MALÁSIA
Fonte: NSTP e-Media (my)
Date: 16-05-2009
Autor: JOHAN JAAFFAR, zulujj@tm.net.my
URL: http://www.nst.com.my/Saturday/Columns/2557871/Article/index_html
ID: 284072
Coloque Adnan nas embalagens de cigarros, não imagens hediondas.
Aquelas imagens nojentas nos maços de cigarros significam pouco para os fumantes...
Alguns anos atrás, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde para o Pacífico Ocidental informou que metade dos homens malaios fumavam. O estudo também mostrou que a cada dia, cerca de 50 adolescentes abaixo dos 18 anos começam a fumar e cerca de 30% dos rapazes com idades compreendidas entre 12 e 18 fumam.
A OMS reconhece o fato de a região do Pacífico Ocidental, que inclui o leste da Ásia e o Pacífico, possui a maior taxa de fumantes de todo o mundo...
Deveríamos pensar de outra forma. A resposta não reside apenas nas campanhas destinadas a deter as pessoas de fumar. Devemos agora mostrar para as pessoas como mudar seus estilos de vida. A vida moderna exige certas convenções. A vida agitada é inevitável. Hábitos alimentares, também, possuem uma grande influência sobre a saúde de nossa população...
Aprenda com Adnan Osman, um extraordinário desportista de 67 anos. Ele parou de fumar somente quando tinha 50 anos. A decisão mudou sua vida. Ele tem, desde então, corrido 12 maratonas, escalado todas as 12 montanhas acima de 2.100 metros deste país, atigiu o pico do Gunung Tahan 15 vezes e o Monte Kinabalu. Ele acabou concluindo a mais difícil corrida do mundo, a maratona das areias no Marrocos.
Adnan não parou por causa das imagens assustadoras dos maços de cigarros. Ele fez isso porque queria mudar sua vida para melhor. Há lições a serem aprendidas aqui. São mais dos que avisos de advertências, campanhas e impostos para deter as pessoas do fumo. A determinação para virar uma nova página e se tornar saudável fez Adnan deixar seu hábito de 33 anos.
Ele deveria aparecer nas embalagens de cigarros e não estas imagens hediondas.
Um comentário:
Postar um comentário