domingo, fevereiro 22, 2015

Parlamentares coreanos debatem fotos de advertência nos maços de cigarros

22/02/2015
Por Kim Se-jeong

Os parlamentares vão começar a debater terça-feira, a possibilidade de tornar obrigatório aos fabricantes de cigarros, a impressão de fotos nos maços de cigarros, mostrando os perigos do tabagismo.

O Comitê da Assembleia Nacional da Saúde e Bem-Estar irá analisar a proposta do governo de rever as leis, para que se exijam fotos de advertência, como pulmões danificados ou dentes podres. Atualmente, os fabricantes de tabaco são obrigados apenas a imprimir um aviso de saúde.

Observadores disseram que há uma boa chance de as revisões ocorrerem. O governo fez 11 tentativas sem sucesso para ter as fotos de advertências nos maços de cigarros a partir de 2002.

"Muitos membros da comissão concordam que está na hora de as fotos de advertência se tornarem obrigatórias", disse o deputado Kim Sung-ju. "Precisamos descobrir como e quando iniciá-lo."

Mas a oposição é forte a partir dos fumantes, que reivindicam o tabagismo como um direito básico concedido pela Constituição. O lobby das companhias de tabaco também é um obstáculo.

O governo tomou recentemente medidas fortes para proibir ou restringir o fumo.

O Ministério da Saúde quase dobrou o preço dos cigarros recentemente. Ele também proibiu o fumo em todos os bares, restaurantes e cafés, independentemente do tamanho. O governo está trabalhando para se tornar ilegal a propaganda de cigarros em lojas de conveniência e proibir os fabricantes de tabaco de patrocínio de eventos esportivos e culturais.

O Ministério está sendo incentivado por experiências de outros países. No Canadá, fotos de advertência têm ajudado a reduzir o tabagismo entre os adolescentes. Outros estudos têm mostrado que as fotos ajudaram a reduzir a taxa de tabagismo de 2 a 3 por cento.

Fotos de advertência são usadas em mais de 70 países. Em 2016, o número chegará a 95, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que a Coreia  assinou em 2005, também recomenda os avisos visuais.

skim@koreatimes.co.kr
www.koreatimes.co.kr

Nenhum comentário: