sábado, abril 04, 2015

França aprova adoção de maço de cigarro "neutro" para combater tabagismo


FRANÇA/TABAGISMO - 
Artigo publicado em 03 de Abril de 2015 - Atualizado em 03 de Abril de 2015


RFI
Os deputados franceses votaram diversas medidas para combater o tabagismo nesta sexta-feira (3), entre elas, a adoção do maço de cigarro "neutro". O objetivo é uniformizar as embalagens, tornando-as menos atrativas para os fumantes.

A partir de maio de 2016, os maços de cigarro na França deverão ter todos os mesmo formato, tamanho e cor, sem nenhum logotipo. O nome das marcas aparecerão em letras pequenas na embalagem, mas todas terão a mesma fonte e tamanho.

A medida é contestada pela indústria do tabaco e pelos vendedores de cigarro franceses. Na França, os cigarros são vendidos apenas em tabacarias. Além delas, nenhum outro estabelecimento tem autorização de comercializar cigarros.



73 mil mortos por ano

Para a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, a aprovação do pacote de medidas é essencial na luta contra o tabagismo. Doenças relacionadas ao consumo do cigarro matam 73 mil pessoas por ano na França - uma média de 200 mortes por dia.

No plano da luta contra o tabagismo também está previsto o fim de publicidades para cigarros eletrônicos, além da proibição de fumar em lugares fechados na presença de menores de 18 anos. As tabacarias só poderão vender o produto a maiores de idade.

Direita pode dificultar aprovação do projeto

Para que as mudanças sejam definitivamente validadas, elas devem ser votadas na próxima semana pelo Senado francês. No entanto, a direita francesa, que tem maioria de senadores, é contra o projeto. O argumento é que ele pode aumentar as vendas no mercado paralelo e prejudicar os donos de tabacarias.

Em todo o mundo, apenas a Austrália adotou o pacote "neutro" de cigarros. Na Europa, além da França, outros países, como a Irlanda, também devem aprovar medidas similares.

http://www.portugues.rfi.fr/

Nenhum comentário: