A fábrica secreta: Uma excursão à paisana pela Baltic Tobacco.
19 de Outubro de 2008
Notório como um paraíso para contrabandistas e para lavagem de dinheiro, Kaliningrado, na Rússia, não é um lugar seguro para se fazer muitas perguntas. Em 2006, tropas invadiram um jornal local que criticou a polícia por, entre outras coisas, proteger contrabandistas de cigarros.
Em abril de 2008, repórteres da ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos) foram investigar, à paisana, a fonte "mais inquietante" do mais recente desenvolvimento no contrabando de tabaco: os cigarros Jin Ling. Feitos em Kaliningrado pela Baltic Tobacco Factory (BTF), Jin Ling estão inundando o mercado negro em toda a União Européia.
A equipe de investigação identificou uma rede de companhias russas e do leste europeu, incluindo 5 fábricas nas quais se acredita, as que desempenham o papel transformador para o contrabando de cigarros para o Ocidente. A fábrica da rede russa aparenta ser capaz de produzir mais de 24 bilhões de cigarros anualmente. Isto seria o equivalente a 7% das importações legais de cigarros da UE.
A sede da Baltic Tobacco é em Kaliningrado, uma parte do território russo anexada pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, encravado entre a Polônia e a Lituânia. Esta região é conhecida por ser uma rota de contrabando e suporte para o crime organizado. Baltic Tobacco está discretamente localizada por trás das principais rodovias. A partir de um rio, uma trilha leva à fábrica, sem pistas. Nenhum sinal ou identificador apontam para a fábrica ou escritórios.
A partir de Kaliningrado, os cigarros da BTF são contrabandeados aos bilhões, através da Polônia ou encaminhados pela Lituânia, Letônia, Bielorússia e Rússia. Funcionários da BTF recomendam rotas marítimas para seus clientes, pois eles podem entregar os contêineres diretamente e livre de impostos no porto de Kaliningrado. Eles também oferecem seus envios a partir da fábrica Lviv, na Ucrânia, através do porto de Odessa, no Mar Negro.
Na Alemanha, e a partir dos portos do Mar Negro e Báltico, os cigarros são passados para redes criminosas em pelo menos 12 países - Alemanha, Reino Unido, Polônia, Letônia, Romênia, Grécia, Turquia, Itália, Bulgária, Holanda, Bélgica e França.
Nenhuma das embalagens possui a largura correta dos avisos de advertência como manda a lei, atualmente obrigatório em todos os estados da UE, tornando evidente sua ilegalidade. Algumas embalagens de Jin Ling encontradas na Europa, entretanto, possuiam adesivos "duty free" ou qualquer significado em russo por 'impostos pagos por selo', aparentemente como uma tática
de marketing para conferir prestígio e credibilidade ao produto. Acredita-se que a própria BTF imprima as etiquetas "duty free".
"Os cigarros Jin Ling estão sendo legalmente fabricados em fábricas russas, mas são destinados ilegalmente ao mercado europeu," diz Luk Joossens, perito em contrabando da OMS. "Trata-se de um problema exclusivo."
Originalmente importado da China, Jin Ling se caracteriza em embalagem king-size, semelhante ao desenho da marca Camel, às suas cores, estilo e layout. Em vez de um camelo, as embalagens são ilustradas por uma cabra da montanha.
Jin Ling não tem mercado legal em qualquer país europeu, segundo funcionários aduaneiros. A marca nunca é anunciada e não pode ser comprada em lojas. Só é vendida ilegalmente - contrabandeada por quadrilhas que esperam altos lucros com as vendas sem licença, sem pagar impostos, nos mercados negros por toda a Europa.
http://www.publicintegrity.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário