PMI busca os 100% da Rothmans
Reuters América Latina
CHICAGO (Reuters) Gigante do tabaco Philip Morris (PMI) anunciou nesta quinta, planos para assumir a rival Rothmans Canadá, fabricante dos cigarros Benson & Hedges.
O valor de US$ 1,95 bilhão do negócio envolve a compra pela Philip Morris de 60% da Rothmans, adicionando-se aos 40% que ela já detém.
Com a notícia, as ações da Rothmans subiram, enquanto as da Philip Morris caíram.
"Os acionistas de Rothmans receberam um significativo prêmio e PMI consolidará sua presença em um mercado que é financeiramente atrativo e de importância estratégica para se avançar," disse o presidente executivo de Philip Morris, Louis Camilleri.
Investigação da Polícia Montada Canadense relaciona incidências entre 1989 e 1994, quando o tabaco era exportado do Canadá e então contrabandeado de volta ao país a partir dos Estados Unidos para evitar mais impostos. Rothmans disse na manhã de hoje que pagará multa
adicional de US$ 450 milhões nos próximos 10 anos por este caso judicial e que se declara culpada de ajudar contrabandistas.
A oferta da compra é prevista para se efetivar no próximo dia 30 de setembro, condicionada ao visto do governo canadense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário