terça-feira, setembro 22, 2009

Nação Indígena Oneida compra fábrica de cigarros.

17 de Setembro de 2009

A notícia de quinta-feira sobre a compra de uma fábrica de cigarros pela Nação Indígena Oneida gerou críticas e suscitou a ira da American Cancer Society e outras entidades.
Para estes, o movimento é ilegal.


NCD - uma empresa cujo capítal é detido pela nação Oneida, entrou em acordo para adquirir as ações da D Cube LLC, que opera sob o nome de Sovereign Tobacco Co., perto de Buffalo. Sovereign fabrica as marcas Niagara e Bishop que são vendidas em lojas indígenas por US$ 30 o pacote, cerca da metade do custo dos tributados, vendidos em estabelecimentos não-indígenas.

A compra - por US$ 6,6 milhões - deverá ser completada em Outubro de 2010. A diversificação para o cigarro é um dos interesses futuros para a nação Oneida, embora o cassino seja de longe, o componente principal das operações da tribo.


Segundo a American Cancer Society, a mudança faz com que a Nação não seja diferente de fabricantes de cigarros, como Phillip Morris e RJ Reynolds. "Ao comprar esta fábrica, a nação indígena Oneida tornou-se uma empresa de tabaco", disse Lisa Smith, vice-presidente regional da Cancer society.

"Ao fabricar e vender cigarros em terras tribais, a Nação Oneida está preventivamente esquivando-se de uma lei que American Cancer Society vem trabalhando para se aplicada - uma lei que proíbe os fabricantes de venderem produtos de tabaco para varejistas que não recolhem impostos," disse Smith.

O vereador David Townsend, R-Sylvan Beach, questionou se a Oneida terá agora a permissão de vender os seus próprios cigarros, sem a cobrança dos impostos.

O porta-voz da Nação, Mark Emery recusou-se a comentar sobre o empreendimento. Ele não disse como isso poderá afetar as finanças do país, nem discutiu o raciocínio por trás da aquisição.

"Se eles produzirem um automóvel, poderão vendê-lo livre de impostos?", disse Townsend. "É apenas outra maneira que estão tentando descobrir em como contornar a lei".


http://www.uticaod.com/news/x393147862/Oneida-Nation-buys-cigarette-factory
http://www.romesentinel.com/news?newsid=20090917-141153

Um comentário:

Blogger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.