Presidente do Brasil acende debate sobre o tabagismo.
8 de Setembro de 2008 - O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acredita que as pessoas devam fumar onde elas quiserem, informa reportagem da AFP.
Lula foi convidado a comentar sobre o projeto de legislação que prevê a proibição do fumo em locais públicos fechados.
"Realmente, eu defendo a idéia das pessoas poderem fumar em qualquer lugar," disse Lula ao jornal Agora. "As únicas pessoas que fumam são as viciadas," acrescentou, puxando um pequeno charuto.
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segunda-feira, setembro 08, 2008
Altria faz acordo para compra da UST por U$ 10,4 bilhões.
Reuters/Brasil Online - 08/09/2008
CHICAGO (Reuters) - A fabricante de cigarros Altria Group anunciou nesta segunda-feira que firmou acordo para compra da produtora de tabaco UST por 10,4 bilhões de dólares, em uma estratégia que combinará a marca Marlboro com os produtos de tabaco sem fumaça Skoal e Copenhagen.
A Altria pagará aos acionistas da UST 69,50 dólares por ação em dinheiro e assumirá dívida de 1,3 bilhão de dólares na compra da maior fabricante norte-americana de produtos de tabaco sem fumaça.
A UST há muito era vista como alvo de aquisição da Altria à medida em que a maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos procura se expandir em outros mercados de tabaco conforme o mercado norte-americano continua a encolher.
A Altria afirma que as sinergias anuais devem atingir 250 milhões de dólares até 2011.
http://oglobo.globo.com
Reuters/Brasil Online - 08/09/2008
CHICAGO (Reuters) - A fabricante de cigarros Altria Group anunciou nesta segunda-feira que firmou acordo para compra da produtora de tabaco UST por 10,4 bilhões de dólares, em uma estratégia que combinará a marca Marlboro com os produtos de tabaco sem fumaça Skoal e Copenhagen.
A Altria pagará aos acionistas da UST 69,50 dólares por ação em dinheiro e assumirá dívida de 1,3 bilhão de dólares na compra da maior fabricante norte-americana de produtos de tabaco sem fumaça.
A UST há muito era vista como alvo de aquisição da Altria à medida em que a maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos procura se expandir em outros mercados de tabaco conforme o mercado norte-americano continua a encolher.
A Altria afirma que as sinergias anuais devem atingir 250 milhões de dólares até 2011.
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quinta-feira, setembro 04, 2008
Índia: Imagens gráficas de advertência nos produtos de tabaco a partir de 30 de novembro.
Por: Bobby Ramakant, Terça-feira, 02 Setembro 2008
http://www.newstrackindia.com/newsdetails/14806
Todos os produtos de tabaco na Índia irão exibir avisos gráficos e níveis de alcatrão e nicotina a partir de 30 de novembro de 2008, obedecendo a uma notificação emitida pelo Ministério da Saúde e Previdência Social indiano (lei de 2003).
A implementação de advertências gráficas sobre os produtos de tabaco na Índia foi inicialmente prevista para fevereiro de 2007, mas fora adiada quatro vezes desde então.
Imagens de pulmões doentes irão aparecer nos maços de cigarro e pacotes de bidi e gutkha, de acordo com a notificação, cobrindo 40 por cento da superfície total das embalagens de tabaco, com a mensagem: 'Tobacco kills/Smoking kills'. ("O tabaco mata / Fumar mata").
Os avisos foram finalmente aprovados por um grupo de ministros, incluindo o Ministro dos Assuntos Externos da União - Pranab Mukherjee, o ministro da União, Informação e Difusão - PR Dasmunsi, o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego - Oscar Fernandes, ministro da União para o Comércio e Indústria, Kamal Nath, ministro da Cultura e Desenvolvimento Urbano - Jaipal Reddy e ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar, Anbumani Ramadoss.
Agora, a indústria do tabaco terá três meses para colocar as advertências.
Por: Bobby Ramakant, Terça-feira, 02 Setembro 2008
http://www.newstrackindia.com/
Todos os produtos de tabaco na Índia irão exibir avisos gráficos e níveis de alcatrão e nicotina a partir de 30 de novembro de 2008, obedecendo a uma notificação emitida pelo Ministério da Saúde e Previdência Social indiano (lei de 2003).
A implementação de advertências gráficas sobre os produtos de tabaco na Índia foi inicialmente prevista para fevereiro de 2007, mas fora adiada quatro vezes desde então.
Imagens de pulmões doentes irão aparecer nos maços de cigarro e pacotes de bidi e gutkha, de acordo com a notificação, cobrindo 40 por cento da superfície total das embalagens de tabaco, com a mensagem: 'Tobacco kills/Smoking kills'. ("O tabaco mata / Fumar mata").
Os avisos foram finalmente aprovados por um grupo de ministros, incluindo o Ministro dos Assuntos Externos da União - Pranab Mukherjee, o ministro da União, Informação e Difusão - PR Dasmunsi, o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego - Oscar Fernandes, ministro da União para o Comércio e Indústria, Kamal Nath, ministro da Cultura e Desenvolvimento Urbano - Jaipal Reddy e ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar, Anbumani Ramadoss.
Agora, a indústria do tabaco terá três meses para colocar as advertências.
sexta-feira, agosto 29, 2008
Indonésia: Governo fecha 1.500 fábricas de cigarros.
O governo indonésio fechou desde o início deste ano, pelo menos, 1.500 fábricas de cigarros no país por várias razões.
"Há muitas razões para fechar as fábricas de cigarros, entre elas, a ausência de licenciamento oficial" disse na quarta-feira o Diretor Geral de Alfândega e Impostos, Anwar Suprijadi.
"Em média, elas pertencem ao terceiro grupo de fábricas de cigarros", disse ele.
A mudança para encerrar estas fábricas também foi destinada a permitir que o país realize suas receitas projetadas de Rp46.5 trilhões de impostos sobre cigarros deste ano. "Para atingir esta meta, também elevamos os impostos", acrescentou. (Antara).
Fonte: MCOT 1 (Modernine TV) (TH)
Data: 28-08-2008
URL: http://enews.mcot.net/view.php?id=5965
ID: 270425
O governo indonésio fechou desde o início deste ano, pelo menos, 1.500 fábricas de cigarros no país por várias razões.
"Há muitas razões para fechar as fábricas de cigarros, entre elas, a ausência de licenciamento oficial" disse na quarta-feira o Diretor Geral de Alfândega e Impostos, Anwar Suprijadi.
"Em média, elas pertencem ao terceiro grupo de fábricas de cigarros", disse ele.
A mudança para encerrar estas fábricas também foi destinada a permitir que o país realize suas receitas projetadas de Rp46.5 trilhões de impostos sobre cigarros deste ano. "Para atingir esta meta, também elevamos os impostos", acrescentou. (Antara).
Fonte: MCOT 1 (Modernine TV) (TH)
Data: 28-08-2008
URL: http://enews.mcot.net/view.
ID: 270425
quarta-feira, agosto 27, 2008
Fabricantes de cigarros chinesas se fundem para criar a número 4 do mundo.
26 de Agosto de 2008 - 07:06 AM EST
http://money.cnn.com
NEW YORK (Associated Press) - Duas companhias chinesas do tabaco estão se fundindo para se tornarem a quarta maior fabricante de cigarros por volume do mundo, informou um jornal financeiro nesta terça-feira.
Hongyun Group e Honghe Group assinaram uma carta de intenções na segunda-feira, informa o jornal 21st Century Business Herald, citandoLi Weidong, um executivo da controladora China Tobacco Yunnan Industrial Corp. A negociação depende de aprovação da State Tobacco
Monopoly Administration (STMA).
Uma mulher que respondeu ao telefone no escritório da Hongyun, recusou-se a informar seu nome e se a operação seria planejada. Telefonemas ao gabinete de imprensa da Honghe e da sede da controladora não foram atendidos.
As duas empresas, localizadas na província de Yunnan (sudoeste da China), produziram 4,6 milhões de caixas de cigarros no ano passado, de acordo com Business Herald. Uma caixa da indústria chinesa do tabaco possui 50.000 cigarros, equivalendo 230 bilhões de unidades.
Esta transação fará surgir a quarta maior companhia fabricante de cigarros do mundo, atrás de Philip Morris International Inc., British American Tobacco PLC e Japan Tobacco Inc.
A China possui a maior população de fumantes do mundo, com uma estimativa de 350 milhões de indivíduos.
Suas companhias de tabaco produziram 1,2 trilhão de cigarros nos seis primeiros meses deste ano, segundo a STMA.
Mas a indústria é fragmentada, estando os preços do varejo entre os mais baixos do mundo e os rendimentos dos produtores muito inferiores aos dos gigantes mundiais.
Beijing está encorajando as fusões para criar produtores mais eficientes e rentáveis. A cúpula da indústria estatal China National Tobacco Corp., tenta formar as 10 maiores companhias do
tabaco através de fusões.
Hongyun Group apresentou receitas de 29 bilhões de yuan ($4,2 bilhões) em 2007, enquanto que as receitas da Honghe foram de 16 bilhões de yuan ($2,3 bilhões).
A empresa resultante da fusão poderá ser chamada Hongyun Honghe Tobacco Group Company Ltd. com instalações de produção em Yunnan e na região noroeste de Xinjiang, duas áreas de cultivo de tabaco, disse Business Herald.
Na Internet:
Honghe Group (em Chinês): http://www.honghe.com
Hongyun Group (em Chinês): http://www.hongyun.com
State Tobacco Monopoly Administration (em Chinês):
http://www.tobacco.gov.cn
26 de Agosto de 2008 - 07:06 AM EST
http://money.cnn.com
NEW YORK (Associated Press) - Duas companhias chinesas do tabaco estão se fundindo para se tornarem a quarta maior fabricante de cigarros por volume do mundo, informou um jornal financeiro nesta terça-feira.
Hongyun Group e Honghe Group assinaram uma carta de intenções na segunda-feira, informa o jornal 21st Century Business Herald, citandoLi Weidong, um executivo da controladora China Tobacco Yunnan Industrial Corp. A negociação depende de aprovação da State Tobacco
Monopoly Administration (STMA).
Uma mulher que respondeu ao telefone no escritório da Hongyun, recusou-se a informar seu nome e se a operação seria planejada. Telefonemas ao gabinete de imprensa da Honghe e da sede da controladora não foram atendidos.
As duas empresas, localizadas na província de Yunnan (sudoeste da China), produziram 4,6 milhões de caixas de cigarros no ano passado, de acordo com Business Herald. Uma caixa da indústria chinesa do tabaco possui 50.000 cigarros, equivalendo 230 bilhões de unidades.
Esta transação fará surgir a quarta maior companhia fabricante de cigarros do mundo, atrás de Philip Morris International Inc., British American Tobacco PLC e Japan Tobacco Inc.
A China possui a maior população de fumantes do mundo, com uma estimativa de 350 milhões de indivíduos.
Suas companhias de tabaco produziram 1,2 trilhão de cigarros nos seis primeiros meses deste ano, segundo a STMA.
Mas a indústria é fragmentada, estando os preços do varejo entre os mais baixos do mundo e os rendimentos dos produtores muito inferiores aos dos gigantes mundiais.
Beijing está encorajando as fusões para criar produtores mais eficientes e rentáveis. A cúpula da indústria estatal China National Tobacco Corp., tenta formar as 10 maiores companhias do
tabaco através de fusões.
Hongyun Group apresentou receitas de 29 bilhões de yuan ($4,2 bilhões) em 2007, enquanto que as receitas da Honghe foram de 16 bilhões de yuan ($2,3 bilhões).
A empresa resultante da fusão poderá ser chamada Hongyun Honghe Tobacco Group Company Ltd. com instalações de produção em Yunnan e na região noroeste de Xinjiang, duas áreas de cultivo de tabaco, disse Business Herald.
Na Internet:
Honghe Group (em Chinês): http://www.honghe.com
Hongyun Group (em Chinês): http://www.hongyun.com
State Tobacco Monopoly Administration (em Chinês):
http://www.tobacco.gov.cn
segunda-feira, agosto 25, 2008
Fábricas são invadidas no Paraguai.
25 de Agosto de 2008 - Em cumprimento a uma lei, funcionários oficiais, responsáveis pela sua aplicação, invadiram três fábricas de cigarros próximas a Ciudad del Este e apreenderam cerca de 2.500 caixas dos cigarros U.S. Mild, supostamente falsificados.
As fábricas acessadas foram Tabacalera Internacional, Tabacalera Itasa e Tabacalera Talavera.
O Ministério Público anunciou que iria impor acusações contra Reinerio Santacruz, Jorge Esteban Oviedo, Arsenio Ramon Gayoso e Sidronio Talavera.
Os cigarros falsificados seriam destinados ao Brasil.
www.tobaccoreporter.com
25 de Agosto de 2008 - Em cumprimento a uma lei, funcionários oficiais, responsáveis pela sua aplicação, invadiram três fábricas de cigarros próximas a Ciudad del Este e apreenderam cerca de 2.500 caixas dos cigarros U.S. Mild, supostamente falsificados.
As fábricas acessadas foram Tabacalera Internacional, Tabacalera Itasa e Tabacalera Talavera.
O Ministério Público anunciou que iria impor acusações contra Reinerio Santacruz, Jorge Esteban Oviedo, Arsenio Ramon Gayoso e Sidronio Talavera.
Os cigarros falsificados seriam destinados ao Brasil.
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sexta-feira, agosto 22, 2008
Filipinas: BAT desiste de Pall Mall.
10 de Agosto de 2008. British American Tobacco (BAT) retira sua marca Pall Mall do mercado filipino devido às elevadas taxas de impostos sobre cigarros importados.
"Não há sentido em continuar as vendas da marca se não existe igualdade de condições no mercado", anunciou Jeremy Flint, gerente da BAT. A empresa não poderia competir no âmbito do atual sistema fiscal, onde marcas introduzidas após 1997 são altamente taxadas.
Em fevereiro, o Departamento de Finanças, unilateralmente com a Secretaria da Receita Interna (BIR) e concorrentes da BAT anunciaram que a marca Pall Mall deveria ter uma elevação nas taxas de impostos de PHP 26 (EUR 0,40) por embalagem.
A fabricante local La Suerte Cigar and Cigarette Factory produz o Pall Mall através de um acordo de licença com BAT Philippines.
De acordo com Flint, a empresa britânica continuará a manter sua presença nas Filipinas com as marcas Lucky Strike, Dunhill e Vogue.
Tobacco Journal International
10 de Agosto de 2008. British American Tobacco (BAT) retira sua marca Pall Mall do mercado filipino devido às elevadas taxas de impostos sobre cigarros importados.
"Não há sentido em continuar as vendas da marca se não existe igualdade de condições no mercado", anunciou Jeremy Flint, gerente da BAT. A empresa não poderia competir no âmbito do atual sistema fiscal, onde marcas introduzidas após 1997 são altamente taxadas.
Em fevereiro, o Departamento de Finanças, unilateralmente com a Secretaria da Receita Interna (BIR) e concorrentes da BAT anunciaram que a marca Pall Mall deveria ter uma elevação nas taxas de impostos de PHP 26 (EUR 0,40) por embalagem.
A fabricante local La Suerte Cigar and Cigarette Factory produz o Pall Mall através de um acordo de licença com BAT Philippines.
De acordo com Flint, a empresa britânica continuará a manter sua presença nas Filipinas com as marcas Lucky Strike, Dunhill e Vogue.
Tobacco Journal International
quinta-feira, agosto 14, 2008
A 'Lista Vermelha' é perigosa para sua saúde.
Não permita que Philip Morris te aprisione na "Lista Vermelha". É perigoso para sua saúde, dizem advogados da área de controle do tabaco.
A "Lista Vermelha" é uma nova forma que a fabricante Philip Morris está usando para promover seus produtos através da Internet. Aqueles que se registrarem no site www.marlboro.ph serão convidados a eventos onde são distribuídos cigarros e bebidas aos convidados.
"A vida das pessoas, especialmente os jovens, que se inscreverão nesta lista estarão definitivamente entrando 'no vermelho', ou seja, em zona de perigo", alerta a Dra. Maricar Limpin, diretora-executiva da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco
Aliança Filipinas (FCAP).
Limpin disse que inscrever seu nome na "Lista Vermelha" tornar-lhe-á "um alvo fácil" da publicidade do tabaco e de materiais promocionais da Philip Morris Philippines Manufacturing, Inc., fabricante dos cigarros Marlboro.
O site, que possui um aviso de advertência no rodapé (Cigarette Smoking is Dangerous To Your Health) está sendo usado para o concerto da banda Eraserheads no próximo dia 30 de Agosto.
Fãs (mesmo os não fumantes) que queiram obter os bilhetes para o concerto precisam se registrar no site, fornecendo informações pessoais, incluindo nome, endereço, telefone residencial, celular e e-mail.
Limpin disse que o site da companhia está violando o Republic Act 9211 (RA9211), que regulamenta "o uso da embalagem, distribuição de vendas e publicidade dos produtos de tabaco."
No mês passado a artista pop Alicia Keys desistiu de uma publicidade patrocinada pela Philip Morris em Jakarta, Indonésia. Limpin disse que Eraserheads deveria fazer o mesmo.
http://www.abs-cbnnews.com/storypage.aspx?StoryId=127496
Não permita que Philip Morris te aprisione na "Lista Vermelha". É perigoso para sua saúde, dizem advogados da área de controle do tabaco.
A "Lista Vermelha" é uma nova forma que a fabricante Philip Morris está usando para promover seus produtos através da Internet. Aqueles que se registrarem no site www.marlboro.ph serão convidados a eventos onde são distribuídos cigarros e bebidas aos convidados.
"A vida das pessoas, especialmente os jovens, que se inscreverão nesta lista estarão definitivamente entrando 'no vermelho', ou seja, em zona de perigo", alerta a Dra. Maricar Limpin, diretora-executiva da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco
Aliança Filipinas (FCAP).
Limpin disse que inscrever seu nome na "Lista Vermelha" tornar-lhe-á "um alvo fácil" da publicidade do tabaco e de materiais promocionais da Philip Morris Philippines Manufacturing, Inc., fabricante dos cigarros Marlboro.
O site, que possui um aviso de advertência no rodapé (Cigarette Smoking is Dangerous To Your Health) está sendo usado para o concerto da banda Eraserheads no próximo dia 30 de Agosto.
Fãs (mesmo os não fumantes) que queiram obter os bilhetes para o concerto precisam se registrar no site, fornecendo informações pessoais, incluindo nome, endereço, telefone residencial, celular e e-mail.
Limpin disse que o site da companhia está violando o Republic Act 9211 (RA9211), que regulamenta "o uso da embalagem, distribuição de vendas e publicidade dos produtos de tabaco."
No mês passado a artista pop Alicia Keys desistiu de uma publicidade patrocinada pela Philip Morris em Jakarta, Indonésia. Limpin disse que Eraserheads deveria fazer o mesmo.
http://www.abs-cbnnews.com/storypage.aspx?StoryId=127496
segunda-feira, agosto 11, 2008
Cigarros Davidoff chegam aos Estados Unidos.
Introduzido no mercado norte americano pela Commonwealth Brands ( comprada em 2006 pela Imperial Tobacco) em maio de 2008, os cigarros Davidoff, de estratégica liderança internacional, está presente e bem estabelecido em mais de 100 países ao redor do mundo, com toda a força em áreas específicas como os mercados da Grécia, Taiwan e do Oriente Médio.
"Estamos muito satisfeitos em anunciar o lançamento dos cigarros Davidoff no mercado interno dos Estados Unidos", disse Tim Jones, vice-presidente de marketing para a Commonwealth Brands, a quarta maior empresa de cigarros dos Estados Unidos, fabricante das marcas de cigarros USA Gold, Montclair, Malibu, Sonoma e Riviera.
Inicialmente, quatro estilos de Davidoff - todos usando uma fina mistura de tabacos Burley, Virginia e Oriental - estarão disponíveis: Davidoff Classic, Davidoff Lights, Davidoff Menthol, e Davidoff Menthol Lights.
A primeira marca a ser introduzida em embalagem no formato octagonal, Davidoff também apresenta um filme selado à volta da embalagem com um processo especial de vácuo para bloquear o sabor e frescura do tabaco.
"Davidoff se destaca entre as marcas de cigarro premium em mais de 100 países", disse Jones.
"Commonwealth Brands estará adicionando rapidamente os Estados Unidos nesta lista."
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quarta-feira, agosto 06, 2008
Supremo mantém fechada fábrica de cigarros da American Virginia.
4 de agosto de 2008- A empresa American Virginia Indústria e Comércio Importação e Exportação de Tabacos deve continuar fechada. A decisão é do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A indústria teve o próprio registro de fabricante de cigarros cancelado por não recolher o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) junto à Receita Federal.
A empresa ingressou com uma ação cautelar no STF solicitando a imediata reabertura, a fim de que as atividades fossem retomadas. Segundo informações do Supremo, a empresa alegava que não foi assegurado o devido processo legal quanto à aplicação da pena estabelecida em razão da inadimplência e pedia para que o cancelamento só produzisse efeitos após o trânsito em julgado da ação.
De acordo com a American Virginia, foi apresentado novo fundamento para a concessão da medida liminar referente ao pedido de falência formulado contra a empresa perante a 7ª Vara Cível da Comarca de Ananindeua (PA). Segundo a indústria, caso suas atividades não fossem imediatamente retomadas, o pedido de falência conduziria à sua extinção.
O ministro Gilmar Mendes observou que a empresa ajuizou, anteriormente, outra ação cautelar com o mesmo objetivo. Ele explicou que o Supremo tem entendido que a concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário apenas deve ocorrer em situações excepcionais, o que não ocorre no caso.
"O argumento trazido na inicial não é suficiente para ensejar a mudança do entendimento fixado pelo Plenário desta Corte, principalmente em juízo sumário como o da análise do pedido de medida liminar", disse o ministro. Assim sendo, ele indeferiu o pedido.
Mais uma vez
Não é a primeira vez que o ministro Gilmar Mendes nega um pedido da American Virginia. Em junho do ano passado, por sete votos a quatro, o STF decidiu que as fábricas de cigarro da empresa American Virginia deveriam ficar fechadas. A empresa havia sido impedida de funcionar no início de maio pela Receita Federal por inadimplência tributária.
Junto com Gilmar Mendes, votaram contra o pedido da American Virginia Cezar Peluso, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Na ocasião, os ministros que votaram a favor da empresa foram: Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence.
http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/54322.shtml
4 de agosto de 2008- A empresa American Virginia Indústria e Comércio Importação e Exportação de Tabacos deve continuar fechada. A decisão é do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A indústria teve o próprio registro de fabricante de cigarros cancelado por não recolher o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) junto à Receita Federal.
A empresa ingressou com uma ação cautelar no STF solicitando a imediata reabertura, a fim de que as atividades fossem retomadas. Segundo informações do Supremo, a empresa alegava que não foi assegurado o devido processo legal quanto à aplicação da pena estabelecida em razão da inadimplência e pedia para que o cancelamento só produzisse efeitos após o trânsito em julgado da ação.
De acordo com a American Virginia, foi apresentado novo fundamento para a concessão da medida liminar referente ao pedido de falência formulado contra a empresa perante a 7ª Vara Cível da Comarca de Ananindeua (PA). Segundo a indústria, caso suas atividades não fossem imediatamente retomadas, o pedido de falência conduziria à sua extinção.
O ministro Gilmar Mendes observou que a empresa ajuizou, anteriormente, outra ação cautelar com o mesmo objetivo. Ele explicou que o Supremo tem entendido que a concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário apenas deve ocorrer em situações excepcionais, o que não ocorre no caso.
"O argumento trazido na inicial não é suficiente para ensejar a mudança do entendimento fixado pelo Plenário desta Corte, principalmente em juízo sumário como o da análise do pedido de medida liminar", disse o ministro. Assim sendo, ele indeferiu o pedido.
Mais uma vez
Não é a primeira vez que o ministro Gilmar Mendes nega um pedido da American Virginia. Em junho do ano passado, por sete votos a quatro, o STF decidiu que as fábricas de cigarro da empresa American Virginia deveriam ficar fechadas. A empresa havia sido impedida de funcionar no início de maio pela Receita Federal por inadimplência tributária.
Junto com Gilmar Mendes, votaram contra o pedido da American Virginia Cezar Peluso, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Na ocasião, os ministros que votaram a favor da empresa foram: Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence.
http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/54322.shtml
terça-feira, agosto 05, 2008
Hongta adquire base produtiva no Laos.
4 de Agosto de 2008 - Hongta Group, a maior fabricante de tabacos da China tomou controle da fabricante de cigarros Laos-China Fortune Tobacco Co Ltd (LCFT), adquirindo 61% de suas cotas, informa reportagem de Tobacco China Online.
LCFT foi criada em 1992 com cotas anteriormente detidas pela Hainan Tobacco Co, do sul da China.
Após a compra, uma cerimônia foi realizada na capital do Laos, Vientiane, para marcar a mudança do nome da empresa para Laos-China Fortune Hongta Tobacco Co Ltd (LCHFT) e para a introdução de Marble, um novo produto no mercado do Laos.
Um dos papéis mais importantes da LCHFT será produzir sob licença da Hongta, os cigarros Xinxing , cuja procura é crescente no Sudeste asiático.
Segundo a reportagem, Hongta vê o Laos como uma importante base de produção e uma importante fonte de matéria-prima, uma vez que está tentando desenvolver ainda mais a sua presença nos mercados do Sudeste da Ásia.
Hongta, que está classificada entre as maiores exportadoras de produtos de tabaco da China, já vende seus cigarros para Hong Kong e Macau, e exporta para países do Sudeste da Ásia, Europa, África, Austrália e América.
Até agora, a maior parte das suas exportações têm envolvido as marcas de cigarros Yuxi, Mount Hongtashan, Marble, Xinxing e Ashima.
Marble é vendido principalmente na Europa e na África, ao mesmo tempo
em que Yuxi e Mount Hongtashan seguem em larga escala para o Sudeste
asiático, América do Norte e Austrália.
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4 de Agosto de 2008 - Hongta Group, a maior fabricante de tabacos da China tomou controle da fabricante de cigarros Laos-China Fortune Tobacco Co Ltd (LCFT), adquirindo 61% de suas cotas, informa reportagem de Tobacco China Online.
LCFT foi criada em 1992 com cotas anteriormente detidas pela Hainan Tobacco Co, do sul da China.
Após a compra, uma cerimônia foi realizada na capital do Laos, Vientiane, para marcar a mudança do nome da empresa para Laos-China Fortune Hongta Tobacco Co Ltd (LCHFT) e para a introdução de Marble, um novo produto no mercado do Laos.
Um dos papéis mais importantes da LCHFT será produzir sob licença da Hongta, os cigarros Xinxing , cuja procura é crescente no Sudeste asiático.
Segundo a reportagem, Hongta vê o Laos como uma importante base de produção e uma importante fonte de matéria-prima, uma vez que está tentando desenvolver ainda mais a sua presença nos mercados do Sudeste da Ásia.
Hongta, que está classificada entre as maiores exportadoras de produtos de tabaco da China, já vende seus cigarros para Hong Kong e Macau, e exporta para países do Sudeste da Ásia, Europa, África, Austrália e América.
Até agora, a maior parte das suas exportações têm envolvido as marcas de cigarros Yuxi, Mount Hongtashan, Marble, Xinxing e Ashima.
Marble é vendido principalmente na Europa e na África, ao mesmo tempo
em que Yuxi e Mount Hongtashan seguem em larga escala para o Sudeste
asiático, América do Norte e Austrália.
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domingo, agosto 03, 2008
Canadá: Executivos revelam como cigarros adentravam no país .
Empresas criavam sociedades 'offshore' para canalizar o fornecimento aos contrabandistas.
O caso decorre das vendas de tabaco no Canadá entre 1989 e 1994 quando os preços e impostos subiram, alimentando o mercado negro. Empresas sabiam sobre o regime de contrabando.
A investigação das três maiores empresas tabaqueiras do Canadá na ajuda e incentivo ao contrabando em finais dos anos 80 e início de 90 começou há oito anos, depois que o jornal canadense “A Gazetta” decorreu de uma série de artigos alegando que tais empresas eram as principais fornecedoras do mercado negro.
As bases para os artigos do jornal foram um traficante, que cometera suicídio, e dois ex-executivos de vendas de tabaco que supervisionaram um esquema de canalização de bilhões de marcas de cigarros canadenses para o mercado negro.
Les Thompson, um executivo de vendas da RJR Macdonald, descreveu em entrevistas em quartos de hotel em Ontário e Quebec como a RJR Macdonald (agora chamada de JTI-Macdonald) estabeleceu escritórios e empresas separadas em Toronto e nos Estados Unidos a fim de supervisionar a canalização de suas marcas, como a "Export A", aos contrabandistas.
Thompson admitiu gerenciar as atividades de contrabando da empresa através de uma empresa derivada, a Northern Brands International, situada em Winston-Salem, Carolina do Norte.
Ele relatou a forma como a companhia criava uma fábrica em Porto Rico para a fabricação de marcas canadenses para o mercado do contrabando.
Muitos dos cigarros foram canalizados através de empresas em Aruba para os Estados Unidos, antes de chegarem à Reserva Akwesasne Mohawk, perto de Cornwall, Ontário. Contrabandistas usavam então as balsas para atravessar o Rio São Lourenço e chegar ao Canadá.
Thompson mais tarde se confessou culpado do contrabando no estado de Nova Iorque e foi condenado a seis anos de prisão. Ele é uma testemunha-chave nos casos criminais e civis canadenses contra a JTI-Macdonald.
Outra testemunha-chave é o ex-vice-presidente da RJR Macdonald, Stan Smith, que foi chefe de Thompson. Smith se confessou culpado em Ontário em 2006 e foi condenado a oito meses de prisão domiciliar. Ele vinha cooperando com a polícia desde 2000.
Northern Brands foi culpada nos Estados Unidos em 1999 por uma pequena infração aduaneira e pagou US$ 15 milhões em multas e confiscos. Como parte do acordo, o Departamento de Justiça americano comprometeu a não tomar qualquer nova ação contra a RJR Nabisco, a empresa-mãe de Nova York.
O Canadá exigiu US$ 1 bilhão da RJR Nabisco, mas o processo foi retirado do tribunal americano, porque os danos ocorreram no país vizinho.
O contrabando de marcas populares de cigarros canadenses foi tão generalizado no início da década de 1990, quando estudos indicaram que um em cada três cigarros vendidos no Canadá eram contrabandeados.
A maior parte dos lucros da RJR Macdonald durante o início da década de 90, vieram de abastecimentos contrabandistas, disse Thompson à Gazetta.
Os artigos também incidiram sobre o papel desempenhado pela Imperial Tobacco e pela Rothmans. Ambas empresas enviavam enormes quantidades de cigarros canadenses para os Estados Unidos sob o pretexto de que estariam abastecendo o mercado Duty-Free (isento de direitos aduaneiros). Na verdade, os cigarros foram simplesmente vendidos de volta para o Canadá.
Segundo um memorando de dezembro de 1993 da BAT, a Imperial criou um gabinete em Delaware para supervisionar a transferência das suas marcas do Canadá para um armazém em Liverpool, NY. A nota dizia que o propósito primordial do escritório de Delaware "era o de evitar recentes exigências do governo canadense de que todas as práticas de exportação tivessem códigos individuais impressos nas embalagens."
Os códigos permitiram que o governo federal rastreasse as transferências de contrabando.
Os contrabandistas disseram que representantes de vendas da empresa apareciam regularmente aos locais de contrabandos e armazéns, perto de Cornwall e Buffalo, NY, a fim de fazer inventários.
Após os artigos do jornal A Gazetta em 1998 e 2000, Imperial e Rothmans, ambas negaram qualquer papel no contrabando.
Na sexta-feira, Rothmans e Imperial anunciaram que tinham resolvido as questões sobre as taxas, devendo pagar mais de US$ 1 bilhão no total de multas e sanções ao longo dos próximos 10 anos. Momentos depois, Rothmans e Philip Morris anunciaram a fusão.
http://www.canada.com/montrealgazette
Empresas criavam sociedades 'offshore' para canalizar o fornecimento aos contrabandistas.
Vista noturna da fábrica da Imperial, em Nottingham
O caso decorre das vendas de tabaco no Canadá entre 1989 e 1994 quando os preços e impostos subiram, alimentando o mercado negro. Empresas sabiam sobre o regime de contrabando.
A investigação das três maiores empresas tabaqueiras do Canadá na ajuda e incentivo ao contrabando em finais dos anos 80 e início de 90 começou há oito anos, depois que o jornal canadense “A Gazetta” decorreu de uma série de artigos alegando que tais empresas eram as principais fornecedoras do mercado negro.
As bases para os artigos do jornal foram um traficante, que cometera suicídio, e dois ex-executivos de vendas de tabaco que supervisionaram um esquema de canalização de bilhões de marcas de cigarros canadenses para o mercado negro.
Les Thompson, um executivo de vendas da RJR Macdonald, descreveu em entrevistas em quartos de hotel em Ontário e Quebec como a RJR Macdonald (agora chamada de JTI-Macdonald) estabeleceu escritórios e empresas separadas em Toronto e nos Estados Unidos a fim de supervisionar a canalização de suas marcas, como a "Export A", aos contrabandistas.
Thompson admitiu gerenciar as atividades de contrabando da empresa através de uma empresa derivada, a Northern Brands International, situada em Winston-Salem, Carolina do Norte.
Ele relatou a forma como a companhia criava uma fábrica em Porto Rico para a fabricação de marcas canadenses para o mercado do contrabando.
Muitos dos cigarros foram canalizados através de empresas em Aruba para os Estados Unidos, antes de chegarem à Reserva Akwesasne Mohawk, perto de Cornwall, Ontário. Contrabandistas usavam então as balsas para atravessar o Rio São Lourenço e chegar ao Canadá.
Thompson mais tarde se confessou culpado do contrabando no estado de Nova Iorque e foi condenado a seis anos de prisão. Ele é uma testemunha-chave nos casos criminais e civis canadenses contra a JTI-Macdonald.
Outra testemunha-chave é o ex-vice-presidente da RJR Macdonald, Stan Smith, que foi chefe de Thompson. Smith se confessou culpado em Ontário em 2006 e foi condenado a oito meses de prisão domiciliar. Ele vinha cooperando com a polícia desde 2000.
Northern Brands foi culpada nos Estados Unidos em 1999 por uma pequena infração aduaneira e pagou US$ 15 milhões em multas e confiscos. Como parte do acordo, o Departamento de Justiça americano comprometeu a não tomar qualquer nova ação contra a RJR Nabisco, a empresa-mãe de Nova York.
O Canadá exigiu US$ 1 bilhão da RJR Nabisco, mas o processo foi retirado do tribunal americano, porque os danos ocorreram no país vizinho.
O contrabando de marcas populares de cigarros canadenses foi tão generalizado no início da década de 1990, quando estudos indicaram que um em cada três cigarros vendidos no Canadá eram contrabandeados.
A maior parte dos lucros da RJR Macdonald durante o início da década de 90, vieram de abastecimentos contrabandistas, disse Thompson à Gazetta.
Os artigos também incidiram sobre o papel desempenhado pela Imperial Tobacco e pela Rothmans. Ambas empresas enviavam enormes quantidades de cigarros canadenses para os Estados Unidos sob o pretexto de que estariam abastecendo o mercado Duty-Free (isento de direitos aduaneiros). Na verdade, os cigarros foram simplesmente vendidos de volta para o Canadá.
Segundo um memorando de dezembro de 1993 da BAT, a Imperial criou um gabinete em Delaware para supervisionar a transferência das suas marcas do Canadá para um armazém em Liverpool, NY. A nota dizia que o propósito primordial do escritório de Delaware "era o de evitar recentes exigências do governo canadense de que todas as práticas de exportação tivessem códigos individuais impressos nas embalagens."
Os códigos permitiram que o governo federal rastreasse as transferências de contrabando.
Os contrabandistas disseram que representantes de vendas da empresa apareciam regularmente aos locais de contrabandos e armazéns, perto de Cornwall e Buffalo, NY, a fim de fazer inventários.
Após os artigos do jornal A Gazetta em 1998 e 2000, Imperial e Rothmans, ambas negaram qualquer papel no contrabando.
Na sexta-feira, Rothmans e Imperial anunciaram que tinham resolvido as questões sobre as taxas, devendo pagar mais de US$ 1 bilhão no total de multas e sanções ao longo dos próximos 10 anos. Momentos depois, Rothmans e Philip Morris anunciaram a fusão.
http://www.canada.com/montrealgazette
quinta-feira, julho 31, 2008
PMI busca os 100% da Rothmans
Reuters América Latina
CHICAGO (Reuters) Gigante do tabaco Philip Morris (PMI) anunciou nesta quinta, planos para assumir a rival Rothmans Canadá, fabricante dos cigarros Benson & Hedges.
O valor de US$ 1,95 bilhão do negócio envolve a compra pela Philip Morris de 60% da Rothmans, adicionando-se aos 40% que ela já detém.
Com a notícia, as ações da Rothmans subiram, enquanto as da Philip Morris caíram.
"Os acionistas de Rothmans receberam um significativo prêmio e PMI consolidará sua presença em um mercado que é financeiramente atrativo e de importância estratégica para se avançar," disse o presidente executivo de Philip Morris, Louis Camilleri.
Investigação da Polícia Montada Canadense relaciona incidências entre 1989 e 1994, quando o tabaco era exportado do Canadá e então contrabandeado de volta ao país a partir dos Estados Unidos para evitar mais impostos. Rothmans disse na manhã de hoje que pagará multa
adicional de US$ 450 milhões nos próximos 10 anos por este caso judicial e que se declara culpada de ajudar contrabandistas.
A oferta da compra é prevista para se efetivar no próximo dia 30 de setembro, condicionada ao visto do governo canadense.
Reuters América Latina
CHICAGO (Reuters) Gigante do tabaco Philip Morris (PMI) anunciou nesta quinta, planos para assumir a rival Rothmans Canadá, fabricante dos cigarros Benson & Hedges.
O valor de US$ 1,95 bilhão do negócio envolve a compra pela Philip Morris de 60% da Rothmans, adicionando-se aos 40% que ela já detém.
Com a notícia, as ações da Rothmans subiram, enquanto as da Philip Morris caíram.
"Os acionistas de Rothmans receberam um significativo prêmio e PMI consolidará sua presença em um mercado que é financeiramente atrativo e de importância estratégica para se avançar," disse o presidente executivo de Philip Morris, Louis Camilleri.
Investigação da Polícia Montada Canadense relaciona incidências entre 1989 e 1994, quando o tabaco era exportado do Canadá e então contrabandeado de volta ao país a partir dos Estados Unidos para evitar mais impostos. Rothmans disse na manhã de hoje que pagará multa
adicional de US$ 450 milhões nos próximos 10 anos por este caso judicial e que se declara culpada de ajudar contrabandistas.
A oferta da compra é prevista para se efetivar no próximo dia 30 de setembro, condicionada ao visto do governo canadense.
sexta-feira, julho 25, 2008
MPF entra com ação contra imagens de advertência sobre cigarro
24/07/2008 - 17h57
da Folha Online
O Ministério Público Federal em Santa Catarina entrou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra a União e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em razão da obrigatoriedade de fabricantes de cigarros exibirem imagens de advertência em anúncios e rótulos dos produtos.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.
Para o procurador da República em Blumenau, João Marques Brandão Néto, as imagens atingem o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana.
"Como a campanha foi estendida para além das embalagens de cigarro, ao entrar em qualquer lanchonete, loja de conveniência, restaurante ou bar, entre outros, os cidadãos são aterrorizadas pela foto de um cadáver com o crânio rachado ou um feto morto dentro de um cinzeiro", argumenta o procurador, na ação.
No último mês de maio, o governo apresentou as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco.
Entre as novas ilustrações, há um bebê morto dentro de um cinzeiro, uma cirurgia cardíaca, uma mãe e um filho assistindo à morte do pai e o cadáver de um fumante em uma mesa de necrotério. A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Inca.
http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br
24/07/2008 - 17h57
da Folha Online
O Ministério Público Federal em Santa Catarina entrou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra a União e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em razão da obrigatoriedade de fabricantes de cigarros exibirem imagens de advertência em anúncios e rótulos dos produtos.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.
Para o procurador da República em Blumenau, João Marques Brandão Néto, as imagens atingem o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana.
"Como a campanha foi estendida para além das embalagens de cigarro, ao entrar em qualquer lanchonete, loja de conveniência, restaurante ou bar, entre outros, os cidadãos são aterrorizadas pela foto de um cadáver com o crânio rachado ou um feto morto dentro de um cinzeiro", argumenta o procurador, na ação.
No último mês de maio, o governo apresentou as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco.
Entre as novas ilustrações, há um bebê morto dentro de um cinzeiro, uma cirurgia cardíaca, uma mãe e um filho assistindo à morte do pai e o cadáver de um fumante em uma mesa de necrotério. A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Inca.
http://blogdofred.folha.blog.
quinta-feira, julho 24, 2008
Bill Gates e Michael Bloomberg lançam campanha de US$ 500 milhões contra o fumo.
23/07/08
NOVA YORK, EUA (AFP) — O fundador da Microsoft, Bill Gates, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciaram, nesta quarta-feira, uma campanha de 500 milhões de dólares para combater o tabagismo no mundo.
Em uma coletiva de imprensa, Gates disse que doará 125 milhões de dólares para a campanha, enquanto a Bloomberg anunciou que somará 250 milhões a seu compromisso já assumido em 2005 de investir 125 milhões nesse esforço.
"Nosso objetivo é apoiar e complementar a iniciativa da Bloomberg", declarou Gates, cuja contribuição inclui 24 milhões de dólares para o programa do prefeito de Nova York e o restante, para campanhas na Índia, China e África.
Os dois multimilionários, cujas fortunas chegam a 16 bilhões de dólares, no caso de Bloomberg, e a 58 bilhões de dólares, no de Gates, dedicam há anos parte do lucro de suas empresas à filantropia.
Segundo eles, pelo menos 1 bilhão de pessoas morrerão neste século de doenças ligadas ao tabagismo, se o hábito de fumar, por eles chamado de "epidemia", não for combatido.
A estratégia consiste em apoiar projetos que permitam aumentar os impostos contra o cigarro, mudar a imagem do produto, proteger os não-fumantes da exposição ao cigarro e ajudar as pessoas a pararem de fumar.
Um mundo sem cigarro, declarou Bloomberg, "é um mundo em que as pessoas vivem mais tempo e são mais felizes".
AFP
23/07/08
NOVA YORK, EUA (AFP) — O fundador da Microsoft, Bill Gates, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciaram, nesta quarta-feira, uma campanha de 500 milhões de dólares para combater o tabagismo no mundo.
Em uma coletiva de imprensa, Gates disse que doará 125 milhões de dólares para a campanha, enquanto a Bloomberg anunciou que somará 250 milhões a seu compromisso já assumido em 2005 de investir 125 milhões nesse esforço.
"Nosso objetivo é apoiar e complementar a iniciativa da Bloomberg", declarou Gates, cuja contribuição inclui 24 milhões de dólares para o programa do prefeito de Nova York e o restante, para campanhas na Índia, China e África.
Os dois multimilionários, cujas fortunas chegam a 16 bilhões de dólares, no caso de Bloomberg, e a 58 bilhões de dólares, no de Gates, dedicam há anos parte do lucro de suas empresas à filantropia.
Segundo eles, pelo menos 1 bilhão de pessoas morrerão neste século de doenças ligadas ao tabagismo, se o hábito de fumar, por eles chamado de "epidemia", não for combatido.
A estratégia consiste em apoiar projetos que permitam aumentar os impostos contra o cigarro, mudar a imagem do produto, proteger os não-fumantes da exposição ao cigarro e ajudar as pessoas a pararem de fumar.
Um mundo sem cigarro, declarou Bloomberg, "é um mundo em que as pessoas vivem mais tempo e são mais felizes".
AFP
Marlboros Made-in-China substituem os importados.
23 de Julho de 2008 - O primeiro lote comercial de Marlboros produzidos na China foi processado pela Changsha Cigarette Factory na última sexta-feira, 18 de Julho, informa reportagem da Tobacco China Online.
Negociações entre a fábrica da Changsha e Philip Morris numa produção em joint-venture dos cigarros Marlboro na China começaram em 2003, sob os auspícios da STMA (State Tobacco Monopoly Administration) e um acordo de licença de marca e joint-venture assinados em 2005.
De acordo com a reportagem, a partir do próximo mês, todos os Marlboros importados pela China serão substituídos por estes Marlboros, produzidos localmente.
www.tobaccoreporter.com
23 de Julho de 2008 - O primeiro lote comercial de Marlboros produzidos na China foi processado pela Changsha Cigarette Factory na última sexta-feira, 18 de Julho, informa reportagem da Tobacco China Online.
Negociações entre a fábrica da Changsha e Philip Morris numa produção em joint-venture dos cigarros Marlboro na China começaram em 2003, sob os auspícios da STMA (State Tobacco Monopoly Administration) e um acordo de licença de marca e joint-venture assinados em 2005.
De acordo com a reportagem, a partir do próximo mês, todos os Marlboros importados pela China serão substituídos por estes Marlboros, produzidos localmente.
www.tobaccoreporter.com
terça-feira, julho 22, 2008
Quatar: Em breve os avisos gráficos de advertência em produtos de tabaco.
O Quatar irá impor fortes avisos gráficos em todos os produtos de tabaco muito em breve. De acordo com pesquisas, todos os países do Golfo Pérsico seguirão a prática da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinado no início
deste ano por estes países.
"O Quatar está trabalhando em estreita colaboração com outros países do Golfo para elaborar os detalhes, inclusive aduaneiros, fiscais e de etiquetagens e deverá implementar a convenção a partir de 2009", disseram fontes.
O Bahrain anunciou na terça-feira da semana passada que empresas de tabaco serão obrigadas a imprimir fotos de órgãos prejudicados, como pulmões e corações nas embalagens, a fim de se manterem no mercado do Golfo.
As companhias também terão de se certificar que num espaço de 30 a 50% da embalagem, um amplo aviso sobre os riscos do fumo deverá ser apresentado.
Uma própria lei do tabaco de 2002 do Quatar, em seu artigo seis, salienta que "o tamanho da letra e a declaração de advertência não devem ser inferiores a 1/4 do tamanho do nome impresso da marca. Além disso, o aviso deve ser da mesma cor que o logotipo da marca e também ser apresentado em árabe, juntamente com a data de validade, produção e quantidade de alcatrão e nicotina".
O país proíbe estritamente a publicidade do tabaco, produtos de tabaco e derivados em seu artigo oito, enquanto o artigo dez da lei, proíbe o fumo em quase todos os locais públicos.
Publicado em 18/07/2008 - Gulf Times Newspaper
http://www.gulf-times.com
O Quatar irá impor fortes avisos gráficos em todos os produtos de tabaco muito em breve. De acordo com pesquisas, todos os países do Golfo Pérsico seguirão a prática da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinado no início
deste ano por estes países.
"O Quatar está trabalhando em estreita colaboração com outros países do Golfo para elaborar os detalhes, inclusive aduaneiros, fiscais e de etiquetagens e deverá implementar a convenção a partir de 2009", disseram fontes.
O Bahrain anunciou na terça-feira da semana passada que empresas de tabaco serão obrigadas a imprimir fotos de órgãos prejudicados, como pulmões e corações nas embalagens, a fim de se manterem no mercado do Golfo.
As companhias também terão de se certificar que num espaço de 30 a 50% da embalagem, um amplo aviso sobre os riscos do fumo deverá ser apresentado.
Uma própria lei do tabaco de 2002 do Quatar, em seu artigo seis, salienta que "o tamanho da letra e a declaração de advertência não devem ser inferiores a 1/4 do tamanho do nome impresso da marca. Além disso, o aviso deve ser da mesma cor que o logotipo da marca e também ser apresentado em árabe, juntamente com a data de validade, produção e quantidade de alcatrão e nicotina".
O país proíbe estritamente a publicidade do tabaco, produtos de tabaco e derivados em seu artigo oito, enquanto o artigo dez da lei, proíbe o fumo em quase todos os locais públicos.
Publicado em 18/07/2008 - Gulf Times Newspaper
http://www.gulf-times.com
quinta-feira, julho 17, 2008
Fabricantes são acusadas de manipular mentol no cigarro para atrair jovens
Quarta, 16 de Julho, 07h15
Washington, 16 jul (EFE) - As fabricantes de cigarro manipulam os níveis de mentol em algumas marcas específicas para recrutar os jovens no vício, denuncia um estudo que será publicado em setembro "American Journal of Public Health".
Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (Massachusetts), disseram hoje que as marcas de mentol aumentaram sua popularidade entre os adolescentes, em especial os mais jovens que começam a fumar.
O relatório indica que as fábricas de cigarro aplicam "uma estratégia deliberada para recrutar e enganchar os fumantes jovens ao ajustar o mentol a fim de criar uma experiência mais suave para o qual começa a fumar".
O documento explica que o mentol esconde o aroma forte do tabaco e a irritação que causa, mas fornece a porção de nicotina, que é a substância viciante.
"Durante décadas, a indústria do tabaco manipulou cuidadosamente o teor de mentol não só para atrair jovens, mas também para amarrar os consumidores adultos por toda a vida", disse Howard Koh, professor de Saúde Pública e um dos autores do relatório.
A denúncia contra as fabricantes de cigarro surgiu do estudo da analista Jennifer Kreslake e de outros cientistas do Programa de Pesquisas sobre controle de cigarros sobre o desenvolvimento do mentol na indústria do tabaco.
Também fizeram testes de laboratório para medir o teor de mentol nas marcas americanas de cigarro, examinaram relatórios de mercado e analisaram dados nacionais sobre consumo de tabaco entre maiores de 12 anos em 2006.
O trabalho indica que, nesse ano, 43,8% dos jovens entre 12 e 17 anos fumavam cigarros mentolados, consumidos também por 35,6% das pessoas entre 18 e 24 anos.
Em contraste, só 30,6% dos maiores de 35 anos disseram que consumiam tabaco mentolado.
Segundo os investigadores, a introdução, no mercado, de marcas mentoladas mais suaves viola um acordo assinado em 1998 entre as empresas tabaqueiras e os Governos.
Esse acordo proíbe a indústria do tabaco de dirigir a propaganda dos produtos aos jovens.
"Este é outro exemplo do comportamento cínico da indústria do tabaco", manifestou Gregory Connolly, professor de Saúde Pública e outro dos autores do relatório.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, as doenças provocadas pelo consumo de tabaco causam cerca de 480 mil mortes ao ano nos Estados Unidos, onde 18,1% da população é fumante habitual.
EFE
http://br.noticias.yahoo.com
Quarta, 16 de Julho, 07h15
Washington, 16 jul (EFE) - As fabricantes de cigarro manipulam os níveis de mentol em algumas marcas específicas para recrutar os jovens no vício, denuncia um estudo que será publicado em setembro "American Journal of Public Health".
Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (Massachusetts), disseram hoje que as marcas de mentol aumentaram sua popularidade entre os adolescentes, em especial os mais jovens que começam a fumar.
O relatório indica que as fábricas de cigarro aplicam "uma estratégia deliberada para recrutar e enganchar os fumantes jovens ao ajustar o mentol a fim de criar uma experiência mais suave para o qual começa a fumar".
O documento explica que o mentol esconde o aroma forte do tabaco e a irritação que causa, mas fornece a porção de nicotina, que é a substância viciante.
"Durante décadas, a indústria do tabaco manipulou cuidadosamente o teor de mentol não só para atrair jovens, mas também para amarrar os consumidores adultos por toda a vida", disse Howard Koh, professor de Saúde Pública e um dos autores do relatório.
A denúncia contra as fabricantes de cigarro surgiu do estudo da analista Jennifer Kreslake e de outros cientistas do Programa de Pesquisas sobre controle de cigarros sobre o desenvolvimento do mentol na indústria do tabaco.
Também fizeram testes de laboratório para medir o teor de mentol nas marcas americanas de cigarro, examinaram relatórios de mercado e analisaram dados nacionais sobre consumo de tabaco entre maiores de 12 anos em 2006.
O trabalho indica que, nesse ano, 43,8% dos jovens entre 12 e 17 anos fumavam cigarros mentolados, consumidos também por 35,6% das pessoas entre 18 e 24 anos.
Em contraste, só 30,6% dos maiores de 35 anos disseram que consumiam tabaco mentolado.
Segundo os investigadores, a introdução, no mercado, de marcas mentoladas mais suaves viola um acordo assinado em 1998 entre as empresas tabaqueiras e os Governos.
Esse acordo proíbe a indústria do tabaco de dirigir a propaganda dos produtos aos jovens.
"Este é outro exemplo do comportamento cínico da indústria do tabaco", manifestou Gregory Connolly, professor de Saúde Pública e outro dos autores do relatório.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, as doenças provocadas pelo consumo de tabaco causam cerca de 480 mil mortes ao ano nos Estados Unidos, onde 18,1% da população é fumante habitual.
EFE
http://br.noticias.yahoo.com
terça-feira, julho 15, 2008
Schwarzenegger é contra a proibição do cigarro nas telonas
(14/07/2008 - 11h58) Da Redação www.cineclick.com.br/
O ator e também governador do Estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger comentou sobre a lei relacionada à proibição de personagens fumantes em filmes, segundo informou The Press Association.
Schwarzenegger afirmou que é contra a probição. "Não acredito que devemos eliminar os cigarros dos filmes, acho que o melhor é lembrar nossas crianças dos perigos de fumar", comentou o ator.
Ele ainda disse que o desenvolvimento dos longas pode ser prejudicado, já que os diretores não teriam total liberdade artística para criar seus personagens. "Impedir personagens fumantes é uma medida muito radical. Estamos indo longe demais", concluiu.
A medida seria tomada graças à iniciativa de organizações não-governamentais e associações relacionadas à área da saúde, que pressionam os estúdios a banir o fumo nos filmes para não influenciar os jovens que gostam de cinema.
O governador só falou sobre o assunto depois da decisão que os DVDs lançados nos Estados Unidos com classificação etária livre ou até os 13 anos de idade deverão ter um aviso anti-tabagismo na caixa e nos extras. A Disney já incluía tal aviso nos seus lançamentos e foi seguida por estúdios como Paramount, Sony, Fox, Universal Pictures e Warner Bros..
(14/07/2008 - 11h58) Da Redação www.cineclick.com.br/
O ator e também governador do Estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger comentou sobre a lei relacionada à proibição de personagens fumantes em filmes, segundo informou The Press Association.
Schwarzenegger afirmou que é contra a probição. "Não acredito que devemos eliminar os cigarros dos filmes, acho que o melhor é lembrar nossas crianças dos perigos de fumar", comentou o ator.
Ele ainda disse que o desenvolvimento dos longas pode ser prejudicado, já que os diretores não teriam total liberdade artística para criar seus personagens. "Impedir personagens fumantes é uma medida muito radical. Estamos indo longe demais", concluiu.
A medida seria tomada graças à iniciativa de organizações não-governamentais e associações relacionadas à área da saúde, que pressionam os estúdios a banir o fumo nos filmes para não influenciar os jovens que gostam de cinema.
O governador só falou sobre o assunto depois da decisão que os DVDs lançados nos Estados Unidos com classificação etária livre ou até os 13 anos de idade deverão ter um aviso anti-tabagismo na caixa e nos extras. A Disney já incluía tal aviso nos seus lançamentos e foi seguida por estúdios como Paramount, Sony, Fox, Universal Pictures e Warner Bros..
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