sábado, abril 04, 2015

França aprova adoção de maço de cigarro "neutro" para combater tabagismo


FRANÇA/TABAGISMO - 
Artigo publicado em 03 de Abril de 2015 - Atualizado em 03 de Abril de 2015


RFI
Os deputados franceses votaram diversas medidas para combater o tabagismo nesta sexta-feira (3), entre elas, a adoção do maço de cigarro "neutro". O objetivo é uniformizar as embalagens, tornando-as menos atrativas para os fumantes.

A partir de maio de 2016, os maços de cigarro na França deverão ter todos os mesmo formato, tamanho e cor, sem nenhum logotipo. O nome das marcas aparecerão em letras pequenas na embalagem, mas todas terão a mesma fonte e tamanho.

A medida é contestada pela indústria do tabaco e pelos vendedores de cigarro franceses. Na França, os cigarros são vendidos apenas em tabacarias. Além delas, nenhum outro estabelecimento tem autorização de comercializar cigarros.



73 mil mortos por ano

Para a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, a aprovação do pacote de medidas é essencial na luta contra o tabagismo. Doenças relacionadas ao consumo do cigarro matam 73 mil pessoas por ano na França - uma média de 200 mortes por dia.

No plano da luta contra o tabagismo também está previsto o fim de publicidades para cigarros eletrônicos, além da proibição de fumar em lugares fechados na presença de menores de 18 anos. As tabacarias só poderão vender o produto a maiores de idade.

Direita pode dificultar aprovação do projeto

Para que as mudanças sejam definitivamente validadas, elas devem ser votadas na próxima semana pelo Senado francês. No entanto, a direita francesa, que tem maioria de senadores, é contra o projeto. O argumento é que ele pode aumentar as vendas no mercado paralelo e prejudicar os donos de tabacarias.

Em todo o mundo, apenas a Austrália adotou o pacote "neutro" de cigarros. Na Europa, além da França, outros países, como a Irlanda, também devem aprovar medidas similares.

http://www.portugues.rfi.fr/

sexta-feira, abril 03, 2015

Anvisa aprova nova embalagem de cigarro com mais advertências
02/04/2015 15h17
Além das fotos na parte de trás, pacote terá advertência na parte da frente.
Produto com nova embalagem começa a ser vendido em janeiro de 2016.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (2), resolução que determina um novo modelo de embalagem para produtos derivados de cigarro.
Além da foto na parte de trás do maço, que já vem com uma advertência sobre os efeitos nocivos do cigarro, a parte da frente da embalagem também deverá trazer uma advertêcia ocupando 30% dessa face.
O texto da advertência deve ser: "Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque saúde: 136". A resolução determina ainda o tamanho e a cor das letras e do fundo. Os pacotes não poderão, de acordo com a norma, ter nenhum dispositivo que possa esconder ou dificultar a visualização da mensagem.
A resolução determina o cumprimento do que já havia sido determinado pela Lei 12.546, de 2011, conhecida como Lei Antifumo por proibir o fumo em locais fechados, além do Decreto 8.262, de 2014.
As embalagens com o novo modelo deverão começar a ser vendidas a partir de 1º de janeiro de 2016. A decisão, aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa, deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Antes de ser aprovada, a regulamentação passou por uma consulta pública de 10 dias.

http://g1.globo.com/

sábado, março 07, 2015

Anvisa abre consulta sobre alerta em cigarros neste sábado (7)

Publicidade ocupará trinta por cento da parte inferior da face frontal de produtos fumígenos derivados do tabaco


Foi publicada nesta sexta-feira (6) a Consulta Pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para definir a regulamentação de advertência sanitária em embalagens de produtos fumígenos derivados do tabaco. A publicidade ocupará trinta por cento da parte inferior da face frontal dos produtos.

A medida é resultado da Lei 12.564/2011 e do Decreto 8.262/2014, que trouxe avanços na política brasileira de redução do tabagismo. De acordo com o texto do Decreto, a partir de 1º de janeiro de 2016, as embalagens dos produtos fumígenos deverão trazer uma advertência também na parte frontal, ocupando 30% da face do maço.

O prazo de contribuições para a proposta começar a valer neste sábado (7) e terá duração de 10 dias. Para participar basta acessar a página de Consultas Públicas da Anvisa. As contribuições devem ser enviadas pelo formulário eletrônico disponível na página eletrônica.Participe da Consulta


http://www.brasil.gov.br/saude/2015/03/anvisa-abre-consulta-sobre-alerta-em-cigarros-neste-sabado-7

sexta-feira, março 06, 2015

Anvisa aprova frase de advertência para cigarros
postado em 05/03/2015 19:01
Agência Estado

Brasília, 05 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira a frase de advertência que deverá ser estampada nos maços de cigarros a partir de janeiro de 2016. "Este produto causa Câncer - Pare de Fumar". Abaixo deverá vir o símbolo do Disque Saúde, serviço que traz orientações para quem quer combater a dependência do cigarro. Os dizeres, escritos em branco num fundo preto, deverão ocupar 30% da face frontal da embalagem.

A proposta deverá agora passar por uma consulta pública. As contribuições poderão ser feitas num prazo de dez dias, contados a partir da publicação do texto no Diário Oficial. A obrigação de fabricantes reservarem 30% do espaço frontal das embalagens para frase de advertência foi determinada pela Lei 12.564/2011 e pelo Decreto 8.262/2014. Uma das ideias iniciais era a de que a Anvisa aproveitasse a oportunidade para alterar também as imagens de advertência, usadas na face posterior da embalagem.

Grupos antitabagistas consideram as imagens desatualizadas. Por estarem há muitos anos em exposição, avaliam, as advertências já não provocam o mesmo impacto. A ideia, no entanto, foi adiada, por não haver estudos técnicos sobre eventuais mudanças. Frases de advertência são consideradas cruciais por integrantes de entidades de controle do tabagismo. Estudos mostram que a estratégia de se tornar menos atrativa a embalagem do cigarro ajuda a prevenir que jovens iniciem o tabagismo.

http://www.em.com.br/

domingo, fevereiro 22, 2015

Parlamentares coreanos debatem fotos de advertência nos maços de cigarros

22/02/2015
Por Kim Se-jeong

Os parlamentares vão começar a debater terça-feira, a possibilidade de tornar obrigatório aos fabricantes de cigarros, a impressão de fotos nos maços de cigarros, mostrando os perigos do tabagismo.

O Comitê da Assembleia Nacional da Saúde e Bem-Estar irá analisar a proposta do governo de rever as leis, para que se exijam fotos de advertência, como pulmões danificados ou dentes podres. Atualmente, os fabricantes de tabaco são obrigados apenas a imprimir um aviso de saúde.

Observadores disseram que há uma boa chance de as revisões ocorrerem. O governo fez 11 tentativas sem sucesso para ter as fotos de advertências nos maços de cigarros a partir de 2002.

"Muitos membros da comissão concordam que está na hora de as fotos de advertência se tornarem obrigatórias", disse o deputado Kim Sung-ju. "Precisamos descobrir como e quando iniciá-lo."

Mas a oposição é forte a partir dos fumantes, que reivindicam o tabagismo como um direito básico concedido pela Constituição. O lobby das companhias de tabaco também é um obstáculo.

O governo tomou recentemente medidas fortes para proibir ou restringir o fumo.

O Ministério da Saúde quase dobrou o preço dos cigarros recentemente. Ele também proibiu o fumo em todos os bares, restaurantes e cafés, independentemente do tamanho. O governo está trabalhando para se tornar ilegal a propaganda de cigarros em lojas de conveniência e proibir os fabricantes de tabaco de patrocínio de eventos esportivos e culturais.

O Ministério está sendo incentivado por experiências de outros países. No Canadá, fotos de advertência têm ajudado a reduzir o tabagismo entre os adolescentes. Outros estudos têm mostrado que as fotos ajudaram a reduzir a taxa de tabagismo de 2 a 3 por cento.

Fotos de advertência são usadas em mais de 70 países. Em 2016, o número chegará a 95, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que a Coreia  assinou em 2005, também recomenda os avisos visuais.

skim@koreatimes.co.kr
www.koreatimes.co.kr

sábado, fevereiro 21, 2015

Paquistão exige 85% de advertências gráficas nas embalagens.

12 de fevereiro de 2015

O Ministro para os Serviços de Saúde, Regulamentos e Coordenação do Paquistão, Saira Afzal Tarar, disse que todos os maços de cigarros vendidos no país deverão apresentar novas advertências gráficas com 85% de cobertura, tanto na frente como no verso das embalagens, de acordo com informação no Business Recorder.

Falando em uma conferência de imprensa, o ministro disse que as empresas de tabaco deverão implementar os requisitos a partir de 30 de março e que serão feitos esforços para que todos os maços de cigarros apresentem as novas advertências até 30 de maio.

O ministro disse também, que o governo havia decidido aumentar os impostos sobre os produtos de tabaco, e que, a este respeito, uma comissão, com representantes da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Federal de Receita, haviam sinalizado o objetivo de interromperem o uso do tabaco.

Segundo o ministro, o Paquistão será o terceiro país, depois da Tailândia e da Índia, a exigir advertências gráficas que cubram 85% da superfície dos maços.

www.tobaccoreporter.com
Brascuba registra produção de 3,4 trilhões de cigarros em 2014
21/2/2015 02h45

Havana, 20 fev (EFE).- A empresa cubano-brasileira Brascuba, uma das primeiras companhias de capital misto criadas em Cuba, produziu 3,4 trilhões de cigarros em 2014 e realiza investimentos no valor de US$ 10 milhões para suprir a demanda do ano em curso, informaram nesta sexta-feira seus diretores. Os copresidentes da Brascuba, o cubano Jorge V. Abraham Maluf e o brasileiro Alexander Carpenter, disseram hoje que a empresa alcançou um "recorde produtivo" no ano passado, segundo a imprensa cubana. Os dois acrescentaram que a companhia, criada há 20 anos em Cuba, se caracterizou pelo crescimento de seus volumes de produção e receitas econômicas, além da elevada qualidade das marcas de seus cigarros como Hollywood, Lucky Strike e Coíba. O diretor brasileiro disse que a empresa exporta para dezenas de países, entre eles Espanha, México, nações de o Oriente Médio, Rússia e Panamá, além do próprio Brasil. Também informou que entre os projetos da empresa está a construção de uma nova fábrica com tecnologia de ponta na Zona Especial de Desenvolvimento do porto de Mariel em 2018, como parte de seus planos para quintuplicar suas exportações e satisfazer a crescente demanda nos mercados. A Brascuba surgiu em 1995, como resultado de um convênio de colaboração entre a Souza Cruz S.A. e a União de Empresas de Tabaco de Cuba, atualmente Tabacuba. EFE

http://noticias.r7.com/

domingo, fevereiro 01, 2015

Fabricante número um de tabaco do Reino Unido, Imperial Tobacco, comemora 100 anos da marca britânica Lambert & Butler.


Para marcar a ocasião, Imperial Tobacco lançou uma edição limitada em dezembro.

Um dos nomes mais reconhecidos na categoria de tabaco, Lambert & Butler foi criado em 1834 quando Charles Lambert & Charles Butler estabeleceram uma loja em Londres.

2013 viu toda a categoria de Lambert & Butler revigorada. Apesar das condições econômicas adversas, cerca de 1 em cada 10 maços de cigarros vendidos no Reino Unido levam o logotipo L & B.

Lambert & Butler oferece aos fumantes adultos uma escolha tanto de sabor como de inovação. A mais recente adição à gama da marca Lambert & Butler é L & B Blue, disponível em embalagens King Size 19 cigarros em variantes full flavor e smooth.

Gerente da Imperial Tobacco, Rebecca Cottee disse: "Na Imperial Tobacco inovação é de vital importância e nosso objetivo é garantir a nossa carteira contínua e evoluir, para refletir com precisão a dinâmica da categoria. Como uma das marcas de tabaco mais reconhecidas e com 100 anos de herança, Lambert & Butler manteve relevância e modernidade graças ao significante investimento que Imperial Tobacco colocou no desenvolvimento desta marca premium ao longo das últimas três décadas."

Fonte: Imperial Tobacco

sábado, janeiro 31, 2015

Imperial Tobacco celebra 100 anos de sua marca Embassy.



1914 foi um ano cheio de novidades históricas, não só foi o ano do nascimento dos cigarros Embassy, mas também se viu o início da Primeira Guerra Mundial, o lançamento dos automóveis Ford-T de Henry Ford e a estréia do filme de Charlie Chaplin.

Com o seu design clássico britânico, Embassy tem sido uma das marcas de cigarros mais populares por gerações de fumantes adultos.

Em 1962, a marca foi relançada como Embassy Filter, uma marca que tomou o mercado pela tempestade; em 1968 Embassy Filter foi o cigarro mais popular no Reino Unido, com uma quota de 24% do mercado.

Rebecca Cottee, gerente de marca da Imperial Tobacco disse: "Como uma de nossas marcas mais icônicas, Embassy é e continua a ser uma parte intrínseca do património da Imperial Tobacco. Para uma marca como a Embassy, sobreviver por 100 anos é uma grande conquista".

Fonte: Imperial Tobacco
Philip Morris revela novo visual para Marlboro

29 de Janeiro de 2015



Philip Morris Limited revelou os novos projetos e atualizações de produtos para Marlboro, marca número um de cigarro no Reino Unido. Marlboro Red, Gold, Silver Blue, Ice Blast e White Menthol vão evoluir simultaneamente a partir do início de fevereiro.

Essas atualizações de design de embalagem e produtos refletem a constante evolução da marca ao longo de sua história de 90 anos, mas, sobretudo, o gosto permanece o mesmo.

As novas embalagens têm mantido o ícone Marlboro, e agora possuem um acabamento de toque suave e um design mais limpo, mais contemporâneo. Os cigarros têm se tornando a nova gama Marlboro exclusiva para o mercado local.

Diretor da Philip Morris para o Reino Unido e Irlanda, Martin Inkster comentou: "Marlboro sempre lidera o caminho e temos feito o movimento ousado para redesenhar o produto e garantir que os fumantes adultos obtenham a melhor experiência possível ao fumar. Nossa nova embalagem nos diferencia da concorrência, fortalece as credenciais da marca Marlboro, e o mais importante, contém a gama de cigarro mais vendida do mundo. Nós também adicionamos filtros firmes que oferecem qualidade que você pode sentir.

"Marlboro tem sido a marca global número 1 desde 1972 e é também a marca mais reconhecida que existe. Em um momento crucial para o varejo, estamos investindo na marca para garantir que continue a entregar-lhes bons retornos do segmento premium, altamente rentável.

"Embora a icônica marca Marlboro esteja evoluindo, o gosto não está mudando. Esta mensagem importante será comunicada através do nosso campo de força nacional que estão trabalhando diretamente com os varejistas para impulsionar a conscientização, disponibilidade e participação de mercado".

Fonte: Philip Morris Limited
Sri Lanka: Oitenta por cento destinado aos avisos de advertência

30 de janeiro de 2015

O Gabinete de Ministros do Sri Lanka aprovou legislação para obrigar as empresas de tabaco a incluir em seus maços de cigarros advertências sanitárias ocupando 80 por cento da superfície dos maços [presumivelmente em ambas as superfícies], de acordo com uma série de relatórios locais.

A lei deverá ser aprovada pelo Parlamento durante o programa de 100 dias do novo governo.

Em maio do ano passado, num entrave de um fabricante de cigarros contra a exigência do governo para a inclusão de advertências gráficas nos maços de cigarros, um tribunal reduziu o tamanho das advertências de 80% para 50-60%.

Falando em uma conferência de imprensa semanal do gabinete, ontem, o ministro da Saúde e porta-voz do Conselho de Ministros, Dr. Rajitha Senaratne, disse que a decisão anterior sobre o tamanho das advertências de saúde tinha sido feita pelo ex-ministro da saúde, e, por isso, o tribunal teve capacidade para anular essa decisão.

Desta vez, disse ele, o governo vai garantir que a legislação que exige 80 por cento de advertências ilustradas seja legitimada através do parlamento, caso em que nenhum tribunal seria capaz de revogá-la.

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sexta-feira, janeiro 23, 2015

Polícia Federal fecha fábrica clandestina de cigarros no interior de SP

22/1/2015 às 11h33

Uma fábrica clandestina de cigarros, com capacidade para produzir 1 milhão de maços por dia, foi fechada na tarde desta quarta-feira, 21, em Rio Claro (SP). No local, na Rodovia Washington Luís, havia 8 toneladas de tabaco e máquinas avaliadas em R$ 8 milhões, além de toneladas de materiais para falsificar cigarros de marcas conhecidas.
Toda a produção ficava em um galpão próximo ao quilômetro 186 da rodovia, no sentido São Paulo. A Polícia Federal contou com o apoio da Polícia Rodoviária durante a ação que fechou a fábrica. Um homem que estava no local foi detido e um veículo Gol apreendido pelos policiais. O suspeito alegou ser apenas o zelador e acabou liberado após prestar depoimento.
A fábrica estaria produzindo atualmente 5 mil maços por dia das marcas WS e Fly, sendo localizadas 25 caixas desses dois cigarros, além de 900 mil filtros, 1 milhão de selos falsos para burlar a fiscalização, embalagens diversas e outros produtos. Tudo foi recolhido e mandado para o depósito da Receita Federal em Araraquara.
A Polícia Federal tenta identificar agora os responsáveis pela fraude, mas não forneceu mais detalhes sobre o andamento das investigações.
Estadão/R7.com

quarta-feira, dezembro 31, 2014

Produtores africanos de folha de tabaco protestam contra embalagens genéricas

23 de dezembro de 2014

Zimbabwe e outros países da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral -Southern African Development Countries) planejam protestar numa próxima convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra a imposição de produtos de tabaco  que usam embalagens genéricas, de acordo com informação do Zimbabwe Standard.

Os países dizem que a mudança para embalagens padronizadas prejudica as suas economias e promove a venda de cigarros ilícitos.

Desde 01 de dezembro de 2012, o governo da Austrália tem exigido que todos os produtos de tabaco devem ser vendidos em embalagens projetadas para serem  tão feias quanto possível. As embalagens de cigarros estão extremamente dominadas por advertências gráficas, em tom de cor verde-oliva padrão, não possuindo logotipos ou outras características de projeto, e tendo os nomes das marcas e variantes em uma fonte padronizada e na mesma posição.

Vários outros países estão considerando impor embalagens de cigarros padronizadas, embora alguns estejam aguardando resultados perante a Organização Mundial do Comércio.

O Standard disse que a indústria do tabaco do Zimbabwe empregou milhares de pessoas e que o tabaco foi responsável por 10,5% do produto interno bruto do país.


No ano passado, o Zimbabwe foi responsável por 44% de todas as exportações de tabaco em folha da SADC, enquanto Zimbabwe, Tanzânia, Moçambique, Zâmbia e Malawi foram responsáveis por 15% das exportações mundiais de tabaco em folha.

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Eastern construirá fábrica de cigarros em Malawi

29 de dezembro de 2014. Eastern Tobacco planeja investir US$ 40 milhões (33 milhões de euros) em uma fábrica de cigarros a ser construída em Malawi, segundo informa o Egypt Independent.
Eastern  se tornaria acionista majoritária, com uma participação de 51%, informou a versão on-line em Inglês do jornal Al-Masry Al-Youm. Os planos da Eastern Tobacco se tornaram públicos na bolsa de valores egípcia, disse o Independent.


Tobacco Journal International

segunda-feira, novembro 10, 2014


Novas advertências gráficas para as Filipinas

10 de novembro de 2014

O Departamento de Saúde das Filipinas (DOH) publicou 12 modelos para as advertências gráficas de saúde definidas a serem incluídas nos maços de cigarros, segundo informam o Daily Inquirer e o Sun-Star.

Os 12 avisos devem ter rotatividade, de modo que cada variante de cada marca possa mostrá-los todos, aproximadamente na mesma frequência, durante um período de 24 meses.

Eles incluem imagens ou metáforas para as pessoas que sofrem dos efeitos de acidente vascular cerebral, enfisema, câncer de boca, gangrena, impotência, câncer de garganta, câncer de pescoço e nascimentos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer.

Com o lançamento das advertências, os fabricantes de cigarros têm 12 meses para cumprir a lei de alerta de saúde.

Em cima disso, os varejistas terão mais oito meses para esgotar seus estoques de produtos do tabaco que não apresentem as novas imagens de advertência.

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sábado, setembro 27, 2014

França é o primeiro país europeu a adotar maço de cigarros neutro

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 25/09/2014 22:02 


A França vai adotar maços de cigarros neutros, tornando-se o primeiro país da Europa e o segundo do mundo a realizar essa medida, depois da Austrália, anunciou o governo francês nesta quinta-feira.

Para que fiquem menos atraentes, os maços terão um modelo único, com a mesma cor, forma, tamanho e tipografia, informou a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, ao apresentar um plano de combate ao tabaco.

Este plano antitabaco tinha sido pedido pelo presidente francês, François Hollande, no lançamento do terceiro Plano Câncer, em fevereiro de 2014.

A Austrália é pioneira na adoção do maço de cigarros neutro, que foi introduzido no país em dezembro de 2012, com o objetivo de acabar com qualquer toque de "glamour".

Os maços australianos são todos na cor verde oliva, não têm logomarcas e estão repletos de advertências sobre os riscos do tabaco, assim como fotos de pessoas doentes.

Na França, um dos objetivos do programa é lutar contra o tabagismo em jovens com menos de 16 anos.

A nova diretriz europeia antitabaco já prevê aumentar as advertências nos maços, com imagens impactantes e  avisos ocupando 65% da embalagem, de acordo com o texto adotado em fevereiro pelo Parlamento europeu.

http://www.diariodepernambuco.com.br/

sexta-feira, agosto 29, 2014

Advertências gráficas geram efeito no mercado indonésio

15 de agosto de 2014

Advertências gráficas que foram aplicadas para os maços de cigarros a partir de junho já estão começando a gerar efeitos nas vendas na Indonésia, de acordo com informação do The Jakarta Post.
Muhammad Guntur,  proprietário da fábrica de cigarros Janur Kuning em Kudus, Central Java, citou que suas vendas de cigarros caíram 10 por cento desde a regulação governamental que obriga a inclusão de advertências sanitárias ilustradas.
Ele considera o declínio ao desconforto dos consumidores ao verem as imagens dos problemas de saúde causados ​​pelo cigarro.
Os consumidores, acrescentou, tendem a mudar para cigarros de qualidade inferior, que estão isentos de inclusões de alertas gráficos.
Guntur diz ter certeza de que essa diminuição é de natureza temporária, porque os fumantes acabarão por se acostumar a verem essas imagens horríveis", disse ele.

Aos fabricantes de cigarros foi dado o prazo até 24 de agosto para implementarem totalmente a exigência dos avisos gráficos. 

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quarta-feira, agosto 13, 2014

Philip Morris quer levar Austrália ao tribunal

13 de Agosto de 2014

A Philip Morris International, a maior tabaqueira do mundo, ameaçou processar o governo australiano devido às novas leis que visam estandardizar a embalagem dos cigarros e retirar-lhes a marca. A empresa visa procurar compensação pelo valor da sua propriedade através dos tribunais, citando um relatório do BNP Paribas que avalia a compensação em até 13 biliões de euros.

A medida que o governo quer implementar na Austrália visa que o cigarro tenha uma embalagem menos glamorosa, que serviria para desmotivar os mais jovens de se iniciar no vício. A tabaqueira refere que “a embalagem standard é um eufemismo para destruição de propriedade a mando do governo”.



Mike Ridgway, director da Consumer Packaging Manufacturers Alliance, diz que a confiscação da marca tem que dar direito à compensação dos proprietários. Já a instituição antitabagista ASH, do Reino Unido, afirma que se trata de uma ameaça para tentar dissuadir outros países de seguirem o mesmo caminho e tomar as decisões aprovadas na Austrália.

http://www.dopapel.com

sexta-feira, julho 25, 2014

Agência defende projeto de embalagem genérica de cigarro

25/07/2014 -- 09h11

Um anteprojeto de lei, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quer padronizar as embalagens de cigarros, retirando itens atrativos ao consumidor e aumentando os espaços destinados à advertência quanto ao vício. 

De acordo com o documento, a embalagem deve ter cor única, sem elemento gráfico ou decorativo, textura ou relevo. Itens de apelo público também devem estar ausentes. As informações são do jornal Folha de São Paulo



O diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano, afirmou que pretende levar a proposta aos demais diretores até outubro. A intenção é entregar o texto ao Congresso para que os parlamentares a apresentam como projeto de lei. 

A proposta é baseada na experiência da Austrália, que a implantou no final de 2012. A política foi elogiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e considerada o último passo para banir a propaganda de cigarro. 

A Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) se posiciona contra a padronização de embalagens. "A experiência da Austrália não serve de exemplo para o Brasil, uma vez que, passado um ano e meio de sua implementação, o único efeito verificado foi o aumento do contrabando de cigarros, de 11,8% para 13,8% do mercado total", afirmou a entidade. (Com informações da Folha de São Paulo).

http://www.bonde.com.br

quinta-feira, julho 24, 2014

Aquisição de US$ 27 bilhões cria rival gigante para Marlboro

Juntas, Reynolds e Lorillard controlariam 42% do mercado americano, contra 50% da Altria

16 de julho de 2014 • 12h10
 
A gigante americana do tabaco Reynolds American, número um mundial do setor, anunciou na terça-feira a compra da número três, Lorillard, por US$ 27,4 bilhões, incluindo sua dívida. A fusão cria um gigante avaliado em US$ 56 bilhões, que brigará por lucratividade frente ao Grupo Altria, fabricante da Marlboro.

A operação, que será realizada em dinheiro e ações, vem acoplada com a venda à britânica Imperial Tobacco de várias marcas conhecidas como Kool, Salem e Winston, por US$ 7,1 bilhões, informou a Reynolds em um comunicado.

Os acionistas da Lorillard, especializada nos cigarros mentolados (Newport, Kent) receberão US$ 50,50 em dinheiro e 0,2909 ação Reynolds por cada ação Lorillard, o que representa um valorização de 40,4% sobre o preço por ação de 28 de fevereiro, data em que surgiram as primeiras informações sobre uma possível operação entre as duas empresas de tabaco.

A Reynolds seguirá com suas históricas marcas Camel e Pall Mall, e sobretudo com a campanha de cigarros eletrônicos VUSE. Juntas, Reynolds e Lorillard controlariam 42% do mercado americano, contra 50% da Altria. A potencial fusão chega após anos de uma queda contínua no consumo de tabaco nos EUA, que foi reduzido em 4% somente no ano passado.

Segundo os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) dos EUA, o número de fumantes no país é de aproximadamente 42 milhões de pessoas, cerca de 18% da população adulta. Há dez anos atrás esse número era de 21% e, em 1965, de 43%. Entre os poucos segmentos que ainda crescem em uma indústria avaliada em US$ 100 bilhões estão os cigarros eletrônicos e os mentolados, setores nos quais a Lorillard é a líder de mercado.
 
AFP