segunda-feira, novembro 03, 2008

Malásia: Imagens gráficas para maços de cigarros.
30 de Outubro de 2008.

A partir de 1 de Janeiro maços de cigarros deverão conter avisos gráficos de saúde na Malásia. É a mais recente tentativa do governo na luta contra o tabagismo.

Seis tipos de imagens são apresentadas, entre elas: câncer bucal, garganta e fetos deformados.

O ministro da Saúde, Datuk Liow Tiong Lai disse que as imagens da frente do maço devem cobrir 40% da superfície, enquanto que as do verso, 60% do tamanho.

Outras medidas são o estabelecimento de um preço mínimo (RM6) para a embalagem de 20 cigarros e a proibição do uso pelos fabricantes de palavras como: "low tar", "light", "ultra-light", e "mild". Liow disse que 21 importadores e fabricantes de cigarros no país concordaram com as últimas regras.

"A partir de 1 de janeiro, cada marca de cigarro deverá ter pelo menos dois dos seus produtos com estes avisos. E em junho, todos os maços de cigarros deverão ter as advertências ", disse.

As embalagens também deverão conter na parte lateral um aviso contra a venda de cigarros à menores de 18 anos, uma advertência dizendo que a fumaça do cigarro contém 4.000 tipos de produtos químicos e também um número de telefone para fumantes que desejam abandonar o vício.

O nome do fabricante e a data de fabricação também deverão estar presentes em cada embalagem.

Multas, confisco de produto e pena de prisão por 2 anos serão aplicados a fabricantes e comerciantes que desrespeitarem a nova lei.



















Fontes:
http://thestar.com.my
http://www.nst.com.my

Um comentário:

Blogger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.