segunda-feira, junho 23, 2008
21 de Junho de 2008 - PT Gudang Garam, a segunda maior fabricante de cigarros da Indonésia, disse que espera um aumento nas vendas da marca Surya Slims, lançada no ano passado, mesmo com a saída de três dirigentes da empresa.
"Vamos trabalhar duro para aumentar nosso volume de vendas dos cigarros de baixa nicotina, disse o diretor Heru Budiman em Kediri, Java. Ele recusou-se revelar à imprensa a previsão de vendas.
Gudang Garam lançou seu primeiro fino cigarro no ano passado com apelo aos jovens indonésios. PT H.M. Sampoerna, uma unidade do grupo Altria (EUA), sobreveio Gudang Garam em 2006 em volume de receitas.
O vice-diretor presidente Sumarto Wonowidjojo, o diretor de marketing Widijanto e o diretor de desenvolvimento de produtos Rinto Harno pediram a demissão da empresa na semana passada sem dar razões.
Surya Slims contém 14 miligramas de alcatrão e 0,9 miligramas de nicotina, comparada com 30 miligramas de alcatrão e 1,8 miligrama de nicotina dos cigarros kretek regulares.
www.tobaccoreporter.com
http://www.bloomberg.com
sexta-feira, junho 20, 2008
SÃO PAULO, 20 de junho de 2008 - A companhia britânica Imperial Tobacco informou hoje que fechará seis fábricas e a demitirá 2.440 trabalhadores, devido a um plano de reestruturação da franco-espanhola Altadis, adquirida em janeiro deste ano.
Ao todo, o grupo possui 58 fábricas. As plantas que terão suas operações encerradas, duas estão localizadas na França e as quatro restantes na Espanha, no Reino Unido, na Alemanha e na Eslováquia.
Na Espanha, a Imperial Tobacco fechará a fábrica de Alicante, onde serão demitidos 830 dos 6.700 funcionários. No Reino Unido, o grupo britânico fechará a fábrica de Bristol e reorganizará a de Nottingham, resultando em um corte de 260 empregados, de uma equipe formada por 1.700 pessoas.
Na França, serão encerradas as operações da fábrica de Estrasburgo e de Metz, ocorrerá também a mudança da atividade do centro de processo primário de Dunkerque para Le Havre, levando ao corte de 690 postos de trabalho dos 4.700 existentes. O encerramento das atividades na fábrica de charutos e cigarros da Eslováquia e a integração das áreas de vendas e marketing na Bélgica, Itália e Ucrânia resultarão no corte de outros 140 trabalhadores.
Na Alemanha, onde a equipe é composta por 2 mil pessoas, 250 serão demitidas no fechamento da fábrica de Berlim, cuja produção será transferida à Polônia e a Langenhagen (Alemanha). Na Polônia, a empresa projeta aumentar em 200 a atual equipe de 1.600 trabalhadores, enquanto na Rússia, onde tem 2.100 empregados, o corte de postos de trabalho será de aproximadamente 100.
De acordo com Gareth Davis, chefe-executivo do grupo, todas essas medidas são necessárias no processo de integração da Imperial Tobacco e da Altadis. A companhia estima obter anualmente cerca de 300 milhões de euros no final do ano fiscal, que encerrará em 30 de setembro de 2010, e de 400 milhões de euros até 30 de setembro de 2012.
(Redação com agências internacionais - InvestNews)quarta-feira, junho 18, 2008
A partir de 1 de Agosto, embalagens de cigarros no Egito deverão ter imagens de advertência.
Entre elas estão a de um homem morrendo numa máscara de oxigênio, uma criança tossindo, e um cigarro capenga, simbolizando impotência.
Num país onde aproximadamente 60% de todos os homens usam tabaco de alguma forma, medidas no combate à redução do número de fumantes foram implantadas há pouco tempo. O primeiro passo veio em 2005, quando o Egito ratificou o acordo da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Desde então, aeroportos e o metrô do Cairo são lugares estritamente proibidos para se fumar, e uma lei de 2007 baniu o fumo em prédios do governo, embora sua execução ainda seja um problema.
No começo deste ano, a estatal fabricante de cigarros Eastern Tobacco Company voluntariamente colocou fotos de pulmões doentes em algumas embalagens - mas os fumantes não encaravam estas imagens e solicitavam outras. Alguns comerciantes começaram então a vender as embalagens sem fotos a um preço maior.
AP via Yahoo! News - 18/Jun/2008
quarta-feira, junho 11, 2008
Lojas canadenses podem exibir pornografia, mas não cigarros
Lei proíbe que maços fiquem em exposição. Na contramão, jovens conseguem ver partes de revistas pornográficas.
Da Reuters - 10/06/2008
Lojas canadenses, como as de conveniência, precisam esconder maços de cigarro, considerados muito “sugestivos”. A lei que proíbe a exibição desse produto já está em vigor em Ontário e Quebec e, até o final do ano, valerá em outras regiões do país. As revistas pornográficas, por sua vez, podem continuar onde sempre estiveram.
O objetivo da lei é desencorajar o hábito de fumar tornando menos freqüente a presença de maços de cigarro, que geralmente ficam próximos às caixas registradoras. Agora, os estabelecimentos precisam esconder esses produtos em gavetas ou atrás de uma parede especial, verde, que custa cerca de US$ 980.
“A lei é um tormento e cria padrões distintos, pois o governo apóia a venda de bebidas alcoólicas”, afirmou o dono de uma loja em Toronto, que não quis se identificar. Ele disse ainda que os menores de idade podem ver parte das capas de revistas pornográficas, que não são totalmente cobertas pelas prateleiras.
Muitos criticam a nova lei, mas também há pessoas a favor, dizendo que as medidas rígidas funcionarão no futuro e são muito importantes para serem derrubadas pelo moralismo. “Pornografia, com todos os seus problemas, não mata”, afirmou Michael Perley, diretor do Ontario Campaign for Action on Tobacco, um grupo antitabagista. “A indústria do tabaco mata um em cada dois de seus usuários a longo prazo”, continuou.
Além da lei que proíbe a exposição de cigarros, o Canadá também exibe nos maços alertas sobre os males causados pelo fumo.
http://g1.globo.com
terça-feira, junho 10, 2008
9 de Junho de 2008 - Japan Tobacco Inc. anunciou nesta data o lançamento para o próximo mês de Camel Nutty Lights Box em Fukuoka.
Este produto 'D-spec' - ou de odor reduzido - foi desenvolvido em resposta à demanda de consumo por uma versão não-mentol do popular produto Camel Menthol Box.
Com o objetivo de elevar a imagem da marca no mercado doméstico japonês, onde Camel ainda não ganhou uma quota substancial desse mercado, JT introduziu Camel Menthol Box a nível nacional em março de 2007, logo depois de uma fase de teste de mercado bem sucedida.
Na sequência do mais recente lançamento, o mercado japonês irá se vangloriar de 20 produtos D-spec, que, após 31 de março deste ano, tem crescido a uma ordem de 4,59% no mercado.
A decisão de lançar Camel Nutty Lights Box está em linha com a estratégia da JT em desenvolver produtos de alto valor agregado, tais como seus produtos utilizando a tecnologia D-Spec.
Camel foi inicialmente lançado nos Estados Unidos em 1913 pela R.J. Reynolds, sendo a primeira a adotar o método do tabaco "American blend". JT possui o direito da marca Camel fora dos Estados Unidos desde que assumiu o controle da RJR Internacional em 1999.
www.tobaccoreporter.com
http://www.jti.co.jp
09/06/2008 - 15h09
Jucá quer tornar crime a falsificação, adulteração ou fabricação de cigarro em desacordo com a legislação sanitária.
Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para tornar crime contra a saúde pública a falsificação, adulteração ou fabricação de cigarro em desacordo com a legislação sanitária. Os infratores ficam sujeitos à pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Ao justificar seu projeto (PLS 220/08), o senador lembra que anualmente são vendidos mais de 25 bilhões de cigarros ilegais no Brasil e que São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais são os estados onde o comércio ilegal atinge os maiores volumes. Ele ressalta também que o dinheiro movimentado pela chamada "máfia do cigarro" serve para financiar o tráfico de drogas e o contrabando de outros produtos.
"Hoje, o mercado clandestino de cigarros do Brasil é o segundo maior da América Latina, perdendo apenas para o mercado legal do próprio Brasil", afirma Romero Jucá.
De acordo ainda com a proposição, ficará sujeito à pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, quem omitir ou disfarçar informação, expressão, advertência, sinal ou outro registro que deva constar do rótulo, embalagem, publicidade ou propaganda dos produtos submetidos à vigilância sanitária. Essa norma está prevista no Código Penal e é aplicada na fiscalização de produtos alimentícios, terapêuticos ou medicinais.
O senador lembra ainda que na Convenção-Quadro sobre o Controle do Uso do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, o Brasil expressamente reconheceu que a eliminação de todas as formas de comércio ilícito de produtos de tabaco - contrabando, fabricação ilícita, falsificação - e a elaboração e a aplicação, a esse respeito, de uma legislação nacional relacionada e de acordos sub-regionais, regionais e mundiais são componentes essenciais do controle do tabaco.
O parlamentar ressalta que, além do contrabando, a fabricação ilícita e a falsificação de cigarros realizadas em território nacional também merecem a devida repressão penal, "se forem considerados os potenciais riscos à saúde que tais produtos, alheios a qualquer regulamentação sanitária, podem trazer à população".
http://www.senado.gov.br
sábado, junho 07, 2008
05 de Junho, 2008
NEW YORK - (Dow Jones) - A gigante do tabaco Altria Group Inc. teve seus primeiros passos como empresa independente no início deste ano. Sua menor rival, a Lorillard Inc. irá fazer o mesmo na próxima semana.
Lorillard está se separando do conglomerado Loews Corp. na terça-feira, e fará sua estréia num momento em que a indústria do tabaco americana vende menos cigarros devido à proibição do fumo em locais públicos e aos altos impostos.
Mas a Lorillard tem uma carta de ás na manga: domina o mercado dos cigarros mentol, que tem obtido ganhos de participação de mercado cujas vendas caem mais lentamente do que outros tipos de cigarros.
"Vai ser um mercado duro para todas as companhias de cigarros do mercado interno," diz o analista do Morningstar, Gregg Warren. "A Lorillard está na ponta final positiva da dinâmica da indústria devido às ofertas do mentol."
Lorillard, a terceira maior fabricante de cigarros nos Estados Unidos, comercializa marcas como Kent e Newport, a marca de cigarro mentol mais vendida no país.
Apesar dos desafios do mercado global do tabaco, muitos investidores e analistas estão otimistas quanto às novas ações da Lorillard. Eles acreditam em um bom pagamento aos investidores ao longo do tempo, porque a empresa é suscetível de retorno em dinheiro aos titulares e pode chamar a atenção como objeto de aquisição nos próximos anos.
Loews, um conglomerado nova-iorquino liderado pela família Tisch, disse no final do ano passado que estava deixando os negócios com tabaco, uma vez que desejam crescer em outras áreas. Outras subsidiárias da Loews incluem a CNA Financial Corp., Loews Hotels e Diamond Offshore Drilling Inc.
Os ativos do tabaco - já chamado Lorillard - são atualmente representados por um monitoramento de ações chamado Carolina Group (CG).
A nova Lorillard independente iniciará suas negociações na Bolsa de Valores de Nova Iorque com o símbolo LO, na manhã de 10 de junho.
Nos próximos dois anos Lorillard pode ser também uma candidata à aquisição por grandes empresas como a Reynolds American Inc. e Imperial Tobacco Group PLC, dizem analistas.
Ainda que Lorillard tenha seus fãs, a companhia tem de superar um mercado difícil. Altria - que tem a marca Marlboro mentol - e Reynolds - que tem a marca Kool - estão muito mais agressivas dentro do segmento mentol, diz Warren. Até agora a Lorillard foi capaz de se manter. Mas a empresa pode ser forçada a oferecer promoções para lutar ao longo da concorrência, disse ele, o que poderia prejudicar o funcionamento e os lucros da Lorillard.
http://money.cnn.com
sexta-feira, junho 06, 2008
28 de Maio de 2008. Uma nova organização foi formada no Canadá, para informar os cidadãos sobre os últimos fatos, notícias e pesquisas no combate ao comércio ilegal de cigarros.
Em meio à crescente controvérsia sobre o galopante comércio ilegal de cigarros, um grupo de empresas, organizações e indivíduos formaram uma nova organização, a Coalizão Nacional Contra o Contrabando do Tabaco (NCACT). A organização concentra-se em educar o público e os políticos sobre a ameaça criada por cigarros ilegais.
Através de um portal na internet (www.stopcontraband.ca) o NCACT planeja informar os varejistas, oficiais do governo e canadenses em geral sobre notícias de contrabandos.
Recentes estimativas apontam que, nas províncias de Ontário e Quebec, onde o contrabando do tabaco é um grande problema, a porcentagem de contrabando ultrapassa 40% do mercado total de cigarros e continua a aumentar.
Tobacco Journal International
quinta-feira, junho 05, 2008
Art Decô que levou ao restabelecimento de um marco histórico e arquitetônico em Londres, esquecido por muitos anos.Originalmente construído como uma fábrica de cigarros (Carreras Ltd.) em 1928, este edifício entrara em decadência, até que uma Resolução o colocou em um extenso programa de remodelação.
quinta-feira, maio 29, 2008
28/05/2008 - 21:06:19
As novas imagens que serão impressas em embalagens de cigarro não foram bem recebidas pela Souza Cruz. O presidente da empresa, Dante Letti, chamou as imagens, divulgadas ontem pelo Ministério de Saúde, de "depreciativas".
As imagens de advertência serão impressas dentro de, aproximadamente, nove meses. O ministério quer mudar as imagens para reduzir o apelo das advertências. O objetivo é desestimular os jovens na iniciação ao fumo.
Para Letti, as imagens não são informativas, mas depreciativas, e buscam denegrir os fumantes. Apesar da crítica, o presidente da Souza Cruz reconhece que a medida está dentro dos padrões do ministério. Ele disse que o departamento jurídico da empresa vai analisar as imagens.
http://www.clicabrasilia.com.br/
quarta-feira, maio 28, 2008
Governo lança novas imagens para embalagens de cigarro
Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco.Ilustrações foram escolhidas após pesquisa com jovens de 18 a 24 anos.
São 10 novas imagens que deverão ser estampadas nos maços a partir de 2009.
Assista ao vídeo da Band News de 27/05/2008:
terça-feira, maio 27, 2008
24 de Maio de 2008
segunda-feira, maio 26, 2008
Quarta-feira, 14 de maio de 2008, Página 3
A estatal do tabaco taiwanesa, para evitar polêmicas, tomou a decisão de remover o número "520" de sua mais nova marca de cigarros.
Segundo a Taiwan Tobacco and Liquor Corp, o lançamento do cigarro mentol em embalagem rosa foi uma decisão de "negócios".
Eles negaram as acusações de um poderoso grupo anti-tabagista de que o produto seria lançado sob a pretensão de se capitalizar sobre as oportunidades criadas pelo recém eleito presidente Ma Ying-jeou em 20 de Maio.
John Tung Foundation interveio ao presidente Ma para suspender a comercialização do cigarro mentol, que estaria atingindo principalmente as mulheres. Também acusou a companhia de tentar se capitalizar comercialmente da posse de Ma.
Oficiais da TTLC disseram que duas séries dos cigarros 520 - uma mentol e uma light - são vendidas desde 1999 em duty free shops de aeroportos e no exterior com boa resposta, com vendas anuais excedendo mais de 90.000 pacotes.
"Para satisfazer a demanda local, a companhia decidiu lançar o mais novo produto 520, disse um empregado da área de vendas da companhia, salientando que as vendas de cigarros mentol tem o seu pico no verão e as companhias de tabaco tendem a lançar novos produtos na primavera.
"O lançamento do mentol/rosa em abril passado nada tinha a ver com a posse do novo presidente ou segmentação a qualquer grupo específico de consumidor," disse o oficial.
Representantes da companhia disseram ainda que as companhias ocidentais de tabaco comercializam cigarros de menta há anos e que elas invariavelmente possuem embalagens rosas.
A maioria dos consumidores deste recente produto ao longo do último mês foram originalmente fumantes de cigarros de menta estrangeiros, alega a companhia, reiterando que os cigarros não foram destinados aos consumidores do sexo feminino em Taiwan.
http://www.taipeitimes.com/
quarta-feira, maio 21, 2008
Empresa japonesa criou sistema que identifica idade do fumante. Se a máquina achar que ele é menor de 20 anos, não vende.
Da Reuters
Máquinas que vendem cigarros no Japão em breve serão capazes de detectar rugas, pés-de-galinha, estrutura óssea e flacidez no rosto dos compradores. O objetivo das "máquinas inteligentes" é identificar se o cliente tem idade suficiente para fumar.
Pelas leis japonesas, a idade mínima para fumar é de 20 anos. Até julho, as 570 mil máquinas de cigarros do país deverão se adequar a essa determinação. Uma das empresas, a Fujitaka, desenvolveu um sistema que estima a idade do freguês analisando suas características faciais.
O comprador deve olhar para uma câmera digital instalada na máquina. O sistema então compara os traços com os dados de outras 100 mil pessoas guardados na memória.
Uma das críticas ao sistema é quanto à sua precisão. Segundo Hajime Yamamoto, porta-voz da Fujitaka, a invenção acerta em 90% dos casos. Os 10% restantes entram na chamada zona cinzenta, que inclui menores que parecem mais velhos e adultos com cara de bebê. Esses terão que inserir a carteira de motorista na máquina.
O número de fumantes jovens vem caindo no Japão. Em 2004, 13% dos rapazes e 4% das garotas entre 17 e 18 anos fumavam diariamente.
terça-feira, maio 20, 2008
17 de Maio de 2008. Godfrey Phillips India (GPI), a segunda maior fabricante de cigarros na Índia está testando seu primeiro cigarro de cravo, de nome Cluv Spice.
A embalagem de 10 cigarros tem o preço de INR 25 (0,38 Euro) no formato 69mm.
"Globalmente, e especificamente na Indonésia, existe uma demanda crescente por cigarros com a adição de cravo processado naturalmente. Na Índia, o cravo está ligado à higiene oral," disse o porta-voz da empresa.
A Índia já importa cigarros de cravo da Indonésia.
Tobacco Journal International
segunda-feira, maio 19, 2008
19/05/2008
ANCARA (AFP) — A Turquia, grande produtora e consumidora de tabaco, proibiu a partir desta segunda-feira o fumo em locais públicos, ao colocar em vigor uma lei antitabaco.
Os bares e restaurantes terão um período de transição para se habituarem à nova legislação. A proibição começará a ser aplicada em julho de 2009.
O Parlamento adotou em janeiro esta lei que foi considerada uma "revolução" por parte da imprensa e que marca o ingresso de Ancara no clube dos países onde são aplicadas medidas restritivas na luta contra o tabagismo.
O texto foi elaborado pelo Partido para a Justiça e o Desenvolvimento (AKP, de tendência islâmica), do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan.
A nova lei proíbe fumar em repartições públicas, em locais de trabalho e lugares públicos, incluindo centros comerciais, escolas, estádios esportivos e hospitais.
Em caso de infração, uma advertência por escrito será aplicada. Caso o estabelecimento continue permitindo que clientes fumem em seu interior serão cobradas multas que chegam a 5.000 libras turcas (2.700 euros ou 4.000 dólares) aos estabelecimentos privados.
Na Turquia, 60% dos homens e mais de 20% das mulheres fumam.
Segundo o Ministério turco da Saúde, quase 20% das mortes estão relacionadas a doenças ligadas ao tabagismo.
A proibição de fumar em transportes públicos na Turquia já existe há 10 anos, embora muitas vezes as restrições não tenham efeito.
terça-feira, maio 13, 2008
Grupo luta contra cigarros "La Rose"
Fundação anti-tabaco John Tung 'bateu de frente' com a estatal Taiwan Tobacco and Liquor Corp por comercialização de seus produtos para mulheres e jovens.
A estatal Taiwan Tobacco and Liquor Corp (TTL) entrou em fogo cruzado com a fundação anti-tabagista John Tung ao longo da semana passada por ter relançado o cigarro mentol "La Rose 520", marca que já foi dita ser destinada ao público feminino e
jovem.
"No século 21, enquanto outros países avançados estão dedicando esforços acrescidos para o controle do tabagismo entre jovens e mulheres, é inconcebível que uma empresa estatal conspire em prejudicar a saúde deste grupo em nossa nação", disse Lin Ching-li, diretor da organização não-governamental da divisão de controle do tabaco.
Os cigarros possuem embalagem rosa contendo o número 520, que corresponde à data da posse do presidente eleito Ma Ying-jeous, disse Lin.
"O número também é comumente utilizado pelas gerações mais novas no sentido de se expressar "Eu te amo", porque o número soa como a frase em Mandarim", disse ele.
Tendo os fumantes uma taxa de 70% de fidelidade às suas marcas de escolha, Lin disse que o novo produto só poderia ser interpretado como um esforço da TTL em abrir novos mercados.
"O produto é obviamente feito para apelo às jovens garotas,", disse.
O cigarro foi desenvolvido pela primeira vez em 1999, mas ativistas anti-tabaco 'ganharam' uma fonte anônima dentro da TTL antes que os cigarros chegassem às prateleiras e conseguiram bloquear o lançamento durante batalha de três meses na legislatura.
"Vendo esta marca ressuscitar no mercado [nove anos após essa batalha], eu me preocupo porque esta delicada embalagem poderá influenciar e 'dobrar' jovens garotas, abrindo suas mentes para o tabagismo", disse.
Além dos óbvios riscos para a saúde, lixeiras com bitucas de cigarros e a incidência de incêndios iniciados pelos mesmos - cerca de 15% de todos os acidentes por fogo - o tabaco tem um oneroso encargo social, disse Lin.
"Desde a implementação dos impostos para a saúde e o bem-estar sobre as vendas de cigarros em 2002, uma grande quantidade de dinheiro tem sido gasta no controle do tabagismo. Os resultados estão, no entanto, longe de ser positivos".
Embora 40% dos adultos do sexo masculino são fumantes atualmente - abaixo dos 47% em 2002 - os números não são tão bons quanto deve ser, disse.
"No geral, as vendas de tabaco aumentaram a partir de 2002, indicando que o tabagismo na população deslocou-se para adolescentes e mulheres. A venda de 520 La Rose deverá muito provavelmente agravar este problema".
Quanto a uma solução para o problema, Lin disse que o assunto está agora nas mãos do governo.
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segunda-feira, maio 12, 2008
Bulgária
Fábrica de cigarros em Plovdiv será fechada.
07 de Maio de 2008. A fábrica de cigarros da Bulgartabac em Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, encerrará as operações em 12 de maio.
Isto vem em acordo com a decisão de fevereiro de 2008 do Conselho Diretivo da Bulgartabac de fechar duas de suas quatro fábricas, em Plovdiv e Stara Zagora.
Os trabalhadores aceitaram a decisão após dramáticas negociações, nas quais a cada um deles foi prometido o recebimento de 1,8 salário mensal bruto para cada ano de trabalho na fábrica.
A administração da empresa não teria notificado aos empregados se a fábrica iria ser privatizada rapidamente através da venda dos seus ativos no mercado de ações, idéia que foi planejada dois meses atrás.
Tobacco Journal International
Novinite.com
segunda-feira, abril 28, 2008
28 de Abril de 2008 - A fábrica de cigarros 'criada' em Pyongyang na semana passada, deverá ter uma capacidade de produção anual de 25 bilhões de unidades, informa reportagem da Tobacco China Online/Xinhuanet.org.
Situada na área de Ryongsong-guyok, em Pyongyang City (chamada de Pyongyang Paeksan Tobacco Ltd.) , deverá ser aplicado investimento de $6,36 milhões, sendo que US$ 3,24 milhões serão oriundos da Jilin Provincial Tobacco Co. Ltd (China) que estará fornecendo máquinas e equipamentos de apoio, e US$ 3,12 milhões por parte da Coréia do Norte, providenciando os terrenos, edifícios e apoio nas instalações.
Os principais produtos desta joint venture serão as marcas Pyongyang e Paeksan.
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quinta-feira, abril 24, 2008
24 de Abril de 2008 - Uma joint venture de $ 6,4 milhões entre China e Coréia do Norte (DPRK) teve 'início' em Pyongyang nesta quarta-feira, segundo informações de ChinaView/Xinhua news agency.
Não foi esclarecido na reportagem o tipo de joint venture envolvido, mas reportagens adiantadas indicariam ser uma fábrica de cigarros.
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