terça-feira, maio 13, 2008





TAIWAN
Grupo luta contra cigarros "La Rose"
Por Meggie Lu
STAFF REPORTER
Segunda-feira, 12 de Maio de 2008, Página 2

Fundação anti-tabaco John Tung 'bateu de frente' com a estatal Taiwan Tobacco and Liquor Corp por comercialização de seus produtos para mulheres e jovens.

A estatal Taiwan Tobacco and Liquor Corp (TTL) entrou em fogo cruzado com a fundação anti-tabagista John Tung ao longo da semana passada por ter relançado o cigarro mentol "La Rose 520", marca que já foi dita ser destinada ao público feminino e
jovem.

"No século 21, enquanto outros países avançados estão dedicando esforços acrescidos para o controle do tabagismo entre jovens e mulheres, é inconcebível que uma empresa estatal conspire em prejudicar a saúde deste grupo em nossa nação", disse Lin Ching-li, diretor da organização não-governamental da divisão de controle do tabaco.

Os cigarros possuem embalagem rosa contendo o número 520, que corresponde à data da posse do presidente eleito Ma Ying-jeous, disse Lin.

"O número também é comumente utilizado pelas gerações mais novas no sentido de se expressar "Eu te amo", porque o número soa como a frase em Mandarim", disse ele.

Tendo os fumantes uma taxa de 70% de fidelidade às suas marcas de escolha, Lin disse que o novo produto só poderia ser interpretado como um esforço da TTL em abrir novos mercados.

"O produto é obviamente feito para apelo às jovens garotas,", disse.

O cigarro foi desenvolvido pela primeira vez em 1999, mas ativistas anti-tabaco 'ganharam' uma fonte anônima dentro da TTL antes que os cigarros chegassem às prateleiras e conseguiram bloquear o lançamento durante batalha de três meses na legislatura.

"Vendo esta marca ressuscitar no mercado [nove anos após essa batalha], eu me preocupo porque esta delicada embalagem poderá influenciar e 'dobrar' jovens garotas, abrindo suas mentes para o tabagismo", disse.

Além dos óbvios riscos para a saúde, lixeiras com bitucas de cigarros e a incidência de incêndios iniciados pelos mesmos - cerca de 15% de todos os acidentes por fogo - o tabaco tem um oneroso encargo social, disse Lin.

"Desde a implementação dos impostos para a saúde e o bem-estar sobre as vendas de cigarros em 2002, uma grande quantidade de dinheiro tem sido gasta no controle do tabagismo. Os resultados estão, no entanto, longe de ser positivos".

Embora 40% dos adultos do sexo masculino são fumantes atualmente - abaixo dos 47% em 2002 - os números não são tão bons quanto deve ser, disse.

"No geral, as vendas de tabaco aumentaram a partir de 2002, indicando que o tabagismo na população deslocou-se para adolescentes e mulheres. A venda de 520 La Rose deverá muito provavelmente agravar este problema".

Quanto a uma solução para o problema, Lin disse que o assunto está agora nas mãos do governo.


http://www.taipeitimes.com

Nenhum comentário: