sexta-feira, outubro 29, 2010
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quinta-feira, outubro 14, 2010
segunda-feira, outubro 04, 2010
Rússia quer proibir propaganda de cigarro até 2012 e fumo em locais públicos até 2015
Meio milhão morre por ano no país por causa do tabaco; meta é reduzir fumantes em um quarto
MOSCOU - A publicidade de cigarro na Rússia, onde mais de metade dos adultos tem esse vício, deve ser proibida em 2012, e o fumo em locais públicos deve ser banido em 2015, informou o serviço de imprensa do governo nesta segunda-feira, 4. Os anúncios sobre o tema em outdoors já foram eliminados em 2007.
Cerca de meio milhão de pessoas morrem por ano no país em decorrência do tabaco. Segundo a ONU, a população russa deve encolher de 142 milhões para 116 milhões em 2050. Além do tabagismo, o alcoolismo, a aids, a poluição e a pobreza estão entre os fatores que levam a mortes prematuras e desencorajam nascimentos na Rússia.
O primeiro-ministro Vladimir Putin aprovou o programa antitabagismo no dia 23 de setembro, cuja meta é reduzir em um quarto o número de fumantes adultos entre 2010 e 2015, além de diminuir as doenças e as mortes relacionadas ao cigarro.
A publicidade do cigarro - atualmente, só permitida em alguns meios de comunicação impressos - seria proibida em 2012, de acordo com o extenso documento publicado no site oficial www.government.ru.
O programa também propõe a proibição, até 2015, do fumo em locais públicos, como escritórios, cinemas, ônibus e trens de longa distância. Apesar da proposta de proibição total em espaços fechados, o documento afirma que bares e restaurantes - a maioria dos que ainda não têm áreas para não-fumantes - poderiam ser excluídos.
Cerca de 80% dos russos são expostos por dia ao fumo passivo e 40% das mulheres fumantes mantêm o hábito durante a gravidez, revela o documento. O caso de amor da Rússia com o tabaco - onde muitos cigarros ocidentais custam apenas 50 rublos (R$ 2,77) o pacote - vai ser difícil de dissolver.
Em 1990, a falta de cigarros nacionais levou a uma "rebelião do tabaco" nas ruas das maiores cidades do país, obrigando o então governo soviético a apelar para uma transferência internacional de emergência.
Em junho, o Ministério da Saúde local forçou os fabricantes a colocar mensagens antifumo nos maços de cigarro, alertando sobre câncer de pulmão, rugas e impotência - normas similares às da União Europeia.
A Rússia continua sendo um dos maiores consumidores de cigarro do mundo, mas seu mercado nacional é dominado por um oligopólio das empresas Japan Tobacco Inc., Philip Morris International e British American Tobacco PLC. Cerca de 409 bilhões de cigarros foram produzidos na Rússia no ano passado, segundo a Associação de Produtores de Tabaco.
www.estadao.com.br
quinta-feira, setembro 30, 2010
(AFP) – há 3 dias
BRUXELAS — A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira ter assinado um acordo com a fabricante britânica Imperial Tobacco para lutar contra o contrabando e a falsificação de cigarros.
Segundo o acordo, a Imperial Tobacco concederá à Comissão e aos Estados da União Europeia (UE) 300 milhões de dólares durante os próximos 20 anos para a luta contra as fraudes, destacou Bruxelas.
A empresa também vai trocar informações com a UE, além de reforçar os procedimentos de seleção e vigilância dos clientes e os sistemas de localização de produtos.
Em julho a Comissão Europeia anunciou um acordo similar com a número dois do setor, a British American Tobacco (BAT).
(AFP) – Há 1 dia
JACARTA — Grupos de rock como The Smashing Pumpkins e Stereophonics foram convidados por associações de combate ao tabaco a boicotar um festival na Indonésia que é patrocinado por uma marca de cigarro.
"Como o evento é financiado por um fabricante de cigarros, todo grupo que participar nele deve saber que contribui para estimular os jovens ao consumo", denunciou Matthew L. Myers, presidente da Campaign for Tobacco-Free Kids, que tem sede nos Estados Unidos.
A Campaign integra uma rede de associações internacionais que pede a 14 grupos estrangeiros, entre eles o MUTEMATH e o Dashboard Confessional, o cancelamento da participação no Java Rockin'Land, programado para outubro em Jacarta, que se apresenta como o maior festival de rock do sudeste da Ásia.
O evento é patrocinado pela Gudang Garam, uma das principais marcas de cigarro da Indonésia.
Mais de 60% dos homens fumam na Indonésia, a quarta maior população do planeta, com 240 milhões de habitantes.
"Quase não há política de controle do tabaco, o que faz com que o país seja um paraíso para os fabricantes de cigarros" denunciaram recentemente Simon Chapman e Becky Freeman, da Faculdade de Saúde Pública de Sydney.
Esta polêmica não é novidade na Indonésia. Durante os últimos dois anos, as cantoras americanas Alicia Keys e Kelly Clarkson se recusaram a cantar em shows patrocinados por marcas de cigarros.
sexta-feira, setembro 24, 2010
24 de setembro de 2010 • 10h43
O Egito, um paraíso para dez milhões de fumantes que consomem mais de 75 bilhões de cigarros por ano, acaba de declarar guerra ao cigarro com uma drástica alta dos impostos e a proibição de se fumar em lugares públicos.
As novas medidas já estavam incluídas em uma lei aprovada pelo Parlamento egípcio em junho de 2007, mas sua aplicação, adiada durante meses, só começou agora com poucas demonstrações de entusiasmo nas ruas.
Indiferentes à alta de 40% no preço do cigarro, dezenas de fumantes rodeiam um pequeno quiosque em um bairro do centro de Cairo, onde Karim Ashraf, um jovem de 23 anos vende cigarros sem parar.
"A única coisa que mudou é que agora os clientes compram mais cigarros a varejo", disse Ashraf à Agência Efe. Ele explicou que o aumento dos preços atingiu todas as marcas, inclusive Cleopatra, a mais barata e popular, que passou de 2,75 para 4,25 libras egípcias.
A batalha do Governo contra o cigarro não tem apenas o objetivo de fazer com que milhares de pessoas deixem de fumar através do aumento dos preços, mas também proibir o fumo em prédios e meios de transportes públicos.
Até a entrada em vigor da nova lei esta semana, 70% dos egípcios foram fumantes passivos durante anos em ambientes fechados e meios de transporte públicos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Acabar com o cigarro em hospitais, ônibus e demais locais é apenas um dos desafios de uma iniciativa que nasceu em 2008 com a inserção da imagem de um homem ligado a aparelhos e a advertência que fumar mata nas embalagens de cigarros.
"Era Hamdy Balala", afirma Ashraf, lembrando que o homem da imagem processou o Ministério da Saúde por manipular uma fotografia que acabou gerando piadas entre os egípcios, pois "Balala está vivo e continua sendo um fumante convicto", conta, entre gargalhadas, o vendedor.
Desde então a campanha antifumo desperta a desconfiança de fumantes como Said Ali, de 67 anos, que deu sua primeira tragada há 50 anos entre amigos de escola e que não acredita em outros dos alertas, de que o cigarro causa impotência.
"Durante este tempo fumei um maço por dia" e nunca tive este tipo de problema, comenta Ali, que toma Viagra para ajudar no desempenho sexual e depois fuma para tirar o gosto do medicamento da boca.
Os motoristas de ônibus públicos também estão preocupados, pois sabem que será difícil controlar os passageiros indisciplinados.
"Quando alguém se negar a apagar o cigarro, pararei o ônibus e pedirei a essa pessoa que desça", diz o motorista Zabet Jamis, que se considera um fumante passivo após anos de convivência com a fumaça de seus passageiros e que espera que a nova lei faça com que muitos fumantes deixem o cigarro.
Se não for por convicção, alguns egípcios terão que se privar do cigarro pelo menos pelo medo das multas, que variam entre 50 e 100 libras egípcias para os fumantes e entre mil e 20 mil libras para os responsáveis pelos lugares onde a lei não for respeitada.
Para garantir o cumprimento da lei, o Governo anunciou que funcionários da unidade antitabaco do Ministério da Saúde percorrerão ônibus e dependências administrativas em busca de infratores.
Saleh, um metalúrgico de 34 anos, não se preocupa com a proibição. "Nunca fumei no ônibus. É prejudicial para mim, mas não quero que também seja para os outros", diz enquanto acende um charuto.
As medidas coercitivas, segundo ele, não estimularão seu desejo de parar de fumar. "A verdadeira motivação eu tenho em casa e é minha filha de três anos, que sempre pega a embalagem de cigarro e joga pela janela", conclui.
http://noticias.terra.com.br/
quarta-feira, setembro 22, 2010
sexta-feira, setembro 17, 2010
terça-feira, setembro 07, 2010
quinta-feira, agosto 26, 2010
Cuba retira subsídio de cigarros
Governo diz que produto 'não pode ser considerado um gênero de primeira necessidade'
HAVANA - Autoridades cubanas anunciaram na quarta-feira, 25, que a venda de cigarro não será mais subsidiada, uma vez que o produto "não pode ser considerado um gênero de primeira necessidade".
A medida foi interpretada como mais uma tentativa do líder cubano Raúl Castro de manter as contas da economia socialista sob controle. Até ontem, os cubanos com mais de 54 anos recebiam quatro maços de cigarros pelo equivalente a US$ 0,38. Muitos idosos trocavam os cigarros por dinheiro no mercado paralelo, já que o produto vale US$ 0,90 fora do "livreto de racionamento".
A medida afeta até não fumantes, que compravam os cigarros a baixo custo e os revendiam para aumentar a receita. "Me sinto insultado, é mais uma coisa que estão tirando de nós", disse Angela Jimenez, que recebe uma pensão mensal equivalente a US$ 10.
Com informações das agências Reuters e BBC
segunda-feira, agosto 23, 2010
domingo, agosto 22, 2010
quinta-feira, agosto 19, 2010
terça-feira, agosto 17, 2010
sexta-feira, agosto 13, 2010
quinta-feira, agosto 05, 2010
segunda-feira, agosto 02, 2010
terça-feira, julho 27, 2010
segunda-feira, julho 19, 2010
sexta-feira, julho 16, 2010
quinta-feira, julho 15, 2010
quinta-feira, julho 01, 2010
EXPOSIÇÃO REÚNE ANÚNCIOS DE CIGARRO AMERICANOS DO COMEÇO DO SÉCULO XX
18/06/2010
http://oglobo.globo.com
RIO - As glamourosas propagandas de cigarro do começo do século XX cooptaram muitos adeptos ao hábito de fumar. Uma exposição no Castelo da Fiocruz compilou esses anúncios na exposição "Propagandas de cigarro - como a indústria do fumo enganou as pessoas", que foi inaugurada no dia 21/06.
A mostra, com curadoria dos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foi importada de lá e reúne peças publicitárias e vídeos comerciais veiculados entre os anos 20 e 50 na América do Norte.
Nas imagens, bebês e crianças incentivando os pais a fumar, Papai Noel tabagista e campanhas estreladas por Frank Sinatra e Ronald Reagan, no auge da fama como ator, antes de se tornar presidente dos EUA.
Exposição 'Propagandas de cigarro - Como a indústria do fumo enganou as pessoas'. De 21 de junho a 24 de julho. Castelo da Fiocruz - Avenida Brasil 4365, Manguinhos. Ter a sex, das 9h às 16h30m. Sáb, das 10h às 16h
A partir desta quinta-feira, fumantes de Nova York começam a pagar mais caro por seus cigarros, em média de US$ 11 por embalagem, com algumas marcas alcançando US$ 13. Os preços já são os mais caros do país. Um adicional de US$ 1,60 de imposto em cada maço de cigarros vendido no estado foi aprovado pela legislatura estadual no mês passado.
A ideia é gerar receitas para ajudar a fechar um déficit no orçamento de US$ 9 bi. O custo de um maço de Marlboro será de cerca de US$ 9,50 em lojas de Greater Binghamton.
Alguns fumantes dizem que vão cruzar a fronteira em direção à Pensilvânia para comprar cigarros.
"Vou começar a percorrer reservas indígenas para não pagar impostos", diz Sal Angiuli, que trabalha em NY e mora em Long Island. "Há muitas maneiras de contornar isso. Este aumento é ridículo."
http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=128217121
http://www.pressconnects.com/article/20100630/NEWS01/6300386/Smokers-fume-over-increase-in-cigarette-tax
quarta-feira, junho 30, 2010
Desde 22 de Junho, fabricantes de cigarros nos EUA não podem mais apresentar seus maços com palavras como "light", "mild", e "low" segundo as novas regras da Food and Drug Administration. Veja como ficarão os novos nomes da família Marlboro:
EMBALAGEM ANTIGA
1) Marlboro Lights
2) Marlboro Lights 100's
3) Marlboro Lights 25's
4) Marlboro Medium
5) Marlboro Medium 100's
6) Marlboro Menthol Lights
7) Marlboro Menthol Lights 100's
8) Marlboro Menthol Milds
9) Marlboro Menthol Milds 100's
10) Marlboro Menthol Ultra Lights
11) Marlboro Menthol Ultra Lights 100's
12) Marlboro Seventy-Twos
13) Marlboro Seventy-Twos Menthol (Blue)
14) Marlboro Seventy-Twos Menthol (Green)
15) Marlboro Seventy-Twos Lights
16) Marlboro Seventy-Twos Ultra Lights
17) Marlboro Ultra Lights
18) Marlboro Ultra Lights 100's
NOVA IDENTIFICAÇÃO
1) Marlboro Gold Pack
2) Marlboro Gold Pack 100's
3) Marlboro Gold Pack 25's
4) Marlboro Red Label
5) Marlboro Red Label 100's
6) Marlboro Menthol Gold Pack
7) Marlboro Menthol Gold Pack 100's
8) Marlboro Menthol Blue Pack
9) Marlboro Menthol Blue Pack 100's
10) Marlboro Menthol Silver Pack
11) Marlboro Menthol Silver Pack 100's
12) Marlboro 72's
13) Marlboro 72's Blue Pack
14) Marlboro 72's Green Pack
15) Marlboro 72's Gold Pack
16) Marlboro 72's Silver Pack
17) Marlboro Silver Pack
18) Marlboro Silver Pack 100's
Marlboro Gold Pack, Marlboro Gold Pack 100's, Marlboro Red Label, Marlboro Red Label 100's, Marlboro Menthol Gold Pack e Marlboro Menthol Gold Pack 100's estão disponíveis tanto em boxes quanto em maços. Os demais, apenas em boxes.
AS SEGUINTES EMBALAGENS NÃO SOFRERÃO MUDANÇAS:
Marlboro *
Marlboro 100's *
Marlboro 25's
Marlboro Menthol *
Marlboro Menthol 100's
Marlboro Smooth
Marlboro Smooth 100's
Marlboro Blend No.54
Marlboro Blend No.54 100's
Marlboro Special Blend (Red Pack)
Marlboro Special Blend (Red Pack) 100's
Marlboro Special Blend (Gold Pack)
Marlboro Special Blend (Gold Pack) 100's
Marlboro Virginia Blend
Marlboro Virginia Blend 100's
Marlboro Blend No.27 *
* disponíveis em Boxes e maços
26/06/2010 (Reuters) - A Rússia estará adicionando advertências "Smoking Kills" (fumar mata) nos maços de cigarros a partir de sábado, num esforço para reprimir o vício que mata até 500 mil pessoas por ano e que está em ascensão.
De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde, 60% dos homens russos fumam e o número de fumantes, especialmente entre as mulheres jovens, tem crescido desde o colapso da União Soviética em 1991.
De 350 mil a meio milhão de russos morrem a cada ano de causas relacionadas ao tabagismo, nublando a já sombria demografia do país. A Organização das Nações Unidas adverte que a população pode se encolher a 116 milhões até 2050 dos 142 milhões atuais.
Adotando padrões similares aos da União Européia, o Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social exige que a mensagem anti-tabagismo cubra pelo menos 30% da frente da embalagem e um outro alerta cubra metade do verso da mesma.
As mensagens vão desde advertências de cancro do pulmão até rugas e impotência e também virão com informações sobre a quantidade de nicotina e resinas.
"A introdução de novos regulamentos técnicos de produção de tabaco é um dos passos no caminho para limitar o uso e a difusão da produção de tabaco na Rússia", disse o Ministério em comunicado.
Mas a luta contra o tabagismo é uma dura em um país de viciados por nicotina, onde em 1990 um déficit de cigarros nacionais culminou em uma "rebelião do tabaco" nas ruas das três maiores cidades da Rússia, forçando o então presidente Mikhail Gorbachev a apelar por um acordo internacional de transferência de emergência.
OCIDENTE, O CULPADO ?
Cerca de 409 bilhões de cigarros foram produzidos no país ano passado, de acordo com dados da Associação dos Produtores de Tabaco, ou aproximadamente 2.900 per capta.
A Rússia continua a ser um dos maiores mercados do tabaco, com o mercado doméstico quase completamente tomado pelas três maiores produtoras mundiais: Japan Tobacco Inc., Philip Morris International e British American Tobacco PLC.
O número de produtores de tabaco na Rússia não está aumentando, nem mesmo por um," informou o jornal Komsomolskaya Pravda citando Gennady Onishchenko, especialista em matéria de proteção ao consumidor.
SENSIBILIZAÇÃO, MAS LENTAMENTE.
A Rússia se juntou à convenção da Organização Mundial da Saúde contra o tabagismo em 2008, que exige a implementação gradual de medidas como a proibição de se fumar em lugares públicos e da publicidade ao tabaco.
Campanhas de sensibilização pública também aumentaram, com mensagens cada vez menos sutis.
Há dois anos, os outdoors apresentavam uma modelo com um vestido feito de cigarros e agora deram lugar a imagens de um bebê dormindo com um cigarro colocado em suas costas e a mensagem: "Fumar na presença da criança é uma tortura muito maior para ela."
O presidente Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin condenam o tabagismo - e o alcoolismo - chamando-os de uma grande tragédia da nação.
Mas cigarros continuam acessíveis e disponíveis, com a média de preço em torno de 1 euro (US$ 1,34) para a emabalgem de 20 cigarros, e a sem filtro, vendida por bem menos.
Algumas cadeias de café tornaram-se livres do fumo neste ano, mas muitos restaurantes estão cheios de fumaça.
Em junho, o Ministério das Finanças da Rússia afirmou que planeja aumentar o imposto sobre o consumo dos atuais 250 rublos (US$ 8,05) por 1.000 cigarros com filtro para 360 rublos no próximo ano (44%), eventualmente mais que duplicando-o para 590 rublos em 2013.
Mas o aumento do próximo ano é uma fração do que a Duma, a Câmara Baixa do Parlamento, propôs em Dezembro, quando chamado para uma quadruplicação, que seria o dobro do preço dos cigarros.
(Escrito por Lidia Kelly; editado por Michael Roddy)
http://www.reuters.com/article/idUSTRE65P1E720100626
29 de Junho de 2010 - British American Tobacco Korea informou que vai investir WON 100 bilhões na modernização de sua fábrica em Sacheon, província de South Gyeongsang, segundo reportagens de The Korea Herald e The Korea Times.
O trabalho será realizado neste e no próximo ano.
"Estamos aproveitando a experiência global da BAT para trazer tecnologia de ponta para nosso negócio coreano, para que possamos continuar a entregar produtos inovadores e de alta qualidade para nossos clientes", disse o presidente, Stephan Liechti.
BAT Korea, que responde por 18% do mercado coreano, construiu a fábrica de Sacheon em 2002 e depois aumentou sua capacidade e adicionou um grande e complexo armazém.
www.tobaccoreporter.com
terça-feira, junho 29, 2010
Fonte: Associated Press (AP)
Data: 28-06-2010
Autor: MICHAEL FELBERBAUM
URL:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/06/28/AR2010062802574.html
ID: 303775
A fabricante de cigarros Lorillard Inc. está lançando uma campanha para defender cigarros mentolados junto à FDA (Food and Drug Administration).
Lorillard, com sede em Greensboro, Carolina do Norte, disse nesta segunda-feira que lançou um site chamado "Entendendo o Mentol" (www.understandingmenthol.com), que explica a posição da empresa, a ciência que está em análise por um comitê consultivo federal, e as consequências de uma proibição potencial sobre os cigarros com mentol.
A terceira maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos tem cerca de 35% do mercado americano de cigarros mentolados, através de sua marca Newport, a mais vendida. Ela enviou cartas a mais de meio milhão de fumantes de Newport alertando-os sobre as análises da FDA, que diz que cigarros mentolados têm maior impacto na saúde pública, inclusive entre crianças e determinados grupos étnicos. A empresa também planeja usar a mídia social como o Facebook e o Twitter para se comunicar com os fumantes sobre o assunto.
Lorillard diz acreditar nas evidências científicas que mostram que cigarros mentolados não criam um risco maior à saúde do que os cigarros não mentolados. Lorillard também acredita que a proibição de cigarros com mentol aumentaria o mercado negro de contrabandos.