segunda-feira, dezembro 30, 2013

Anvisa vai defender adoção de maço de cigarro 'genérico'



30/12/2013 - 09h07
Folha Online

Às voltas para implementar a decisão de banir os sabores artificiais do tabaco, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promete entrar em nova polêmica: vai defender embalagens genéricas para os cigarros.

Por esse modelo, os maços não têm cores, símbolos ou marcas que diferenciem um produto do outro –em formato-padrão, carregam apenas os nomes do fabricante e do produto e grandes imagens com advertências à saúde.

Com tal política se pretende reduzir a atratividade e eliminar o caráter de publicidade que os maços possam ter.

Essa padronização foi instituída pela Austrália há um ano de forma inédita e sob aplausos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e já é estudada por outros governos, sobretudo europeus.

"Esse é o próximo passo que o Brasil precisa dar. A Anvisa vai mover esforços técnicos para demonstrar o benefício de uma medida como essa e esforços políticos para que o país faça a discussão", afirmou em entrevista à Folha Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência.

Segundo ele, a ideia é defender a proposta em fóruns nacionais e internacionais de que a Anvisa participa, realizar estudos que mostrem a eficácia dos maços genéricos e mobilizar forças no Congresso Nacional, onde a mudança da lei para instituir as novas embalagens deveria ser aprovada.

Barbano argumenta que, como o país teve uma queda significativa no percentual de fumantes –quase 50% em 20 anos–, as próximas medidas no combate ao tabagismo precisam ser mais ousadas.

IMPACTO

Pesquisa feita na Austrália, poucos meses após a implementação dos maços genéricos, aponta para a redução na atratividade do cigarro e o aumento no desejo de deixar o vício.

Não foram divulgados até aqui, porém, estudos que revelem os impactos concretos dessa medida.

A indústria do tabaco, que tentou barrar as embalagens genéricas australianas na Justiça e em fóruns internacionais, sustenta que a medida não terá os impactos esperados, mas pode ampliar a presença de cigarros do mercado negro no país.

No Brasil, a proposta vinha sendo discutida só entre especialistas. Um projeto de lei a favor das embalagens genéricas chegou a ser proposto no Congresso em 2012, mas não avançou e foi retirado.

Paula Johns, diretora-executiva da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), comemora a nova posição da direção da Anvisa. "É excelente que eles estejam defendendo [os maços padronizados]."

Ela argumenta, porém, que há políticas contra o tabagismo já instituídas no Brasil, mas carentes de implementação –como o veto aos aditivos de sabor do cigarro, medida suspensa pela Justiça.

"O governo tem que partir para o caminho das embalagens genéricas, mas tem muita coisa que está pronta e ainda não foi feita", afirma.

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sexta-feira, dezembro 20, 2013

Pianissimo aumenta o volume de mentol

12 de dezembro de 2013

Japan Tobacco Inc. informou que pretende lançar Pianissimo Icene Spike, um produto que vai oferecer a sensação do mentol mais forte da marca Pianissimo.

O novo produto estará à venda em todo o Japão a partir de meados do próximo mês.

A gama Pianissimo Icene é dita a oferecer um sabor suave e uma sensação de mentol refrescante como gelo.

Para alcançar a forte sensação de mentol e uma experiência satisfatória de fumar, Pianissimo Icene Spike terá um formato regular de diâmetro, por isso vai ser maior do que os outros produtos Icene.

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segunda-feira, novembro 25, 2013

BAT lançará cigarros em edição limitada

25 de novembro de 2013. British American Tobacco (BAT) vai apresentar uma edição limitada de Dunhill para testar se existe um mercado de cigarros vintage, semelhantes aos vinhos finos, relatou o Daily Mail.
A Reserva Especial Dunhill vai incluir informações sobre a linhagem de tabacos utilizados e custará cerca de duas vezes o que custa uma embalagem padrão no Reino Unido. Uma edição limitada de 20 cigarros por embalagem terá preço de 18 libras esterlinas (21,50 euros), de acordo com o site do Daily Mail.


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sexta-feira, novembro 22, 2013

Philip Morris vai entrar no mercado de "cigarros eletrônicos"

Empresa está preocupada com a diminuição das vendas do tabaco tradicional

 21 de Novembro de 2013





A Philip Morris, multinacional que detém 30% do mercado mundial de cigarros, sendo dona das marcas Malboro e L&M, anunciou que vai começar a vender cigarros eletrônicos já em 2014. A empresa acredita que, com a diminuição das vendas dos cigarros tradicionais de tabaco, é necessário diversificar seus negócios, trabalhando com um produto mais tecnológico.

Os cigarros eletrônicos ou e-cigarros da fabricante ainda não têm uma lista de países nos quais devem ser comercializados, mas a companhia mostra uma preocupação com seus negócios especialmente na Europa, mercado que pode ser um importante foco. Segundo a empresa, por lá a média de diminuição do consumo do tabaco deve estar entre 7% a 8% para o ano que vem, enquanto a média mundial é de 2% ou 3%.

Para entrar no novo mercado, a Philip Morris deve investir US$ 100 milhões a partir do ano que vem para criar seu produto, que deve ser bem menos prejudicial à saúde, uma característica geral desse tipo de cigarro que vem sendo provada por alguns estudos científicos.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que podem ser “fumados” da mesma forma que cigarros comuns, mas, em vez de fumaça, liberam um vapor que pode ou não carregar nicotina na boca do usuário. Fora isso, é possível escolher que sabor se deseja inalar, como café, frutas e até tabaco. Atualmente, o e-cigarro é um produto bastante popular entre pessoas que querem parar de fumar e querem se desabituar aos costumes do vício. 


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domingo, novembro 10, 2013

Maço de cigarro na França pode custar mais de R$ 20 em janeiro

 10 de Novembro de 2013


RFI
O preço do cigarro na França deve aumentar a partir de 1° de janeiro de 2014. Segundo o Journal du Dimanche, o maço pode superar 7 euros (R$ 21), uma alta que deve desencorajar os fumantes.
O preço do cigarro na França virou uma batalha entre o governo e fabricantes de tabaco. Nesta semana, a nova tabela de preços para 2014 deve ser anunciada após intensas negociações. Segundo a imprensa francesa, os fabricantes British American Tobacco (Lucky Strike), Japan Tobacco (Winston) e Imperial Tobacco (Gauloises) pretendem repassar parte dos custos da alta da alíquota da TVA (equivalente do ICMS brasileiro) para o bolso dos consumidores.
Esse aumento também fará com que o preço do maço de cigarros Marlboro atinja 7,10 euros (aproximadamente R$ 21). Esse patamar pode desencorajar os consumidores do produto Philip Morris em favor dos produtos do trio British American Tobacco, Japan Tobacco e Imperial Tobacco. Para os fabricantes, o novo preço do cigarro também servirá para compensar a queda do volume de vendas.
Segundo OFDT, órgão que monitora o consumo de drogas da França, o ano passado registrou a queda mais acentuada desde 2005 de vendas de tabaco, com um recuo de 3,4%. Em 2013, essa tendência se confirmou com uma queda de 9 ,1% nas vendas no acumulado de oito meses.
Esses números, no entanto, não significam que os franceses estejam fumando necessariamente menos. Os especialistas destacam que o consumo de cigarros eletrônicos e também o consumo de maços de cigarros adquiridos de forma legal –ou ilegal- no exterior tem aumentado.

terça-feira, outubro 15, 2013

Imagens chocantes em maços de cigarro não assustam os fumantes russos

Pesquisa apontou que medida não surtiu o efeito desejado

A maioria esmagadora dos fumantes russos (82%) não se importa com a recente aparição de imagens chocantes nos versos de maços de cigarro vendidos na Rússia, enquanto algumas pessoas (4%) afirmam terem sido até estimuladas a fumar mais com a novidade.
Os dados são de uma pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 3 e 8 de setembro, pelo portal russo Superjob.ru, e que contou com a participação de 1.600 fumantes do país com mais de 18 anos de idade.
A medida antifumo surtiu efeito dissuasivo em apenas 9% dos entrevistados, que confessaram ter diminuído a frequência do vício.

terça-feira, outubro 08, 2013

Parlamento Europeu proíbe cigarros mentolados

Por  em 


O Parlamento Europeu aprovou hoje uma série de novas regras para inibir o tabagismo. Depois de três meses de acalorados debates, os eurodeputados proibiram os cigarros mentolados, impuseram limites aos cigarros eletrônicos e aprovaram advertências maiores nos maços.


A proibição à comercialização de cigarros mentolados e de outros sabores passará a valer em 2022. Já as advertências sobre as consequências do tabagismo passarão a cobrir 65% da superfície das embalagens.

Em relação aos cigarros eletrônicos, o Parlamento Europeu impôs restrições aos anúncios publicitários, mas rejeitou uma proposta mais abrangente que limitaria esses produtos ao uso terapêutico.

O lobby da indústria do tabaco criticou as novas leis europeias, classificando-as como "desproporcionais". Ainda segundo a indústria tabagista, a legislação "limita as liberdades dos consumidores".

As autoridades europeias, por sua vez, apontam para os benefícios para a saúde pública, umas vez que os gastos anuais com doenças relacionadas ao tabagismo giram em torno de € 25 bilhões. Estima-se que essas doenças matem cerca de 700 mil pessoas por ano apenas nos 28 países da União Europeia (UE).

Em defesa da nova lei, o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, escreveu aos eurodeputados: "A cada ano, mais europeus morrem por fumar do que o total combinado de mortes por acidentes automobilísticos, incêndios, uso de heroína e cocaína, homicídios e suicídios". Fonte: Associated Press.

Agência Estado

http://www.achebelem.com.br

domingo, setembro 29, 2013

22nd Century adquire fabricante de cigarro Nasco

19 de setembro de 2013. 22nd Century Group, especialista em tabaco de baixo teor de nicotina, irá adquirir Nasco Products LLC da Carolina do Norte para facilitar a ampla distribuição de seus produtos nos Estados Unidos, disse a empresa.
Nasco é uma empresa participante do Master Settlement Agreement (MSA) e um fabricante de tabaco federal licenciado. O custo de aquisição de US $ 3 milhões (2,2 milhões de euros), inclui US $ 2 milhões para compra de máquinas de fabricação de cigarros, disse 22nd Century.
Presidente da Nasco, Ralph Angiuoli, ex executivo-chefe da RJ Reynolds Tobacco vai se juntar à equipe de gestão da 22nd Century, que está baseada em Clarence, Nova York. A empresa de biotecnologia utiliza a engenharia genética para desenvolver tabacos, produzindo de 0,5 mg a 30 mg de nicotina por cigarro.

Tobacco Journal International

domingo, agosto 18, 2013

Inglês cria cigarro capaz de produzir flor após uso
Sábado, 17 de Agosto de 2013



Um designer inglês encontrou uma saída criativa para o problema da poluição causada pelas bitucas de cigarro espalhadas pelo mundo. Com o projeto CiggSeeds, Ben Norman pretende criar uma flor a partir de cada bituca jogada no chão.

A ideia consiste em colocar sementes de flores no interior de cada cigarro, cujos filtros são biodegradáveis para que seja absorvido pela natureza. O que achou da ideia?



segunda-feira, julho 29, 2013

BAT acrescenta London, em Myanmar 

09 de julho de 2013

British American Tobacco está planejando gastar US$ 50 milhões em cinco anos para construção de uma fábrica de cigarros em Mianmar, onde foi forçada a sair há 10 anos.

A empresa disse ontem que tinha concluído um acordo de joint venture em Mianmar com I.M.U. Enterprise Ltd.(IMU) para fabricar, distribuir e comercializar marcas da BAT para o mercado interno.

IMU é considerado parte do conglomerado líder local, Sein Wut Hmon Group, que tem uma extensa rede de distribuição de bens de grande consumo em todo o país.

A Comissão de Investimento em Myanmar aprovou a joint venture de investimento estrangeiro em janeiro.

"Sob os termos do acordo, a British American Tobacco terá participação majoritária na joint venture, British American Tobacco Myanmar Ltd.," informou a BAT em uma nota postada em seu site. "A empresa pretende investir cerca de US$ 50 milhões ao longo de cinco anos para estabelecer uma fábrica de classe mundial que produzirá London, uma marca icônica de prestígio e de qualidade internacional."

"Historicamente, British American Tobacco tinha uma posição de líder de mercado em Mianmar, e estamos com o objetivo de reconstruir com o nosso parceiro", disse Rehan Baig, diretor da British American Tobacco Myanmar Ltd. "O país tem grandes oportunidades de crescimento, e, com a re-entrada, estamos muito ansiosos para oferecer aos consumidores uma gama atraente de produtos de qualidade internacional e marcas através do marketing responsável. A joint venture nos dá uma posição muito sustentável e de longo prazo em uma economia em crescimento.

"Isso significa muito mais do que uma responsabilidade compartilhada para a produção de nossas marcas internacionais. É um compromisso de longo prazo para desenvolver o talento local em know-how técnico e gerenciamento de recursos ao mesmo tempo, criando mais oportunidades de emprego. Vamos empregar cerca de 400 pessoas, para começar, e pretendemos também [para] colaborar com os agricultores locais para melhorar seu rendimento e qualidade do tabaco local."

Enquanto isso, o diretor-presidente da BAT, Nicandro Durante, disse que sua empresa estava realmente animada com o desenvolvimento pós-sanções em Mianmar e estava ansioso para desempenhar um papel no avanço econômico e social do país. "Nossa capacidade de construir fortes posições em mercados emergentes, como Myanmar, é um dos nossos pontos fortes... uma das maiores empresas internacionais de tabaco em todo o mundo", acrescentou.

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quinta-feira, julho 04, 2013

Camel - Japão

JTI expande oferta de Camel no Japão

03 de Julho de 2013 - Japan Tobacco Inc., disse hoje que estará expandindo a distribuição de Camel Black Box (10 mg alcatrão) e Camel White Box (6 mg) no Japão.

Estes produtos, que estão atualmente à venda em mais de 20 países, a maioria deles na Europa, foram lançados em lojas selecionadas em todo o Japão, excluindo Okinawa, na metade de janeiro.

Agora, em resposta ao feedback positivo, devem ser disponibilizados em todas as lojas em Tóquio e Kanagawa, bem como nos pontos de venda selecionados, onde os produtos já estão à venda.

Os dois produtos são ditos a oferecer uma distinta combinação American-blend e devem ser embalados em embalagens elegantes, curvas.

quinta-feira, junho 27, 2013

Fabricante de cigarro quer processar Tailândia por alertas em maços

26/06/2013 09h55 - Atualizado em 26/06/2013 10h12

Da AP

Philip Morris e revendedores tailandeses reclamam de imagens de doenças.
Nova legislação diz que imagem deve cobrir quase totalmente o pacote.

A fabricante de cigarros americana Philip Morris e mais de 1,4 mil revendedores tailandeses vão processar o Ministério da Saúde da Tailândia contra uma lei que exige que os pacotes de cigarro sejam praticamente cobertos por alertas contra o fumo, um representante do setor disse nesta quarta-feira (26).
A regulamentação entra em vigor em 2 de outubro e exige que 85% do espaço nos pacotes de cigarro – tanto na parte da frente quanto no verso – sejam dedicados a alertas em texto e imagens, algumas contendo fotos de pacientes com câncer.

As atuais embalagens de cigarro tailandesas; legislação quer aumentar espaço de alertas contra o fumo nos maços (Foto: Apichart Weerawong/AP)


Varaporn Namatra, diretora-executiva da Associação do Comércio de Tabaco Tailandesa, disse que a organização e a Philip Morris vão entrar com a ação para que a regulamentação seja invalidada até 4 de julho.
Segundo ela, os custos mais altos que seriam gerados pela decisão fariam os consumidores buscarem cigarros mais baratos e falsificados.
A Tailândia e a Austrália estão entre os países com os maiores alertas anti-fumo no mundo.
Atualmente, os alertas devem estar em 55% das embalagens de cigarro vendidas na Tailândia. O Ministério de Saúde Pública do país afirmou que 50 mil pessoas morrem em decorrência de doenças associadas ao fumo por ano na Tailândia.

http://g1.globo.com

quarta-feira, junho 12, 2013

Primeiro cigarro ultra-slim em cápsula.

12 de Junho de 2013 - KT&G disse nesta segunda-feira que lançou o que afirma ser o primeiro cigarro ultra-fino do mundo com um filtro contendo uma cápsula de sabor, segundo relata o The Korea Herald.

'Esse Change', é uma versão ultra-slim da marca Esse, de muito sucesso obtido pela empresa, provando ser especialmente popular entre jovens adultos fumantes.

O sabor de Esse Change muda de suave a maçã menta-fresca, após o fumante apertar a cápsula.

O novo produto oferece 1mg de alcatrão e 0,1 mg de nicotina, e tem o preço de WON2,500 por embalagem.


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segunda-feira, junho 10, 2013

BAT pondera fábrica nas Filipinas

05 de junho de 2013

British American Tobacco está ponderando a colocação de uma fábrica nas Filipinas nos próximos dois anos, em um movimento que envolve um investimento acima de $ 200 milhões, tendo já se comprometido com o país, de acordo com informação do The Star.

"Vamos precisar de uma fábrica aqui em algum momento", disse James Lafferty, gerente geral BAT Philippines. "Ainda estamos estudando a fábrica, mas ela vai estar no topo dos US$ 200 milhões."

Lafferty disse que a empresa está procurando por várias opções, que incluiu a aquisição de uma fábrica existente e colocando-se um local de distribuição ou, uma grande fábrica.

Ele disse que a fábrica poderia complementar ou até mesmo competir com a fábrica da BAT, na Malásia.

Os US$ 200 milhões em investimentos está comprometido com um programa de cinco anos para reforçar a distribuição da empresa e contratar mais pessoas, talvez trazendo níveis de pessoal para 300 até o final deste ano.

Lafferty disse que, desde a aprovação da lei de reforma tributária neste ano, os novos fabricantes do setor, incluindo BAT e Japan Tobacco, têm reforçado a sua presença e introduzido novas marcas.

"Essa é a maravilha do livre mercado", disse ele.


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quarta-feira, maio 29, 2013

Irlanda elimina publicidade nos maços de cigarro

Todas as embalagens de tabaco, sejam de cigarros ou tabaco solto, serão da mesma cor na Irlanda e o nome do fabricante será escrito com o mesmo tipo de fonte.



28/05/2013

Dublin - A República da Irlanda irá se tornar o primeiro país europeu a eliminar, a partir de 2014, as publicidades nas embalagens de tabaco e padronizará sua aparência, anunciou nesta terça-feira o ministro da Saúde, James Reilly.

Todas as embalagens de tabaco, sejam de cigarros ou tabaco solto, serão da mesma cor na Irlanda e o nome do fabricante será escrito com a mesmo tipo de fonte e em letra pequena na parte inferior, enquanto no resto do pacote serão impressas imagens de doenças vinculadas ao tabagismo.

A medida, que será incluída no próximo ano na Lei Antitabaco de 2004, é similar à aplicada pelo Governo australiano, o primeiro país do mundo que obrigou no ano passado as tabacarias a comercializarem seus produtos sem publicidade.

"Dado que 78% dos fumantes diz que começaram a fumar quando tinham menos de 18 anos, está claro que a indústria do tabaco aponta para as crianças substituírem esses clientes que morrem ou abandonam o hábito", declarou Reilly.

A Irlanda já se transformou em 2004 no primeiro país do mundo a proibir o tabaco em todos os lugares públicos, uma medida para lutar contra a dependência.

A decisão do Governo de Dublin enfrenta a oposição de um grupo de pressão chamado "No Varejo contra o Contrabando" (RAS, por sua sigla em inglês), que sustenta que a proibição só servirá para diminuir os ingressos do pequeno comerciante e potencializar os vendedores clandestinos.

"O ministro Reilly ignora o fato de que já temos um enorme problema de contrabando neste país e os pacotes genéricos facilitarão o trabalho dos contrabandistas para produzir pacotes de tabaco no mercado negro", assegurou o porta-voz do RAS.

O titular de Saúde precisou que, embora sejam apresentados muitos argumentos contrários à medida, a nova legislação "é totalmente justificada e respaldada" porque servirá para salvar vidas.

Reilly lamentou que algumas companhias de tabaco apresentem seus pacotes como se fossem "uma caixa de perfume", com cores atrativas que tratam de chamar a atenção dos mais jovens, sobretudo, disse, das meninas.

"A introdução de um pacote padronizado eliminará a última via pela quais as companhias de tabaco promovem seu mortal produto na Irlanda. Deixarão de ser uma publicidade móvel para a indústria", comentou o ministro.

http://exame.abril.com.br/
Eastern em acordo com a BAT

22 de maio de 2013 - Eastern Co. assinou um acordo de cooperação de cinco anos com a British American Tobacco, relata Tegaranet.

Sob o acordo, Eastern produzirá os cigarros Viceroy no Egito, enquanto a BAT realizará a comercialização e distribuição.

O acordo entra em vigor a partir de 2014, indo até 2019.

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segunda-feira, maio 27, 2013

PMI toma o controle total da PM Mexico

22 de Maio de 2013 - Philip Morris International assumiu o controle total de sua subsidiária Philip Morris Mexico (PMM) através da compra de 20% (US$ 700 milhões) do Grupo Corso, informou a companhia.

A venda fechou uma parceria de sucesso que abrange mais de 30 anos, posicionando PMM como a fabricante de cigarros mexicana líder, com uma cota de mercado de 73,5% no volume de 33,6 bilhões de unidades, disse PMI. A marca Marlboro, carro-chefe da companhia, totaliza 53,6% do mercado mexicano de cigarros.
PMI passará a deter 100% da PMM quando a venda estiver concluída, com prazo esperado para 30 de setembro, disse a empresa em um comunicado. Carlos Slim Helú, fundador do Grupo Corso, continuará a servir no Conselho de Administração da PMI.

Tobacco Journal International

sexta-feira, maio 24, 2013


Avisos tailandeses incharão para 85%

24 de maio de 2013 - O ministro da saúde pública da Tailândia, Dr. Chonlanan Srikeaw, anunciou que uma nova lei antifumo exigirá que maços de cigarros traga grandes avisos gráficos de saúde, segundo relata o Pattaya Mail.

A nova lei, que será implementada em 2 de outubro, vai estipular que as imagens de advertência devam cobrir 85% das embalagens.

No ano passado, os fumantes representaram cerca de 21% da população da Tailândia acima dos 15 anos de idade: aproximadamente 11 milhões de pessoas.


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quinta-feira, maio 02, 2013


Cazaquistão parte para os avisos gráficos

01 de Maio de 2013 - O Cazaquistão começará a exigir avisos de advertências gráficas nos maços de cigarros a partir de julho, de acordo com Azhar Tulegaliyeva, diretor do Departamento de Organização Médica do Ministério da Saúde. O país será o primeiro da Comunidade de Estados Independentes a introduzir avisos gráficos em consonância com a Convenção-Quadro para o controle do tabaco, da Organização Mundial da Saúde, à qual o Cazaquistão ratificou em 2007.
Sob a nova lei, os maços de cigarros mostrarão as doenças relacionadas ao fumo, como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, a ameaça de aborto espontâneo entre as mulheres grávidas e o impacto do tabagismo sobre o envelhecimento prematuro da pele.

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terça-feira, abril 30, 2013


China: HongyunHonghe lança unidade de processamento de cigarros na África

25 de abril de 2013

HongyunHonghe Tobacco Group, no sudoeste da China, província de Yunnan, lançou recentemente a sua unidade de processamento de cigarros para a África, no porto de Walvis Bay, na Namíbia.

O projeto se destina a produzir as marcas Yunyan, Honghe, Honghe and Honghe para venda na África.

A capacidade de produção anual da unidade pode chegar a 1 bilhão de cigarros.


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