Rússia adota advertências "Smoking Kills" (fumar mata).
26/06/2010 (Reuters) - A Rússia estará adicionando advertências "Smoking Kills" (fumar mata) nos maços de cigarros a partir de sábado, num esforço para reprimir o vício que mata até 500 mil pessoas por ano e que está em ascensão.
De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde, 60% dos homens russos fumam e o número de fumantes, especialmente entre as mulheres jovens, tem crescido desde o colapso da União Soviética em 1991.
De 350 mil a meio milhão de russos morrem a cada ano de causas relacionadas ao tabagismo, nublando a já sombria demografia do país. A Organização das Nações Unidas adverte que a população pode se encolher a 116 milhões até 2050 dos 142 milhões atuais.
Adotando padrões similares aos da União Européia, o Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social exige que a mensagem anti-tabagismo cubra pelo menos 30% da frente da embalagem e um outro alerta cubra metade do verso da mesma.
As mensagens vão desde advertências de cancro do pulmão até rugas e impotência e também virão com informações sobre a quantidade de nicotina e resinas.
"A introdução de novos regulamentos técnicos de produção de tabaco é um dos passos no caminho para limitar o uso e a difusão da produção de tabaco na Rússia", disse o Ministério em comunicado.
Mas a luta contra o tabagismo é uma dura em um país de viciados por nicotina, onde em 1990 um déficit de cigarros nacionais culminou em uma "rebelião do tabaco" nas ruas das três maiores cidades da Rússia, forçando o então presidente Mikhail Gorbachev a apelar por um acordo internacional de transferência de emergência.
OCIDENTE, O CULPADO ?
Cerca de 409 bilhões de cigarros foram produzidos no país ano passado, de acordo com dados da Associação dos Produtores de Tabaco, ou aproximadamente 2.900 per capta.
A Rússia continua a ser um dos maiores mercados do tabaco, com o mercado doméstico quase completamente tomado pelas três maiores produtoras mundiais: Japan Tobacco Inc., Philip Morris International e British American Tobacco PLC.
O número de produtores de tabaco na Rússia não está aumentando, nem mesmo por um," informou o jornal Komsomolskaya Pravda citando Gennady Onishchenko, especialista em matéria de proteção ao consumidor.
SENSIBILIZAÇÃO, MAS LENTAMENTE.
A Rússia se juntou à convenção da Organização Mundial da Saúde contra o tabagismo em 2008, que exige a implementação gradual de medidas como a proibição de se fumar em lugares públicos e da publicidade ao tabaco.
Campanhas de sensibilização pública também aumentaram, com mensagens cada vez menos sutis.
Há dois anos, os outdoors apresentavam uma modelo com um vestido feito de cigarros e agora deram lugar a imagens de um bebê dormindo com um cigarro colocado em suas costas e a mensagem: "Fumar na presença da criança é uma tortura muito maior para ela."
O presidente Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin condenam o tabagismo - e o alcoolismo - chamando-os de uma grande tragédia da nação.
Mas cigarros continuam acessíveis e disponíveis, com a média de preço em torno de 1 euro (US$ 1,34) para a emabalgem de 20 cigarros, e a sem filtro, vendida por bem menos.
Algumas cadeias de café tornaram-se livres do fumo neste ano, mas muitos restaurantes estão cheios de fumaça.
Em junho, o Ministério das Finanças da Rússia afirmou que planeja aumentar o imposto sobre o consumo dos atuais 250 rublos (US$ 8,05) por 1.000 cigarros com filtro para 360 rublos no próximo ano (44%), eventualmente mais que duplicando-o para 590 rublos em 2013.
Mas o aumento do próximo ano é uma fração do que a Duma, a Câmara Baixa do Parlamento, propôs em Dezembro, quando chamado para uma quadruplicação, que seria o dobro do preço dos cigarros.
(Escrito por Lidia Kelly; editado por Michael Roddy)
http://www.reuters.com/article/idUSTRE65P1E720100626
quarta-feira, junho 30, 2010
BAT realizará grande atualização de sua planta coreana.
29 de Junho de 2010 - British American Tobacco Korea informou que vai investir WON 100 bilhões na modernização de sua fábrica em Sacheon, província de South Gyeongsang, segundo reportagens de The Korea Herald e The Korea Times.
O trabalho será realizado neste e no próximo ano.
"Estamos aproveitando a experiência global da BAT para trazer tecnologia de ponta para nosso negócio coreano, para que possamos continuar a entregar produtos inovadores e de alta qualidade para nossos clientes", disse o presidente, Stephan Liechti.
BAT Korea, que responde por 18% do mercado coreano, construiu a fábrica de Sacheon em 2002 e depois aumentou sua capacidade e adicionou um grande e complexo armazém.
www.tobaccoreporter.com
29 de Junho de 2010 - British American Tobacco Korea informou que vai investir WON 100 bilhões na modernização de sua fábrica em Sacheon, província de South Gyeongsang, segundo reportagens de The Korea Herald e The Korea Times.
O trabalho será realizado neste e no próximo ano.
"Estamos aproveitando a experiência global da BAT para trazer tecnologia de ponta para nosso negócio coreano, para que possamos continuar a entregar produtos inovadores e de alta qualidade para nossos clientes", disse o presidente, Stephan Liechti.
BAT Korea, que responde por 18% do mercado coreano, construiu a fábrica de Sacheon em 2002 e depois aumentou sua capacidade e adicionou um grande e complexo armazém.
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terça-feira, junho 29, 2010
Fabricante Lorillard defende cigarros com mentol
Fonte: Associated Press (AP)
Data: 28-06-2010
Autor: MICHAEL FELBERBAUM
URL:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/06/28/AR2010062802574.html
ID: 303775
A fabricante de cigarros Lorillard Inc. está lançando uma campanha para defender cigarros mentolados junto à FDA (Food and Drug Administration).
Lorillard, com sede em Greensboro, Carolina do Norte, disse nesta segunda-feira que lançou um site chamado "Entendendo o Mentol" (www.understandingmenthol.com), que explica a posição da empresa, a ciência que está em análise por um comitê consultivo federal, e as consequências de uma proibição potencial sobre os cigarros com mentol.
A terceira maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos tem cerca de 35% do mercado americano de cigarros mentolados, através de sua marca Newport, a mais vendida. Ela enviou cartas a mais de meio milhão de fumantes de Newport alertando-os sobre as análises da FDA, que diz que cigarros mentolados têm maior impacto na saúde pública, inclusive entre crianças e determinados grupos étnicos. A empresa também planeja usar a mídia social como o Facebook e o Twitter para se comunicar com os fumantes sobre o assunto.
Lorillard diz acreditar nas evidências científicas que mostram que cigarros mentolados não criam um risco maior à saúde do que os cigarros não mentolados. Lorillard também acredita que a proibição de cigarros com mentol aumentaria o mercado negro de contrabandos.
Fonte: Associated Press (AP)
Data: 28-06-2010
Autor: MICHAEL FELBERBAUM
URL:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/06/28/AR2010062802574.html
ID: 303775
A fabricante de cigarros Lorillard Inc. está lançando uma campanha para defender cigarros mentolados junto à FDA (Food and Drug Administration).
Lorillard, com sede em Greensboro, Carolina do Norte, disse nesta segunda-feira que lançou um site chamado "Entendendo o Mentol" (www.understandingmenthol.com), que explica a posição da empresa, a ciência que está em análise por um comitê consultivo federal, e as consequências de uma proibição potencial sobre os cigarros com mentol.
A terceira maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos tem cerca de 35% do mercado americano de cigarros mentolados, através de sua marca Newport, a mais vendida. Ela enviou cartas a mais de meio milhão de fumantes de Newport alertando-os sobre as análises da FDA, que diz que cigarros mentolados têm maior impacto na saúde pública, inclusive entre crianças e determinados grupos étnicos. A empresa também planeja usar a mídia social como o Facebook e o Twitter para se comunicar com os fumantes sobre o assunto.
Lorillard diz acreditar nas evidências científicas que mostram que cigarros mentolados não criam um risco maior à saúde do que os cigarros não mentolados. Lorillard também acredita que a proibição de cigarros com mentol aumentaria o mercado negro de contrabandos.
quinta-feira, junho 10, 2010
Existe algo mais ambientalmente amigável do que a reciclagem? Bem, talvez não com tanto material bruto em primeiro lugar, mas, pelo menos, a reciclagem é um passo importante na direção certa. De qualquer forma, alunos da Universidade Xi'an na China decidiram que já era hora de fazer algo construtivo com todos os maços de cigarros usados que entopem aterros de lixo do mundo ... e construíram!
Usando um total de 10.280 maços de cigarro vazios, os estudantes montaram algo parecido com uma Bugatti Veyron. Seu peso é de 660 quilos e é movido por um motor elétrico. Embora a máquina realmente não pareça ter muito propósito em vida, ela foi usada para aumentar a sensibilização para o Dia Mundial sem Tabaco, que, aparentemente, chegou e se foi em 31 de maio. Podemos dizer que o projeto foi - hmmmmmm...- um sucesso de fumo!
por Jeremy Korzeniewski - 06 de Junho de 2010
www.autoblog.com
quarta-feira, junho 09, 2010
Embalagens de cigarros "pegam mais cor" nos EUA.
Adeus Marlboro Lights. Bem vindo, Marlboro Gold Pack.
Cigarros "light" estão virando fumaça até o final de junho: seus nomes e embalagens estão sofrendo uma transformação por cores.
A FDA dos EUA (Food and Drug Administration) diz que os maços de cigarros não poderão mais carregar termos como "light", "mild", "medium" ou "low" que muitos fumantes pensam erroneamente ser menos prejudiciais do que os cigarros "full-flavor".
Os fabricantes de cigarros estão substituindo as palavras, por cores, como ouro, prata, azul e laranja nas marcas que compõem mais da metade dos fumos vendidos em todo o país.
Advogados anti-tabagistas dizem que as cores são tão ruins quanto as palavras, mas as companhias de tabaco alegam que têm o direito de deixar os fumantes cientes dos produtos que estão adquirindo.
Velhos e novos nomes de algumas marcas populares de cigarros:
Marlboro Lights: Marlboro Gold Pack
Marlboro Medium: Marlboro Red Label
Marlboro Menthol Milds: Marlboro Menthol Blue Pack
Camel Lights: Camel Blue
Camel Ultra Lights: Camel Silver
Camel Menthol Lights: Camel Menthol Silver
Newport Lights: Newport Menthol Gold
Newport Medium: Newport Menthol Blue
Fonte: Associated Press (AP)
Data: 04-06-2010
Adeus Marlboro Lights. Bem vindo, Marlboro Gold Pack.
Cigarros "light" estão virando fumaça até o final de junho: seus nomes e embalagens estão sofrendo uma transformação por cores.
A FDA dos EUA (Food and Drug Administration) diz que os maços de cigarros não poderão mais carregar termos como "light", "mild", "medium" ou "low" que muitos fumantes pensam erroneamente ser menos prejudiciais do que os cigarros "full-flavor".
Os fabricantes de cigarros estão substituindo as palavras, por cores, como ouro, prata, azul e laranja nas marcas que compõem mais da metade dos fumos vendidos em todo o país.
Advogados anti-tabagistas dizem que as cores são tão ruins quanto as palavras, mas as companhias de tabaco alegam que têm o direito de deixar os fumantes cientes dos produtos que estão adquirindo.
Velhos e novos nomes de algumas marcas populares de cigarros:
Marlboro Lights: Marlboro Gold Pack
Marlboro Medium: Marlboro Red Label
Marlboro Menthol Milds: Marlboro Menthol Blue Pack
Camel Lights: Camel Blue
Camel Ultra Lights: Camel Silver
Camel Menthol Lights: Camel Menthol Silver
Newport Lights: Newport Menthol Gold
Newport Medium: Newport Menthol Blue
Fonte: Associated Press (AP)
Data: 04-06-2010
OMÉ
04 de Maio de 2010 - Karelia Tobacco Co. lançou recentemente Omé Menthol (4mg) no Reino Unido.
Em cooperação com Villiger e Altadis France, a empresa já havia lançado sua gama super slims de Omé na França.
Desde que fora introduzido ano passado, a linha de Omé estreou em 20 duty-free internacionais e mercados nacionais da Europa, no Oriente Médio e no Extremo Oriente.
Os cigarros Omé são embalados em compactas "caixinhas de batom", com 20 unidades, cabendo facilmente em uma bolsa ou bolso.
Omé está atualmente disponível em três versões: Omé (6mg), Omé Menthol (4mg) e Omé Yellow (3mg).
"Estamos entusiasmados com as perspectivas para a gama de Omé", diz Joanna Kamarinopoulos, relações públicas. "Os resultados são muito encorajadores, com ambas as versões de Omé e Omé Yellow sendo bem aceitas pelos consumidores, especialmente em países como Espanha, onde estamos muito felizes com o desempenho inicial da marca."
Karelia Tobacco Co. irá se apresentar no Tax Free Asia Pacific show no estande G1.
www.tobaccoreporter.com
Em cooperação com Villiger e Altadis France, a empresa já havia lançado sua gama super slims de Omé na França.
Desde que fora introduzido ano passado, a linha de Omé estreou em 20 duty-free internacionais e mercados nacionais da Europa, no Oriente Médio e no Extremo Oriente.
Os cigarros Omé são embalados em compactas "caixinhas de batom", com 20 unidades, cabendo facilmente em uma bolsa ou bolso.
Omé está atualmente disponível em três versões: Omé (6mg), Omé Menthol (4mg) e Omé Yellow (3mg).
"Estamos entusiasmados com as perspectivas para a gama de Omé", diz Joanna Kamarinopoulos, relações públicas. "Os resultados são muito encorajadores, com ambas as versões de Omé e Omé Yellow sendo bem aceitas pelos consumidores, especialmente em países como Espanha, onde estamos muito felizes com o desempenho inicial da marca."
Karelia Tobacco Co. irá se apresentar no Tax Free Asia Pacific show no estande G1.
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Vranje Tobacco Industry muda de nome.
02 de Junho de 2010 - O nome da fabricante de cigarros sérvia, Vranje Tobacco Industry (DIV), foi alterado para British American Tobacco, informa reportagem de Tanjug.
BAT comprou 70% das ações da DIV por 5 milhões de euros em 2003 e, desde então, investiu 115 milhões de euros na empresa e quadruplicou sua produção.
DIV foi fundada em 1885.
www.tobaccoreporter.com
02 de Junho de 2010 - O nome da fabricante de cigarros sérvia, Vranje Tobacco Industry (DIV), foi alterado para British American Tobacco, informa reportagem de Tanjug.
BAT comprou 70% das ações da DIV por 5 milhões de euros em 2003 e, desde então, investiu 115 milhões de euros na empresa e quadruplicou sua produção.
DIV foi fundada em 1885.
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Malta exige advertências gráficas.
07 de Junho de 2010 - Imagens de advertências à saúde serão incluídas a partir de meados do próximo ano nas embalagens de cigarros vendidas em Malta, informa reportagem do Times of Malta.
http://www.tobaccoreporter.com/
07 de Junho de 2010 - Imagens de advertências à saúde serão incluídas a partir de meados do próximo ano nas embalagens de cigarros vendidas em Malta, informa reportagem do Times of Malta.
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domingo, maio 30, 2010
Embalagens de cigarros sob fogo cruzado na Finlândia
10 de maio de 2010 - O Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais da Finlândia sugeriu que a União Européia comece a adotar embalagens simples (plain packaging) para os produtos de tabaco, de acordo com noticiário do jornal finlandês Esmerk.
Conforme relatado, a proposta é de embalagens brancas com o nome do produto em preto, o nome do fabricante e as advertências de saúde.
www.tobaccoreporter.com
10 de maio de 2010 - O Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais da Finlândia sugeriu que a União Européia comece a adotar embalagens simples (plain packaging) para os produtos de tabaco, de acordo com noticiário do jornal finlandês Esmerk.
Conforme relatado, a proposta é de embalagens brancas com o nome do produto em preto, o nome do fabricante e as advertências de saúde.
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Davidoff na Índia
10 de Maio de 2010 - Imperial Tobacco Group e a empresa de Mumbai, Barakat Food & Tobacco, entraram em acordo para importar e distribuir a marca de cigarros Davidoff na Índia, informa reportagem do India Express.
Conforme relatado, Davidoff estará disponível nas versões Gold e Classic, em certo número de cidades estratégicas.
"Estamos muito satisfeitos com este acordo, que nos permitirá adentrar no mercado indiano com Davidoff, uma das principais marcas da Imperial", disse Colin Matthews, diretor regional para a África, Ásia ocidental e subcontinente indiano.
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10 de Maio de 2010 - Imperial Tobacco Group e a empresa de Mumbai, Barakat Food & Tobacco, entraram em acordo para importar e distribuir a marca de cigarros Davidoff na Índia, informa reportagem do India Express.
Conforme relatado, Davidoff estará disponível nas versões Gold e Classic, em certo número de cidades estratégicas.
"Estamos muito satisfeitos com este acordo, que nos permitirá adentrar no mercado indiano com Davidoff, uma das principais marcas da Imperial", disse Colin Matthews, diretor regional para a África, Ásia ocidental e subcontinente indiano.
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sexta-feira, abril 30, 2010
Nova lei da Austrália proibe logomarcas em rótulos de cigarros
29/04/2010
Com intuito de reduzir o consumo de fumo na Austrália, a nova lei do país, não permite que logomarcas de cigarros continuem estampadas nas embalagens dos maços.
A lei, que entra em vigor em 2012, procovou a revolta dos fabricantes, que pretendem recorrer da decisão do governo.
De acordo com o primeiro-ministro Kevin Rudd, já era esperado que as empresas produtoras fossem se opor à decisão. "Esta medida, associada a outras, pode permitir a redução do tabagismo", ressaltou.
Na Australia também é proibido fumar em locais públicos fechados. Além disso, não é autorizada a publicidade deste tipo de produto.
http://www.uj.com.br/
29/04/2010
Com intuito de reduzir o consumo de fumo na Austrália, a nova lei do país, não permite que logomarcas de cigarros continuem estampadas nas embalagens dos maços.
A lei, que entra em vigor em 2012, procovou a revolta dos fabricantes, que pretendem recorrer da decisão do governo.
De acordo com o primeiro-ministro Kevin Rudd, já era esperado que as empresas produtoras fossem se opor à decisão. "Esta medida, associada a outras, pode permitir a redução do tabagismo", ressaltou.
Na Australia também é proibido fumar em locais públicos fechados. Além disso, não é autorizada a publicidade deste tipo de produto.
http://www.uj.com.br/
quinta-feira, abril 15, 2010
Fábrica do Território Akwesasne legaliza operações.
Fonte: CBC News (ca)
Data: 14-04-2010
URL: http://www.cbc.ca/canada/ottawa/story/2010/04/14/akwesasne-cigarette-tarbell.html
Uma fábrica de cigarros americana, sem licença, localizada na reserva Mohawk, perto de Cornwall, Ontário-Canadá, assinou um acordo para legalizar suas operações.
Tarbell Inc., uma das maiores fabricantes de cigarro no lado New York do Território Akwesasne Mohawk, recebeu permissão do Departamento do Tesouro Norte Americano para legalizar a produção de cigarros, efetivado em 7 de Abril, informou esta semana a Agência do Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA.
Isto significa que seus cigarros vendidos sob marcas como Signals, serão tributados, recebendo selos e sendo monitorados. A empresa também será obrigada a manter todos os registros exigidos por lei, sendo sujeita a inspeções.
Como parte do acordo, a empresa também pagou US$ 1,75 milhão à Agência por priorizar o tráfico e violações da lei.
Fonte: CBC News (ca)
Data: 14-04-2010
URL: http://www.cbc.ca/canada/ottawa/story/2010/04/14/akwesasne-cigarette-tarbell.html
Uma fábrica de cigarros americana, sem licença, localizada na reserva Mohawk, perto de Cornwall, Ontário-Canadá, assinou um acordo para legalizar suas operações.
Tarbell Inc., uma das maiores fabricantes de cigarro no lado New York do Território Akwesasne Mohawk, recebeu permissão do Departamento do Tesouro Norte Americano para legalizar a produção de cigarros, efetivado em 7 de Abril, informou esta semana a Agência do Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA.
Isto significa que seus cigarros vendidos sob marcas como Signals, serão tributados, recebendo selos e sendo monitorados. A empresa também será obrigada a manter todos os registros exigidos por lei, sendo sujeita a inspeções.
Como parte do acordo, a empresa também pagou US$ 1,75 milhão à Agência por priorizar o tráfico e violações da lei.
sexta-feira, março 19, 2010
INDENIZAÇÕES POR DOENÇAS CAUSADAS POR CIGARROS PRESCREVEM EM 5 ANOS
Contagem do prazo inicia a partir do conhecimento do dano à saúde e da sua autoria
17 de março de 2010 | 11h 17
Agência Brasil
A partir de agora, indenizações por doenças decorrentes do tabagismo prescreverão em cinco anos a contar do conhecimento do dano e de sua autoria. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 16, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), baseada no caso de um consumidor de 62 anos de idade, que começou a fumar aos 15 anos e pedia indenização à fabricante brasileira de cigarros Souza Cruz por danos morais e materiais por ter desenvolvido doenças decorrentes do tabagismo.
Segundo o consumidor, a publicidade abusiva e enganosa por parte da Souza Cruz incentivou o seu consumo sem esclarecimentos quanto ao potencial viciante da nicotina e quanto aos possíveis danos causados à saúde dos usuários da droga.
A causa foi julgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que se baseou no diagnóstico médico de que o autor da ação deveria parar de fumar em 1994 e conclui que a ação indenizatória prescreveria em 20 anos.
A fabricante de cigarros recorreu ao STJ com a alegação de que a decisão violava vários artigos do Código de Processo Civil e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para o relator do processo, o ministro Fernando Gonçalves, o prejuízo físico experimentado pelo consumidor, decorrente dos "vícios de segurança e de informação" - má orientação e riscos de utilização do produto - é regulado pelo CDC, o qual, prevê no Artigo 27, que "prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e da sua autoria".
Em seu voto, Fernando Gonçalves disse que o autor foi avisado que deveria parar de fumar em 1994, sob pena de morte prematura. "É desta data que deve se iniciar a contagem do prazo, pois nesse momento já foi verificada a existência de problemas causados pelo uso do cigarro".
Como a ação foi proposta em 2000, o Tribunal, por maioria, acolheu o recurso da Souza Cruz, reconheceu a prescrição e extinguiu o processo.
http://www.estadao.com.br
Contagem do prazo inicia a partir do conhecimento do dano à saúde e da sua autoria
17 de março de 2010 | 11h 17
Agência Brasil
A partir de agora, indenizações por doenças decorrentes do tabagismo prescreverão em cinco anos a contar do conhecimento do dano e de sua autoria. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 16, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), baseada no caso de um consumidor de 62 anos de idade, que começou a fumar aos 15 anos e pedia indenização à fabricante brasileira de cigarros Souza Cruz por danos morais e materiais por ter desenvolvido doenças decorrentes do tabagismo.
Segundo o consumidor, a publicidade abusiva e enganosa por parte da Souza Cruz incentivou o seu consumo sem esclarecimentos quanto ao potencial viciante da nicotina e quanto aos possíveis danos causados à saúde dos usuários da droga.
A causa foi julgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que se baseou no diagnóstico médico de que o autor da ação deveria parar de fumar em 1994 e conclui que a ação indenizatória prescreveria em 20 anos.
A fabricante de cigarros recorreu ao STJ com a alegação de que a decisão violava vários artigos do Código de Processo Civil e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para o relator do processo, o ministro Fernando Gonçalves, o prejuízo físico experimentado pelo consumidor, decorrente dos "vícios de segurança e de informação" - má orientação e riscos de utilização do produto - é regulado pelo CDC, o qual, prevê no Artigo 27, que "prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e da sua autoria".
Em seu voto, Fernando Gonçalves disse que o autor foi avisado que deveria parar de fumar em 1994, sob pena de morte prematura. "É desta data que deve se iniciar a contagem do prazo, pois nesse momento já foi verificada a existência de problemas causados pelo uso do cigarro".
Como a ação foi proposta em 2000, o Tribunal, por maioria, acolheu o recurso da Souza Cruz, reconheceu a prescrição e extinguiu o processo.
http://www.estadao.com.br
quinta-feira, março 18, 2010
Japan Tobacco Inc. anuncia lançamento de um novo produto de tabaco sem fumaça.
Japan Tobacco anunciou em 17 de março o lançamento de um novo produto "smokeless", com vendas iniciando-se exclusivamente em Tóquio, em meados de maio de 2010. Trata-se de "Zerostyle Mint", um novo estilo de produto de tabaco (snus), que não precisa ser aceso e, portanto, não produz fumaça. Semelhante a um cigarro regular, é o primeiro deste tipo entre os produtos de tabaco no mundo, com um cartucho substituível contendo folhas de tabaco, equipado com um bocal cônico e uma tampa removível.
Fontes:
iStockAnalyst.com
JT International (JTI) (Japan Tobacco)
Japan Tobacco anunciou em 17 de março o lançamento de um novo produto "smokeless", com vendas iniciando-se exclusivamente em Tóquio, em meados de maio de 2010. Trata-se de "Zerostyle Mint", um novo estilo de produto de tabaco (snus), que não precisa ser aceso e, portanto, não produz fumaça. Semelhante a um cigarro regular, é o primeiro deste tipo entre os produtos de tabaco no mundo, com um cartucho substituível contendo folhas de tabaco, equipado com um bocal cônico e uma tampa removível.
Fontes:
iStockAnalyst.com
JT International (JTI) (Japan Tobacco)
Japan Tobacco procura expandir produção para a Índia
17 de Março de 2010 (Bloomberg) - Japan Tobacco Inc., a terceira maior fabricante de cigarros do mundo, pretende expandir sua produção na Índia, enquanto suas taxas de crescimento estão em declínio no mercado japonês.
A companhia tem esperado a aprovação do governo para fazer investimentos adicionais na Índia desde junho de 2008, disse o vice-presidente executivo Masakazu Shimizu em uma entrevista em Tóquio, na terça-feira. "É para expandir a produção e as vendas a nível local", disse ele, recusando-se a fornecer detalhes ou o montante do investimento previsto.
A fabricante dos cigarros Mild Seven está impulsionando suas vendas para o exterior, decorrentes do declínio da taxa de fumantes e dos altos impostos que sufocam a demanda em seu mercado doméstico. A Índia tem cerca de 120 milhões de fumantes, mais de quatro vezes o número no Japão.
"Nossa expansão tem sido adiada porque há dois lados na política indiana: um que quer promover o investimento estrangeiro e o outro que quer controlá-lo", disse Shimizu.
A Índia pode proibir os investimentos diretos de estrangeiros em empresas de tabaco, disse o Economic Times em sua edição de 18 de fevereiro, citando funcionários do governo não identificados.
Japan Tobacco quer aumentar sua participação na JT International India Private Ltd. de 50% para 74%, segundo informou a empresa.
O governo japonês aumentará em outubro os impostos para o tabaco pela primeira vez em quatro anos, tentando deseconrajar o tabagismo.
17 de Março de 2010 (Bloomberg) - Japan Tobacco Inc., a terceira maior fabricante de cigarros do mundo, pretende expandir sua produção na Índia, enquanto suas taxas de crescimento estão em declínio no mercado japonês.
A companhia tem esperado a aprovação do governo para fazer investimentos adicionais na Índia desde junho de 2008, disse o vice-presidente executivo Masakazu Shimizu em uma entrevista em Tóquio, na terça-feira. "É para expandir a produção e as vendas a nível local", disse ele, recusando-se a fornecer detalhes ou o montante do investimento previsto.
A fabricante dos cigarros Mild Seven está impulsionando suas vendas para o exterior, decorrentes do declínio da taxa de fumantes e dos altos impostos que sufocam a demanda em seu mercado doméstico. A Índia tem cerca de 120 milhões de fumantes, mais de quatro vezes o número no Japão.
"Nossa expansão tem sido adiada porque há dois lados na política indiana: um que quer promover o investimento estrangeiro e o outro que quer controlá-lo", disse Shimizu.
A Índia pode proibir os investimentos diretos de estrangeiros em empresas de tabaco, disse o Economic Times em sua edição de 18 de fevereiro, citando funcionários do governo não identificados.
Japan Tobacco quer aumentar sua participação na JT International India Private Ltd. de 50% para 74%, segundo informou a empresa.
O governo japonês aumentará em outubro os impostos para o tabaco pela primeira vez em quatro anos, tentando deseconrajar o tabagismo.
segunda-feira, março 15, 2010
ECLIPSE, por R.J.REYNOLDS TOBACCO CO.
11 de Março de 2010 - Um tribunal de Vermont (EUA) através do juiz Dennis Pearson decidiu que a gigante do tabaco R.J.Reynolds engajou-se em publicidade enganosa e induziu em erro sua marca de cigarros Eclipse ao promovê-la como de menor risco em comparação às marcas convencionais.
O caso foi saudado por um grupo nacional de luta contra o tabaco.
"Esta é uma grande decisão com implicações nacionais e, Vermont mais uma vez mostrou o caminho", disse o procurador-geral William H. Sorrell. "O Tribunal decidiu que as empresas não podem fazer alegações sobre os seus produtos a menos que tenham prova para apoiá-los", disse Sorrell. "Esta decisão mostra também que a indústria do tabaco tem de viver de acordo com as promessas que fizeram na resolução de 1998 (Master Settlement Agreement) entre 46 estados por todo o país."
RJR, a segunda maior fabricante de cigarros norte americana, uma unidade de Reynolds American, comercializou um cigarro não-tradicional, conhecido como Eclipse, através de propagandas impressas e anúncios na Internet entre 2000 e 2007. Em sua decisão, o juiz Pearson descobriu que os anúncios de RJR deram a impressão de que os cigarros Eclipse "reduziriam a chance dada a qualquer fumante de desenvolver o câncer", e que RJR não teve estudos científicos para apoiar essa pretensão. Ele também descobriu que a companhia sabia que os anúncios convenceriam os consumidores de que haveria benefícios para a saúde caso mudassem para Eclipse. As consequências para as violações da RJR serão determinadas em um momento posterior.
Eclipse ainda é produzido pela Reynolds e cigarros similares convencionais não foram bem sucedidos comercialmente.
Reynolds disse que vai estudar as opções de um recurso.
Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / Vermont Office of the Attorney General / AP / Winston-Salem (NC) Journal
11 de Março de 2010 - Um tribunal de Vermont (EUA) através do juiz Dennis Pearson decidiu que a gigante do tabaco R.J.Reynolds engajou-se em publicidade enganosa e induziu em erro sua marca de cigarros Eclipse ao promovê-la como de menor risco em comparação às marcas convencionais.
O caso foi saudado por um grupo nacional de luta contra o tabaco.
"Esta é uma grande decisão com implicações nacionais e, Vermont mais uma vez mostrou o caminho", disse o procurador-geral William H. Sorrell. "O Tribunal decidiu que as empresas não podem fazer alegações sobre os seus produtos a menos que tenham prova para apoiá-los", disse Sorrell. "Esta decisão mostra também que a indústria do tabaco tem de viver de acordo com as promessas que fizeram na resolução de 1998 (Master Settlement Agreement) entre 46 estados por todo o país."
RJR, a segunda maior fabricante de cigarros norte americana, uma unidade de Reynolds American, comercializou um cigarro não-tradicional, conhecido como Eclipse, através de propagandas impressas e anúncios na Internet entre 2000 e 2007. Em sua decisão, o juiz Pearson descobriu que os anúncios de RJR deram a impressão de que os cigarros Eclipse "reduziriam a chance dada a qualquer fumante de desenvolver o câncer", e que RJR não teve estudos científicos para apoiar essa pretensão. Ele também descobriu que a companhia sabia que os anúncios convenceriam os consumidores de que haveria benefícios para a saúde caso mudassem para Eclipse. As consequências para as violações da RJR serão determinadas em um momento posterior.
Eclipse ainda é produzido pela Reynolds e cigarros similares convencionais não foram bem sucedidos comercialmente.
Reynolds disse que vai estudar as opções de um recurso.
Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / Vermont Office of the Attorney General / AP / Winston-Salem (NC) Journal
sábado, março 13, 2010
PMI e Imperial em cooperação no México
11 de Março de 2010 - Philip Morris International e Imperial Tobacco Group entraram em acordo de longo prazo para licenciar o fabrico e comercialização de marcas da Imperial no México.
Atualmente a Imperial importa e distribui suas marcas West e Davidoff no México, mas a partir de Maio, Philip Morris Mexico (PMM) vai fabricar West no país e adquirirá Davidoff da Commonwealth Brands, afiliada da Imperial.
A partir de Junho, PMM irá comercializar e distribuir ambas as marcas em todo o país.
"Estamos muito satisfeitos por ter concluído este acordo de licença com Imperial", disse Miroslaw Zielinski, presidente da PMI para a América Latina e Canadá.
"Este é um passo muito importante para a PMI, e estamos comprometidos em construir esta oportunidade no futuro."
"O acordo vai beneficiar ambas as empresas e permitirá à Philip Morris México complementar seu portfólio, adicionando duas marcas de qualidade, West e Davidoff, para a gama de produtos que oferece aos fumantes adultos."
Ao mesmo tempo, Graham Bolt, diretor regional da Imperial para as Américas, disse estar satisfeito com o acordo, permitindo o início de uma cooperação no México.
"Estamos confiantes de que as fortes capacidades de Philip Morris Mexico na fabricação e a força de sua ampla rede de distribuição continuarão a fornecer aos adultos fumantes em todo o país os produtos de alta qualidade Imperial que eles sempre esperam", disse ele.
"Estamos ansiosos para essa nova parceria, continuando a construir a nossa marca no México."
www.tobaccoreporter.com
11 de Março de 2010 - Philip Morris International e Imperial Tobacco Group entraram em acordo de longo prazo para licenciar o fabrico e comercialização de marcas da Imperial no México.
Atualmente a Imperial importa e distribui suas marcas West e Davidoff no México, mas a partir de Maio, Philip Morris Mexico (PMM) vai fabricar West no país e adquirirá Davidoff da Commonwealth Brands, afiliada da Imperial.
A partir de Junho, PMM irá comercializar e distribuir ambas as marcas em todo o país.
"Estamos muito satisfeitos por ter concluído este acordo de licença com Imperial", disse Miroslaw Zielinski, presidente da PMI para a América Latina e Canadá.
"Este é um passo muito importante para a PMI, e estamos comprometidos em construir esta oportunidade no futuro."
"O acordo vai beneficiar ambas as empresas e permitirá à Philip Morris México complementar seu portfólio, adicionando duas marcas de qualidade, West e Davidoff, para a gama de produtos que oferece aos fumantes adultos."
Ao mesmo tempo, Graham Bolt, diretor regional da Imperial para as Américas, disse estar satisfeito com o acordo, permitindo o início de uma cooperação no México.
"Estamos confiantes de que as fortes capacidades de Philip Morris Mexico na fabricação e a força de sua ampla rede de distribuição continuarão a fornecer aos adultos fumantes em todo o país os produtos de alta qualidade Imperial que eles sempre esperam", disse ele.
"Estamos ansiosos para essa nova parceria, continuando a construir a nossa marca no México."
www.tobaccoreporter.com
domingo, fevereiro 28, 2010
PHILIP MORRIS-FORTUNE TOBACCO Co.(PMFTC Inc.)
MANILA - 25/02/2010 - Philip Morris Philippines Manufacturing Inc. (PMPMI) e Fortune Tobacco Corp., a empresa de cigarros entre as 300 outras empresas controladas pelo magnata chinês-filipino Lucio Tan, formaram uma nova companhia que "unirá" as operações de fabricação e distribuição das duas empresas.
A nova companhia, chamada Philip Morris-Fortune Tobacco Co.(PMFTC Inc.) terão Tan e Chris Nelson como presidentes. "Esta não é uma fusão. É a criação de uma nova companhia," disse Nelson em uma conferência de imprensa nesta quinta-feira. "Teremos representação em todos os segmentos do mercado filipino", acrescentou.
PMPMI controla o mercado superior com as marcas Philip Morris e Marlboro, tendo uma quota de mercado local aproximada de 28%, enquanto Fortune Tobacco domina com sua marca Hope o segmento mais barato, possuindo uma quota de 60%. Juntas, representarão quase 90% do mercado filipino do tabaco.
Cerca de 85 bilhões de cigarros são vendidos nas Filipinas a cada ano, segundo dados da Philip Morris.
Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / tobaccoreporter / Tobacco Journal International / Wikipedia
MANILA - 25/02/2010 - Philip Morris Philippines Manufacturing Inc. (PMPMI) e Fortune Tobacco Corp., a empresa de cigarros entre as 300 outras empresas controladas pelo magnata chinês-filipino Lucio Tan, formaram uma nova companhia que "unirá" as operações de fabricação e distribuição das duas empresas.
A nova companhia, chamada Philip Morris-Fortune Tobacco Co.(PMFTC Inc.) terão Tan e Chris Nelson como presidentes. "Esta não é uma fusão. É a criação de uma nova companhia," disse Nelson em uma conferência de imprensa nesta quinta-feira. "Teremos representação em todos os segmentos do mercado filipino", acrescentou.
PMPMI controla o mercado superior com as marcas Philip Morris e Marlboro, tendo uma quota de mercado local aproximada de 28%, enquanto Fortune Tobacco domina com sua marca Hope o segmento mais barato, possuindo uma quota de 60%. Juntas, representarão quase 90% do mercado filipino do tabaco.
Cerca de 85 bilhões de cigarros são vendidos nas Filipinas a cada ano, segundo dados da Philip Morris.
Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / tobaccoreporter / Tobacco Journal International / Wikipedia
sexta-feira, fevereiro 26, 2010
Souza Cruz se defende de inquérito do MPF-RONDÔNIA
26 de fevereiro de 2010 - 20h16 - atualizado às 20h20
A fabricante de cigarros Souza Cruz disse nesta sexta-feira, através de nota, que as informações sobre os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono "estão contidas em absolutamente todas as embalagens de cigarros fabricados pela empresa". Na quinta-feira, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) informou que abriu um inquérito civil público para apurar a possível omissão da Souza Cruz nas informações ao consumidor sobre o aumento do teor de algumas substâncias.
Segundo o MPF, a investigação trata da substituição do cigarro Free Box Original Choice pelo Free Innovative Choice. De acordo com o órgão, a nova embalagem não informa de maneira clara, visível e de fácil compreensão a elevação dos percentuais de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono do produto.
"A Souza Cruz sempre informou os riscos inerentes ao consumo de seus produtos, os quais são direcionados exclusivamente ao público adulto e entende que os teores indicados nos maços servem apenas para distinguir uma marca das demais existentes no mercado e não representam a real exposição do fumante à fumaça do cigarro, conforme deixa expresso em seu website", diz a nota.
Conforme informou a Souza Cruz, os teores das substâncias citados pelo MPF estão dentro do limite permitido pelas normas brasileiras em vigor. Segundo a empresa, a comercialização do cigarro Free Innovative Choice foi " deferida e liberada pela Anvisa". A Souza Cruz alega que os níveis das substâncias estão em todas as embalagens de seus produtos, " mesmo sendo a apresentação dessa informação considerada facultativa pela Agência de Vigilânc ia Sanitária".
Inquérito
O MPF disse que enviou um ofício à Souza Cruz solicitando informações sobre as razões da falta de informações no produto. Segundo a procuradora da República em Rondônia Lucyana Marina Pepe Affonso de Luca, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que são direitos básicos do consumidor ter acesso às informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos para proteger-se contra publicidade enganosa e abusiva.
A procuradora argumentou que é dever do fabricante informar a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto apresente. "Além disto, na hipótese de alteração da fórmula de um produto, deve o substituto expressar, em sua embalagem, advertência sobre a referida alteração, principalmente quando a mesma trouxer impactos à saúde do consumidor", disse.
http://noticias.terra.com.br
26 de fevereiro de 2010 - 20h16 - atualizado às 20h20
A fabricante de cigarros Souza Cruz disse nesta sexta-feira, através de nota, que as informações sobre os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono "estão contidas em absolutamente todas as embalagens de cigarros fabricados pela empresa". Na quinta-feira, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) informou que abriu um inquérito civil público para apurar a possível omissão da Souza Cruz nas informações ao consumidor sobre o aumento do teor de algumas substâncias.
Segundo o MPF, a investigação trata da substituição do cigarro Free Box Original Choice pelo Free Innovative Choice. De acordo com o órgão, a nova embalagem não informa de maneira clara, visível e de fácil compreensão a elevação dos percentuais de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono do produto.
"A Souza Cruz sempre informou os riscos inerentes ao consumo de seus produtos, os quais são direcionados exclusivamente ao público adulto e entende que os teores indicados nos maços servem apenas para distinguir uma marca das demais existentes no mercado e não representam a real exposição do fumante à fumaça do cigarro, conforme deixa expresso em seu website", diz a nota.
Conforme informou a Souza Cruz, os teores das substâncias citados pelo MPF estão dentro do limite permitido pelas normas brasileiras em vigor. Segundo a empresa, a comercialização do cigarro Free Innovative Choice foi " deferida e liberada pela Anvisa". A Souza Cruz alega que os níveis das substâncias estão em todas as embalagens de seus produtos, " mesmo sendo a apresentação dessa informação considerada facultativa pela Agência de Vigilânc ia Sanitária".
Inquérito
O MPF disse que enviou um ofício à Souza Cruz solicitando informações sobre as razões da falta de informações no produto. Segundo a procuradora da República em Rondônia Lucyana Marina Pepe Affonso de Luca, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que são direitos básicos do consumidor ter acesso às informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos para proteger-se contra publicidade enganosa e abusiva.
A procuradora argumentou que é dever do fabricante informar a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto apresente. "Além disto, na hipótese de alteração da fórmula de um produto, deve o substituto expressar, em sua embalagem, advertência sobre a referida alteração, principalmente quando a mesma trouxer impactos à saúde do consumidor", disse.
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