terça-feira, janeiro 01, 2008

Bandas entram com ação contra 'Rolling Stone' e fábrica de cigarros

Processo é motivado pelo uso de uma propaganda da Camel no encarte da revista "Rolling Stone".




Um editorial e propaganda veiculados na edição de 40º aniversário da revista norte-americana "Rolling Stone" está gerando o protesto de um grupo de 186 artistas.

O material de quatro páginas foi apresentado na edição do dia 15/11/07, intitulado-se "Universo indie rock", separando duas páginas de publicidade dos cigarros Camel. O comercial aparece com o slogan "A fazenda - com o compromisso de apoiar e promover as gravadoras independentes". O editorial "Universo indie rock" trazia os nomes das bandas que hoje são autoras do processo, como Xiu Xiu, Joanna Newsom, Stephen Malkmus e Fucked Up.

A R.J. Reynolds Tobacco, fabricante de Camel, e a Wenner Media, editora da "Rolling stone", disseram que as duas peças não têm relação entre si - as empresas sustentam que uma é propaganda, a outra é conteúdo editorial da revista.
Segundo o site "Daily Swarm", as bandas solicitam um pedido de desculpas da "Rolling Stone", que teria de dizer que usou os nomes dos artistas sem autorização. O texto, de acordo com o documento, deve ser publicado nas mesmas dimensões da peça publictária. Também requerem uma indenização de US$ 750 por banda e por exemplar de Rolling Stone, o que constitui US$ 195,3 bilhões.

Duas semanas atrás, promotores já haviam colocado a R.J. Reynolds Tobacco como objeto de uma ação atrás por usar desenhos na propaganda - o que é proibido em 46 estados norte-americanos, segundo um acordo de 1998. Em razão disso, o famoso Joe Camel teve de ser aposentado.

Nenhum comentário: