segunda-feira, setembro 07, 2015

Produtos de tabaco exibirão imagens de advertência em Mianmar

Por Pyae Thet Phyo | quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Embalagens para cigarros produzidas em Mianmar em breve apresentarão fotos e textos advertindo contra os efeitos deletérios do consumo de produtos do tabaco, informou o ministro da Saúde  U Than Aung no início desta semana.

"Elaboramos uma notificação para incluir advertências de saúde em imagens e textos que cubram 75 por cento do maço de cigarros em ambos os lados, em conformidade com os acordos internacionais," disse U Than Aung em uma conferência em nível nacional sobre a questão da embalagem de tabaco, ocorrida em 24 de agosto.

"Já foi alterada de acordo com as sugestões dos especialistas legais, e nós vamos trazê-la em prática em breve."

Daw Nan Naing Naing Shein, vice-diretor da Divisão Básica de Saúde no âmbito do Departamento de Saúde Pública, disse que a notificação foi alterada com base nas sugestões do Gabinete do Procurador-Geral e está em fase final de preparação.

"A notificação foi enviada ao Ministério da Saúde e poderá ser promulgada depois que o ministério aprová-la", disse ela, acrescentando: "Gostaríamos que seja aprovado até o final deste mês, mas se não, em seguida, até o final do ano."

Daw Nan Naing Naing Shein disse que a notificação será promulgada no prazo de seis meses após a aprovação, o que dará tempo suficiente para que as imagens de alerta aprovadas sejam distribuídas para as fábricas de cigarros e tabaco.

As imagens, selecionadas pelo Ministério da Saúde, mostram pacientes que sofrem de câncer causado pelo uso de produtos do tabaco, bem como crianças vítimas de doenças respiratórias do fumo passivo.

"Nós imitamos as imagens utilizadas em outros países e, também usamos imagens de Mianmar", disse Daw Nan Naing Naing Shein.

A conferência sobre advertências sanitárias nos produtos de tabaco atraiu especialistas de Mianmar e da Organização Mundial de Saúde, que discutiu os prós e contras de vários planos de execução e as experiências de outros países que instituíram rótulos de advertência.

U Than Aung observou na conferência que, em 2013, os países membros da OMS concordaram em seis táticas para reduzir o consumo de produtos do tabaco.

"Uma dessas táticas foi implementar embalagens com imagens e texto sobre as consequências do uso de cigarros e produtos do tabaco. É uma tática simples, mas eficaz ", disse ele.

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, 59% das mortes em Mianmar em 2014 poderiam ser atribuídas a doenças não infecciosas, tais como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e câncer.

"O principal culpado para o aumento das mortes por doenças não infecciosas é de cigarros e produtos do tabaco", disse Daw Nan Naing Naing Shein.

The Myanmar Times

Nenhum comentário: