domingo, maio 27, 2007

Nigeria: Três Estados processam British American Tobacco

Londres, 27/05 - Três Estados da Nigéria, Kano, Lagos e Gombe, abriram um processo judicial no Reino Unido contra a companhia British American Tobacco (BAT), pelos danos à saúde dos jovens que consomem os seus produtos.

Os três Estados e uma ONG acusam a BAT de promover o vício do fumo entre os menores nos países em desenvolvimento, patrocinando eventos esportivos e vendendo cigarros no varejo, informa hoje o jornal britânico "The Times".

Os litigantes, inspirados em acções colectivas movidas na Justiça dos Estados Unidos nos anos 90, reivindicam 38,6 biliões de dólares por perdas e danos.

"Em reacção à perda de mercado e de lucros nos países desenvolvidos, as companhias de tabaco estão a canalizar os seus enormes recursos e sua máquina promocional para captar os jovens impressionáveis dos países em desenvolvimento da África", denunciou Akinbode Oluwafemi, da ONG Environmental Rights Action.

Os advogados estão a ser assessorados por Mike Moore, ex-procurador-geral do Missouri, que em 1994 foi o primeiro Estado americano a processar as companhias do setor.

Yemi Osinbajo, procurador-geral de Lagos, explicou hoje ao "Times" que obteve informações que demonstram uma tentativa deliberada das companhias de levar os jovens ao vício.

Os litigantes afirmam que os avisos obrigatórios em inglês de que fumar prejudica a saúde são ineficazes num país como a Nigéria.

Além disso, denunciam que a venda de cigarros avulsos, fora dos maços, aumenta a possibilidade de acesso para os menores.

Uma porta-voz da BAT, segunda maior fabricante de cigarros do mundo, negou, no entanto, as acusações

AngolaPress

Nenhum comentário: