sábado, junho 16, 2007


Fiscalização sérvia investiga a mulher e o filho de Milosevic por contrabando de tabaco

A esposa e o filho do ex-presidente da antiga Iugoslávia, Slobodan Milosevic, serão investigados como suspeitos de importação e venda ilegal de cigarros entre 1996 e 2001.

EFE

A investigação contra Mirjana Markovic, a esposa do falecido Milosevic, e seu filho Marko, assim como outras sete pessoas, entre elas o ex-chefe de Aduana, Mihalj Kertes, será levado a cabo por ordem de fiscalização especial sérvia para o crime organizado.

É esperado que as autoridades judiciais emitam uma ordem internacional de busca e captura contra Mirjana Markovic e Marko Milosevic, que vivem supostamente na Rússia.

Também deverão ser bloqueadas todas as propriedades dos Milosevic na Sérvia, assim como as contas bancárias no país e no estrangeiro, informa o diário "Danas", de Belgrado.

O porta-voz da Fiscalização, Tomo Zoric, não pôde precisar em declarações ao diário se foram encontradas as contas dos Milosevic no estrangeiro, nem que soma se trataria.

É considerado que foram sacados milhões de dólares ilegalmente do país durante a década passada.

Milosevic foi derrotado pelas forças políticas reformistas em 2000, depois de uma década de governo autoritário.

Mirjana Markovic rebate a acusação de estar envolvida no contrabando de cigarros, qualificando de "ridículas" tais implicações.

terça-feira, junho 12, 2007




Terça, 12 de junho de 2007
Embalagem de cigarro é criticada por atrair adolescentes

A embalagem de Camel No. 9 está gerando polêmica nos Estados Unidos. A caixinha preta, com letras e detalhes em rosa, é vista por especialistas como um atrativo para garotas menores de 18 anos.

Os críticos dizem que o cigarro, produzido pela R.J. Reynolds, é claramente voltado para meninas adolescentes. Na semana passada, 42 membros do Congresso mandaram cartas para editores das 11 maiores revistas norte-americanas solicitando a retirada dos anúncios do cigarro.

Eles dizem que a embalagem faz com que o cigarro pareça "um produto comestível, que vai fazer bem às jovens, mas que, na verdade, vai matá-las".

A R.J. Reynolds afirmou que todos os seus produtos são voltados para adultos e descartou a intenção de voltar a campanha para o público adolescente.

"Camel No. 9 foi produzido para mulheres adultas fumantes, que nos disseram o que elas esperam de um produto que reflita melhor seus estilos e desejos", explicou Cressida Lozano, vice-presidente de marketing da Camel, ao ABC News.
British American Tobacco se retira da Coréia da Norte

11 de Junho de 2007. British American Tobacco está se retirando da Coréia do Norte e já concordou em vender os 60% de sua participação em Taesong BAT, uma joint venture em Pyongyang com a Korea Sogyong Chonyonmul Trading Operation, uma companhia estatal.

BAT está vendendo sua participação para SUTL, um grupo situado em Singapura que investe em negócios de risco no sudeste asiático. O preço está ainda sendo discutido, entretanto, é esperado ser menor em relação ao grupo. A venda é esperada para ser completada no fim deste ano.

Sob os termos do acordo, BAT licenciará sua marca Craven A para o grupo de investimentos de Singapura para manufaturar e vendê-la no mercado doméstico da Coréia do Norte.

BAT, opera a fábrica na Coréia do Norte desde 2001. A companhia declarou que a decisão de deixar o país foi baseada em razões "puramente comerciais".

BAT já havia deixado Burma em 2003 depois de uma campanha empreendida por grupos de direitos humanos bem como pela pressão do governo britânico.

Tobacco Journal International

quarta-feira, junho 06, 2007



Philip Morris investe em Marlboro Filter Plus

28 de Maio de 2007. Philip Morris International investiu US$ 15,5 milhões no lançamento de nova variedade de sua renomada marca Marlboro, Marlboro Filter Plus, na Rússia, Ucrânia e Casaquistão, disse Andre Calantzopoulos, Presidente e Chefe Executivo.

O novo Marlboro pertence ao segmento 'mild' o qual a companhia classifica como segmento de crescimento e promissor. Filter Plus será manufaturado na fábrica PM Izhora, perto de São Petersburgo, onde novos maquinários foram instalados, e fornecidos aos mercados russo, ucraniano e cazaquistanês.

Lançado com sucesso na Coréia em 2006, Marlboro Filter Plus é uma inovação em termos de cigarro e construção de filtro, bem como em embalagem. O filtro consiste de quatro seções, uma contendo tabaco. A embalagem tipo 'slide' foi escolhida para o produto. Estará sendo oferecida em duas versões de teores, uma com alcatrão e nicotina de 3mg e 0,2mg por cigarros,
respectivamente, e a outra (Marlboro Filter Plus One) com 1mg de alcatrão e 0,1mg de nicotina. A nova versão de Marlboro deverá ser comercializada em torno de 1 Euro por embalagem.

Tobacco Journal International

terça-feira, junho 05, 2007

Nova fábrica em planejamentos

Coréia do Sul, Terça-feira, 05 de Junho de 2007 - Uma delegação da Koogang Products (KP), da Coréia do Sul, recentemente visitou os maquinários da Shanghai Tobacco, onde manteve conversas sobre a compra de equipamentos para uma nova fábrica.
KP, que mantém uma joint venture com Kunming Cigarette Factory e produz a marca de cigarros IF, disse ter planos de estabelecer sua própria fábrica de cigarros este ano.

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domingo, junho 03, 2007

'Pielroja', um índio que se nega a morrer ante ao 'rubio americano'

Colômbia 12-05-2007

'Pielroja', o cigarro de tabaco escuro comercializado na Colômbia desde 1924, considerado um símbolo nacional e que logrou sobreviver frente ao tabaco norte americano durante mais de oitenta anos, acaba de ser lançado no mercado na versão rubios com filtro.

A marca colombiana, que se distingue pela imagem de um índio com seu cocar de penas no maço é tão famosa que, em 1967 diante de uma greve na fábrica, houve a falta do produto e num salão de chá em Medellín era cobrado 10 centavos cada 'tragada' do cigarro.



Os tradicionais cigarros 'Pielroja' são ovalados e vendidos em maços de 18 unidades de 70mm.

A versão em tabaco rúbio foi lançada para satisfazer a tendência mundial ao fumo de rubios com filtro, explicou Jon Ruiz, diretor da Philip Morris para a Colômbia, que em 2004 adquiriu a Compañía Colombiana de Tabaco ('Coltabaco'), produtora da marca.

A empresa investiu cerca de 2 milhões de dólares no novo cigarro, que vem em uma 'hard pack' com 20 unidades (84 mm), com a imagem do índio.

O diretor da empresa adicionou que isto não significa de nenhuma forma que se vá abandonar a versão tradicional.

Jon Ruiz, que é um fumante e prefere o tabaco negro, afirmou que o tabaco colombiano lhe parece ser "um dos melhores do mundo", tanto que se ao fumá-lo, um espanhol não estranharia um 'Ducados' ou um francês um 'Gauloises'.

'Pielroja', criado em Medellín, teve como antecedente as marcas 'Victoria', que trazia estampas colecionáveis, e 'Pierrot'.

Desde sua criação em 1919, a tabaqueira se propôs a fomentar o cultivo de tabaco negro em Santander, região agreste do nordeste colombiano, que desde o século XIX produzia os melhores tabacos do país.

A princípio se usavam tabacos turcos negros e amarelos que logo foram substituídos pelos escuros de Kentucky (EUA) e negros de Santander.

O tradicional cigarro colombiano também marcou um ritual na publicidade de revistas e jornais e foi pioneiro em publicidade com modelos femininas, que representavam o ideal de beleza jovem de cada época.

O índio foi uma criação de Ricardo Rendón, considerado o caracturista mais importante da história local.

Os slogans fizeram carreira por meio século e buscaram entrar no nicho de consumidores exclusivos com: 'Dê-se ao luxo de fumar'; o mencionar ao orgulho nacional: 'Sabem melhor e são colombianos' ou simplesmente: 'acenda um Pielroja'.

Também se utilizou na época, para se acercar às mulheres um costume que não era próprio de seu sexo, frases como 'elas também o preferem'.

Fumar 'Pielroja' acompanha todo um estilo de vida e o maço do índio ainda é frequente entre estudantes e intelectuais, embora também fossem populares entre pessoas com poucos recursos econômicos.

Fumantes famosos de 'Pielroja' foram os ex-presidentes Alberto y Carlos Lleras e Belisario Betancur - antes de serem governantes -, o pintor Alejandro Obregón, os poetas León de Greiff e Gonzalo Arango, os escritores Gabriel García Márquez e Manuel Mejía Vallejo e em tempos atuais o jornalista e escritor Antonio Caballero.

O produto é conhecido entre o público, especialmente o jovem, como 'tira flechas', 'quebra peitos' ou 'Red Skin' (pele vermelha, em inglês).

Os dirigentes da empresa se recordam de quando viajavam a Medellín de avião, e se davam conta da aproximação da aterrisagem na capital da região de Antioquia quando viam o desenho do índio pintado na planta da fábrica.

Além disso, os que iam às festas, uma vez se tornando tolerantes, ofereciam a troca dos maços de cigarros norte americanos, muito mais caras, por alguns 'pielrojas'.

Porém, os cigarros nunca perderam sua essência popular e não havia nada mais próprio aos camponeses do que recolher grãos de café com um cigarro fumegante pendurado na boca.

Da fama tradicional do cigarro surgiu um almanaque anual, com folhas de calendários diária, em que aparece ao fundo uma mulher soltando uma baforada de fumo com um cigarro na mão.

A fabricante considera que, apesar da mudança dos consumidores, e que seus fumantes sejam atualmente uma minoria, 'Pielroja' não desaparecerá e ainda continua 'vivo'.

EFE



Frente ao balanço do ano passado, a empresa registrou uma baixa de 76% em suas operações, devido aos investimentos que se realizaram tanto na parte comercial e industrial como na de mercado.Estão para começar a exportar para a Venezuela, Bolívia e Equador a partir de agosto. Atualmente Coltabaco já exporta a marca Green para a Jamaica e a marca Caribe para o Perú.No ano passado, Coltabaco registrou crescimento de 20% em suas vendas em relação a 2005. Para este ano, a empresa prevê um aumento de 10%. A companhia tem um plano de investimento em três anos de 25 milhões de dólares. Para a elaboração de cigarros, serão trazidas novas máquinas do exterior até o final do ano.

quinta-feira, maio 31, 2007

Família Mild Seven em expansão

Japão, 31 de Maio de 2007 - Japan Tobacco Inc. estará lançando em Junho no Japão, uma nova marca, Mild Seven Aqua Menthol Super Lights Box. Este ano marca o trigésimo ano de aniversário da marca Mild Seven e, em celebração a esta ocasião, JT anunciou estar se focando na qualidade, valor e fortalecimento das vendas.Com a adição de Mild Seven Aqua Menthol Super Lights Box, a família de marcas Mild Seven consistirá de 19 diferentes produtos.

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quarta-feira, maio 30, 2007

Bulgária: Aumenta a demanda pelas marcas de cigarros Gorna Dzhumaya e Melnik

28 de Maio de 2007 18:43 FOCUS News Agency

Blagoevgrad. "A demanda pelas marcas de cigarros Gorna Dzhumaya e Melnik aumentaram", disse Petar Papucharov, CEO da BT Holding em Blagoevgrad para a rádio FOCUS-Pirin.
Ele explicou que a alta demanda é devida à redução de preços para aquelas marcas. "Também reduzimos o preço da marca Prestige HLP, mas as vendas cairam", disse.
De acordo com ele, estas marcas ainda não se tornaram populares no mercado.

http://www.focus-fen.net/index.php?id=n113440


Narguilé é tão prejudicial quanto o cigarro, adverte OMS

A Organização Mundial da Saúde avisa que usar narguilés para consumir tabaco expõe o usuário a mais fumaça, e por mais tempo, que o cigarro comum

Associated Press

GENEBRA - Fumar narguilé pode trazer os mesmos riscos para a saúde que o cigarro, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que mais estudos são necessários para esclarecer a ligação entre o cachimbo oriental e diversas doenças letais.

"Usar um cachimbo de água não é uma alternativa segura ao cigarro", diz a agência das Nações Unidas, em um relatório de sete páginas sobre o assunto. "Contrariando um antigo folclore e a crença popular, a fumaça que emerge de um narguilé contém diversos tóxicos que, sabe-se, causam câncer de pulmão, doença cardíaca e outros males".

A "nota de advertência" da OMS avisa que usar narguilés para consumir tabaco, que nessa modalidade geralmente é misturado a melaço e sabores de frutas, expõe o usuário a mais fumaça, e por mais tempo, que o cigarro comum. Pesquisas preliminares indicam que o uso de narguilé oferece muitos dos mesmos riscos que o cigarro e pode trazer ainda "alguns riscos de saúdo próprios".

Um narguilé é uma tigela conectada a um vaso contendo água, com um tubo longo e uma piteira. O tabaco fica na tigela, com uma camada de papel alumínio e uma brasa quente por cima. O tabaco nunca chega a entrar em combustão, mas é aquecido pela brasa, processo que, segundo os defensores da prática, gera uma fumaça diferente da do cigarro.
Fonte: Estadão

terça-feira, maio 29, 2007

Privatização da Tekel programada para depois das eleições

Turquia, Terça-feira, 29 de Maio de 2007 - A Turquia planeja privatizar a Tekel depois das eleições gerais de Julho, informa reportagem da Reuters que cita as observações feitas pelo ministro de finanças da Turquia, Kemal Unakitan, durante uma entrevista ontem, na Malásia.

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Presidente da Croácia criticado por promover o fumo

24 de Maio de 2007. Enquanto inaugurava a fábrica de cigarros Tvornica Duhana Rovinj's (TDR) em Kanfanar, na parte ocidental da península de Istria, o presidente croata Stjepan Mesic causou controvérsia.

Comentando sobre a fábrica ser "um dos mais modernos complexos do gênero nesta parte da Europa", a declaração de Mesic resultou em desaprovação pública, transparecendo sua posição à promoção do fumo. O presidente se defendeu contra as acusações, declarando que não é a favor do tabagismo. "Mas se as pessoas fumam, acredito ser correto que elas fumem produtos croatas", informou.

O valor da nova planta da TDR em Kanfanar está estimado em HRK 1 bilhão. A linha de produção pode processar acima de 8 toneladas de tabaco por hora. A companhia planeja produzir 20 bilhões de cigarros por ano. No ano passado, TDR produziu 15.000 toneladas de cigarros. A fábrica em Kanfanar está em um complexo compartilhado com a companhia Istragrafika, com um espaço total de 45.000 metros quadrados.

Tobacco Journal International

domingo, maio 27, 2007

Nigeria: Três Estados processam British American Tobacco

Londres, 27/05 - Três Estados da Nigéria, Kano, Lagos e Gombe, abriram um processo judicial no Reino Unido contra a companhia British American Tobacco (BAT), pelos danos à saúde dos jovens que consomem os seus produtos.

Os três Estados e uma ONG acusam a BAT de promover o vício do fumo entre os menores nos países em desenvolvimento, patrocinando eventos esportivos e vendendo cigarros no varejo, informa hoje o jornal britânico "The Times".

Os litigantes, inspirados em acções colectivas movidas na Justiça dos Estados Unidos nos anos 90, reivindicam 38,6 biliões de dólares por perdas e danos.

"Em reacção à perda de mercado e de lucros nos países desenvolvidos, as companhias de tabaco estão a canalizar os seus enormes recursos e sua máquina promocional para captar os jovens impressionáveis dos países em desenvolvimento da África", denunciou Akinbode Oluwafemi, da ONG Environmental Rights Action.

Os advogados estão a ser assessorados por Mike Moore, ex-procurador-geral do Missouri, que em 1994 foi o primeiro Estado americano a processar as companhias do setor.

Yemi Osinbajo, procurador-geral de Lagos, explicou hoje ao "Times" que obteve informações que demonstram uma tentativa deliberada das companhias de levar os jovens ao vício.

Os litigantes afirmam que os avisos obrigatórios em inglês de que fumar prejudica a saúde são ineficazes num país como a Nigéria.

Além disso, denunciam que a venda de cigarros avulsos, fora dos maços, aumenta a possibilidade de acesso para os menores.

Uma porta-voz da BAT, segunda maior fabricante de cigarros do mundo, negou, no entanto, as acusações

AngolaPress

quarta-feira, maio 23, 2007

Latvia introduz regulamentos

23 de Maio de 2007. O governo da Latvia decidiu na terça-feira, seguir as diretivas propostas pelo ministro da saúde. Avisos gráficos de advertência deverão ser introduzidos nas embalagens de cigarros.
Além disso, proibição do fumo será imposta nas universidades e em outros prédios públicos. Até agora, fumar em edificações públicas da Latvia era permitido somente em salas separadas. Isto deverá ser abolido no futuro. Também será restrito o fumo em parques, nas praias e playgrounds.
A futura introdução dos avisos gráficos de saúde, originou em associação dos fabricantes a protestarem contra a medida, descrevendo-a como "impossível de ser acatada."
Os avisos gráficos deverão ser introduzidos a partir de 1 de Janeiro de 2009. Embalagens de cigarros sem os mesmos, não poderão ser vendidas a partir de outrubro de 2009.

Tobacco Journal International

domingo, maio 20, 2007

Cruz Vermelha pedia cigarros para dar aos soldados

FERNANDO MADAÍL

Politicamente correcto, em 1962, era o administrador da Tabaqueira, Jorge de Mello, concordar "em oferecer à Cruz Vermelha Portuguesa, com destino aos soldados que se encontram em Angola e, nomeadamente, aos que combatem os terroristas nas regiões do Norte daquela província ultramarina, os primeiros cigarros produzidos" na nova fábrica de Albarraque (Sintra). Politicamente correcto, em 2007, é criticar a Cruz Vermelha por então ter incentivado o tabagismo, mesmo entre esses soldados que podiam regressar de caixão, ficar estropiados ou serem vítimas do que hoje se designa por stress pós-traumático.

A inauguração em 1962 da nova fábrica da empresa fundada, em 1927, por Alfredo da Silva e que é agora uma subsidiária da multinacional Philip Morris International teve direito a grande pompa. "Constituiu um acontecimento de extraordinário relevo, pela categoria das personalidades, pelo número e qualidade das pessoas presentes, pelo brilho de que se rodearam os vários actos do programa e pela reunião social que a encerrou, a inauguração da nova fábrica de A Tabaqueira", escrevia o DN de 27 de Maio de 1962.

Além do Presidente da República (Américo Tomás) e do cardeal patriarca de Lisboa, do presidente da Câmara Corporativa (o parlamento da ditadura) e de cinco ministros, estavam presentes três secretários de Estado e os embaixadores de Espanha, Alemanha e Turquia. Do rol constavam ainda o inspector-geral das Finanças, o governador civil de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra "e dezenas de individualidades, antigos membros do Governo, representantes de organismos do Estado, dos meios bancários, industriais e comerciais, tantas que impossível se torna mencioná-las".

O título da peça era, contudo, estranho: "Portugal vencerá os seus destinos - Trabalhando, não ouvindo aquilo que não se deve ouvir, passaremos em frente e continuaremos a ser o Portugal que sempre fomos."

Américo Tomás aproveitava a cerimónia no concelho de Sintra para evocar, embora sem nunca citar o nome da colónia, Angola. "É por isso - prosseguiu - que sempre que assiste a inaugurações como aquela, o seu coração se enche de júbilo, fica contente e dá por bem empregados muitos momentos de tristeza que os tempos modernos lhe fazem viver. A época, insistiu, é muito difícil, e é muito difícil, sobretudo, para os portugueses. Há uma incompreensão geral para os seus problemas e, no entanto, os seus problemas são fáceis e são correctos."

O "problema" era a guerra em Angola, iniciada no ano anterior, depois do MPLA ter atacado a casa de reclusão, o quartel da PSP e a emissora de rádio em Luanda e da UPA iniciar os massacres no Norte. A "incompreensão geral" perante a resposta, "rápida e em força", de Salazar até fez com que americanos e soviéticos coincidissem, pela primeira vez, no mesmo voto, aprovando a moção do Conselho de Segurança da ONU que condenava Portugal. Nos anos seguintes, com o alastrar da Guerra Colonial à Guiné (1963) e a Moçambique (1964), "problemas" e "incompreensão" aumentariam.

Mais curioso era ler que o então ministro das Finanças, Pinto Barbosa, explicava que a "capacidade de laboração [é] de molde a satisfazer as necessidades do consumo, ainda que estas venham a desenvolver- -se com a exportação e a expandir-se com o [melhor?] nível de vida".

Afinal, confrontando o discurso dos políticos tabagistas de antanho e dos tribunos antifumo de agora, o melhor é escutar a personagem de Tchékhov que vai proferir uma conferência e nunca chega a falar sobre o tema - a peça é Os Malefícios do Tabaco.
Sábado, 19 de Maio de 2007
Diário de Notícias - Portugal

sexta-feira, maio 18, 2007

Vietnam - Imposta novas restrições ao tabaco

Sexta-feira, 18 de maio de 2007 - O governo vietnamita baniu o fumo e venda de cigarros em escritórios, escolas, hospitais e no transporte público, informa reportagem do Xinhua Newswire.
Proibições também foram impostas a todas as propagandas, promoções e patrocínios das companhias de cigarros, bem como, vendas de cigarros através de máquinas, por telefone ou internet.
A partir de março de 2008, a advertência SMOKING CAUSES LUNG CANCER (fumar causa câncer de pulmão), terá de ser impressa nas embalagens de cigarros.

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terça-feira, maio 15, 2007

Cigarros Prima

O ano é 1976, o lugar - qualquer um da União Soviética. Saindo da fábrica e indo para sua casa, você apanha uma embalagem preta e vermelha dos cigarros Prima por 14 kopeks. Em casa, você rasga o canto da embalagem, dá um tapinha e retira um a um os cigarros ovais, sem filtro.Se os cigarros estiverem úmidos - e frequentemente estão - coloque-os no calorífero para secar durante a noite. Quando acender, segure o cigarro entre seu dedo indicador e médio enquanto usa um outro dedo para remover pedacinhos de tabaco em seus lábios.

Isto pode não parecer um bom prazer ao se fumar, mas durante a maior parte do período soviético, foi o ritual noturno para milhões de cidadãos.

Prima foi inicialmente produzido em São Petersbugo antes da Revolução de 1917 e, depois por fábricas de todo o país em 1922.O tabaco era desagradável. O preço: baixo. Era o cigarro de necessidade para a classe mais baixa: trabalhadores coletivos de fazendas e fábricas, soldados e estudantes. Era o cigarro de escolha pela inteligência, de quem tinha gastado tempo nos campos e desenvolvido um gosto para o tabaco amargamente forte.

Prima também teve um esconderijo entre as classes superiores.

Também era fumado por vadios, artistas pobres e estudantes. Sua popularidade era mística. Lenda urbana diz que a rainha Elizabeth II fumou os cigarros Prima, em uma embalagem "para exportação" especialmente desenhada para ela.

Um consórcio russo do ramo de tabaco está trazendo de volta a nostalgia de Prima. Estão colocando as imagens de Lenin, Stalin e Brejnev nas embalagens de Prima. As venda não estão más. Mas na consciência coletiva russa, Prima continua associado com tempos duros. Um fumante escreveu em um forum online: "Eu acendo meu Prima. É muito bom. Te personifica. São os melhores cigarros - somente possuem um bom sabor quando você os fuma em estado de bom espírito.

http://www.moscowtimes.ru




Fumantes venezuelanos terão de importar cigarros
Publicado em 15.05.2007, às 09h07

O governo venezuelano anunciou nessa segunda (14) mais uma medida com a qual pretende, ao mesmo tempo, resolver um problema de “bem-estar” público e ajudar a “moralizar” o país: o Ministério da Saúde prepara um projeto de lei para “proibir progressivamente a produção de tabaco até o consumo ser totalmente abolido”. “Quem quiser fumar deverá importar cigarros”, disse o titular da pasta Erick Rodríguez, à Unionradio, após confessar jamais ter gostado dos fumantes (“ou beijado uma mulher que fumasse”) e comparar as pessoas que louvam o diabo com autoridades que ficam inertes diante do problema do tabagismo.

Segundo o ministro, a cruzada antitabagismo incluirá uma campanha maciça de educação e informação “pública e privada” contra o vício, que passará a ser definido como doença. Também serão distribuídos adesivos com doses controladas de nicotina para ajudar os fumantes a livrar-se do cigarro. “É para isso que serve o dinheiro do povo”, disse Rodríguez. Na semana passada, ele já havia anunciado que a partir do dia 21 será proibido fumar em restaurantes, bares e qualquer outro lugar no qual haja manipulação de alimentos.

O projeto é mais um passo da chamada jornada pela difusão “da moral e das luzes”, um dos cinco motores nos quais o presidente Hugo Chávez aposta para impulsionar sua revolução socialista. As medidas nesta área vão desde a imposição de uma mudança no modelo educacional - que deve “abandonar os valores individualistas e consumistas” para desenvolver sentimentos “coletivos e solidários” - até o combate ao consumo de cigarro e álcool.

Fonte: Agência Estado

sexta-feira, maio 11, 2007

Promoções da poderosa Philip Morris:







Negócios afetados por lei.

Sri Lanka, Sexta-feira, 11 de Maio de 2007 - Os negócios e lucros da Ceylon Tobacco Co. durante os três primeiros meses deste ano foram afetados pelos efeitos da lei (National Alcohol and Tobacco Act) que bane o fumo em lugares públicos instituida no final do ano passado, informa reportagem de Lanka Business Online com pesquisas na companhia.

quarta-feira, maio 09, 2007

Joint venture na Nigéria

Quarta-feira, 9 de Maio de 2007 - O grupo Imperial Tobacco e Japan Tobacco Inc estão planejando criar uma unidade manufatureira de cigarros na Nigéria, informa reportagem de John Okeh (The Weekly Trust and Daily Trust).