Coreia do Sul se move para ampliar imagens de advertência em maços de cigarros
30 de Julho de 2018
SEUL (Reuters) - O Ministério da Saúde está pressionando para ampliar o tamanho das imagens gráficas de advertência nos maços de cigarros, disseram autoridades no domingo, um movimento que visa desencorajar as pessoas a fumar.
O Ministério da Saúde e Assistência Social informou que planeja anunciar a medida em setembro ou outubro e enviar uma mensagem mais forte aos fumantes, ampliando o tamanho das imagens de advertência dos atuais 50% do exterior da embalagem para 70%.
Atualmente, o tamanho das fotos de advertência deve cobrir mais de 30% dos dois lados dos maços de cigarros, com um texto de advertência perfazendo mais 20%.
Em 2016, a Coreia do Sul começou a exigir que as empresas de tabaco colocassem avisos pictóricos na parte superior dos dois lados dos maços de cigarros, com as imagens gráficas sendo trocadas a cada 24 meses como parte dos esforços para manter os efeitos colaterais do tabagismo.
Atualmente, 105 países adotaram tais advertências pictóricas, com 43 delas obrigando mais de 65% das embalagens de tabaco a serem cobertas com imagens perturbadoras que retratam as sérias consequências do tabagismo.
O ministério disse que também planeja expandir as zonas não fumantes em todo o país.
Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que a taxa de fumantes de homens sul-coreanos com 15 anos ou mais de idade, em 31% em 2015, é a maior entre os 15 países da OCDE pesquisados. O Japão ficou em segundo com 30 por cento, seguido pela Itália com 25 por cento.
http://koreabizwire.com