terça-feira, abril 10, 2007

Altadis rejeita oferta melhorada de US$16 bi da Imperial
Terça-feira 10 de Abril, 2007 10:55 GMT

Por Marc Jones e Ben Harding

MADRI/LONDRES (Reuters) - A companhia franco-espanhola de tabaco Altadis rejeitou uma oferta melhorada de 12 bilhões de euros (16 bilhões de dólares) feita pela Imperial Tobacco, mas o grupo britânico informou que continuará tentando a aquisição.

A Altadis, que produz os cigarros das marcas Gauloises, Gitanes e Fortuna, informou na terça-feira que recebeu nova oferta de 47 euros por ação feita pelo grupo Imperial. A proposta é 4,4 por cento maior que os 45 euros oferecidos anteriormente, mas a Altadis informou que ela não é suficiente.

"O conselho acredita que a proposta revisada da Imperial (...) não reflete nem o valor estratégico da companhia ou a diversidade de seus ativos únicos, ou suas perspectivas de crescimento futuro, e por isso decidiu por unanimidade rejeitá-la", informou a Altadis em comunicado.

A Imperial, que produz a marca de cigarros Richmond, na Inglaterra, e West e Davidoff, na Alemanha, informou que acredita que sua oferta é justa e que continuará tentando sucesso na aquisição, o que deixa a porta aberta para uma proposta ainda maior.

Analistas estimam que a Imperial pode conseguir economias de custos de pelo menos 270 milhões de euros por ano com a fusão com a Altadis e admitem a possibilidade da empresa aumentar sua oferta novamente ou se aproximar diretamente dos acionistas da Altadis.

Ofertas hostis são consideradas de difícil sucesso no altamente regulado setor de tabaco e não foram tentadas nos últimos anos.

Entretanto, o maior acionista da Altadis, a empresa norte-americana de investimentos Franklin Mutual Advisers, já manifestou apoio à aproximação da Imperial.

A Imperial é a quarta maior companhia de tabaco do mundo e a Altadis é a quinta. A empresa tenta a aquisição da companhia franco-espanhola para reduzir a distância que a separa das três maiores do setor: Altria, British American Tobacco e Japan Tobacco .

Reuters

Nenhum comentário: