segunda-feira, julho 14, 2008
O monopólio búlgaro do tabaco, Bulgartabac, vendeu nesta segunda-feira através da Bolsa de Valores da Bulgária, 78,18% da fábrica localizada na cidade de Stara Zagora, ao sul da Bulgária.
As 920.854 cotas do capital da "Sluntse (Sun) - Stara Zagora - Tabac" foram vendidas por um total de BGN 18.186.866,5, totalizando BGN 19,75 por cota, anunciou a holding Bulgartabac.
Entretanto, o nome do proprietário majoritário ainda não foi anunciado.
As cotas foram vendidas em duas partes - o pacote minoritário de 1,77% (20.854 cotas), e o pacote majoritário de 76,41% (900.000 cotas).
O pacote majoritário foi adquirido por um comprador, enquanto que o pacote minoritário foi vendido em duas partes.
O preço mínimo foi de BGN 18,90 por cota (BGN 17.404.140,60 no total), o que significa que o preço final foi de BGN 782.725,90 acima do esperado.
A fábrica Sluntse Stara Zagora possui uma licença para processamento de tabaco, e a produção de produtos de tabaco.
Novinite.com
quinta-feira, julho 10, 2008
10 de Julho de 2008. O Ministério da Saúde está alterando o Regulamento de 2004 do Controle de Produtos de Tabaco para tornar obrigatória a impressão de fotos de advertência em cada embalagem de cigarros no país.
A diretora de saúde Dra. P. Mohamed Meeran Lila disse que a mudança é destinada a criar um maior impacto sobre a consciência pública sobre os perigos do tabagismo.
"Será implementada em breve, e até final de 2008, os malaios visualizarão um aviso ilustrado em cada embalagem de cigarros no mercado", disse ela, quando da oficialização do Dia Mundial Sem Tabaco de 2008.
Ela disse que os avisos ilustrados podem ser a forma mais eficaz de fazer passar a mensagem, assim como para reduzir o número de fumantes no país, à exceção do ministério anterior, cujo esforço era fazer subir o preço cigarro.
Ela também citou sobre uma Pesquisa Nacional sobre Saúde e Morbidade, conduzida pelo ministério em 2006, onde se revelou que 461.624 adolescentes com idades entre 13 e 18 tinham desenvolvido o tabagismo.
Daqueles números, 91% eram de homens jovens, disse a diretora.
Tobacco Journal International
sexta-feira, julho 04, 2008
30 de Junho de 2008. Agências reguladoras antitruste da União Européia aprovaram a compra da Skandinavisk Tobakskompagni (ST) pela British American Tobacco (BAT).
No entanto, a Comissão Européia afirmou que a aprovação dos 3,9 bilhões de dólares (2,48 bilhões de euros) entre BAT e a companhia dinamarquesa (que detém 60% do mercado escandinavo) está condicionada à venda de uma série de marcas de tabaco pela BAT principalmente na Noruega, como Petteroe's e Tiedemanns Rod. BAT ofereceu vender dois produtos de tabaco RYO (roll-your-own) na Noruega.
A comissão disse que o negócio não prejudica a concorrência no mercado da União Européia, exceto para a Noruega onde os dois teriam uma posição dominante no mercado, sem alienar duas marcas de tabaco.
Tobacco Journal International
2 de Julho, 1:34 pm ET
SCOTTSDALE, Ariz.--(BUSINESS WIRE)--Tobacco One, Inc. anunciou hoje a compra de uma popular marca de cigarro regional, de um empresário da Cidade do México.
A marca foi inicialmente introduzida na Cidade do México em 2006. Permaneceu uma marca regional até recentemente quando a equipe internacional de marketing de Tobacco One finalizou um estudo de três meses centrado na expansão nacional e aceitação de consumo. Durante este estudo, Tobacco One em parceria com a empresa da capital do país, Integra Marketing, S.A. de C.V. obteve numerosos compromissos que irá resultar na distribuição expandida nacionalmente.
Atualmente a marca é vendida em toda a Cidade do México em varejistas 'premium'. Recentemente, estas cadeias globais autorizaram a expansão imediata a nível nacional. Este programa de expansão será implementado durante os meses de julho e agosto de 2008. Tobacco One, Inc. providenciará todos os recursos materiais e humanos necessários para expandir a marca nos maiores centros populacionais do país.
"Juntamente com a nova expansão, e com contratos adicionais atualmente em revisão, Tobacco One, Inc. espera que o volume para os próximos 12 meses exceda a 200 milhões de unidades (cigarros) para tal marca, resultando em receitas de mais de $ 12 milhões, e ganhos líquidos (EBITDA) de quase $ 3 milhões ou, 25%," afirmou Shawn Ulizio, presidente e CEO de Tobacco One.
O proprietário anterior permanecerá como consultor para Tobacco One, Inc. por um período mínimo de dois anos.
http://biz.yahoo.com/bw/080702/20080702005843.html?.v=1
quinta-feira, julho 03, 2008
Terça, 1 de julho de 2008, 09h34 Atualizada às 10h04
Holanda: vigora lei antitabaco; maconha segue legal
Entrou em vigou nesta terça-feira a lei antitabaco que proíbe o fumo em ambientes fechados na Holanda. A nova legislação proíbe o fumo em cafés, bares e restaurantes, e segue o exemplo de vários outros países europeus que já adotaram a proibição. O texto da nova lei não afeta os cigarros de maconha.
Na Holanda, a lei inclui também os locais onde a venda e o consumo de maconha é permitido. De acordo com a nova legislação, os cigarros de maconha ou haxixe misturados com tabaco só poderão ser consumidos em espaços internos reservados e isolados do restante do público.
De acordo com a BBC, os freqüentadores de bares que vendem maconha, entretanto, poderão fumar cigarros de maconha pura, sem a mistura com o tabaco. Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais.
A principal diferença da lei antitabaco holandesa em relação à de outros países da União Européia está exatamente na permissão para o uso dessas cabines internas. No país, cigarros de maconha e haxixe não podem ser consumidos na rua, por isso, a lei inclui a permissão para a construção de cabines isoladas.
A nova legislação da Holanda vai ao encontro da orientação da comissário de Saúde da União Européia, Markos Kyprianou, que faz campanha pela proibição total ao consumo de tabaco em locais públicos em toda a Europa.
Redação Terra
domingo, junho 29, 2008
A cidade de Santo Domingo na República Dominicana se vê coberta por inúmeros cartazes com o convite para se visitar um site na internet que se ensina a beijar. A página é Besutra.com (rima com Kamasutra) e sua publicidade possui desenhos chamativos ao estilo de casais hindús envoltos em beijos e carícias amorosas. Talvez você pense que nada de mal se esconde por trás desta proposta publicitária. Mas, ao visitar a página, você se surpreende. No início do vídeo uma jovem mulher promove uma marca de cigarros, "Rumba", de sabor baunilha, fabricado pela 'La Tabacalera'.
quinta-feira, junho 26, 2008
A PF (Polícia Federal) apreendeu um caminhão com logomarca da Sadia, carregado com cigarros contrabandeados.
No veículo há ainda a logomarca da transportadora Reinoldo, também da cidade paranaense. O caminhão foi escoltado até a Receita Federal pela PF.
terça-feira, junho 24, 2008
Suprema Corte admite rever apelação de Philip Morris
por Claudio Julio Tognolli
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu rever caso em que um fumante quer receber US$ 79,5 milhões por danos da companhia Philip Morris. Segundo o site Findlaw, a Suprema Corte, sem dar explicações, informou nesta terça-feira (10/6) que deu sinal verde para a apelação impetrada pela companhia.
A decisão é contrária ao julgamento protagonizado pela Suprema Corte do Estado do Oregon. Em janeiro, a Corte determinou o prosseguimento de ação movida pela família de uma antiga fumante de cigarros Marlboro, Jesse Williams. A decisão da Suprema Corte, segundo analistas, configura tendência de a mais alta corte dos EUA dar ganho de causa às grandes companhias de tabaco do país.
No final do ano passado, em outro caso envolvendo a companhia de tabaco Philip Morris, também houve anulação de julgamento. Ficou constatado que os jurados não foram informados o suficiente sobre nova determinação da Suprema Corte dos EUA, que limita o ressarcimento dos danos quando destinados a partes não prejudicadas fisicamente com acidentes, sinistros e doenças.
Em 1998, houve o chamado “master settlement agreement”, ou MSA, pelo qual 46 estados americanos se uniram para ajuizar ações contra as maiores empresas de tabaco do país. Pelo acordo, as empresas processadas se comprometeram a pagar a soma de US$ 200 bilhões de dólares, aos estados, num prazo de pelo menos 20 anos, em compensação aos males causados pelo fumo.
As empresas que fizeram parte do acordo MSA são Philip Morris, Brown & Williamson Tobacco Corp., Lorillard Tobacco Co., R.J. Reynolds Tobacco Co., Liggett Group Inc. e Commonwealth Brands Inc. O acordo MSA, firmado em 1998, ocorreu após cinco meses de negociações, travadas em Nova York.
Revista Consultor Jurídico, 11 de junho de 2008
segunda-feira, junho 23, 2008
O ÚLTIMO TRAGO
21 de Junho de 2008 - PT Gudang Garam, a segunda maior fabricante de cigarros da Indonésia, disse que espera um aumento nas vendas da marca Surya Slims, lançada no ano passado, mesmo com a saída de três dirigentes da empresa.
"Vamos trabalhar duro para aumentar nosso volume de vendas dos cigarros de baixa nicotina, disse o diretor Heru Budiman em Kediri, Java. Ele recusou-se revelar à imprensa a previsão de vendas.
Gudang Garam lançou seu primeiro fino cigarro no ano passado com apelo aos jovens indonésios. PT H.M. Sampoerna, uma unidade do grupo Altria (EUA), sobreveio Gudang Garam em 2006 em volume de receitas.
O vice-diretor presidente Sumarto Wonowidjojo, o diretor de marketing Widijanto e o diretor de desenvolvimento de produtos Rinto Harno pediram a demissão da empresa na semana passada sem dar razões.
Surya Slims contém 14 miligramas de alcatrão e 0,9 miligramas de nicotina, comparada com 30 miligramas de alcatrão e 1,8 miligrama de nicotina dos cigarros kretek regulares.
www.tobaccoreporter.com
http://www.bloomberg.com
sexta-feira, junho 20, 2008
SÃO PAULO, 20 de junho de 2008 - A companhia britânica Imperial Tobacco informou hoje que fechará seis fábricas e a demitirá 2.440 trabalhadores, devido a um plano de reestruturação da franco-espanhola Altadis, adquirida em janeiro deste ano.
Ao todo, o grupo possui 58 fábricas. As plantas que terão suas operações encerradas, duas estão localizadas na França e as quatro restantes na Espanha, no Reino Unido, na Alemanha e na Eslováquia.
Na Espanha, a Imperial Tobacco fechará a fábrica de Alicante, onde serão demitidos 830 dos 6.700 funcionários. No Reino Unido, o grupo britânico fechará a fábrica de Bristol e reorganizará a de Nottingham, resultando em um corte de 260 empregados, de uma equipe formada por 1.700 pessoas.
Na França, serão encerradas as operações da fábrica de Estrasburgo e de Metz, ocorrerá também a mudança da atividade do centro de processo primário de Dunkerque para Le Havre, levando ao corte de 690 postos de trabalho dos 4.700 existentes. O encerramento das atividades na fábrica de charutos e cigarros da Eslováquia e a integração das áreas de vendas e marketing na Bélgica, Itália e Ucrânia resultarão no corte de outros 140 trabalhadores.
Na Alemanha, onde a equipe é composta por 2 mil pessoas, 250 serão demitidas no fechamento da fábrica de Berlim, cuja produção será transferida à Polônia e a Langenhagen (Alemanha). Na Polônia, a empresa projeta aumentar em 200 a atual equipe de 1.600 trabalhadores, enquanto na Rússia, onde tem 2.100 empregados, o corte de postos de trabalho será de aproximadamente 100.
De acordo com Gareth Davis, chefe-executivo do grupo, todas essas medidas são necessárias no processo de integração da Imperial Tobacco e da Altadis. A companhia estima obter anualmente cerca de 300 milhões de euros no final do ano fiscal, que encerrará em 30 de setembro de 2010, e de 400 milhões de euros até 30 de setembro de 2012.
(Redação com agências internacionais - InvestNews)quarta-feira, junho 18, 2008
A partir de 1 de Agosto, embalagens de cigarros no Egito deverão ter imagens de advertência.
Entre elas estão a de um homem morrendo numa máscara de oxigênio, uma criança tossindo, e um cigarro capenga, simbolizando impotência.
Num país onde aproximadamente 60% de todos os homens usam tabaco de alguma forma, medidas no combate à redução do número de fumantes foram implantadas há pouco tempo. O primeiro passo veio em 2005, quando o Egito ratificou o acordo da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Desde então, aeroportos e o metrô do Cairo são lugares estritamente proibidos para se fumar, e uma lei de 2007 baniu o fumo em prédios do governo, embora sua execução ainda seja um problema.
No começo deste ano, a estatal fabricante de cigarros Eastern Tobacco Company voluntariamente colocou fotos de pulmões doentes em algumas embalagens - mas os fumantes não encaravam estas imagens e solicitavam outras. Alguns comerciantes começaram então a vender as embalagens sem fotos a um preço maior.
AP via Yahoo! News - 18/Jun/2008
quarta-feira, junho 11, 2008
Lojas canadenses podem exibir pornografia, mas não cigarros
Lei proíbe que maços fiquem em exposição. Na contramão, jovens conseguem ver partes de revistas pornográficas.
Da Reuters - 10/06/2008
Lojas canadenses, como as de conveniência, precisam esconder maços de cigarro, considerados muito “sugestivos”. A lei que proíbe a exibição desse produto já está em vigor em Ontário e Quebec e, até o final do ano, valerá em outras regiões do país. As revistas pornográficas, por sua vez, podem continuar onde sempre estiveram.
O objetivo da lei é desencorajar o hábito de fumar tornando menos freqüente a presença de maços de cigarro, que geralmente ficam próximos às caixas registradoras. Agora, os estabelecimentos precisam esconder esses produtos em gavetas ou atrás de uma parede especial, verde, que custa cerca de US$ 980.
“A lei é um tormento e cria padrões distintos, pois o governo apóia a venda de bebidas alcoólicas”, afirmou o dono de uma loja em Toronto, que não quis se identificar. Ele disse ainda que os menores de idade podem ver parte das capas de revistas pornográficas, que não são totalmente cobertas pelas prateleiras.
Muitos criticam a nova lei, mas também há pessoas a favor, dizendo que as medidas rígidas funcionarão no futuro e são muito importantes para serem derrubadas pelo moralismo. “Pornografia, com todos os seus problemas, não mata”, afirmou Michael Perley, diretor do Ontario Campaign for Action on Tobacco, um grupo antitabagista. “A indústria do tabaco mata um em cada dois de seus usuários a longo prazo”, continuou.
Além da lei que proíbe a exposição de cigarros, o Canadá também exibe nos maços alertas sobre os males causados pelo fumo.
http://g1.globo.com
terça-feira, junho 10, 2008
9 de Junho de 2008 - Japan Tobacco Inc. anunciou nesta data o lançamento para o próximo mês de Camel Nutty Lights Box em Fukuoka.
Este produto 'D-spec' - ou de odor reduzido - foi desenvolvido em resposta à demanda de consumo por uma versão não-mentol do popular produto Camel Menthol Box.
Com o objetivo de elevar a imagem da marca no mercado doméstico japonês, onde Camel ainda não ganhou uma quota substancial desse mercado, JT introduziu Camel Menthol Box a nível nacional em março de 2007, logo depois de uma fase de teste de mercado bem sucedida.
Na sequência do mais recente lançamento, o mercado japonês irá se vangloriar de 20 produtos D-spec, que, após 31 de março deste ano, tem crescido a uma ordem de 4,59% no mercado.
A decisão de lançar Camel Nutty Lights Box está em linha com a estratégia da JT em desenvolver produtos de alto valor agregado, tais como seus produtos utilizando a tecnologia D-Spec.
Camel foi inicialmente lançado nos Estados Unidos em 1913 pela R.J. Reynolds, sendo a primeira a adotar o método do tabaco "American blend". JT possui o direito da marca Camel fora dos Estados Unidos desde que assumiu o controle da RJR Internacional em 1999.
www.tobaccoreporter.com
http://www.jti.co.jp
09/06/2008 - 15h09
Jucá quer tornar crime a falsificação, adulteração ou fabricação de cigarro em desacordo com a legislação sanitária.
Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para tornar crime contra a saúde pública a falsificação, adulteração ou fabricação de cigarro em desacordo com a legislação sanitária. Os infratores ficam sujeitos à pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Ao justificar seu projeto (PLS 220/08), o senador lembra que anualmente são vendidos mais de 25 bilhões de cigarros ilegais no Brasil e que São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais são os estados onde o comércio ilegal atinge os maiores volumes. Ele ressalta também que o dinheiro movimentado pela chamada "máfia do cigarro" serve para financiar o tráfico de drogas e o contrabando de outros produtos.
"Hoje, o mercado clandestino de cigarros do Brasil é o segundo maior da América Latina, perdendo apenas para o mercado legal do próprio Brasil", afirma Romero Jucá.
De acordo ainda com a proposição, ficará sujeito à pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, quem omitir ou disfarçar informação, expressão, advertência, sinal ou outro registro que deva constar do rótulo, embalagem, publicidade ou propaganda dos produtos submetidos à vigilância sanitária. Essa norma está prevista no Código Penal e é aplicada na fiscalização de produtos alimentícios, terapêuticos ou medicinais.
O senador lembra ainda que na Convenção-Quadro sobre o Controle do Uso do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, o Brasil expressamente reconheceu que a eliminação de todas as formas de comércio ilícito de produtos de tabaco - contrabando, fabricação ilícita, falsificação - e a elaboração e a aplicação, a esse respeito, de uma legislação nacional relacionada e de acordos sub-regionais, regionais e mundiais são componentes essenciais do controle do tabaco.
O parlamentar ressalta que, além do contrabando, a fabricação ilícita e a falsificação de cigarros realizadas em território nacional também merecem a devida repressão penal, "se forem considerados os potenciais riscos à saúde que tais produtos, alheios a qualquer regulamentação sanitária, podem trazer à população".
http://www.senado.gov.br
sábado, junho 07, 2008
05 de Junho, 2008
NEW YORK - (Dow Jones) - A gigante do tabaco Altria Group Inc. teve seus primeiros passos como empresa independente no início deste ano. Sua menor rival, a Lorillard Inc. irá fazer o mesmo na próxima semana.
Lorillard está se separando do conglomerado Loews Corp. na terça-feira, e fará sua estréia num momento em que a indústria do tabaco americana vende menos cigarros devido à proibição do fumo em locais públicos e aos altos impostos.
Mas a Lorillard tem uma carta de ás na manga: domina o mercado dos cigarros mentol, que tem obtido ganhos de participação de mercado cujas vendas caem mais lentamente do que outros tipos de cigarros.
"Vai ser um mercado duro para todas as companhias de cigarros do mercado interno," diz o analista do Morningstar, Gregg Warren. "A Lorillard está na ponta final positiva da dinâmica da indústria devido às ofertas do mentol."
Lorillard, a terceira maior fabricante de cigarros nos Estados Unidos, comercializa marcas como Kent e Newport, a marca de cigarro mentol mais vendida no país.
Apesar dos desafios do mercado global do tabaco, muitos investidores e analistas estão otimistas quanto às novas ações da Lorillard. Eles acreditam em um bom pagamento aos investidores ao longo do tempo, porque a empresa é suscetível de retorno em dinheiro aos titulares e pode chamar a atenção como objeto de aquisição nos próximos anos.
Loews, um conglomerado nova-iorquino liderado pela família Tisch, disse no final do ano passado que estava deixando os negócios com tabaco, uma vez que desejam crescer em outras áreas. Outras subsidiárias da Loews incluem a CNA Financial Corp., Loews Hotels e Diamond Offshore Drilling Inc.
Os ativos do tabaco - já chamado Lorillard - são atualmente representados por um monitoramento de ações chamado Carolina Group (CG).
A nova Lorillard independente iniciará suas negociações na Bolsa de Valores de Nova Iorque com o símbolo LO, na manhã de 10 de junho.
Nos próximos dois anos Lorillard pode ser também uma candidata à aquisição por grandes empresas como a Reynolds American Inc. e Imperial Tobacco Group PLC, dizem analistas.
Ainda que Lorillard tenha seus fãs, a companhia tem de superar um mercado difícil. Altria - que tem a marca Marlboro mentol - e Reynolds - que tem a marca Kool - estão muito mais agressivas dentro do segmento mentol, diz Warren. Até agora a Lorillard foi capaz de se manter. Mas a empresa pode ser forçada a oferecer promoções para lutar ao longo da concorrência, disse ele, o que poderia prejudicar o funcionamento e os lucros da Lorillard.
http://money.cnn.com
sexta-feira, junho 06, 2008
28 de Maio de 2008. Uma nova organização foi formada no Canadá, para informar os cidadãos sobre os últimos fatos, notícias e pesquisas no combate ao comércio ilegal de cigarros.
Em meio à crescente controvérsia sobre o galopante comércio ilegal de cigarros, um grupo de empresas, organizações e indivíduos formaram uma nova organização, a Coalizão Nacional Contra o Contrabando do Tabaco (NCACT). A organização concentra-se em educar o público e os políticos sobre a ameaça criada por cigarros ilegais.
Através de um portal na internet (www.stopcontraband.ca) o NCACT planeja informar os varejistas, oficiais do governo e canadenses em geral sobre notícias de contrabandos.
Recentes estimativas apontam que, nas províncias de Ontário e Quebec, onde o contrabando do tabaco é um grande problema, a porcentagem de contrabando ultrapassa 40% do mercado total de cigarros e continua a aumentar.
Tobacco Journal International
quinta-feira, junho 05, 2008
Art Decô que levou ao restabelecimento de um marco histórico e arquitetônico em Londres, esquecido por muitos anos.Originalmente construído como uma fábrica de cigarros (Carreras Ltd.) em 1928, este edifício entrara em decadência, até que uma Resolução o colocou em um extenso programa de remodelação.
quinta-feira, maio 29, 2008
28/05/2008 - 21:06:19
As novas imagens que serão impressas em embalagens de cigarro não foram bem recebidas pela Souza Cruz. O presidente da empresa, Dante Letti, chamou as imagens, divulgadas ontem pelo Ministério de Saúde, de "depreciativas".
As imagens de advertência serão impressas dentro de, aproximadamente, nove meses. O ministério quer mudar as imagens para reduzir o apelo das advertências. O objetivo é desestimular os jovens na iniciação ao fumo.
Para Letti, as imagens não são informativas, mas depreciativas, e buscam denegrir os fumantes. Apesar da crítica, o presidente da Souza Cruz reconhece que a medida está dentro dos padrões do ministério. Ele disse que o departamento jurídico da empresa vai analisar as imagens.
http://www.clicabrasilia.com.br/
quarta-feira, maio 28, 2008
Governo lança novas imagens para embalagens de cigarro
Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco.Ilustrações foram escolhidas após pesquisa com jovens de 18 a 24 anos.
São 10 novas imagens que deverão ser estampadas nos maços a partir de 2009.
Assista ao vídeo da Band News de 27/05/2008: