domingo, janeiro 23, 2011

Repensando

Texto de artigo, cortesia da revista ICON, 07 de Janeiro de 2011

O governo britânico está propondo a venda de cigarros numa embalagem simples para limitar seu apelo - as embalagens ainda podem ter boa aparência enquanto alerta os fumantes?

O estúdio gráfico BUILD elaborou um projeto para as embalagens de cigarros. Já sabendo de antemão a proposta do governo para embalagens genéricas, optaram por abordar o projeto quase de uma perspectiva "não-design". Excluindo todos os elementos de design supérfluo, chegou-se a uma "ultra-genérica" embalagem, bastante libertadora.
























1-Marlboro Lights.

Uma lição em reducionismo. OCR-B, um tipo de letra mono espaçosa foi escolhida por sua clareza e genericismo. O código QR (sob o código de barras) possui link para um site do governo com informações sobre os efeitos do fumo e como parar de fumar. Introduzimos uma faixa colorida muito pequena para ajudar a indicar a partir de uma pequena distância da marca de cigarros. Isto por duas razões: para ajudar as pessoas que vendem os cigarros e para adicionar um nível reduzido de medidas anti-pirataria (a cor seria frustrada). Esta parece ser a versão mais bem sucedida das três.

























2-Marlboro Lights.

Informação. O que tem realmente em um cigarro? Não existe uma hierarquia, com a marca levada para o mesmo nível da informação. Embalagens de alimentos devem agora, através da lei, listar seus conteúdos - por que os cigarros seriam diferentes? Isto é o que está contido nos cigarros que você está prestes a fumar. Este projeto traz essa informação para o primeiro plano e, a marca em segundo.
























3-Marlboro Red.

Mensagens de advertências. Quais são as possíveis consequências ao se fumar os cigarros desta embalagem? Mensagens em tempo real, consequências reais. A marca é levada para uma faixa de cor facilmente reconhecida - lealdade de marca reduzida a uma faixa de cor única. Como designer, essa abordagem é muito atual: nenhum brilho, apenas a informação.


























Um comentário:

Blogger disse...
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