JAMAICA: Imagens de advertências gráficas nos maços de cigarros
28 de Maio de 2009
Em movimento de convencimento para que fumantes crônicos dêem o primeiro passo para sair do vício, o Ministério da Saúde da Jamaica irá em breve colocar imagens de advertências nos maços de cigarros.
Esta é uma resposta a uma chamada internacional posta pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Doze países já aderiram à iniciativa.
Segundo a OMS, o tabaco mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo e se não for devidamente controlado a epidemia poderá matar um número estimado de 8 milhões de pessoas até 2030, projetando-se 80% provenientes de países em desenvolvimento.
Nos termos do novo acordo, empresas tabaqueiras da comunidade do Caribe (CARICOM), incluindo a Jamaica, deverão colocar imagens gráficas de advertência nas embalagens de produtos de tabaco.
Mais de 15 diferentes imagens incluindo úlceras orais e dentes corados pela nicotina terão rodízios nas embalagens, a fim de manter o aviso na mente da população.
A Diretora da Divisão de Proteção e Promoção à Saúde no Ministério da Saúde, Dra. Lewis-Fuller diz que espera para o início do próximo ano o lançamento oficial do programa entre todas as partes.
Dra.Lewis diz, entretanto, que isto depende da adesão de todos os Estados membros do CARICOM à iniciativa.
Ainda assim, ela não está prevendo quaisquer problemas, apesar da tentativa das empresas em impedir e retardar o movimento.
http://www.radiojamaica.com/content/view/18364/26/
Nenhum comentário:
Postar um comentário