domingo, fevereiro 15, 2009

QUEM FALA PELA SUDAN ?

Na semana passada, VEJA publicou a informação de que um grupo financeiro ligado à indústria do fumo estava partindo para uma investida no setor da imprensa: tinha adquirido uma rádio, uma estação de TV e um jornal na Guanabara. As informações sôbre as várias transações e sôbre os objetivos do grupo foram fornecidas pro alto funcionário da Rádio Continental, o jornalista Olímpio Campos. Segundo êle, as fábricas de cigarros Sudan - Caruso - Tabacaria Londres eram as responsáveis pelo empreendimento, cujas operações vinham sendo coordenadas pelo próprio Olímpio Campos, em nome do industrial Murilo Alves Ferraz de Oliveira, que, segundo o informante, tem interêsses em 42 emprêsas, entre elas o grupo Sudan - Caruso - Tabacaria Londres.
Essa informação é desmentida pelo Coronel Sady Dias Pacheco, atual diretor da Fábrica de Cigarros Sudan e pelo seu diretor industrial, COronel Antônio Augusto de Souza Filho. Afirma o Coronel Sady que "nunca existiu o grupo Sudan - Caruso - Tabacaria Londres", e que "o nome da Sudan está sendo usado indevidamente" por Olímpio Campos.
A Fundação Anita Pastore D'Angelo, que detém o contrôle acionário da Fábrica de Cigarros Sudan, sofreu intervenção judicial em dezembro de 1968, provocada por atos irregulares da antiga administração, inclusive por sonegar impostos, por aumento de capital ilegal e falsificação de guias. Afirma o Coronel Sady Pacheco que a atual direção da Sudan, eleita em 18 de setembro de 1969, em assembléia geral, está empenhada em recuperar a emprêsa financeiramente, continuando assim o trabalho executado pela diretoria anterior, que assumiu logo após a intervenção. E que, de forma nenhuma, a emprêsa poderia participar, nesse momento, de empreendimentos como a compra de jornal, rádio e TV, por não ser de seu interêsse e porque sua situação financeira não o permitiria. Diz ainda o coronel que houve por parte de Murilo Alvez Ferraz de Oliveira uma tentativa de compra de ações da emprêsa, proposta recusada por ser considerada irrisória a quantia oferecida.

NOTA DA REDAÇÃO: O Sr. Olímpio Campos escreveu a VEJA desmentindo as informações por êle fornecidas. Alega que falou ao repórter Ismar Cardona apenas sôbre assuntos da Rádio Continental e que estranhou as referências a três indústrias de cigarros "que nenhuma relação mantêm com o assunto abordado na referida entrevista". Alega ainda que as outras informações "não passam de boatos". Se essas informações carregam boatos, êstes foram passados ao repórter pelo próprio Sr. Olímpio Campos que, além de revelar a transação exatamente nos têrmos em que a noticiamos, acrescentou dados não publicados, como a compra de um "jatinho" que serviria tanto à cadeia de imprensa quanto às tabacarias. Durante a entrevista o Sr. Olímpio Campos informou ainda que a ofensiva do grupo Sudan - Caruso - Tabacaria Londres visava dar às fábricas cobertura publicitária para enfrentar a concorrência da Souza Cruz. Partiu dêle também a informação de que o industrial Murilo Alves Ferraz de Oliveira comprou, há seis meses, a Fábrica Sudan.

Revista Veja, edição 70 - 7 de Janeiro de 1970

Um comentário:

Blogger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.