Narguilé é tão prejudicial quanto o cigarro, adverte OMS
A Organização Mundial da Saúde avisa que usar narguilés para consumir tabaco expõe o usuário a mais fumaça, e por mais tempo, que o cigarro comum
Associated Press
GENEBRA - Fumar narguilé pode trazer os mesmos riscos para a saúde que o cigarro, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que mais estudos são necessários para esclarecer a ligação entre o cachimbo oriental e diversas doenças letais.
"Usar um cachimbo de água não é uma alternativa segura ao cigarro", diz a agência das Nações Unidas, em um relatório de sete páginas sobre o assunto. "Contrariando um antigo folclore e a crença popular, a fumaça que emerge de um narguilé contém diversos tóxicos que, sabe-se, causam câncer de pulmão, doença cardíaca e outros males".
A "nota de advertência" da OMS avisa que usar narguilés para consumir tabaco, que nessa modalidade geralmente é misturado a melaço e sabores de frutas, expõe o usuário a mais fumaça, e por mais tempo, que o cigarro comum. Pesquisas preliminares indicam que o uso de narguilé oferece muitos dos mesmos riscos que o cigarro e pode trazer ainda "alguns riscos de saúdo próprios".
Um narguilé é uma tigela conectada a um vaso contendo água, com um tubo longo e uma piteira. O tabaco fica na tigela, com uma camada de papel alumínio e uma brasa quente por cima. O tabaco nunca chega a entrar em combustão, mas é aquecido pela brasa, processo que, segundo os defensores da prática, gera uma fumaça diferente da do cigarro.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário