sábado, junho 30, 2018







Austrália vence com embalagens genéricas

29 de Junho de 2018. 

Um painel de juízes da Organização Mundial do Comércio (OMC) rejeitou os argumentos apresentados por Cuba, Indonésia, Honduras e República Dominicana, a favor da Austrália no marco da disputa comercial sobre embalagens genéricas para o tabaco, informou a ABC News.

O painel da OMC constatou que a lei de embalagens genéricas da Austrália, que desde dezembro de 2012 determina as embalagens padronizadas para o tabaco, sem marcas e logotipos, contribuiu para melhorar a saúde pública ao reduzir o consumo de tabaco. A decisão rejeitou os argumentos apresentados pelos quatro países de que a embalagem genérica infringiu as marcas de maneira injustificada e violou os direitos de propriedade intelectual, informou a agência de notícias.

A decisão do painel abre caminho para que mais países implementem embalagens genéricas no tabaco, mas poderia ter implicações para a embalagem de outros produtos, como junk food e álcool, disse a ABC News.

"A decisão esclarece outro obstáculo legal levantado nos esforços da indústria do tabaco para bloquear o controle do tabaco e deve acelerar a implementação de embalagens genéricas em todo o mundo", dizia um comunicado da OMS.

Honduras indicou que entraria com um recurso e um funcionário disse que a Indonésia examinaria suas opções.

A decisão marcou um dia significativo para o controle do tabaco, de acordo com a chefe da secretaria da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS, Vera Luiza da Costa e Silva.

"O que isso mostra na realidade é que a embalagem genérica é uma realidade, acontecerá de qualquer maneira, e as partes irão progressivamente aderir mais à embalagem genérica", disse Costa da Silva.

www.tobaccojournal.com

Nenhum comentário: