quarta-feira, outubro 10, 2007

JAPÃO - Mild Seven celebra 30 anos.

9 de Outubro de 2007 - Japan Tobacco Inc anunciou neste dia 9 que vai lançar 5 edições limitadas de Mild Seven em celebração ao trigésimo aniversário da marca.

As 33,5 milhões embalagens especiais, que estarão disponíveis a partir da metade deste mês, serão vendidas somente no mercado japonês.

JT disse estar introduzindo os novos produtos em resposta às solicitações da clientela, para providenciar design de embalagens mais caracterizadas.

Ainda disse que estas edições usam motivos representando imagens da água, do céu e do cosmos, para representar um mundo azul, enquanto mantém o original símbolo da marca 'Blue wind'.

Inicialmente colocada no mercado em 1977, Mild Seven domina hoje o mercado japonês e é a segunda marca mais vendida no mundo.

JT disse que estas embalagens de edição limitada compreendem apenas uma, de um número de iniciativas destinadas a comemorar os 30 anos de Mild Seven, reforçando seu continuado sucesso.

www.tobaccoreporter.com

segunda-feira, outubro 08, 2007

BOSNIA-HERZEGOVINA

Fusão prevista

08 de Outubro de 2007. A fusão de duas das maiores companhias de tabaco da Bósnia, Fabrika Duhana Mostar e Fabrika Duhana Sarajevo, é esperada.

O diretor da companhia Fabrika Duhana Mostar na cidade sulista de Mostar, Bakir Pekusic, confirmou no jornal diário nacional Dnevni Avaz que houve conversas a respeito de um laço estratégico com Fabrika Duhana Sarajevo na capital Bósnia. Fabrika Duhana Mostar parou sua produção mês passado devido à crise financeira que afeta a companhia. Fabrika Duhana Sarajevo extraiu um plano para reestruturar a companhia em Mostar usando novas tecnologias que irão torná-la mais competitiva no mercado.

Tobacco Journal International


Parecem caixas de cigarros, mas são livros de autores clássicos

A inglesa TankBooks publica livros que se parecem com caixas de cigarros - têm o mesmo tamanho, abrem da mesma maneira e são embalados em celofane. A idéia surgiu com a proibição do consumo de cigarros em locais públicos na Inglaterra desde o início de julho - os livros são uma homenagem ao design das embalagens de cigarro, que a empresa considera "objetos ícones, conhecidos do público e testados". Os títulos publicados no formato são clássicos de autores como Joseph Conrad, Hemingway, Kafka, Tolstoy, Rudyard Kipling e Robert Louis Stevenson. Estão à venda em livrarias. Dica do Boing Boing.

www.bluebus.com.br

domingo, outubro 07, 2007



Licença de CHESTERFIELD em novas mãos.

Philip Morris International (PMI) anunciou no começo deste mês que está readquirindo sua marca premium Chesterfield, encerrando a licença com British American Tobacco South Africa (Batsa) como parte de sua estratégia de reinvestir no país e de continuar crescendo através de novas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Em uma declaração, a companhia anunciou o fim da licença de Chesterfield em 1981, quando a mesma fechou seu escritório local devido às sanções contra o regime apartheid.

PMI disse que o acordo deu à BATSA, exclusivos direitos para produzir, distribuir e vender Chesterfield na África do Sul, Angola, Botswana, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.

A porta-voz da PMI, Glenda Neville, disse que a companhia retornou à África do Sul em 2003 e estabeleceu a Philip Morris South Africa (Pty) Ltd, que deverá agora assumir as responsabilidades pela marca Chesterfield na região.

Neville disse que a África do Sul foi o quarto maior consumidor da marca Chesterfield, atrás da Ucrânia, Espanha e Áustria.

BATSA produz mais de 29 bilhões de cigarros anualmente para os mercados doméstico e internacional.

http://www.businessday.co.za/articles/topstories.aspx?ID=BD4A577819
Em expansão

British American Tobacco (BAT) completou a construção de sua nova linha de produção para a fábrica de St.Petersburg. A expansão é parte de um amplo programa de investimentos que começou em 2005, disse Lance Mucalo, gerente geral da BAT-St.Petersbug em uma conferência de imprensa.

Em 2009, BAT planeja modernizar suas três unidades na Rússia, localizadas em St. Petersburg, Moscow e Saratov, investindo um total de $ 170 milhões, que deverá aumentar a capacidade de produção para 115 bilhões/ano.

A maior fatia deste investimento ($ 110 milhões) será aplicado na planta de St.Petersburg, que já teve $77 milhões em recursos investidos na expansão das linhas de produção e prédios administrativos, bem como, aquisição e instalação de novos equipamentos.

"Esta é uma adição aos $200 milhões, que já foram investido na planta," disse Mucalo.

A capacidade de produção de BAT-St.Petersburg aumentou de 20 para 37 bilhões de cigarros ao ano. Em 2009, deverá produzir 40 bilhões/ano.

A planta opera 13 linhas de produção, com as marcas premium: Dunhill, Kent, Vogue, Pall Mall e Alliance, representando cerca de 25% do volume de produção da BAT na Rússia.


The St. Petersburg Times - 02/10/2007
Uma disputa doméstica pelas ofertas à Tekel

Além das gigantes globais Japan Tobacco International (JTI), British American Tobacco (BAT), Korean Tobacco e Imperial Tobacco, a companhia European Tobacco anunciou sério interesse pela Tekel. European Tobacco está localizada em Mersin, cidade costeira ao sul da Turquia, e é a única fabricante de cigarros do país, fora a Tekel. Hulusi Kaymaz, gerente geral da European Tobacco disse que embora eles sejam uma empresa muito nova, aprenderam muito com a Tekel e seria impossível não tomarem interesse pela privatização.

O interesse da JTI na Tekel apresentou extensa cobertura na imprensa local e estrangeira depois do anúncio da oferta de $1,5 bilhão pela companhia. Axel Peters, gerente geral da Imperial Tobacco disse que a empresa iniciou suas operações na Turquia em 2005, na Zona Industrial Organizada de Manisa. Ele disse que atingiu seus objetivos no ano passado em termos de novos investimentos e diversificação de produtos. Peters disse em agradecimento à privatização da Tekel, que tentarão crescer através da aquisição, notando que a companhia possui um bom rastro em fusões e aquisições. "Sem dúvidas, a privatização da Tekel é uma boa oportunidade," disse.

05.10.2007
Fikri Türkel İstanbul

http://www.todayszaman.com/tz-web/detaylar.do?load=detay&link=123933
JT toma controle na distribuição de marcas da Gallaher

5 de Outubro de 2007 - Japan Tobacco Inc (JT) anunciou que terá responsabilidade direta na distribuição das três ex-marcas da Gallaher, que já são vendidas no Japão.

Em uma nota postada em seu website, a companhia disse que a partir de Abril de 2008 tomará controle da importação e distribuição das marcas Sobranie, Memphis e Arôma Vanille, adquiridas pela JT com a aquisição da Gallaher no começo deste ano. As três marcas, disponíveis em 14 produtos, são atualmente importadas e vendidas no mercado japonês pelos distribuidores T. Akiyama & Co. e Mountains Inc. O envolvimento destas companhias com estas marcas será cessado no final de Março do próximo ano.

www.tobaccoreporter.com



Foto icônica de Che é usada para vender sorvete e cigarro

07/10 - 08:30 - BBC Brasil


Ela talvez seja a imagem mais reproduzida, reciclada e copiada do século 20. Che Guevara, os olhos emoldurados por grossas sobrancelhas, a boina com uma única estrela sobre o cabelo despenteado, o olhar desviado da foto com uma intensidade austera.

Já faz 40 anos que o rebelde argentino foi morto a tiros, logo qualquer jovem radical que tenha torcido por suas lutas revolucionárias em Cuba e na Bolívia já entrou na meia idade há tempos.

Mas a imagem foi repetida infinitas vezes - estampada em camisetas e pichada nas paredes, transformada em arte pop e usada para embrulhar sorvetes e vender cigarros - e seu apelo não desbotou.

"Não há outra imagem igual. Que outra imagem se sustentou dessa maneira?", pergunta Trisha Ziff, curadora de uma exibição itinerante sobre a iconografia de Che.

"Che Guevara virou uma marca. E o logotipo da marca é essa imagem, que representa mudança. Ela se tornou o ícone do pensamento independente, seja no nível que for - anti-guerra, pró-verde ou anti-globalização", diz ela.

Sua presença - que vai dos muros dos territórios palestinos às butiques parisienses - faz dela uma imagem que está "fora de controle", diz Ziff.

"Ela se transformou numa corporação, um império, a essa altura." A proliferação da imagem - baseada em uma fotografia tirada por Alberto Korda em 1960 - aconteceu, em parte, devido a uma escolha política de Korda e outros de não cobrar pelo uso não-comercial da imagem.

Nascimento de um ícone

Jim Fitzpatrick, que produziu o onipresente desenho em contraste no fim dos anos 60, quando era um jovem artista gráfico, disse à BBC que ele queria que sua arte fosse disseminada.

"Eu deliberadamente o criei (o desenho) para que se reproduzisse como os coelhos", diz ele. "A forma como o mataram, não haveria nenhum memorial, nenhum local de peregrinação, nada. Eu estava determinado que aquela imagem receberia a maior circulação possível", explica Fitzpatrick.

"A imagem dele nunca morrerá, seu nome nunca morrerá." Para Ziff, o assassinato de Che Guevara também marca o início da imagem mítica. "O nascimento da imagem acontece na morte de Che, em outubro de 1967", diz ela. "Ele era bonito, ele era jovem, mas mais do que isso, ele morreu por seus ideais, então ele automaticamente se transforma num ícone."

História

Alberto Korda captou a famosa imagem no dia 5 de março de 1960, durante um funeral em massa em Havana. Um dia antes, um navio de carga francês cheio de munição explodiu no porto da cidade matando cerca de 80 cubanos, num ato que Fidel Castro atribuiu aos americanos.

Korda, o fotógrafo oficial de Castro, descreve a expressão de Che na foto, que ele intitulou "Guerrilheiro Heróico", como "encabronado y dolente", ou zangado e triste.

Duas fotos foram tiradas naquele momento. A primeira incluía a folhagem de palmeiras e um homem virado para Che, ambos cortados na seqüência.

Sem ser publicada por um ano, a foto só era vista por aqueles que passavam pelo estúdio de Korda, onde ela ficava pendurada na parede.

Cartazes

O homem que levou a imagem de Che para a Europa foi o intelectual italiano Giangiacomo Feltrinelli, que distribuiu cartazes com a foto pela Itália em 1967.

Depois disso, a fotografia de Korda apareceu em diversas revistas. Foi numa publicação alemã que Fitzpatrick viu a imagem pela primeira vez.

Depois da morte de Che, o artista imprimiu cópias e cópias do desenho que havia criado e as enviou para grupo de ativistas políticos por toda Europa.

Com a passagem do tempo, o significado e o homem representados na imagem se perderam de seu contexto, diz Ziff. O rosto de Che começou a ser usado como decoração de produtos, de lenços a lingerie. A Unilever até criou uma versão "Che" do picolé Magnum na Austrália, com sabor de cereja e goiaba.

"Há uma teoria de que a imagem só pode existir por um certo tempo até que o capitalismo se aproprie dela. Mas o capitalismo só quer se apropriar de imagens que guardem um certo senso de perigo", diz a curadora de arte.

Na América Latina, no entanto, o rosto de Che continua sendo símbolo da revolução armada, segundo Ziff. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, usa com freqüência uma camiseta com a imagem estampada e há relatos de que Evo Morales, da Bolívia, presenteia visitantes com uma versão da foto feita com folhas de coca.

Combinando capitalismo e comércio, religião e revolução, para Ziff, o ícone segue absoluto. "Não há outra imagem que chegue perto de nos levar a lugares tão diferentes."

sábado, outubro 06, 2007

PF fecha fábrica ilegal de cigarro
05/10 - 13:31 - Agência Estado


A Polícia Federal desmontou ontem uma fábrica clandestina de cigarros que funcionava na zona rural de Piedade, na região de Sorocaba, a 98 km de São Paulo. Além de máquinas e equipamentos, foram apreendidos 32 toneladas de tabaco e mais de 4 milhões de selos fiscais falsificados, inclusive para exportação.

A fábrica podia produzir 36 mil maços por dia. O gerente foi preso.

De acordo com a PF, é a primeira vez que se fecha uma fábrica ilegal de cigarros no País. Normalmente, o mercado nacional clandestino é abastecido com produtos contrabandeados do Paraguai. A operação foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio (Delepatri), ligada à superintendência da PF em São Paulo.

De acordo com o delegado Marcelo Sabadin Baltazar, a fábrica estava em pleno funcionamento e mantinha cerca de 15 empregados em regime de semi-escravidão. "Eles foram recrutados, na maioria, no Rio de Janeiro, e não podiam sair do local." Segundo o delegado, os donos apreenderam os celulares dos funcionários para evitar a comunicação. "Havia uma cozinha para preparar a comida e eles dormiam por lá, em condições precárias.

Entre os equipamentos, foram apreendidas cinco máquinas usadas na fabricação dos maços: duas encarteiradoras para embalar os cigarros, duas embaladoras de papel celofane e uma empacotadora. Os equipamentos tinham capacidade para produzir e embalar 150 caixas por dia. De acordo com Baltazar, o produto era distribuído em todo o País.

A fábrica funcionava no bairro rural dos Lemes. O gerente, que não teve o nome divulgado, foi levado para a superintendência da PF em São Paulo. Ele vai responder por crimes de emprego de processo proibido ou substância não permitida, falsificação de papéis públicos e crime contra a ordem econômica e relações de consumo.

A PF ainda espera identificar e prender os donos do negócio. "Temos pelo menos quatro nomes sob investigação." A fábrica foi lacrada.

segunda-feira, outubro 01, 2007

Grã Bretanha
Embalagens com fotos de advertência são anunciadas.

30 de Agosto de 2007. Imagens gráficas das conseqüências à saúde ao se fumar, serão impressas nas embalagens de cigarros a partir de outubro de 2008, informa o secretário da saúde, Alan Johnson.

Para os outros produtos de tabacos, o prazo final é 30 de Setembro de 2009. As imagens incluem um pulmão insalubre, um corte da caixa torácica aberto para a cirurgia do coração e um tumor grande na garganta de um homem. Ao todo, os britânicos escolheram 15 imagens a partir de uma seleção desenvolvida pela Comissão Européia.

A Bélgica foi o primeiro país membro da União Européia a imprimir avisos com fotos nas embalagens de cigarros, mas a Grã Bretanha está indo além, aplicando a regra a todos os produtos de tabaco.

http://www.tobaccoreporter.com/






































domingo, setembro 30, 2007

Japan Tobacco fechará fábrica em Linz - Áustria

TOQUIO (AFP) - Japan Tobacco Inc. (JT) afirmou na sexta-feira que fechará sua fábrica na cidade de Linz, em 2009, afetando 300 empregados em Linz e Viena.

A decisão veio depois de "uma ampla revisão das operações de fabricação na Áustria conduzidas como parte do plano de integração com a Gallaher, que foi adquirida pela JT em Abril," disse a empresa japonesa num comunicado.

A fábrica de Linz foi fundada em 1935, e fabrica produtos como Memphis e Benson and Hedges com um volume de produção anual de aproximadamente 20 bilhões de cigarros.

"Toda a produção na Áustria será focada na fábrica Hainburg, que será atualizada para um padrão de produção (Japan Tobacco International's) estratégico global, com marcas incluindo Camel e Winston," disse a companhia.

AFP

terça-feira, setembro 25, 2007

Irã permite família procurar por ex-agente do F.B.I. desaparecido

O governo iraniano garantiu a permissão, em nota, de sua missão às Nações Unidas, na qual responde por escrito um apelo à Manouchehr Mottaki, ministro iraniano no exterior, de Christine Levinson, a esposa de um homem desaparecido, Robert Levinson...

A sra.Levinson disse que seu marido desapareceu em 8 de março de 2007 depois de voar de Dubai para Kish, uma ilha resort ao sul da costa do Irã. Kish pertence ao Irã, mas é uma zona de livre comércio...

O sr.Levinson, 59 anos, pai de 7 crianças, foi um agente do F.B.I. por mais de 20 anos até se aposentar em 1998. Ele vinha trabalhando como investigador privado. A família mora em Coral Springs, Flórida ....

De acordo como o website da família, www.helpboblevinson.com, ele foi a Kish investigar contrabando de cigarros para um cliente corporativo.

New York Times, 24/09/2007

segunda-feira, setembro 24, 2007

BAT redesenha Vogue

08 de Setembro de 2007. BAT redesenhou 3 versões básicas de Vogue, Lilas, Menthe e Bleu, para os mercados ucraniano e russo, informa as duas agências de notícias destes países.

A distribuição deste novo design aconteceu inicialmente nas sete maiores cidades da Ucrânia e posteriormente na Rússia. De acordo com o gerente da marca Vogue na Ucrânia, Oksana Mudrik, a idéia por trás desta mudança é atualizar a popular marca em linha com as últimas tendências de estilos. Vogue é a líder do segmento 'super-premium slims' no mercado ucraniano com uma participação de mercado de 47%. Na Rússia, Vogue mantém 8% de mercado do segmento 'premium' e 18% do 'superslims', informa a agência de notícias Rustabak.

Tobacco Journal International
KT&G: abaixo dos 70%

Fabricante coreana de cigarros promete recuperar perda de mercado.

A participação de mercado computada por marcas domésticas na Coréia do Sul caíram em 70% pela primeira vez desde a abertura de mercado do país para os produtos de tabaco aos competidores estrangeiros em 1988, informa reportagens locais. A participação da KT&G durante o segundo trimestre deste ano foi de 69,3%, mais abaixo que os 70,1% durante o primeiro trimestre de 2005.

Um oficial da KT&G disse que a corporação decidiu recuperar seu 'share' através do lançamento de novos produtos na segunda metade deste ano. Em 2000, dois anos depois da abertura, a participação da KT&G era de 90,6%, mas em 2002 caiu para 78,7%.

www.tobaccoreporter.com

sábado, setembro 22, 2007



Grupo German Tobacco lança o primeiro cigarro com vitamina E do mundo

September 21, 2007 05:47 AM Eastern Daylight Time

FRANKFURT AM MAIN, Alemanha--(BUSINESS WIRE)--German Tobacco Group AG, Frankfurt, lançará o primeiro cigarro com vitamina E natural do mundo na Inter-tabac 2007 em Westfalenhallen, Dortmund (21-23 Setembro 2007). O nome da marca, S.A.L.E.-Vitamin-E, tem o propósito de revolucionar o mercado de cigarros.

Os cientistas americanos Herbert M. Evans e Katherine S. Bishop descobriram a vitamina E, também descrita como 'vitamina da fertilidade' ou 'vitamina do amor', em 1922.

Por décadas, o crescente consumo de mercadorias e comidas industriais experimentaram realce através das vitaminas e outras substâncias valorosas.

Essa tendência global foi recentemente validada pela maior aquisição de uma companhia norte-americana, que iniciou a produção com vitaminas e água através de uma marca de bebida internacional.

German Tobacco Group AG, uma holding situada em Frankfurt e proprietária da marca S.A.L.E. formada em Junho de 2006, entrou em uma exclusiva negociação com a inventora americana deste revolucionário e inovador produto.

De acordo com a firma da patente norte americana, a vitamina E realçada nos cigarros caracteriza um melhor e doce sabor e também minimiza a irritação que geralmente ocorre quando se fuma cigarros convencionais.

Thomas Schumann, co-fundador e presidente da German Tobacco Group AG alerta: "Isto não significa que S.A.L.E. com vitamina E é um cigarro seguro ou oferece menos exposição aos perigos do fumo. Não existe cigarro seguro ou saudável. Se você não quer arriscar sua saúde, não deveria fumar."

S.A.L.E., com vitamina E tem o preço de 3,50 Euros/17 cigarros, sendo fabricado em Berlin/Brandenburg, possuindo o seu "Made in Germany".

O mercado de cigarros alemão é o líder na Europa e um dos mais estáveis e lucrativos mercados do ramo no mundo, com um consumo anual de 100 bilhões de cigarros. A Alemanha foi a número 1 em exportação de cigarros em 2006 com USD 3 bi em volumes de exportações.

O grupo privado German Tobacco AG foi formado como uma companhia-plataforma com o propósito de adquirir e gerenciar fabricantes europeus de cigarros. O grupo já atingiu o alvo de duas companhias européias.

A partir de 2008 a companhia planeja listar suas ações na Bolsa de Valores.


Lançamento da Golden Leaf Tobacco Ltda:
L.A. Ice Cereja Menthol

segunda-feira, setembro 17, 2007


RUSSIA/CINGAPURA

Philip Morris Russia inicia exportação para Cingapura

06 de Setembro de 2007. Philip Morris (PM) Izhora (St.Petersburg-Russia) começou a exportar Virginia Slims Uno para Cingapura numa inovada embalagem 'perfume-box', informa o grupo de notícias Rustabak.

De acordo com o CEO da companhia, Bertrand Bonvin, a fábrica Izhora é a única da PM no mundo a ter uma linha única para este tipo de embalagem (uma embalagem compacta de formato barra), fornecendo desse modo, grande oportunidade para exportação. PM lançou Virginia Slims Uno na Rússia em fevereiro passado e já fornece a marca para a Ucrânia e Cazaquistão. A remessa para Singapura tem por objetivo atingir 5% das exportações da marca até o fim deste ano. Bonvin enfatizou que o fornecimento para Cingapura é de particular importância, pois este mercado é conhecido por seu alto padrão de qualidade.

Tobacco Journal Internacional

quarta-feira, setembro 05, 2007

Página Camel Collector no ar




Recebo hoje através do grupo 'cigcollect' do yahoogrupos a notícia de uma muito bem elaborada página dos cigarros Camel, feita pelo Marcos, da Argentina. Uma verdadeira obra de arte, incluindo um catálogo com todas as embalagens de Camel conhecidas. Marcos ainda nos dá a opção de se criar a nossa própria coleção virtual de Camel, além de conhecer outros colecionadores com o mesmo interesse.


Parabéns pelo trabalho Marcos!
Emerson.

segunda-feira, setembro 03, 2007



Japan Tobacco busca novas aquisições


A Japan Tobacco Inc. irá procurar mais aquisições até 2009 para aumentar o investimento de 7.5 bilhões de libras (USD 15 billion) com a compra da Gallaher Group Plc.

O presidente, Hiroshi Kimura, disse em uma entrevista no dia 29 de Agosto que futuras aquisições "deverão ser realísticas a partir de 2009". A integração da Gallaher Group, a fabricante britânica dos cigarros Benson & Hedges, comprada em abril, deverá ser completada em dois anos, disse.

Japan Tobacco, a terceira maior fabricante de cigarros do mundo, que é pertencente em 50% ao governo japonês, estava "monitorando" oportunidades e pode fazer mais uma aquisição antes de 2009, se necessário, disse Kimura. Ele não especulou sobre possíveis alvos.

As vendas internacionais da companhia aumentaram 25% para 273 bilhões de yenes (USD 2.35 bilhões) no primeiro trimestre, lideradas pelos lucros na Rússia, Turquia, Irã e Espanha. A companhia planeja gastar mais USD 100 milhões anuais em campanhas promocionais e de publicidade nos seus mercados em expansão, disse Kimura.

Tobacco Journal International
Altria dá independência à Philip Morris International

NOVA YORK (AFP) — O grupo americano de cigarro Altria (ex-Philip Morris) anunciou nesta quarta-feira sua intenção de dar independência a seu braço internacional, Philip Morris International, uma operação que a livrará da estagnação de sua divisão americana.

Este projeto de "spin-off' ainda está em seu início, e a Altria pretende publicar uma decisão definitiva, junto com um calendário de operações até a assembléia geral dos acionistas, que deve ser realizada dia 8 de janeiro, indicou o grupo em um comunicado.

A Altria deu a notícia ao final de um conselho de administração em que decidiu também aumentar o dividendo trimestral a 75 centavos por ação, contra 69 centavos anteriormente.

Na Bolsa de New York, a ação da Altria ganhava 0,26%, a 69,27 dólares, após este anúncio (por volta das 15H00 GMT), que foi amplamente antecipada pelo mercado.

Esta decisão "ilustra nossa intenção de gerar valor para nossos acionistas a longo prazo, e estou convencido de que esta operação valorizará o crescimento tanto da Altria quanto da Philip Morris International", comentou o presidente da Altria, Louis Camilleri, em um comunicado.

Este último deve assumir a direção da Philip Morris International, enquanto Michael E. Szymanczyk, diretor de operações da Philip Morris USA desde 1997 deve se tornar presidente da nova Altria.

Segundo o Wall Street Journal, a Philip Morris International, assim que se tornar independente, terá sede em Lausanne, na Suíça, para escapar à legislação americana sobre o tabaco, que se tornou mais exigente nos últimos anos com os processos de consumidores vítimas do fumo.


AFP