, após a introdução de imagens de advertência nas embalagens.

http://www.hurriyetdailynews.com/n.php?n=alternative-cigarette-packages-hit-shelves-2010-08-22

domingo, agosto 22, 2010

Índia: ITC em conversações para comprar divisão de cigarros da RDB.

ITC Limited está em conversações com RDB Industries Limited, para comprar a divisão de cigarros por cerca de Rs300-350 Cr.

Em 2006 ITC ofereceu a compra por Rs250 cr, que foi rejeitada pela direção da RDB.

RDB Industries Limited é uma empresa situada em Kolkata, envolvida em negócios imobiliários e de fabricação de cigarros.

A empresa havia adquirido a National Tobacco Company em 1992, que ainda não é uma unidade rentável. Possui uma capacidade de produção de mais de 20 bilhões de cigarros por ano e detém marcas como Regent, Hero e No.10, populares no leste da Índia.

Recentemente, RDB manteve conversações com Japan Tobacco Inc., para vender a divisão de cigarros.

Em 2007, ITC adquiriu participação de 100% em King Maker Marketing Inc., que é engajada na distribuição de produtos de tabaco e todas suas marcas são feitas exclusivamente pela ITC, na sua fábrica de cigarros localizada em Bangalore.

O que torna o negócio atrativo é que há apenas seis nomes licenciados na fabricação de cigarros na Índia. Este negócio da ITC (que já detém 70% do mercado indiano) poderá garantir sua supremacia completa, mesmo que mais investimentos diretos do estrangeiro sejam permitidos dentro do setor, acrescentou a fonte.

http://economictimes.indiatimes.com
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O monopólio do tabaco viola a lei

20 de Agosto de 2010. - Companhias do tabaco chinesas estão focando seus alvos nas mulheres e crianças como fumantes em potencial, pois o tabagismo entre os homens, atingiu o pico, informa reportagem de Tan Ee Lyn para a Reuters, citando especialistas em saúde durante o Congresso Mundial do Câncer em Shenzhen.

As empresas de tabaco na China estão se tornando mais sofisticadas em sua segmentação de mercado, ao mesmo tempo em que garotas chinesas possuem mais dinheiro para gastar e se tornam independentes. As empresas infligiram a lei através da impressão das advertências de saúde em inglês, ao invés do chinês, e com impressão muito boa, alertaram os especialistas.

"A lei exige que o aviso de saúde deva cobrir 30% da face da embalagem, na frente e nas costas", disse o professor Gonghuan Yang, diretor-geral adjunto do Centro Chinês para o Controle e Prevenção de Doenças. "Na verdade, as palavras são muito pequenas. É apenas uma linha fina."

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quinta-feira, agosto 19, 2010

Guernsey

Cigarros vendidos em Guernsey em breve deverão mostrar fotos de advertências.

14 de agosto de 2010.

Os estados de Guernsey assinaram regulamento exigindo que todos os produtos de tabaco, devam mostrar as advertências a partir de agosto do próximo ano.

Embalagens de cigarros vendidas no Reino Unido já mostram imagens gráficas, tais como dentes podres e pulmões doentes.

A regra se aplicará a partir do próximo ano, para permitir que estabelecimentos comerciais liquidem o restante de seus estoques.

Outros produtos, como tabaco para cachimbo, estarão sujeitos às mesmas regras a partir de 2012.

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-guernsey-10974847

terça-feira, agosto 17, 2010

KT & G lança novo cigarro Raison

16 de Agosto de 2010


KT & G, a maior fabricante de cigarros da Coréia do Sul, lançou Raison Pop 17 +3, um novo produto que contém dois tipos diferentes de cigarros na mesma embalagem, informou a companhia em um comunicado nesta segunda-feira.

Das 20 unidades na embalagem, 17 são regulares e as outras três podem ser fumadas com ou sem a adição de mentol, a partir da ativação do sistema de mentol no interior do filtro.

O produto contém 6mg e está sendo lançado como parte da marca Raison sob o nome Pop 17 +3. Raison foi lançado em 2002 e é uma das marcas mais populares da Coréia do Sul.


http://www.koreaherald.com
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sexta-feira, agosto 13, 2010











URUGUAI RECEBE SOLIDARIEDADE EM MEIO A AMEAÇAS E EXIGÊNCIAS DA PHILIP MORRIS INTERNATIONAL.
05 de Agosto de 2010

Os grupos internacionais de saúde emitiram comunicados que apoiam intensamente a decisão do governo do Uruguai de não ceder ante a pressão que exerce Philip Morris International (PMI) ao mover uma ação judicial contra o governo, buscando debilitar as fortes e eficazes leis para o controle do tabaco no país.

Os grupos, incluindo a American Cancer Society, a Aliança da Convenção Quadro, a Campanha para as Crianças Livres do Tabaco, Corporate Accountability International, InterAmerican Heart Foundation e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, reiteraram o seu forte apoio à posição do governo contra o processo movido por PMI, enfatizando a importância que as leis de controle do tabaco exercem para a saúde e bem-estar dos cidadãos uruguaios. Os grupos também ofereceram assistência técnica e jurídica para o governo.

As leis de controle do tabaco no Uruguai estão entre as mais fortes do mundo, já que requerem advertências sanitárias gráficas em 80% das embalagens e, estabelece uma política de uma apresentação da marca por embalagem, para evitar o uso de cores e outros símbolos por parte da indústria.

Em 27 de fevereiro de 2010, PMI requisitou um pedido ao Centro Internacional para Arbitragens de Disputas sobre Investimentos do Banco Mundial. PMI argumenta que o uso de uma única apresentação de uma marca, bem como a utilização de advertências gráficas de saúde ocupando 80% das embalagens de cigarros, implicam em riscos para seus investimentos. Este julgamento é uma manobra jurídica destinada a forçar o governo do Uruguai a enfraquecer as leis de controle do tabaco e, portanto, não proteger eficazmente seus cidadãos contra as consequências fatais decorrentes do uso do tabaco.

Em outra carta de apoio enviada no início deste mês, os grupos internacionais argumentaram que o julgamento de Philip Morris é falso e sem fundamento e, que o Uruguai tem um forte apelo perante qualquer tribunal internacional com base no fato de que "todas as medidas para controle do tabaco que o Uruguai implementou, são baseadas em evidências científicas e apoiadas pelo Tratado Internacional de Saúde Pública, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde."

Se PMI, através de sua pressão sobre o Uruguai, um país reconhecido como líder mundial no controle do tabaco, triunfar em sua tentativa de enfraquecer as leis de saúde pública para o controle do tabaco, haverá uma repercussão em todo o mundo e dará uma indicação de que esses países podem ser intimidados por ameaças de processos de empresas multinacionais como Philip Morris International. Também minará o impacto da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da OMS. Esta, exige que os países que assinaram a ratificação, implementem medidas com bases científicas para redução do consumo de tabaco. Os governos mundiais não devem se sentir vítimas de ameaças legais de PMI para aplicação de medidas que permitam reduzir os efeitos devastadores do tabaco na saúde, na vida e na economia de um país.

O Uruguai é um dos 22 países que aprovaram e implementaram advertências sanitárias gráficas para 50% ou mais das embalagens de cigarros e um dos únicos 10 países que possuem advertências maiores que 50%. O governo da Austrália aprovou recentemente a aplicação de embalagens genéricas simples ou padrão (plain packaging), que não permitem a presença de cores ou marcas de identificação, tais como imagens ou logotipos. Além disso, o parlamento de Honduras seguiu recentemente o exemplo do Uruguai e implementou advertências gráficas para 80% dos maços de cigarros.

As advertências sanitárias maiores e ilustrativas nas embalagens, são um componente essencial de uma estratégia nacional para redução do consumo do tabaco. Pesquisas indicam que os rótulos de advertências geram consciência sobre os riscos associados ao consumo do tabaco e podem influenciar em decisões futuras com relação ao seu consumo. Podem motivar fumantes a cortar o hábito, impedir não-fumantes a iniciar o consumo e também impedir que ex-fumantes voltem a fumar. Por exemplo, os avisos gráficos brasileiros, bem como outras medidas de controle do tabaco, reduziram a prevalência do consumo nacional de 34 para 17%.

Está claro que Philip Morris International optou deliberadamente por iniciar uma ação judicial contra o Uruguai para enviar uma mensagem a outros países que procuram proteger seus cidadãos contra os efeitos nocivos do tabaco. Em novembro de 2010, o Uruguai realizará a Quarta Conferência das Partes (COP) em que se reunirão as nações que ratificaram a Convenção-Quadro para chegarem num consenso sobre as diretrizes do tratado. Em uma carta enviada ao presidente Mujica, grupos internacionais também argumentaram que a COP constitui uma oportunidade para o governo do Uruguai fazer uma solicitação formal às 169 partes, para criarem um mecanismo e desenvolver uma estratégia que não só proteja o Uruguai, mas também a outros países, contra manobras semelhantes." Eles ofereceram seu apoio ao governo uruguaio para realizar este fim e buscar apoio de outros países que são partes da Convenção-Quadro para esta iniciativa.

É preciso tomar medidas imediatas para impedir que a indústria do tabaco através destas tentativas, tentem minar as fortes leis e políticas de controle do tabaco. A OMS afirma que o consumo de tabaco mata 5,4 milhões de pessoas todos os anos e que a epidemia está piorando, especialmente em países em desenvolvimento, onde mais de 80% das mortes causadas pelo tabaco ocorrerão nas próximas décadas. A menos que sejam tomadas medidas urgentes, neste século morrerá 1 bilhão de pessoas em todo o mundo como consequência de seu uso.

Sediada em Washington, DC, a Campanha para Crianças Livres do Tabaco, é líder na luta para reduzir o consumo e suas consequências devastadoras nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Como parte da iniciativa Bloomberg para redução do consumo do tabaco, a campanha trabalha com governos e ONGs na promoção e implementação de políticas públicas para sua redução. Visite www.tobaccofreecenter.org

http://www.larepublica.com.uy/comunidad/419293-uruguay-recibe-solidaridad-en-medio-de-amenazas-y-demandas-de-philip-morris-international

quinta-feira, agosto 05, 2010

EUA: Newport sem mentol para Novembro

05 de Agosto de 2010 - Lorillard estará lançando em novembro uma versão não-mentol para Newport, a marca carro-chefe da empresa.

Ao anunciar os planos para o novo produto, Lorillard informou que Newport Non-Menthol será um "produto de luxo com apelo competitivo ao consumidor, oferecendo o sabor do tabaco de alta qualidade que fumantes adultos esperam da marca Newport".

"Estamos muito animados em alavancar Newport, um dos nomes mais reconhecidos na indústria do cigarro", disse Martin Orlowsky, presidente e CEO.

"Com a introdução de Newport Non-Menthol, Lorillard terá mais oportunidades para competir no maior segmento de cigarros dos EUA, pois a categoria não-mentol representa cerca de 70% do volume total da indústria."

O cigarro Newport mentolado é a segunda maior marca nos EUA e top de vendas.
Durante os seis meses deste ano, foram comercializados pela Lorillard, 18,30 milhões de cigarros, incluindo 15,70 milhões de Newports.

Mas o mentol está sob o microscópio nos EUA. Desde setembro do ano passado está havendo um cerco contra o mentol e cigarros aromatizados, capitaneados pela Smoking Prevention and Tobacco Control e pela Food and Drug Administration (FDA).

http://tobaccoreporter.com

segunda-feira, agosto 02, 2010

Em visita a Hong Kong: somente com 19 cigarros.

2010/08/02 08:13:38 GMT2010/08/02 16:13:38 (horário de Pequim) China Daily


Novo regulamento para o tabaco entrou em vigor em 01 de Agosto, restringindo em 19 o número de cigarros que passageiros podem trazer consigo.

O novo regulamento emitido pela autoridade legislativa de Hong Kong, visa restringir o fumo, no entanto, no primeiro dia das novas regras, já trouxe problemas para os viajantes.

Passageiros que compraram um maço inteiro de cigarros, normalmente com 20 unidades, tinham que dispensar uma unidade antes de declarar na alfândega ou, pagar a tarifa de 3,2 Yuan, que leva em torno de 30 minutos de espera por pessoa.

No passado, os viajantes que entravam em Hong Kong podiam trazer até 60 cigarros duty-free, ou seja, 3 maços.

A opinião pública sobre este novo regulamento está dividida.

"É compreensível restringir a compra de cigarros nos duty-free para diminuir o uso do tabaco, entretanto, o número 19 realmente traz muita dificuldade, e é demasiado moroso. Por que não pode ser 20?", reclamou um entrevistado.

http://english.sina.com/china/2010/0802/331841.html

terça-feira, julho 27, 2010

Imagens de Advertência para Bangladesh.

Dhaka, Sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Associação dos Consumidores de Bangladesh (CAB) está exigindo a inclusão de imagens nas mensagens de advertências dos maços de cigarros, para desestimular o consumo, disse em comunicado de imprensa.

Também estão solicitando ao Ministério da Educação para incluir um selo intitulado "Fumar é mal para a saúde", nos manuais escolares.

As exigências surgiram após uma reunião de troca de visitas dos líderes do CAB com jornalistas em um hotel da cidade.

Intervenientes na reunião disseram que a maioria dos consumidores de tabaco no país são analfabetos e, tais mensagens de advertências acrescidas de fotos, devem ser incluídas nos maços.

http://www.thedailystar.net/newDesign/news-details.php?nid=147912

segunda-feira, julho 19, 2010

A capital do estoura-peito

Brasília vira ponto de distribuição para a máfia de cigarros falsificados e contrabandeados. Mais de 40% dos produtos são ilegais


Victor Martins
Publicação: 18/07/2010 09:34

A máfia do cigarro tem dominado o comércio no Brasil. Com tentáculos no Judiciário, na polícia e em outras esferas do poder público, atua quase impunemente e faz a Receita Federal amargar prejuízos gigantescos. Apenas em 2009, dilacerou os cofres públicos em R$ 2 bilhões — montante de impostos suficiente para erguer 28 hospitais de médio porte ou 40 mil casas populares. A capital do país, planejada para levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, tornou-se estratégica para o crime organizado. Como um câncer, a chaga parte do coração para o restante do país. Brasília é o principal ponto de distribuição do tabaco ilegal e, por consequência, o mercado com maior consumo de cigarros piratas. Cerca de 43% do que é vendido no Distrito Federal está irregular.

De acordo com autoridades, a grande dificuldade para o consumidor é diferenciar o produto pirata do original. Muitas vezes, quando se trata de plágio, a aparência é praticamente a mesma. As fraudes são consideradas perfeitas. Em alguns casos, os falsários copiam sistemas de segurança criados pelas companhias regulares. Mas há também o estoura-peito, nome popular do cigarro paraguaio que entra no Brasil sem pagar impostos, como as marcas US, Bollywood, Tigre e Calvert, as mais famosas.

Segundo levantamento feito pela consultoria Nielsen e obtido com exclusividade pelo Correio, grande parte desses produtos clandestinos vem do Paraguai. A principal porta de entrada é o Mato Grosso do Sul. De lá, uma quantidade expressiva chega a Brasília, onde já se criou uma imensa clientela. Quando não recebe produto do contrabando ou da falsificação, aceita também o tabaco roubado. “Não tem crime suficiente para a quantidade de gente que quer esses produtos”, alerta Érito Pereira da Cunha, chefe da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Brasília.


Sem hora

O descarregamento ocorre rapidamente. O comum é haver um acordo entre o dono de estabelecimentos e os criminosos. A carga chega sem hora marcada e por menos da metade do preço. Em São Sebastião, região administrativa de Brasília, Wesley Nogueira, dono do supermercado Mega Box, foi preso por receptação do produto roubado. Em 7 de julho, Jader Luciano Santos, proprietário do Supermercado Itatiaia, em Samambaia, teve o mesmo destino de Nogueira: a carceragem da Delegacia de Polícia Especializada (DPE). Ambos revendiam produtos distribuídos pelo crime organizado.

O consumo do cigarro pirata é tão intenso no DF que a Souza Cruz, empresa que mais vende tabaco na capital, está prestes a ser ultrapassada pelo concorrente. Entre 2008 e 2009, a companhia, que detinha 58,7% do mercado candango, perdeu fôlego em meio às baforadas clandestinas e encolheu sua participação para 50,3%. Enquanto isso, no mesmo intervalo de tempo, os ilegais avançaram de 35,2% para 43,6%. “Fica muito difícil competir. Esses cigarros não pagam imposto e são feitos com qualquer tipo de produto”, afirma Paulo Ayres, diretor de Planejamento Estratégico da Souza Cruz.


Concurso

O cigarro pirata no Brasil viciou principalmente o poder público. Segundo o procurador Guilherme Schelb, do Ministério Público Federal em Brasília, a máfia já arrebanhou juízes, integrantes do Ministério Público, policiais e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O crime organizado chega a financiar os estudos de concurseiros para se infiltrar no funcionalismo e representar os interesses ilegais. Os alvos principais são a Receita Federal e as polícias. “Essas organizações são muito voláteis e se auxiliam. Em vários momentos, elas se ajudam porque o crime não é monopólio de ninguém”, afirma Schelb. De acordo com as investigações, o dinheiro da máfia do cigarro também financia armas e até o seu aluguel para assaltos a bancos. Dá ainda suporte a traficantes de drogas e de seres humanos e ao jogo do bicho.

“No DF, a quantidade desses cigarros é grande, porque é rota para outros estados e tornou-se ponto de distribuição”, avalia Ayres. O procurador Schelb concorda e acrescenta São Paulo como outro importante ponto distribuidor. Segundo ele, não existe um único culpado nesse ramo de crime. O cidadão que compra o produto é o maior financiador da máfia e da violência que está atrelada a ela. O poder público também tem sua parcela de débito: quando a burocracia não atrapalha, a omissão e a propina facilitam a impunidade. “Em uma das nossas investigações, descobrimos que uma delegacia inteira em São Paulo trabalhava para o crime organizado”, relata.


Dinheiro

O poder econômico da máfia do cigarro é tão forte que nem mesmo a cadeia é suficiente para impedir que grandes chefões do crime continuem a dar as cartas. O maior nome do ramo é Roberto Eleutério da Silva, o Lobão, considerado o maior contrabandista de cigarros do Brasil. Uma fonte graduada do governo garante que mesmo depois de ter sido apanhado pela Operação Anaconda, em 2003, Lobão continua a dominar o mercado clandestino de cigarros.

Outro grande problema está nas empresas que funcionam por ordem judicial. Sem autorização para aruar devido a dívidas gigantescas com a Receita Federal, essas organizações recorrem a liminares. A maioria delas tem controladores off-shores empresas sediadas em paraísos fiscais. “Eles conseguem operar por ordem judicial, não pagam imposto e a Receita atua tentando derrubar essas liminares”, conta uma fonte graduada do governo. “Eles ganham a curto prazo, sonegando imposto. Protelam os débitos, entrando com recursos em várias esferas do poder público. Lá na frente, a empresa some e não se consegue cobrar, porque os donos estão em paraísos fiscais”, descreve. “Nesse mercado, só tem bandido”, reforça o especialista ouvido pelo Correio.


Paraíso fiscal

A Indústria e Comércio Rei é uma das empresas que funciona com ordem judicial. Apenas 2% do controle são de brasileiros. Uma off-shore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, a Haulover, detém 49% da organização. Outros 49% são da Richley International, com sede no Uruguai. A dificuldade em encontrar os donos recai no fato de não existir um registro nos países de origem. O proprietário geralmente é aquele que detém o documento de titularidade na mão, em algum paraíso fiscal.

O procurador Schelb explica que a máfia do cigarro tem outras características. Uma delas é produzir marcas falsificadas(1) no Brasil e comercializar os produtos como se fossem paraguaios. Outras organizações produzem para exportação e recebem isenções tributárias para isso. “O problema é que esse cigarro fica no Brasil. Eles tentam ludibriar o fisco com essa manobra”, explica o procurador.

No Brasil, a máfia atua em conjunto com escritórios de advocacia que trabalham para blindar as operações criminosas. Entrincheirados do outro lado, a Receita Federal e o Ministério Público combatem os falsificadores e contrabandistas fechando empresas clandestinas e monitorando fortemente as que usam liminares como escudo.


Contaminação

A máfia do cigarro tem contaminado fortemente o varejo formal. Até o último trimestre de 2009, o volume de tabaco ilegal passou a ser vendido em 47% do comércio. No primeiro trimestre do ano passado, essa porcentagem estava em 40%. Entidades de defesa do consumidor recomendam aos fumantes não adquirirem cigarros em camelôs e de ambulantes. A dica é suspeitar sempre de marcas desconhecidas e de preços baixos demais.

Filipinas: Tribunal pede a interrupção de advertências gráficas nos maços de cigarros.

abs cbnNews.com
Publicado em 07/07/2010

MANILA, Filipinas - A campanha anti-tabagista do Departamento de Sáude filipino tomou um grande golpe da líder fabricante de cigarros, Fortune Tobacco, que obteve um alívio temporário para a implementação de imagens gráficas nos maços de cigarros.

Fortune Tobacco e toda a indústria do tabaco local, acabaram por triunfar na sua contenda com relação às exigências dos avisos gráficos liderados por advogados do Departamento de Saúde.

A decisão, emitida em 1 de Julho passado, foi criticada por grupos anti-tabagistas.

O Departamento de Saúde está proibido de exigir que as empresas de tabaco imprimam em suas embalagens de cigarros, fotos mostrando doenças adquiridas pelo tabagismo e outros riscos à saúde. Mas a decisão deverá ser contestada, disse o consultor jurídico Jose Antonio Blanco.

Anteriormente, as companhias de tabaco no país já vinham produzindo maços de cigarros com as advertências gráficas, mas para exportação, disse o subsecretário de Saúde, Alexander Padilla.

http://www.abs-cbnnews.com

sexta-feira, julho 16, 2010

BAT Korea lança produto 2 em 1.

13 de Julho de 2010.

Conversível não é palavra especificamente usada pela indústria automotiva. A ideia é também aplicável à atividade do tabaco.

British American Tobacco Korea está lançando Kent Convertibles, uma marca que oferece duas sensações diferentes ao se fumar um único cigarro, informa o jornal Korea Times.

Kent Convertibles compreende duas partes, filtro de carvão e celulose, com uma cápsula com líquido. Quando o fumante clica no filtro para liberar o sabor da cápsula enquanto fuma, pode-se então desfrutar de um segundo sabor.

BAT Korea rotula a tecnologia como a de maior inovação no setor do tabaco desde a criação do filtro. O cigarro tem 6mg de teor de alcatrão e custa KRW 2,500 (2,08 dólares) a embalagem.

"A tecnologia de transmissão de sabor de Kent Convertibles permite que os fumantes interajam com seus cigarros para escolher quando se quer experimentar uma nova sensação de fumo," disse o diretor executivo de marketing da BAT Korea, Guy Meldrum.

http://www.koreatimes.co.kr

quinta-feira, julho 15, 2010

CHINA

Cinco suspeitos foram detidos juntamente com cerca de 38 mil caixas de cigarros falsificados. O valor estimado dos produtos é de 2,5 milhões de yuan (US$ 369 mil). O crime ocorreu em Pingshn New Zone, China.

http://paper.sznews.com - 14/07/2010


quinta-feira, julho 01, 2010

DE SINATRA A REAGAN


EXPOSIÇÃO REÚNE ANÚNCIOS DE CIGARRO AMERICANOS DO COMEÇO DO SÉCULO XX

18/06/2010
http://oglobo.globo.com

RIO - As glamourosas propagandas de cigarro do começo do século XX cooptaram muitos adeptos ao hábito de fumar. Uma exposição no Castelo da Fiocruz compilou esses anúncios na exposição "Propagandas de cigarro - como a indústria do fumo enganou as pessoas", que foi inaugurada no dia 21/06.

A mostra, com curadoria dos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foi importada de lá e reúne peças publicitárias e vídeos comerciais veiculados entre os anos 20 e 50 na América do Norte.

Nas imagens, bebês e crianças incentivando os pais a fumar, Papai Noel tabagista e campanhas estreladas por Frank Sinatra e Ronald Reagan, no auge da fama como ator, antes de se tornar presidente dos EUA.

Exposição 'Propagandas de cigarro - Como a indústria do fumo enganou as pessoas'. De 21 de junho a 24 de julho. Castelo da Fiocruz - Avenida Brasil 4365, Manguinhos. Ter a sex, das 9h às 16h30m. Sáb, das 10h às 16h
Fumantes de NY pagam os preços mais altos do país.

A partir desta quinta-feira, fumantes de Nova York começam a pagar mais caro por seus cigarros, em média de US$ 11 por embalagem, com algumas marcas alcançando US$ 13. Os preços já são os mais caros do país. Um adicional de US$ 1,60 de imposto em cada maço de cigarros vendido no estado foi aprovado pela legislatura estadual no mês passado.

A ideia é gerar receitas para ajudar a fechar um déficit no orçamento de US$ 9 bi. O custo de um maço de Marlboro será de cerca de US$ 9,50 em lojas de Greater Binghamton.

Alguns fumantes dizem que vão cruzar a fronteira em direção à Pensilvânia para comprar cigarros.

"Vou começar a percorrer reservas indígenas para não pagar impostos", diz Sal Angiuli, que trabalha em NY e mora em Long Island. "Há muitas maneiras de contornar isso. Este aumento é ridículo."

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=128217121
http://www.pressconnects.com/article/20100630/NEWS01/6300386/Smokers-fume-over-increase-in-cigarette-tax

quarta-feira, junho 30, 2010

Os sucessores de Marlboro nos EUA, segundo as novas regras da FDA.


Desde 22 de Junho, fabricantes de cigarros nos EUA não podem mais apresentar seus maços com palavras como "light", "mild", e "low" segundo as novas regras da Food and Drug Administration. Veja como ficarão os novos nomes da família Marlboro:


EMBALAGEM ANTIGA

1) Marlboro Lights
2) Marlboro Lights 100's
3) Marlboro Lights 25's
4) Marlboro Medium
5) Marlboro Medium 100's
6) Marlboro Menthol Lights
7) Marlboro Menthol Lights 100's
8) Marlboro Menthol Milds
9) Marlboro Menthol Milds 100's
10) Marlboro Menthol Ultra Lights
11) Marlboro Menthol Ultra Lights 100's
12) Marlboro Seventy-Twos
13) Marlboro Seventy-Twos Menthol (Blue)
14) Marlboro Seventy-Twos Menthol (Green)
15) Marlboro Seventy-Twos Lights
16) Marlboro Seventy-Twos Ultra Lights
17) Marlboro Ultra Lights
18) Marlboro Ultra Lights 100's



NOVA IDENTIFICAÇÃO

1) Marlboro Gold Pack
2) Marlboro Gold Pack 100's
3) Marlboro Gold Pack 25's
4) Marlboro Red Label
5) Marlboro Red Label 100's
6) Marlboro Menthol Gold Pack
7) Marlboro Menthol Gold Pack 100's
8) Marlboro Menthol Blue Pack
9) Marlboro Menthol Blue Pack 100's
10) Marlboro Menthol Silver Pack
11) Marlboro Menthol Silver Pack 100's
12) Marlboro 72's
13) Marlboro 72's Blue Pack
14) Marlboro 72's Green Pack
15) Marlboro 72's Gold Pack
16) Marlboro 72's Silver Pack
17) Marlboro Silver Pack
18) Marlboro Silver Pack 100's


Marlboro Gold Pack, Marlboro Gold Pack 100's, Marlboro Red Label, Marlboro Red Label 100's, Marlboro Menthol Gold Pack e Marlboro Menthol Gold Pack 100's estão disponíveis tanto em boxes quanto em maços. Os demais, apenas em boxes.


AS SEGUINTES EMBALAGENS NÃO SOFRERÃO MUDANÇAS:

Marlboro *
Marlboro 100's *
Marlboro 25's
Marlboro Menthol *
Marlboro Menthol 100's
Marlboro Smooth
Marlboro Smooth 100's
Marlboro Blend No.54
Marlboro Blend No.54 100's
Marlboro Special Blend (Red Pack)
Marlboro Special Blend (Red Pack) 100's
Marlboro Special Blend (Gold Pack)
Marlboro Special Blend (Gold Pack) 100's
Marlboro Virginia Blend
Marlboro Virginia Blend 100's
Marlboro Blend No.27 *

* disponíveis em Boxes e maços
Rússia adota advertências "Smoking Kills" (fumar mata).

26/06/2010 (Reuters) - A Rússia estará adicionando advertências "Smoking Kills" (fumar mata) nos maços de cigarros a partir de sábado, num esforço para reprimir o vício que mata até 500 mil pessoas por ano e que está em ascensão.

De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde, 60% dos homens russos fumam e o número de fumantes, especialmente entre as mulheres jovens, tem crescido desde o colapso da União Soviética em 1991.

De 350 mil a meio milhão de russos morrem a cada ano de causas relacionadas ao tabagismo, nublando a já sombria demografia do país. A Organização das Nações Unidas adverte que a população pode se encolher a 116 milhões até 2050 dos 142 milhões atuais.

Adotando padrões similares aos da União Européia, o Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social exige que a mensagem anti-tabagismo cubra pelo menos 30% da frente da embalagem e um outro alerta cubra metade do verso da mesma.

As mensagens vão desde advertências de cancro do pulmão até rugas e impotência e também virão com informações sobre a quantidade de nicotina e resinas.

"A introdução de novos regulamentos técnicos de produção de tabaco é um dos passos no caminho para limitar o uso e a difusão da produção de tabaco na Rússia", disse o Ministério em comunicado.

Mas a luta contra o tabagismo é uma dura em um país de viciados por nicotina, onde em 1990 um déficit de cigarros nacionais culminou em uma "rebelião do tabaco" nas ruas das três maiores cidades da Rússia, forçando o então presidente Mikhail Gorbachev a apelar por um acordo internacional de transferência de emergência.

OCIDENTE, O CULPADO ?

Cerca de 409 bilhões de cigarros foram produzidos no país ano passado, de acordo com dados da Associação dos Produtores de Tabaco, ou aproximadamente 2.900 per capta.

A Rússia continua a ser um dos maiores mercados do tabaco, com o mercado doméstico quase completamente tomado pelas três maiores produtoras mundiais: Japan Tobacco Inc., Philip Morris International e British American Tobacco PLC.

O número de produtores de tabaco na Rússia não está aumentando, nem mesmo por um," informou o jornal Komsomolskaya Pravda citando Gennady Onishchenko, especialista em matéria de proteção ao consumidor.

SENSIBILIZAÇÃO, MAS LENTAMENTE.

A Rússia se juntou à convenção da Organização Mundial da Saúde contra o tabagismo em 2008, que exige a implementação gradual de medidas como a proibição de se fumar em lugares públicos e da publicidade ao tabaco.

Campanhas de sensibilização pública também aumentaram, com mensagens cada vez menos sutis.

Há dois anos, os outdoors apresentavam uma modelo com um vestido feito de cigarros e agora deram lugar a imagens de um bebê dormindo com um cigarro colocado em suas costas e a mensagem: "Fumar na presença da criança é uma tortura muito maior para ela."

O presidente Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin condenam o tabagismo - e o alcoolismo - chamando-os de uma grande tragédia da nação.

Mas cigarros continuam acessíveis e disponíveis, com a média de preço em torno de 1 euro (US$ 1,34) para a emabalgem de 20 cigarros, e a sem filtro, vendida por bem menos.

Algumas cadeias de café tornaram-se livres do fumo neste ano, mas muitos restaurantes estão cheios de fumaça.

Em junho, o Ministério das Finanças da Rússia afirmou que planeja aumentar o imposto sobre o consumo dos atuais 250 rublos (US$ 8,05) por 1.000 cigarros com filtro para 360 rublos no próximo ano (44%), eventualmente mais que duplicando-o para 590 rublos em 2013.

Mas o aumento do próximo ano é uma fração do que a Duma, a Câmara Baixa do Parlamento, propôs em Dezembro, quando chamado para uma quadruplicação, que seria o dobro do preço dos cigarros.

(Escrito por Lidia Kelly; editado por Michael Roddy)
http://www.reuters.com/article/idUSTRE65P1E720100626
BAT realizará grande atualização de sua planta coreana.

29 de Junho de 2010 - British American Tobacco Korea informou que vai investir WON 100 bilhões na modernização de sua fábrica em Sacheon, província de South Gyeongsang, segundo reportagens de The Korea Herald e The Korea Times.

O trabalho será realizado neste e no próximo ano.

"Estamos aproveitando a experiência global da BAT para trazer tecnologia de ponta para nosso negócio coreano, para que possamos continuar a entregar produtos inovadores e de alta qualidade para nossos clientes", disse o presidente, Stephan Liechti.

BAT Korea, que responde por 18% do mercado coreano, construiu a fábrica de Sacheon em 2002 e depois aumentou sua capacidade e adicionou um grande e complexo armazém.

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terça-feira, junho 29, 2010

Fabricante Lorillard defende cigarros com mentol

Fonte: Associated Press (AP)
Data: 28-06-2010
Autor: MICHAEL FELBERBAUM
URL:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/06/28/AR2010062802574.html
ID: 303775


A fabricante de cigarros Lorillard Inc. está lançando uma campanha para defender cigarros mentolados junto à FDA (Food and Drug Administration).

Lorillard, com sede em Greensboro, Carolina do Norte, disse nesta segunda-feira que lançou um site chamado "Entendendo o Mentol" (www.understandingmenthol.com), que explica a posição da empresa, a ciência que está em análise por um comitê consultivo federal, e as consequências de uma proibição potencial sobre os cigarros com mentol.

A terceira maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos tem cerca de 35% do mercado americano de cigarros mentolados, através de sua marca Newport, a mais vendida. Ela enviou cartas a mais de meio milhão de fumantes de Newport alertando-os sobre as análises da FDA, que diz que cigarros mentolados têm maior impacto na saúde pública, inclusive entre crianças e determinados grupos étnicos. A empresa também planeja usar a mídia social como o Facebook e o Twitter para se comunicar com os fumantes sobre o assunto.

Lorillard diz acreditar nas evidências científicas que mostram que cigarros mentolados não criam um risco maior à saúde do que os cigarros não mentolados. Lorillard também acredita que a proibição de cigarros com mentol aumentaria o mercado negro de contrabandos.

quinta-feira, junho 10, 2010

























Existe algo mais ambientalmente amigável do que a reciclagem? Bem, talvez não com tanto material bruto em primeiro lugar, mas, pelo menos, a reciclagem é um passo importante na direção certa. De qualquer forma, alunos da Universidade Xi'an na China decidiram que já era hora de fazer algo construtivo com todos os maços de cigarros usados que entopem aterros de lixo do mundo ... e construíram!



Usando um total de 10.280 maços de cigarro vazios, os estudantes montaram algo parecido com uma Bugatti Veyron. Seu peso é de 660 quilos e é movido por um motor elétrico. Embora a máquina realmente não pareça ter muito propósito em vida, ela foi usada para aumentar a sensibilização para o Dia Mundial sem Tabaco, que, aparentemente, chegou e se foi em 31 de maio. Podemos dizer que o projeto foi - hmmmmmm...- um sucesso de fumo!


por Jeremy Korzeniewski - 06 de Junho de 2010
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quarta-feira, junho 09, 2010

Embalagens de cigarros "pegam mais cor" nos EUA.

Adeus Marlboro Lights. Bem vindo, Marlboro Gold Pack.

Cigarros "light" estão virando fumaça até o final de junho: seus nomes e embalagens estão sofrendo uma transformação por cores.

A FDA dos EUA (Food and Drug Administration) diz que os maços de cigarros não poderão mais carregar termos como "light", "mild", "medium" ou "low" que muitos fumantes pensam erroneamente ser menos prejudiciais do que os cigarros "full-flavor".

Os fabricantes de cigarros estão substituindo as palavras, por cores, como ouro, prata, azul e laranja nas marcas que compõem mais da metade dos fumos vendidos em todo o país.

Advogados anti-tabagistas dizem que as cores são tão ruins quanto as palavras, mas as companhias de tabaco alegam que têm o direito de deixar os fumantes cientes dos produtos que estão adquirindo.


Velhos e novos nomes de algumas marcas populares de cigarros:

Marlboro Lights: Marlboro Gold Pack
Marlboro Medium: Marlboro Red Label
Marlboro Menthol Milds: Marlboro Menthol Blue Pack
Camel Lights: Camel Blue
Camel Ultra Lights: Camel Silver
Camel Menthol Lights: Camel Menthol Silver
Newport Lights: Newport Menthol Gold
Newport Medium: Newport Menthol Blue


Fonte: Associated Press (AP)
Data: 04-06-2010
OMÉ

04 de Maio de 2010 - Karelia Tobacco Co. lançou recentemente Omé Menthol (4mg) no Reino Unido.

Em cooperação com Villiger e Altadis France, a empresa já havia lançado sua gama super slims de Omé na França.

Desde que fora introduzido ano passado, a linha de Omé estreou em 20 duty-free internacionais e mercados nacionais da Europa, no Oriente Médio e no Extremo Oriente.

Os cigarros Omé são embalados em compactas "caixinhas de batom", com 20 unidades, cabendo facilmente em uma bolsa ou bolso.

Omé está atualmente disponível em três versões: Omé (6mg), Omé Menthol (4mg) e Omé Yellow (3mg).

"Estamos entusiasmados com as perspectivas para a gama de Omé", diz Joanna Kamarinopoulos, relações públicas. "Os resultados são muito encorajadores, com ambas as versões de Omé e Omé Yellow sendo bem aceitas pelos consumidores, especialmente em países como Espanha, onde estamos muito felizes com o desempenho inicial da marca."

Karelia Tobacco Co. irá se apresentar no Tax Free Asia Pacific show no estande G1.

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Vranje Tobacco Industry muda de nome.

02 de Junho de 2010 - O nome da fabricante de cigarros sérvia, Vranje Tobacco Industry (DIV), foi alterado para British American Tobacco, informa reportagem de Tanjug.

BAT comprou 70% das ações da DIV por 5 milhões de euros em 2003 e, desde então, investiu 115 milhões de euros na empresa e quadruplicou sua produção.

DIV foi fundada em 1885.

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Malta exige advertências gráficas.

07 de Junho de 2010 - Imagens de advertências à saúde serão incluídas a partir de meados do próximo ano nas embalagens de cigarros vendidas em Malta, informa reportagem do Times of Malta.

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domingo, maio 30, 2010

Embalagens de cigarros sob fogo cruzado na Finlândia

10 de maio de 2010 - O Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais da Finlândia sugeriu que a União Européia comece a adotar embalagens simples (plain packaging) para os produtos de tabaco, de acordo com noticiário do jornal finlandês Esmerk.

Conforme relatado, a proposta é de embalagens brancas com o nome do produto em preto, o nome do fabricante e as advertências de saúde.

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Davidoff na Índia

10 de Maio de 2010 - Imperial Tobacco Group e a empresa de Mumbai, Barakat Food & Tobacco, entraram em acordo para importar e distribuir a marca de cigarros Davidoff na Índia, informa reportagem do India Express.

Conforme relatado, Davidoff estará disponível nas versões Gold e Classic, em certo número de cidades estratégicas.

"Estamos muito satisfeitos com este acordo, que nos permitirá adentrar no mercado indiano com Davidoff, uma das principais marcas da Imperial", disse Colin Matthews, diretor regional para a África, Ásia ocidental e subcontinente indiano.

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sexta-feira, abril 30, 2010

Nova lei da Austrália proibe logomarcas em rótulos de cigarros

29/04/2010


Com intuito de reduzir o consumo de fumo na Austrália, a nova lei do país, não permite que logomarcas de cigarros continuem estampadas nas embalagens dos maços.

A lei, que entra em vigor em 2012, procovou a revolta dos fabricantes, que pretendem recorrer da decisão do governo.

De acordo com o primeiro-ministro Kevin Rudd, já era esperado que as empresas produtoras fossem se opor à decisão. "Esta medida, associada a outras, pode permitir a redução do tabagismo", ressaltou.

Na Australia também é proibido fumar em locais públicos fechados. Além disso, não é autorizada a publicidade deste tipo de produto.

http://www.uj.com.br/

quinta-feira, abril 15, 2010

Fábrica do Território Akwesasne legaliza operações.

Fonte: CBC News (ca)
Data: 14-04-2010
URL: http://www.cbc.ca/canada/ottawa/story/2010/04/14/akwesasne-cigarette-tarbell.html


Uma fábrica de cigarros americana, sem licença, localizada na reserva Mohawk, perto de Cornwall, Ontário-Canadá, assinou um acordo para legalizar suas operações.

Tarbell Inc., uma das maiores fabricantes de cigarro no lado New York do Território Akwesasne Mohawk, recebeu permissão do Departamento do Tesouro Norte Americano para legalizar a produção de cigarros, efetivado em 7 de Abril, informou esta semana a Agência do Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA.

Isto significa que seus cigarros vendidos sob marcas como Signals, serão tributados, recebendo selos e sendo monitorados. A empresa também será obrigada a manter todos os registros exigidos por lei, sendo sujeita a inspeções.

Como parte do acordo, a empresa também pagou US$ 1,75 milhão à Agência por priorizar o tráfico e violações da lei.

sexta-feira, março 19, 2010

INDENIZAÇÕES POR DOENÇAS CAUSADAS POR CIGARROS PRESCREVEM EM 5 ANOS

Contagem do prazo inicia a partir do conhecimento do dano à saúde e da sua autoria

17 de março de 2010 | 11h 17

Agência Brasil

A partir de agora, indenizações por doenças decorrentes do tabagismo prescreverão em cinco anos a contar do conhecimento do dano e de sua autoria. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 16, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), baseada no caso de um consumidor de 62 anos de idade, que começou a fumar aos 15 anos e pedia indenização à fabricante brasileira de cigarros Souza Cruz por danos morais e materiais por ter desenvolvido doenças decorrentes do tabagismo.

Segundo o consumidor, a publicidade abusiva e enganosa por parte da Souza Cruz incentivou o seu consumo sem esclarecimentos quanto ao potencial viciante da nicotina e quanto aos possíveis danos causados à saúde dos usuários da droga.

A causa foi julgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que se baseou no diagnóstico médico de que o autor da ação deveria parar de fumar em 1994 e conclui que a ação indenizatória prescreveria em 20 anos.

A fabricante de cigarros recorreu ao STJ com a alegação de que a decisão violava vários artigos do Código de Processo Civil e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Para o relator do processo, o ministro Fernando Gonçalves, o prejuízo físico experimentado pelo consumidor, decorrente dos "vícios de segurança e de informação" - má orientação e riscos de utilização do produto - é regulado pelo CDC, o qual, prevê no Artigo 27, que "prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e da sua autoria".

Em seu voto, Fernando Gonçalves disse que o autor foi avisado que deveria parar de fumar em 1994, sob pena de morte prematura. "É desta data que deve se iniciar a contagem do prazo, pois nesse momento já foi verificada a existência de problemas causados pelo uso do cigarro".

Como a ação foi proposta em 2000, o Tribunal, por maioria, acolheu o recurso da Souza Cruz, reconheceu a prescrição e extinguiu o processo.

http://www.estadao.com.br

quinta-feira, março 18, 2010

Japan Tobacco Inc. anuncia lançamento de um novo produto de tabaco sem fumaça.

Japan Tobacco anunciou em 17 de março o lançamento de um novo produto "smokeless", com vendas iniciando-se exclusivamente em Tóquio, em meados de maio de 2010. Trata-se de "Zerostyle Mint", um novo estilo de produto de tabaco (snus), que não precisa ser aceso e, portanto, não produz fumaça. Semelhante a um cigarro regular, é o primeiro deste tipo entre os produtos de tabaco no mundo, com um cartucho substituível contendo folhas de tabaco, equipado com um bocal cônico e uma tampa removível.

Fontes:
iStockAnalyst.com
JT International (JTI) (Japan Tobacco)
Japan Tobacco procura expandir produção para a Índia

17 de Março de 2010 (Bloomberg) - Japan Tobacco Inc., a terceira maior fabricante de cigarros do mundo, pretende expandir sua produção na Índia, enquanto suas taxas de crescimento estão em declínio no mercado japonês.

A companhia tem esperado a aprovação do governo para fazer investimentos adicionais na Índia desde junho de 2008, disse o vice-presidente executivo Masakazu Shimizu em uma entrevista em Tóquio, na terça-feira. "É para expandir a produção e as vendas a nível local", disse ele, recusando-se a fornecer detalhes ou o montante do investimento previsto.

A fabricante dos cigarros Mild Seven está impulsionando suas vendas para o exterior, decorrentes do declínio da taxa de fumantes e dos altos impostos que sufocam a demanda em seu mercado doméstico. A Índia tem cerca de 120 milhões de fumantes, mais de quatro vezes o número no Japão.

"Nossa expansão tem sido adiada porque há dois lados na política indiana: um que quer promover o investimento estrangeiro e o outro que quer controlá-lo", disse Shimizu.

A Índia pode proibir os investimentos diretos de estrangeiros em empresas de tabaco, disse o Economic Times em sua edição de 18 de fevereiro, citando funcionários do governo não identificados.

Japan Tobacco quer aumentar sua participação na JT International India Private Ltd. de 50% para 74%, segundo informou a empresa.

O governo japonês aumentará em outubro os impostos para o tabaco pela primeira vez em quatro anos, tentando deseconrajar o tabagismo.

segunda-feira, março 15, 2010

ECLIPSE, por R.J.REYNOLDS TOBACCO CO.

11 de Março de 2010 - Um tribunal de Vermont (EUA) através do juiz Dennis Pearson decidiu que a gigante do tabaco R.J.Reynolds engajou-se em publicidade enganosa e induziu em erro sua marca de cigarros Eclipse ao promovê-la como de menor risco em comparação às marcas convencionais.

O caso foi saudado por um grupo nacional de luta contra o tabaco.

"Esta é uma grande decisão com implicações nacionais e, Vermont mais uma vez mostrou o caminho", disse o procurador-geral William H. Sorrell. "O Tribunal decidiu que as empresas não podem fazer alegações sobre os seus produtos a menos que tenham prova para apoiá-los", disse Sorrell. "Esta decisão mostra também que a indústria do tabaco tem de viver de acordo com as promessas que fizeram na resolução de 1998 (Master Settlement Agreement) entre 46 estados por todo o país."

RJR, a segunda maior fabricante de cigarros norte americana, uma unidade de Reynolds American, comercializou um cigarro não-tradicional, conhecido como Eclipse, através de propagandas impressas e anúncios na Internet entre 2000 e 2007. Em sua decisão, o juiz Pearson descobriu que os anúncios de RJR deram a impressão de que os cigarros Eclipse "reduziriam a chance dada a qualquer fumante de desenvolver o câncer", e que RJR não teve estudos científicos para apoiar essa pretensão. Ele também descobriu que a companhia sabia que os anúncios convenceriam os consumidores de que haveria benefícios para a saúde caso mudassem para Eclipse. As consequências para as violações da RJR serão determinadas em um momento posterior.

Eclipse ainda é produzido pela Reynolds e cigarros similares convencionais não foram bem sucedidos comercialmente.

Reynolds disse que vai estudar as opções de um recurso.


Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / Vermont Office of the Attorney General / AP / Winston-Salem (NC) Journal

sábado, março 13, 2010

PMI e Imperial em cooperação no México

11 de Março de 2010 - Philip Morris International e Imperial Tobacco Group entraram em acordo de longo prazo para licenciar o fabrico e comercialização de marcas da Imperial no México.

Atualmente a Imperial importa e distribui suas marcas West e Davidoff no México, mas a partir de Maio, Philip Morris Mexico (PMM) vai fabricar West no país e adquirirá Davidoff da Commonwealth Brands, afiliada da Imperial.

A partir de Junho, PMM irá comercializar e distribuir ambas as marcas em todo o país.

"Estamos muito satisfeitos por ter concluído este acordo de licença com Imperial", disse Miroslaw Zielinski, presidente da PMI para a América Latina e Canadá.

"Este é um passo muito importante para a PMI, e estamos comprometidos em construir esta oportunidade no futuro."

"O acordo vai beneficiar ambas as empresas e permitirá à Philip Morris México complementar seu portfólio, adicionando duas marcas de qualidade, West e Davidoff, para a gama de produtos que oferece aos fumantes adultos."

Ao mesmo tempo, Graham Bolt, diretor regional da Imperial para as Américas, disse estar satisfeito com o acordo, permitindo o início de uma cooperação no México.

"Estamos confiantes de que as fortes capacidades de Philip Morris Mexico na fabricação e a força de sua ampla rede de distribuição continuarão a fornecer aos adultos fumantes em todo o país os produtos de alta qualidade Imperial que eles sempre esperam", disse ele.

"Estamos ansiosos para essa nova parceria, continuando a construir a nossa marca no México."


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segunda-feira, março 01, 2010

















Edição Comemorativa: L.A. Menthol Carnaval


Fevereiro de 2010

domingo, fevereiro 28, 2010

PHILIP MORRIS-FORTUNE TOBACCO Co.(PMFTC Inc.)

MANILA - 25/02/2010 - Philip Morris Philippines Manufacturing Inc. (PMPMI) e Fortune Tobacco Corp., a empresa de cigarros entre as 300 outras empresas controladas pelo magnata chinês-filipino Lucio Tan, formaram uma nova companhia que "unirá" as operações de fabricação e distribuição das duas empresas.

A nova companhia, chamada Philip Morris-Fortune Tobacco Co.(PMFTC Inc.) terão Tan e Chris Nelson como presidentes. "Esta não é uma fusão. É a criação de uma nova companhia," disse Nelson em uma conferência de imprensa nesta quinta-feira. "Teremos representação em todos os segmentos do mercado filipino", acrescentou.

PMPMI controla o mercado superior com as marcas Philip Morris e Marlboro, tendo uma quota de mercado local aproximada de 28%, enquanto Fortune Tobacco domina com sua marca Hope o segmento mais barato, possuindo uma quota de 60%. Juntas, representarão quase 90% do mercado filipino do tabaco.

Cerca de 85 bilhões de cigarros são vendidos nas Filipinas a cada ano, segundo dados da Philip Morris.

Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / tobaccoreporter / Tobacco Journal International / Wikipedia

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Souza Cruz se defende de inquérito do MPF-RONDÔNIA

26 de fevereiro de 2010 - 20h16 - atualizado às 20h20

A fabricante de cigarros Souza Cruz disse nesta sexta-feira, através de nota, que as informações sobre os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono "estão contidas em absolutamente todas as embalagens de cigarros fabricados pela empresa". Na quinta-feira, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) informou que abriu um inquérito civil público para apurar a possível omissão da Souza Cruz nas informações ao consumidor sobre o aumento do teor de algumas substâncias.

Segundo o MPF, a investigação trata da substituição do cigarro Free Box Original Choice pelo Free Innovative Choice. De acordo com o órgão, a nova embalagem não informa de maneira clara, visível e de fácil compreensão a elevação dos percentuais de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono do produto.

"A Souza Cruz sempre informou os riscos inerentes ao consumo de seus produtos, os quais são direcionados exclusivamente ao público adulto e entende que os teores indicados nos maços servem apenas para distinguir uma marca das demais existentes no mercado e não representam a real exposição do fumante à fumaça do cigarro, conforme deixa expresso em seu website", diz a nota.

Conforme informou a Souza Cruz, os teores das substâncias citados pelo MPF estão dentro do limite permitido pelas normas brasileiras em vigor. Segundo a empresa, a comercialização do cigarro Free Innovative Choice foi " deferida e liberada pela Anvisa". A Souza Cruz alega que os níveis das substâncias estão em todas as embalagens de seus produtos, " mesmo sendo a apresentação dessa informação considerada facultativa pela Agência de Vigilânc ia Sanitária".

Inquérito
O MPF disse que enviou um ofício à Souza Cruz solicitando informações sobre as razões da falta de informações no produto. Segundo a procuradora da República em Rondônia Lucyana Marina Pepe Affonso de Luca, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que são direitos básicos do consumidor ter acesso às informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos para proteger-se contra publicidade enganosa e abusiva.

A procuradora argumentou que é dever do fabricante informar a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto apresente. "Além disto, na hipótese de alteração da fórmula de um produto, deve o substituto expressar, em sua embalagem, advertência sobre a referida alteração, principalmente quando a mesma trouxer impactos à saúde do consumidor", disse.

http://noticias.terra.com.br

domingo, fevereiro 21, 2010

Fotos de advertências para o Paraguai

Em julho de 2009 o Paraguai desenvolveu suas 4 primeiras imagens de advertência para as embalagens de cigarros.


A partir de 7 de abril de 2010, as imagens deverão cobrir 50% da parte inferior frontal e 40% do verso inferior das embalagens;
A partir de 7 de abril de 2011, as imagens deverão cobrir 50% da parte inferior da frente e verso das embalagens;
A partir de 7 de abril de 2012, as imagens deverão cobrir 60% da parte superior frontal e do verso das embalagens.

Qualquer tipo de embalagem de cigarros ou outros produtos de tabaco, de produção nacional ou internacional, destinados ao consumo nacional, deverão conter as imagens sanitárias, devendo cumprir todas as condições do regulamento.


MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIA NOVOS AVISOS SANITÁRIOS SOBRE OS EFEITOS DO USO DO TABACO

Estas novas advertências deverão aparecer nos maços de cigarros e outros recipientes que contenham produtos de tabaco, dispõe a Resolução 298/09, assinada pela titular da pasta da saúde, Dra. Esperanza Martínez, em vista à aprovação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A não conformidade constituirá falta grave e, os responsáveis estarão sujeitos às penalidades previstas no Código Sanitário.

Os seguintes textos deverão acompanhar as respectivas imagens:


FUMAR CAUSA CÁNCER DE PULMON, ENFISEMA Y CRISIS DE ASMA.
FUMAR PRODUCE INFARTO CEREBRAL.
FUMAR CAUSA IMPOTENCIA SEXUAL.
FUMAR CAUSA INFARTO CARDIACO E HIPERTENSIÓN ARTERIAL

Também deverão estar precedidos da frase "El Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social advierte:", em tamanho menor que os textos de advertência, estando sujeitos a revisões e modificações anuais por parte do Ministério.
Estará proibido o uso de expressões a fim de promover uma marca, com mensagens falsas ou enganosas no que diz respeito às suas características, efeitos para a saúde, sinais figurativos criando a falsa impressão de que um determinado produto de tabaco é menos nocivo que outro, por exemplo, expressões como "con bajo contenido de alquitrán", "ligeros", "ultra ligeros", ou "suaves" e similares.
Numa das faces laterais deverá também conter a frase "Este producto contiene 4.700 sustancias tóxicas y cancerígenas. No existen niveles seguros de exposición al humo de tabaco".


http://www.mspbs.gov.py

Argentina: Uma pequena grande mudança

Nobleza Picardo lançou em Janeiro na Argentina uma nova proposta para os fumantes, trazendo uma grande inovação para o mercado de cigarros.

O novo Lucky Strike Click & Roll, possui uma cápsula no filtro que, ao pressioná-la, libera mentol ao gosto do fumante.



O produto é novidade mundial, apresentando o mesmo sabor que os Luckies tradicionais, porém, contendo uma cápsula no filtro que, ao pressioná-la, libera mentol. E ao girar o cigarro entre os dedos, pode-se intensificar o sabor liberado. Esta tecnologia permite adaptar o cigarro e encontrar um sabor diferente para cada momento. Click & Roll coexiste com outras versões de Lucky Strike em box de 20 unidades. O lançamento na Argentina é baseado em campanhas de comunicações em quiosques, bares e discotecas, eventos especiais e também pela Internet.


http://www.dossiernet.com.ar/articles.asp?a=view&id=63806

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Turcos estão fumando um pouco menos depois de restrições.

Segundo dados da Câmara Regulamentadora do Álcool e Tabaco da Turquia, a proibição de fumar em recintos fechados, incluindo todas as áreas de cafés, bares e restaurantes que entrou em vigor no país em Julho de 2009, teve resultados favoráveis.

5.392.945.420 maços de cigarros foram vendidos na Turquia em 2008.
5.377.748.810 maços de cigarros foram vendidos na Turquia em 2009.

Fonte: World Bulletin (tr)
Data: 08-02-2010
URL: http://www.worldbulletin.net/news_detail.php?id=53792
ID: 296615
Grevistas apoiam trabalhadores da Tekel


05 de fevereiro de 2010 - Dezenas de milhares de trabalhadores e funcionários civis realizaram uma greve de um dia em toda Turquia em apoio ao protesto dos trabalhadores da Tekel, informa reportagem de Hürriyet Daily News.

Os empregados da Tekel vêm há dois meses, demonstrando as alterações às suas situações de trabalho, em área central de Ankara.

Existe a intenção de realocá-los em postos de trabalho temporários do setor público que, de acordo com os trabalhadores, irá cortar seu salário mensal em mais de 40%, deixando-os sem qualquer indenização.

Tekel foi vendida para a British American Tobacco em junho de 2008.

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Paquistão adia avisos gráficos

08 de Fevereiro de 2010 - O Paquistão adiou para o final de maio uma exigência para os fabricantes de tabaco incluir advertências gráficas de saúde nas embalagens de cigarros, informa reportagem do Daily Times.

A exigência dos novos avisos de advertência foi anunciado pelo Ministério da Saúde no final de maio do ano passado e, inicialmente, 1 de Janeiro de 2010 foi fixado como data limite para implementar a decisão, mas esta foi mais tarde prorrogada para 1 de fevereiro.

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sábado, fevereiro 06, 2010

Delegação de Camarões em Yunnan

3 de Fevereiro de 2010 - Uma delegação da Société Industrielle de Tabacs du Cameroun (SITABAC) liderada pelo presidente executivo, Dr.James Onobiono, visitou HongyunHonghe Tobacco Group na província chinesa de Yunnan em 28 de janeiro para discutir uma co-operação na produção de cigarros, informa reportagem de Tobacco China Online.

A delegação de Camarões foi recebida pelo vice-presidente da HongyunHongh, Bi Fenglin, e por funcionários do departamento de desenvolvimento de negócios do grupo. Onobiono disse a seus anfitriões que Camarões e países vizinhos possuem relativamente forte demanda por cigarros, e que produtos Virginia representam mais de 60% das vendas.

Ele expressou esperança de HongyunHonghe cooperar com SITABAC com respeito à produção licenciada de cigarros, tecnologia de matérias primas, investimentos e outros assuntos.


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terça-feira, fevereiro 02, 2010

Grã-Bretanha quer reduzir pela metade o número de fumantes até 2020.

Ministério da Saúde pretende acabar com as máquinas de cigarros e obrigar as embalagens a virem sem a logomarca do fabricante.

O governo britânico pretende abolir as máquinas de venda de cigarros e proibir que os fabricantes incluam suas logomarcas nas embalagens. O pacote de medidas tem como meta reduzir pela metade o número de fumantes no país até 2020.

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa propõe ainda uma revisão na lei que permite o fumo em determinados locais, como a entrada dos edifícios e pontos de ônibus.

Também são consideradas medidas para dissuadir os pais que moram com seus filhos de fumarem em seus carros ou em suas casas. A princípio, isso seria feito apenas por meio de campanhas de conscientização.

O ministro da Saúde, Andy Burnham, enfatizou que as crianças e os adolescentes são os principais alvos do novo plano, cujas propostas de mudança na lei ainda precisarão ser aprovadas para entrar em prática.

É por causa dos mais jovens que o projeto quer agravar as penas para quem vender cigarro para menores de idade e ampliar o investimento no combate ao tráfico de cigarros. Os 200 milhões de cigarros que entram ilegalmente no país ao ano são os mais baratos e, portanto, os favoritos dos adolescentes.

A proibição das máquinas de cigarros e das logomarcas nas embalagens, que deverão vir apenas com o nome do fabricante impresso, também foi pensada com o intuito de por fim a qualquer tipo de propaganda que possa atrair os adolescentes.

A guerra ao cigarro

Na última década, a Grã-Bretanha já conseguiu reduzir em 25% o número de fumantes no país.

Dentre as ações tomadas no período, houve a proibição das propagandas de cigarro e a de fumar em locais públicos e fechados, similar ao que os estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais fizeram no ano passado.

Atualmente, 21% da população britânica, ou oito milhões de pessoas, fumam. Segundo o governo, o cigarro responde anualmente por 80 mil mortes e 1,4 milhão de internações hospitalares, custando ao sistema público de saúde 2,7 bilhões de libras ao ano (R$ 8,1 bilhões).

"Algum dia, em um futuro não muito distante, nós olharemos par trás e acharemos difícil de lembrar porque as pessoas fumavam", declarou Burham.

Liberdade de escolha

O anúncio das novas intenções do governo britânico veio acompanhado de manifestações contrárias ao projeto.

Simon Clark, diretor da Forest, uma associação de defesa dos direitos dos fumantes, criticou os planos do governo dizendo que eles "vão erodir ainda mais nossa habilidade de escolher como queremos viver nossas vidas".

"É muito perigoso quando o governo começa a estabelecer metas, porque a única forma de eles conseguirem atingi-las é introduzindo leis antiliberais e muito draconianas", declarou.

Por outro lado, Alan Maryon-Davis, presidente da Faculdade de Segurança Pública do Reino Unido, defendeu a medida. "Mas nós precisamos ver essas boas intenções sustentadas por investimento contínuo em estratégias efetivas", disse. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

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quarta-feira, janeiro 27, 2010

KT&G assina pacto de licença de marca com Imperial Tobacco Group

Fonte: The Wall Street Journal Interactive Edition
Date: 25-01-2010
Autor: Kyong-Ae Choi, Dow Jones Newswires, 800-843-0008
URL:
http://online.wsj.com/article/BT-CO-20100125-714901.html?mod=WSJ_latestheadlines
ID: 295929

KT&G Corp., companhia dominante do tabaco na Coreia do Sul, informou na Terça-feira que selou uma parceria com Imperial Tobacco Group PLC para fabricar na Coreia a marca da companhia européia, Davidoff, na primeira metade deste ano.

A estratégia principal com Imperial Tobacco é de reconquistar jovens consumidores na faixa dos 20 anos das empresas multinacionais do tabaco, como Philip Morris e British American Tobacco, informou KT&G em um comunicado.

terça-feira, janeiro 26, 2010






















Imperial Tobacco renova design das embalagens de West

Publicação: 25/01/10
Fonte: ©The Moodie Report

Por Mary Jane Pittilla, Brands Editor

Reino Unido - Imperial Tobacco anunciou o lançamento dos cigarros West em uma nova embalagem contemporânea que será lançada sucessivamente no varejo global de viagens a partir de março.

Através do novo design, a empresa disse estar fazendo "um esforço consciente para inovar e criar algo que seja funcional e esteticamente agradável para nossos fumantes adultos".

O design das embalagens é descrita como a chave para o sucesso dos cigarros West, a principal marca da Imperial Tobacco no mercado internacional.

A nova aparência metálica de West visa acrescentar "modernidade da próxima geração" para a marca, conectando-a com fumantes adultos que estão se tornando mais e mais progressivos e seletivos.

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Davidoff revela novo design das embalagens de cigarro



Publicação: 13/11/09
Fonte: ©The Moodie Report
Por Melody Ng, Asia Bureau Chief


Reino Unido - Imperial Tobacco está definindo a implantação de novas embalagens dos cigarros Davidoff para o começo de 2010, após o seu lançamento no TFWA World Exhibition em Outubro de 2009.

A festa de lançamento, realizada no hotel Majestic no dia 20 de outubro, foi realizado pela Imperial Tobacco Regional Director Travel Retail, Duty Free Global e Americas Graham Bolt.

A noite do coquetel contou com a participação de convidados como Gebr Heinemann, Claus e Gunnar Heinemann, Dufry C.E.O. Julián Diaz, bem como Maxime e Cyril Godet.

A embalagem apresenta um novo visual minimalista, com materiais selecionados, coloração única e vibrante acabamento perolado. Uma armação de aço escovado envolve a embalagem, chamando a atenção para sua forma cônica.

Embora o design das embalagens seja novo, os cigarros de qualidade premium permanecem os mesmo.

Comentando sobre o seu mercado alvo, a empresa afirma: "Nossos fumantes adultos são embaixadores do mundo de estilo - eles sabem as tendências e eventos antes de seus acontecimentos. E eles realmente apreciam a dedicação de Davidoff à perfeição e singularidade no estilo."

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quinta-feira, janeiro 14, 2010

Novo Edge Slims na Coreia

12 de Janeiro de 2010 - KT&G lançará nesta semana o cigarro mais fino da Coreia do Sul, segundo reportagem da agência de notícias Yonhap, citando fontes da empresa.

Edge Slim terá um "super filtro de carbono" e será oferecido em duas versões, uma com 1mg de alcatrão e a outra com 5mg.

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terça-feira, dezembro 29, 2009

JT anuncia redesenho de Mild Seven.


17 de dezembro de 2009 - Japan Tobacco Inc. busca alcançar o terceiro ano consecutivo de crescimento em participação de mercado doméstico, melhorando a aparência de sua marca Mild Seven, a mais vendida no Japão.

A companhia disse hoje que está redesenhando a embalagem de 15 de seus maços de Mild Seven, boxes e 100's, um grupo de produtos que formam a espinha dorsal da marca.

Além disso, desenvolveu um novo produto, Mild Seven Impact One Menthol Box, que, juntamente com o redesenho, será lançado no início de fevereiro.

O novo produto foi desenvolvido, diz JT, em resposta tanto às necessidades do consumidor quanto à necessidade de aumentar a competitividade num mercado de expansão do mentol. Usa um processo de mistura única e um filtro de sabor contendo o mentol natural, para proporcionar uma maior satisfação e impacto. O produto possui 1mg de alcatrão.

A decisão da JT de reformular as embalagens de seus 15 produtos existentes, sublinha sua estratégia de constante evolução da marca em sintonia com novos tempos e tendências.

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domingo, dezembro 27, 2009

Determinação para diminuir consumo de cigarro

23/12/2009 08:10:39 atualizado em 23/12/2009 08:10:39

Imagens dissuasivas nos maços de cigarros também serão usadas na França

Le Monde

Mais explícitas do que as simples mensagens atuais de risco à saúde, fortes imagens dissuasivas aparecerão nos maços de cigarro vendidos na França, uma determinação que deve ser publicada até o fim do ano. O texto definirá quais são as imagens escolhidas, seu tamanho e o local onde devem aparecer no maço, indicava o ministério da Saúde, enquanto o site do "Figaro" garante que a opção escolhida é a de imagens que ocupam 40% da superfície dos maços. O ministério também deve determinar o prazo para que a medida entre em vigor.

Inicialmente, pressionada pelas associações anti-tabagismo e pela ministra da Saúde Roselyne Bachelot, a direção geral da Saúde desejava que essas fotos que retratam os perigos do tabaco aparecessem nos dois lados do maço, em tamanho máximo, explica o site.

"Creio que vamos nos decepcionar", disse à Agence France-Presse o presidente da Aliança contra o Tabaco, o pneumólogo Yves Martinet, que fala em "medida menor". "Se tiver de ser somente de um lado, pedimos que seja do lado que o consumidor vê quando vai comprar um maço de cigarros; mas acho que obteremos o outro lado", ele disse. "Pedimos que fosse no alto do maço, mas acho que será embaixo. Pedimos por pelo menos 50% da superfície, temo que teremos somente 40%".

Pedidas há muito tempo pelas associações de luta contra o tabaco, as imagens dissuasivas também são preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para que "os alertas que contêm ilustrações dos prejuízos causados pelo tabaco sejam especialmente eficazes".

Paciente hospitalizado usando uma máscara de oxigênio, dentes estragados, cigarro mole remetendo à impotência, doentes de câncer de pulmão, pé de um cadáver no necrotério... as opções são muitas. "Temos ali uma ferramenta de prevenção gratuita para o governo, vista 7 mil vezes por ano por um fumante (que consuma 20 cigarros por dia)", observa Karine Gallopel-Morvan, pesquisadora de marketing social da Universidade de Rennes.

sexta-feira, novembro 27, 2009

URUGUAI: As maiores imagens de advertências do mundo.


Portaria Ministerial 466/2009 de 1 de Setembro de 2009 finaliza a exigência de um novo conjunto de seis advertências gráficas para cobrir 80% da frente e verso das embalagens de cigarros no Uruguai, que terá as maiores advertências gráficas do mundo em seus maços de cigarros. As novas imagens deverão aparecer 180 dias após a emissão da Portaria, ou seja, 1 de março de 2010.

Atualmente as advertências cobrem 50% da frente e verso das embalagens. O Uruguai deverá ultrapassar as Ilhas Maurício neste quesito, onde, no início deste ano, um regulamento exigiu advertências cobrindo 65% das embalagens (frente 60%, verso 70%). As advertências em Maurício ainda não apareceram completamente nas prateleiras dos estabelecimentos.

A Portaria uruguaia estabelece o texto a ser impresso no lado da embalagem em preto sobre fundo branco: "Este producto contiene nicotina, alquitran y monoxide de carbone" (Este produto contém nicotina, alcatrão e monóxido de carbono).

Os novos avisos são ridicularizados nas embalagens. O aviso na parte traseira é semelhante, mas não é o mesmo da frente - a imagem aparece igual, mas o texto que a acompanha é diferente.

Esta será a quarta rodada de imagens gráficas de advertência no Uruguai. Os anos que tiveram mudanças foram: 2006, 2008 e 2009.



http://www.msp.gub.uy

segunda-feira, novembro 23, 2009

Turquia adiciona imagens gráficas de advertências nos maços de cigarros.

www.chinaview.cn 2009-11-22 21:12:00

ANKARA, 22 de Novembro (Xinhua) - A Turquia irá adicionar mensagens de alerta visual de saúde nas embalagens de cigarros produzidos a partir de 1 de janeiro de 2010, informou a agência de notícias semi-oficial Anatolia neste domingo.

Presidente Mehmet Kucuk do Controle do Tabaco e Álcool da Turquia (TAPDK) disse à agência que os maços de cigarros produzidos antes de 31 de dezembro de 2009 possuindo apenas os sinais de advertência por escrito poderão ser vendidos até 30 de junho de 2010.

Não haverá maços de cigarros sem mensagens de aviso visual na Turquia a partir de 1 de janeiro de 2011, Kucuk disse.

Serão 14 fotos, escolhidas de 42 retratos da amostra do sistema da União Européia, nas embalagens dos produtos do tabaco para chamar a atenção das pessoas para os prejuízos do cigarro, disse o presidente.

As imagens de advertências visuais nos maços de cigarros são utilizadas em países como a Grã-Bretanha, Bélgica, Roménia, Brasil, Tailândia e Cingapura, disse a agência.

A proibição de fumar entrou em vigor em toda a Turquia em 19 de julho, estendendo-se anteriormente a uma proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados, incluindo cafés, bares e restaurantes.

Sob a nova regra, é também ilegal a publicidade e promoção de produtos do tabaco ou os nomes e marcas dos produtores de tabaco, enquanto os canais de televisão e rádios têm de colocar no ar pelo menos 90 minutos de programas sobre os efeitos nocivos dos produtos de tabaco a cada mês.

Editor: Xiong Tong
http://news.xinhuanet.com/english/2009-11/22/content_12521530.htm