quinta-feira, julho 31, 2008

PMI busca os 100% da Rothmans

Reuters América Latina

CHICAGO (Reuters) Gigante do tabaco Philip Morris (PMI) anunciou nesta quinta, planos para assumir a rival Rothmans Canadá, fabricante dos cigarros Benson & Hedges.

O valor de US$ 1,95 bilhão do negócio envolve a compra pela Philip Morris de 60% da Rothmans, adicionando-se aos 40% que ela já detém.

Com a notícia, as ações da Rothmans subiram, enquanto as da Philip Morris caíram.

"Os acionistas de Rothmans receberam um significativo prêmio e PMI consolidará sua presença em um mercado que é financeiramente atrativo e de importância estratégica para se avançar," disse o presidente executivo de Philip Morris, Louis Camilleri.

Investigação da Polícia Montada Canadense relaciona incidências entre 1989 e 1994, quando o tabaco era exportado do Canadá e então contrabandeado de volta ao país a partir dos Estados Unidos para evitar mais impostos. Rothmans disse na manhã de hoje que pagará multa
adicional de US$ 450 milhões nos próximos 10 anos por este caso judicial e que se declara culpada de ajudar contrabandistas.

A oferta da compra é prevista para se efetivar no próximo dia 30 de setembro, condicionada ao visto do governo canadense.

sexta-feira, julho 25, 2008

MPF entra com ação contra imagens de advertência sobre cigarro
24/07/2008 - 17h57

da Folha Online

O Ministério Público Federal em Santa Catarina entrou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra a União e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em razão da obrigatoriedade de fabricantes de cigarros exibirem imagens de advertência em anúncios e rótulos dos produtos.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.

Para o procurador da República em Blumenau, João Marques Brandão Néto, as imagens atingem o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana.

"Como a campanha foi estendida para além das embalagens de cigarro, ao entrar em qualquer lanchonete, loja de conveniência, restaurante ou bar, entre outros, os cidadãos são aterrorizadas pela foto de um cadáver com o crânio rachado ou um feto morto dentro de um cinzeiro", argumenta o procurador, na ação.

No último mês de maio, o governo apresentou as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco.

Entre as novas ilustrações, há um bebê morto dentro de um cinzeiro, uma cirurgia cardíaca, uma mãe e um filho assistindo à morte do pai e o cadáver de um fumante em uma mesa de necrotério. A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Inca.

http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br

quinta-feira, julho 24, 2008

Bill Gates e Michael Bloomberg lançam campanha de US$ 500 milhões contra o fumo.

23/07/08

NOVA YORK, EUA (AFP) — O fundador da Microsoft, Bill Gates, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciaram, nesta quarta-feira, uma campanha de 500 milhões de dólares para combater o tabagismo no mundo.

Em uma coletiva de imprensa, Gates disse que doará 125 milhões de dólares para a campanha, enquanto a Bloomberg anunciou que somará 250 milhões a seu compromisso já assumido em 2005 de investir 125 milhões nesse esforço.

"Nosso objetivo é apoiar e complementar a iniciativa da Bloomberg", declarou Gates, cuja contribuição inclui 24 milhões de dólares para o programa do prefeito de Nova York e o restante, para campanhas na Índia, China e África.

Os dois multimilionários, cujas fortunas chegam a 16 bilhões de dólares, no caso de Bloomberg, e a 58 bilhões de dólares, no de Gates, dedicam há anos parte do lucro de suas empresas à filantropia.

Segundo eles, pelo menos 1 bilhão de pessoas morrerão neste século de doenças ligadas ao tabagismo, se o hábito de fumar, por eles chamado de "epidemia", não for combatido.

A estratégia consiste em apoiar projetos que permitam aumentar os impostos contra o cigarro, mudar a imagem do produto, proteger os não-fumantes da exposição ao cigarro e ajudar as pessoas a pararem de fumar.

Um mundo sem cigarro, declarou Bloomberg, "é um mundo em que as pessoas vivem mais tempo e são mais felizes".

AFP
Marlboros Made-in-China substituem os importados.

23 de Julho de 2008 - O primeiro lote comercial de Marlboros produzidos na China foi processado pela Changsha Cigarette Factory na última sexta-feira, 18 de Julho, informa reportagem da Tobacco China Online.

Negociações entre a fábrica da Changsha e Philip Morris numa produção em joint-venture dos cigarros Marlboro na China começaram em 2003, sob os auspícios da STMA (State Tobacco Monopoly Administration) e um acordo de licença de marca e joint-venture assinados em 2005.

De acordo com a reportagem, a partir do próximo mês, todos os Marlboros importados pela China serão substituídos por estes Marlboros, produzidos localmente.

www.tobaccoreporter.com

terça-feira, julho 22, 2008

Quatar: Em breve os avisos gráficos de advertência em produtos de tabaco.

O Quatar irá impor fortes avisos gráficos em todos os produtos de tabaco muito em breve. De acordo com pesquisas, todos os países do Golfo Pérsico seguirão a prática da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinado no início
deste ano por estes países.

"O Quatar está trabalhando em estreita colaboração com outros países do Golfo para elaborar os detalhes, inclusive aduaneiros, fiscais e de etiquetagens e deverá implementar a convenção a partir de 2009", disseram fontes.

O Bahrain anunciou na terça-feira da semana passada que empresas de tabaco serão obrigadas a imprimir fotos de órgãos prejudicados, como pulmões e corações nas embalagens, a fim de se manterem no mercado do Golfo.

As companhias também terão de se certificar que num espaço de 30 a 50% da embalagem, um amplo aviso sobre os riscos do fumo deverá ser apresentado.

Uma própria lei do tabaco de 2002 do Quatar, em seu artigo seis, salienta que "o tamanho da letra e a declaração de advertência não devem ser inferiores a 1/4 do tamanho do nome impresso da marca. Além disso, o aviso deve ser da mesma cor que o logotipo da marca e também ser apresentado em árabe, juntamente com a data de validade, produção e quantidade de alcatrão e nicotina".

O país proíbe estritamente a publicidade do tabaco, produtos de tabaco e derivados em seu artigo oito, enquanto o artigo dez da lei, proíbe o fumo em quase todos os locais públicos.

Publicado em 18/07/2008 - Gulf Times Newspaper
http://www.gulf-times.com

quinta-feira, julho 17, 2008

Fabricantes são acusadas de manipular mentol no cigarro para atrair jovens

Quarta, 16 de Julho, 07h15


Washington, 16 jul (EFE) - As fabricantes de cigarro manipulam os níveis de mentol em algumas marcas específicas para recrutar os jovens no vício, denuncia um estudo que será publicado em setembro "American Journal of Public Health".

Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (Massachusetts), disseram hoje que as marcas de mentol aumentaram sua popularidade entre os adolescentes, em especial os mais jovens que começam a fumar.

O relatório indica que as fábricas de cigarro aplicam "uma estratégia deliberada para recrutar e enganchar os fumantes jovens ao ajustar o mentol a fim de criar uma experiência mais suave para o qual começa a fumar".

O documento explica que o mentol esconde o aroma forte do tabaco e a irritação que causa, mas fornece a porção de nicotina, que é a substância viciante.

"Durante décadas, a indústria do tabaco manipulou cuidadosamente o teor de mentol não só para atrair jovens, mas também para amarrar os consumidores adultos por toda a vida", disse Howard Koh, professor de Saúde Pública e um dos autores do relatório.

A denúncia contra as fabricantes de cigarro surgiu do estudo da analista Jennifer Kreslake e de outros cientistas do Programa de Pesquisas sobre controle de cigarros sobre o desenvolvimento do mentol na indústria do tabaco.

Também fizeram testes de laboratório para medir o teor de mentol nas marcas americanas de cigarro, examinaram relatórios de mercado e analisaram dados nacionais sobre consumo de tabaco entre maiores de 12 anos em 2006.

O trabalho indica que, nesse ano, 43,8% dos jovens entre 12 e 17 anos fumavam cigarros mentolados, consumidos também por 35,6% das pessoas entre 18 e 24 anos.

Em contraste, só 30,6% dos maiores de 35 anos disseram que consumiam tabaco mentolado.

Segundo os investigadores, a introdução, no mercado, de marcas mentoladas mais suaves viola um acordo assinado em 1998 entre as empresas tabaqueiras e os Governos.

Esse acordo proíbe a indústria do tabaco de dirigir a propaganda dos produtos aos jovens.

"Este é outro exemplo do comportamento cínico da indústria do tabaco", manifestou Gregory Connolly, professor de Saúde Pública e outro dos autores do relatório.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, as doenças provocadas pelo consumo de tabaco causam cerca de 480 mil mortes ao ano nos Estados Unidos, onde 18,1% da população é fumante habitual.

EFE
http://br.noticias.yahoo.com

terça-feira, julho 15, 2008

Schwarzenegger é contra a proibição do cigarro nas telonas
(14/07/2008 - 11h58) Da Redação www.cineclick.com.br/

O ator e também governador do Estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger comentou sobre a lei relacionada à proibição de personagens fumantes em filmes, segundo informou The Press Association.

Schwarzenegger afirmou que é contra a probição. "Não acredito que devemos eliminar os cigarros dos filmes, acho que o melhor é lembrar nossas crianças dos perigos de fumar", comentou o ator.

Ele ainda disse que o desenvolvimento dos longas pode ser prejudicado, já que os diretores não teriam total liberdade artística para criar seus personagens. "Impedir personagens fumantes é uma medida muito radical. Estamos indo longe demais", concluiu.

A medida seria tomada graças à iniciativa de organizações não-governamentais e associações relacionadas à área da saúde, que pressionam os estúdios a banir o fumo nos filmes para não influenciar os jovens que gostam de cinema.

O governador só falou sobre o assunto depois da decisão que os DVDs lançados nos Estados Unidos com classificação etária livre ou até os 13 anos de idade deverão ter um aviso anti-tabagismo na caixa e nos extras. A Disney já incluía tal aviso nos seus lançamentos e foi seguida por estúdios como Paramount, Sony, Fox, Universal Pictures e Warner Bros..

segunda-feira, julho 14, 2008

Fábrica de cigarros da cidade de Stara Zagora vendida por BGN 18 milhões (US$ 14,63 milhões).

O monopólio búlgaro do tabaco, Bulgartabac, vendeu nesta segunda-feira através da Bolsa de Valores da Bulgária, 78,18% da fábrica localizada na cidade de Stara Zagora, ao sul da Bulgária.

As 920.854 cotas do capital da "Sluntse (Sun) - Stara Zagora - Tabac" foram vendidas por um total de BGN 18.186.866,5, totalizando BGN 19,75 por cota, anunciou a holding Bulgartabac.

Entretanto, o nome do proprietário majoritário ainda não foi anunciado.

As cotas foram vendidas em duas partes - o pacote minoritário de 1,77% (20.854 cotas), e o pacote majoritário de 76,41% (900.000 cotas).

O pacote majoritário foi adquirido por um comprador, enquanto que o pacote minoritário foi vendido em duas partes.

O preço mínimo foi de BGN 18,90 por cota (BGN 17.404.140,60 no total), o que significa que o preço final foi de BGN 782.725,90 acima do esperado.

A fábrica Sluntse Stara Zagora possui uma licença para processamento de tabaco, e a produção de produtos de tabaco.

Novinite.com

quinta-feira, julho 10, 2008

Malásia: Embalagens de cigarros terão fotos ilustradas de advertência muito em breve.

10 de Julho de 2008. O Ministério da Saúde está alterando o Regulamento de 2004 do Controle de Produtos de Tabaco para tornar obrigatória a impressão de fotos de advertência em cada embalagem de cigarros no país.

A diretora de saúde Dra. P. Mohamed Meeran Lila disse que a mudança é destinada a criar um maior impacto sobre a consciência pública sobre os perigos do tabagismo.

"Será implementada em breve, e até final de 2008, os malaios visualizarão um aviso ilustrado em cada embalagem de cigarros no mercado", disse ela, quando da oficialização do Dia Mundial Sem Tabaco de 2008.

Ela disse que os avisos ilustrados podem ser a forma mais eficaz de fazer passar a mensagem, assim como para reduzir o número de fumantes no país, à exceção do ministério anterior, cujo esforço era fazer subir o preço cigarro.

Ela também citou sobre uma Pesquisa Nacional sobre Saúde e Morbidade, conduzida pelo ministério em 2006, onde se revelou que 461.624 adolescentes com idades entre 13 e 18 tinham desenvolvido o tabagismo.

Daqueles números, 91% eram de homens jovens, disse a diretora.

Tobacco Journal International

sexta-feira, julho 04, 2008

União Européia aprova oferta da BAT.

30 de Junho de 2008. Agências reguladoras antitruste da União Européia aprovaram a compra da Skandinavisk Tobakskompagni (ST) pela British American Tobacco (BAT).

No entanto, a Comissão Européia afirmou que a aprovação dos 3,9 bilhões de dólares (2,48 bilhões de euros) entre BAT e a companhia dinamarquesa (que detém 60% do mercado escandinavo) está condicionada à venda de uma série de marcas de tabaco pela BAT principalmente na Noruega, como Petteroe's e Tiedemanns Rod. BAT ofereceu vender dois produtos de tabaco RYO (roll-your-own) na Noruega.

A comissão disse que o negócio não prejudica a concorrência no mercado da União Européia, exceto para a Noruega onde os dois teriam uma posição dominante no mercado, sem alienar duas marcas de tabaco.

Tobacco Journal International
Tobacco One, Inc. anuncia a aquisição de uma popular marca de cigarros mexicana.

2 de Julho, 1:34 pm ET

SCOTTSDALE, Ariz.--(BUSINESS WIRE)--Tobacco One, Inc. anunciou hoje a compra de uma popular marca de cigarro regional, de um empresário da Cidade do México.

A marca foi inicialmente introduzida na Cidade do México em 2006. Permaneceu uma marca regional até recentemente quando a equipe internacional de marketing de Tobacco One finalizou um estudo de três meses centrado na expansão nacional e aceitação de consumo. Durante este estudo, Tobacco One em parceria com a empresa da capital do país, Integra Marketing, S.A. de C.V. obteve numerosos compromissos que irá resultar na distribuição expandida nacionalmente.

Atualmente a marca é vendida em toda a Cidade do México em varejistas 'premium'. Recentemente, estas cadeias globais autorizaram a expansão imediata a nível nacional. Este programa de expansão será implementado durante os meses de julho e agosto de 2008. Tobacco One, Inc. providenciará todos os recursos materiais e humanos necessários para expandir a marca nos maiores centros populacionais do país.

"Juntamente com a nova expansão, e com contratos adicionais atualmente em revisão, Tobacco One, Inc. espera que o volume para os próximos 12 meses exceda a 200 milhões de unidades (cigarros) para tal marca, resultando em receitas de mais de $ 12 milhões, e ganhos líquidos (EBITDA) de quase $ 3 milhões ou, 25%," afirmou Shawn Ulizio, presidente e CEO de Tobacco One.

O proprietário anterior permanecerá como consultor para Tobacco One, Inc. por um período mínimo de dois anos.

http://biz.yahoo.com/bw/080702/20080702005843.html?.v=1

quinta-feira, julho 03, 2008

Terça, 1 de julho de 2008, 09h34 Atualizada às 10h04

Holanda: vigora lei antitabaco; maconha segue legal

Entrou em vigou nesta terça-feira a lei antitabaco que proíbe o fumo em ambientes fechados na Holanda. A nova legislação proíbe o fumo em cafés, bares e restaurantes, e segue o exemplo de vários outros países europeus que já adotaram a proibição. O texto da nova lei não afeta os cigarros de maconha.

Na Holanda, a lei inclui também os locais onde a venda e o consumo de maconha é permitido. De acordo com a nova legislação, os cigarros de maconha ou haxixe misturados com tabaco só poderão ser consumidos em espaços internos reservados e isolados do restante do público.

De acordo com a BBC, os freqüentadores de bares que vendem maconha, entretanto, poderão fumar cigarros de maconha pura, sem a mistura com o tabaco. Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais.

A principal diferença da lei antitabaco holandesa em relação à de outros países da União Européia está exatamente na permissão para o uso dessas cabines internas. No país, cigarros de maconha e haxixe não podem ser consumidos na rua, por isso, a lei inclui a permissão para a construção de cabines isoladas.

A nova legislação da Holanda vai ao encontro da orientação da comissário de Saúde da União Européia, Markos Kyprianou, que faz campanha pela proibição total ao consumo de tabaco em locais públicos em toda a Europa.

domingo, junho 29, 2008

Publicidade girando à favor do cigarro.

A cidade de Santo Domingo na República Dominicana se vê coberta por inúmeros cartazes com o convite para se visitar um site na internet que se ensina a beijar. A página é Besutra.com (rima com Kamasutra) e sua publicidade possui desenhos chamativos ao estilo de casais hindús envoltos em beijos e carícias amorosas. Talvez você pense que nada de mal se esconde por trás desta proposta publicitária. Mas, ao visitar a página, você se surpreende. No início do vídeo uma jovem mulher promove uma marca de cigarros, "Rumba", de sabor baunilha, fabricado pela 'La Tabacalera'.

quinta-feira, junho 26, 2008

PF apreende caminhão frigorífico carregado de cigarros

Quarta-feira, 25 de Junho de 2008 11:50
Nadyenka Castro

A PF (Polícia Federal) apreendeu um caminhão com logomarca da Sadia, carregado com cigarros contrabandeados.

No caminhão frigorífico, com placas de Marechal Cândido Rondon, Paraná, que deveria transportar frios, havia apenas caixas de cigarros, que serão descarregadas à tarde, quando a PF deve detalhar a apreensão.


No veículo há ainda a logomarca da transportadora Reinoldo, também da cidade paranaense. O caminhão foi escoltado até a Receita Federal pela PF.

terça-feira, junho 24, 2008

Indústria do tabaco:
Suprema Corte admite rever apelação de Philip Morris


por Claudio Julio Tognolli

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu rever caso em que um fumante quer receber US$ 79,5 milhões por danos da companhia Philip Morris. Segundo o site Findlaw, a Suprema Corte, sem dar explicações, informou nesta terça-feira (10/6) que deu sinal verde para a apelação impetrada pela companhia.

A decisão é contrária ao julgamento protagonizado pela Suprema Corte do Estado do Oregon. Em janeiro, a Corte determinou o prosseguimento de ação movida pela família de uma antiga fumante de cigarros Marlboro, Jesse Williams. A decisão da Suprema Corte, segundo analistas, configura tendência de a mais alta corte dos EUA dar ganho de causa às grandes companhias de tabaco do país.

No final do ano passado, em outro caso envolvendo a companhia de tabaco Philip Morris, também houve anulação de julgamento. Ficou constatado que os jurados não foram informados o suficiente sobre nova determinação da Suprema Corte dos EUA, que limita o ressarcimento dos danos quando destinados a partes não prejudicadas fisicamente com acidentes, sinistros e doenças.

Em 1998, houve o chamado “master settlement agreement”, ou MSA, pelo qual 46 estados americanos se uniram para ajuizar ações contra as maiores empresas de tabaco do país. Pelo acordo, as empresas processadas se comprometeram a pagar a soma de US$ 200 bilhões de dólares, aos estados, num prazo de pelo menos 20 anos, em compensação aos males causados pelo fumo.

As empresas que fizeram parte do acordo MSA são Philip Morris, Brown & Williamson Tobacco Corp., Lorillard Tobacco Co., R.J. Reynolds Tobacco Co., Liggett Group Inc. e Commonwealth Brands Inc. O acordo MSA, firmado em 1998, ocorreu após cinco meses de negociações, travadas em Nova York.

Revista Consultor Jurídico, 11 de junho de 2008

segunda-feira, junho 23, 2008


O ÚLTIMO TRAGO
A Alfredo Fantini, a mais antiga fábrica de cigarros do Brasil, fechou suas portas no mês passado. dona da marca Mistral, a empresa não conseguiu pagar uma dívida de 300 milhões de reais com a Receita Federal e encerrou suas atividades. A empresa alega que o sistema tributário atual, com valores fixos de IPI, penaliza os pequenos produtores.

Revista Exame Nr.11 - 18/06/2008 - Página 22
Gudang Garam busca aumentar as vendas de cigarros light.

21 de Junho de 2008 - PT Gudang Garam, a segunda maior fabricante de cigarros da Indonésia, disse que espera um aumento nas vendas da marca Surya Slims, lançada no ano passado, mesmo com a saída de três dirigentes da empresa.

"Vamos trabalhar duro para aumentar nosso volume de vendas dos cigarros de baixa nicotina, disse o diretor Heru Budiman em Kediri, Java. Ele recusou-se revelar à imprensa a previsão de vendas.

Gudang Garam lançou seu primeiro fino cigarro no ano passado com apelo aos jovens indonésios. PT H.M. Sampoerna, uma unidade do grupo Altria (EUA), sobreveio Gudang Garam em 2006 em volume de receitas.

O vice-diretor presidente Sumarto Wonowidjojo, o diretor de marketing Widijanto e o diretor de desenvolvimento de produtos Rinto Harno pediram a demissão da empresa na semana passada sem dar razões.

Surya Slims contém 14 miligramas de alcatrão e 0,9 miligramas de nicotina, comparada com 30 miligramas de alcatrão e 1,8 miligrama de nicotina dos cigarros kretek regulares.

www.tobaccoreporter.com
http://www.bloomberg.com

sexta-feira, junho 20, 2008

Imperial Tobacco fechará 6 fábricas e demitirá 2.440

SÃO PAULO, 20 de junho de 2008 - A companhia britânica Imperial Tobacco informou hoje que fechará seis fábricas e a demitirá 2.440 trabalhadores, devido a um plano de reestruturação da franco-espanhola Altadis, adquirida em janeiro deste ano.

Ao todo, o grupo possui 58 fábricas. As plantas que terão suas operações encerradas, duas estão localizadas na França e as quatro restantes na Espanha, no Reino Unido, na Alemanha e na Eslováquia.

Na Espanha, a Imperial Tobacco fechará a fábrica de Alicante, onde serão demitidos 830 dos 6.700 funcionários. No Reino Unido, o grupo britânico fechará a fábrica de Bristol e reorganizará a de Nottingham, resultando em um corte de 260 empregados, de uma equipe formada por 1.700 pessoas.

Na França, serão encerradas as operações da fábrica de Estrasburgo e de Metz, ocorrerá também a mudança da atividade do centro de processo primário de Dunkerque para Le Havre, levando ao corte de 690 postos de trabalho dos 4.700 existentes. O encerramento das atividades na fábrica de charutos e cigarros da Eslováquia e a integração das áreas de vendas e marketing na Bélgica, Itália e Ucrânia resultarão no corte de outros 140 trabalhadores.

Na Alemanha, onde a equipe é composta por 2 mil pessoas, 250 serão demitidas no fechamento da fábrica de Berlim, cuja produção será transferida à Polônia e a Langenhagen (Alemanha). Na Polônia, a empresa projeta aumentar em 200 a atual equipe de 1.600 trabalhadores, enquanto na Rússia, onde tem 2.100 empregados, o corte de postos de trabalho será de aproximadamente 100.

De acordo com Gareth Davis, chefe-executivo do grupo, todas essas medidas são necessárias no processo de integração da Imperial Tobacco e da Altadis. A companhia estima obter anualmente cerca de 300 milhões de euros no final do ano fiscal, que encerrará em 30 de setembro de 2010, e de 400 milhões de euros até 30 de setembro de 2012.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)

quarta-feira, junho 18, 2008


A partir de 1 de Agosto, embalagens de cigarros no Egito deverão ter imagens de advertência.


Entre elas estão a de um homem morrendo numa máscara de oxigênio, uma criança tossindo, e um cigarro capenga, simbolizando impotência.

Num país onde aproximadamente 60% de todos os homens usam tabaco de alguma forma, medidas no combate à redução do número de fumantes foram implantadas há pouco tempo. O primeiro passo veio em 2005, quando o Egito ratificou o acordo da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Desde então, aeroportos e o metrô do Cairo são lugares estritamente proibidos para se fumar, e uma lei de 2007 baniu o fumo em prédios do governo, embora sua execução ainda seja um problema.

No começo deste ano, a estatal fabricante de cigarros Eastern Tobacco Company voluntariamente colocou fotos de pulmões doentes em algumas embalagens - mas os fumantes não encaravam estas imagens e solicitavam outras. Alguns comerciantes começaram então a vender as embalagens sem fotos a um preço maior.


AP via Yahoo! News - 18/Jun/2008





quarta-feira, junho 11, 2008


Lojas canadenses podem exibir pornografia, mas não cigarros

Lei proíbe que maços fiquem em exposição. Na contramão, jovens conseguem ver partes de revistas pornográficas.

Da Reuters - 10/06/2008

Lojas canadenses, como as de conveniência, precisam esconder maços de cigarro, considerados muito “sugestivos”. A lei que proíbe a exibição desse produto já está em vigor em Ontário e Quebec e, até o final do ano, valerá em outras regiões do país. As revistas pornográficas, por sua vez, podem continuar onde sempre estiveram.

O objetivo da lei é desencorajar o hábito de fumar tornando menos freqüente a presença de maços de cigarro, que geralmente ficam próximos às caixas registradoras. Agora, os estabelecimentos precisam esconder esses produtos em gavetas ou atrás de uma parede especial, verde, que custa cerca de US$ 980.

“A lei é um tormento e cria padrões distintos, pois o governo apóia a venda de bebidas alcoólicas”, afirmou o dono de uma loja em Toronto, que não quis se identificar. Ele disse ainda que os menores de idade podem ver parte das capas de revistas pornográficas, que não são totalmente cobertas pelas prateleiras.

Muitos criticam a nova lei, mas também há pessoas a favor, dizendo que as medidas rígidas funcionarão no futuro e são muito importantes para serem derrubadas pelo moralismo. “Pornografia, com todos os seus problemas, não mata”, afirmou Michael Perley, diretor do Ontario Campaign for Action on Tobacco, um grupo antitabagista. “A indústria do tabaco mata um em cada dois de seus usuários a longo prazo”, continuou.

Além da lei que proíbe a exposição de cigarros, o Canadá também exibe nos maços alertas sobre os males causados pelo fumo.

http://g1.globo.com