terça-feira, dezembro 29, 2009

JT anuncia redesenho de Mild Seven.


17 de dezembro de 2009 - Japan Tobacco Inc. busca alcançar o terceiro ano consecutivo de crescimento em participação de mercado doméstico, melhorando a aparência de sua marca Mild Seven, a mais vendida no Japão.

A companhia disse hoje que está redesenhando a embalagem de 15 de seus maços de Mild Seven, boxes e 100's, um grupo de produtos que formam a espinha dorsal da marca.

Além disso, desenvolveu um novo produto, Mild Seven Impact One Menthol Box, que, juntamente com o redesenho, será lançado no início de fevereiro.

O novo produto foi desenvolvido, diz JT, em resposta tanto às necessidades do consumidor quanto à necessidade de aumentar a competitividade num mercado de expansão do mentol. Usa um processo de mistura única e um filtro de sabor contendo o mentol natural, para proporcionar uma maior satisfação e impacto. O produto possui 1mg de alcatrão.

A decisão da JT de reformular as embalagens de seus 15 produtos existentes, sublinha sua estratégia de constante evolução da marca em sintonia com novos tempos e tendências.

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domingo, dezembro 27, 2009

Determinação para diminuir consumo de cigarro

23/12/2009 08:10:39 atualizado em 23/12/2009 08:10:39

Imagens dissuasivas nos maços de cigarros também serão usadas na França

Le Monde

Mais explícitas do que as simples mensagens atuais de risco à saúde, fortes imagens dissuasivas aparecerão nos maços de cigarro vendidos na França, uma determinação que deve ser publicada até o fim do ano. O texto definirá quais são as imagens escolhidas, seu tamanho e o local onde devem aparecer no maço, indicava o ministério da Saúde, enquanto o site do "Figaro" garante que a opção escolhida é a de imagens que ocupam 40% da superfície dos maços. O ministério também deve determinar o prazo para que a medida entre em vigor.

Inicialmente, pressionada pelas associações anti-tabagismo e pela ministra da Saúde Roselyne Bachelot, a direção geral da Saúde desejava que essas fotos que retratam os perigos do tabaco aparecessem nos dois lados do maço, em tamanho máximo, explica o site.

"Creio que vamos nos decepcionar", disse à Agence France-Presse o presidente da Aliança contra o Tabaco, o pneumólogo Yves Martinet, que fala em "medida menor". "Se tiver de ser somente de um lado, pedimos que seja do lado que o consumidor vê quando vai comprar um maço de cigarros; mas acho que obteremos o outro lado", ele disse. "Pedimos que fosse no alto do maço, mas acho que será embaixo. Pedimos por pelo menos 50% da superfície, temo que teremos somente 40%".

Pedidas há muito tempo pelas associações de luta contra o tabaco, as imagens dissuasivas também são preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para que "os alertas que contêm ilustrações dos prejuízos causados pelo tabaco sejam especialmente eficazes".

Paciente hospitalizado usando uma máscara de oxigênio, dentes estragados, cigarro mole remetendo à impotência, doentes de câncer de pulmão, pé de um cadáver no necrotério... as opções são muitas. "Temos ali uma ferramenta de prevenção gratuita para o governo, vista 7 mil vezes por ano por um fumante (que consuma 20 cigarros por dia)", observa Karine Gallopel-Morvan, pesquisadora de marketing social da Universidade de Rennes.

sexta-feira, novembro 27, 2009

URUGUAI: As maiores imagens de advertências do mundo.


Portaria Ministerial 466/2009 de 1 de Setembro de 2009 finaliza a exigência de um novo conjunto de seis advertências gráficas para cobrir 80% da frente e verso das embalagens de cigarros no Uruguai, que terá as maiores advertências gráficas do mundo em seus maços de cigarros. As novas imagens deverão aparecer 180 dias após a emissão da Portaria, ou seja, 1 de março de 2010.

Atualmente as advertências cobrem 50% da frente e verso das embalagens. O Uruguai deverá ultrapassar as Ilhas Maurício neste quesito, onde, no início deste ano, um regulamento exigiu advertências cobrindo 65% das embalagens (frente 60%, verso 70%). As advertências em Maurício ainda não apareceram completamente nas prateleiras dos estabelecimentos.

A Portaria uruguaia estabelece o texto a ser impresso no lado da embalagem em preto sobre fundo branco: "Este producto contiene nicotina, alquitran y monoxide de carbone" (Este produto contém nicotina, alcatrão e monóxido de carbono).

Os novos avisos são ridicularizados nas embalagens. O aviso na parte traseira é semelhante, mas não é o mesmo da frente - a imagem aparece igual, mas o texto que a acompanha é diferente.

Esta será a quarta rodada de imagens gráficas de advertência no Uruguai. Os anos que tiveram mudanças foram: 2006, 2008 e 2009.



http://www.msp.gub.uy

segunda-feira, novembro 23, 2009

Turquia adiciona imagens gráficas de advertências nos maços de cigarros.

www.chinaview.cn 2009-11-22 21:12:00

ANKARA, 22 de Novembro (Xinhua) - A Turquia irá adicionar mensagens de alerta visual de saúde nas embalagens de cigarros produzidos a partir de 1 de janeiro de 2010, informou a agência de notícias semi-oficial Anatolia neste domingo.

Presidente Mehmet Kucuk do Controle do Tabaco e Álcool da Turquia (TAPDK) disse à agência que os maços de cigarros produzidos antes de 31 de dezembro de 2009 possuindo apenas os sinais de advertência por escrito poderão ser vendidos até 30 de junho de 2010.

Não haverá maços de cigarros sem mensagens de aviso visual na Turquia a partir de 1 de janeiro de 2011, Kucuk disse.

Serão 14 fotos, escolhidas de 42 retratos da amostra do sistema da União Européia, nas embalagens dos produtos do tabaco para chamar a atenção das pessoas para os prejuízos do cigarro, disse o presidente.

As imagens de advertências visuais nos maços de cigarros são utilizadas em países como a Grã-Bretanha, Bélgica, Roménia, Brasil, Tailândia e Cingapura, disse a agência.

A proibição de fumar entrou em vigor em toda a Turquia em 19 de julho, estendendo-se anteriormente a uma proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados, incluindo cafés, bares e restaurantes.

Sob a nova regra, é também ilegal a publicidade e promoção de produtos do tabaco ou os nomes e marcas dos produtores de tabaco, enquanto os canais de televisão e rádios têm de colocar no ar pelo menos 90 minutos de programas sobre os efeitos nocivos dos produtos de tabaco a cada mês.

Editor: Xiong Tong
http://news.xinhuanet.com/english/2009-11/22/content_12521530.htm

sexta-feira, outubro 30, 2009

Imagens gráficas de advertência para o Paquistão.

30 de Outubro de 2009 - Imagens gráficas de advertência aparecerão nos maços de cigarros vendidos no Paquistão a partir de fevereiro, informa artigo do The Pak Banker, citando o secretário da saúde, Khushnood Akhtar Lashari.

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quinta-feira, outubro 22, 2009

Malta: Advertências gráficas em breve acompanharão os maços de cigarros.

20 de Outubro de 2009

Imagens gráficas destacando os perigos do tabagismo estarão em breve sendo exibidas em todos os produtos de tabaco vendidos em Malta, revelou terça-feira, o diretor-geral da saúde pública Ray Busuttil.

Um aviso oficial deverá ser emitido até o final deste mês, disse o Dr.Busuttil, durante conferência de imprensa sobre uma campanha de ajuda anti-tabagista.


http://www.di-ve.com/Default.aspx?ID=72&Action=1&NewsId=65120

terça-feira, outubro 20, 2009

Canadense Imperial Tobacco escondeu pesquisa ligando cigarro ao câncer

MONTREAL, Canadá — A companhia canadense Imperial Tobacco destruiu dezenas de documentos que ligavam o hábito de fumar ao câncer, revelou nesta quinta-feira o jornal da Associação Médica Canadense, afirmando possuir cópias do material.

Segundo o artigo, a pedido da casa matriz britânica, a Imperial Tobacco Canadá destruiu em 1992 o total de 60 estudos, realizados entre 1967 e 1984, que concluíam que o cigarro produz câncer.

Os pesquisadores encontraram cópias dos estudos destruídos revisando cerca de 7 milhões de páginas de documentos da British American Tobacco, publicados como parte de um processo judicial que correu nos Estados Unidos.

"A indústria havia realizado pesquisas que demonstraram que o cigarro é tóxico, que provoca câncer", e ao mesmo tempo disse em público era não havia qualquer prova neste sentido, destaca um dos autores do artigo, o professor David Hammond, da Universidade de Waterloo (Ontário).

A indústria também sabia, há tempos, que o tabagismo passivo era tóxico e potencialmente cancerígeno. "Naquela época, eram praticamente os únicos a ter esta prova".

quinta-feira, outubro 15, 2009

Exposição denuncia propagandas de cigarro









Quinta, 15 de outubro de 2009, 08h20 Atualizada às 08h34

A exposição "Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas" abre nesta quinta-feira, 15, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Organizada originalmente por médicos americanos da Stanford University (EUA) e trazida com exclusividade ao Brasil pela agência de publicidade Nova S/B, a exposição apresenta 90 peças produzidas entre as décadas de 1920 e 1950 nos Estados Unidos.

Imagens de médicos, crianças, artistas e até do Papai Noel foram usadas mostrando de forma clara as estratégias de marketing da indústria do tabaco para esconder os efeitos nocivos do cigarro.

O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 a.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágicos e religiosos.

A planta, cientificamente chamada Nicotiana Tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis. Com a colonização portuguesa, o seu uso disseminou-se pela Europa.

Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, introduziu a prática de fumar tabaco com utilização até para curar as enxaquecas de Catarina de Médici, rainha da França.

As folhas foram comercializadas para abastecer cachimbos, rapés, na forma de tabaco para mascar e charuto. No final do século XIX, iniciou-se a sua industrialização na forma de cigarro como conhecemos hoje.

A partir de meados do século XX, o uso do tabaco se espalhou impulsionado pelo desenvolvimento da publicidade e do marketing. A folha do tabaco, pela importância econômica do produto no Brasil, foi incorporada ao brasão da República.

Serviço:
Exposição: "Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas"
Período: de 15 a 26 de outubro de 2009
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; aos domingos e feriados, das 9h às 18h.
Endereço: Av. Paulista, 2.073 - Bela Vista

Terra Magazine

quinta-feira, outubro 08, 2009

China: Acordo prevê produção de cigarros de cáctus.

7 de Outubro de 2009 - China Kangtai Cactus Biotech Inc., um fornecedor chinês de produtos de cáctus, assinou um acordo de cinco anos com Jiangsu Nanhuanghai Industry & Commerce Co. Ltd., para produzir cigarros de cáctus. O patenteamento do novo cigarro deverá aumentar as vendas em aproximadamente $ 220.000 no quarto trimestre.

Nanhuanghai, situada em Rudong County, província de Jiangsu, é uma fabricante de cigarros reconhecida pela State Tobacco Monopoly Bureau e State Administration for Industry & Commerce da China.

Pelo acordo, China Kangtai irá fornecer a tecnologia patenteada, matérias-primas, as diretrizes de controle de qualidade e suporte técnico. Nanhuanghai proporcionará meios de tratamento e trabalho de produção. China Kangtai pagará taxas de produção para Nanhuanghai.

O acordo de produção abrange dois produtos - baixo teor de nicotina (low nicotine) e teor zero de nicotina (zero nicotine). Os cigarros de baixo teor de nicotina são feitos de cáctus, madressilva, folhas de gingko biloba e uma pequena quantidade de tabaco. Este derivativo de cáctus reduz os teores de alcatrão e nicotina em 70%. O de teor zero em nicotina é feito sem tabaco. De acordo com Kangtai, reduzem os danos relacionados ao fumo passivo.

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quarta-feira, setembro 30, 2009

Incêndio na fábrica da Gallaher em Ballymena (Irlanda do Norte) no domingo.

Atualizado às 12:53 GMT, Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009 13:53 UK

Um armazém de três andares na fábrica de cigarros da Gallaher no condado de Antrim foi destruído em incêndio.

Mais de 50 bombeiros combateram o incêndio na Galgorm Road, Ballymena, na noite de domingo. O prédio foi demolido no incêndio. Ninguém ficou ferido. Peter O'Reilly do Serviço de Resgate e Incêndio disse que o fogo foi difícil de ser contido.
















"Foi muito complicado e tecnicamente difícil, devido à idade e tamanho do prédio. Nas fases iniciais do fogo, partes significativas do prédio pareciam estar em perigo iminente de colapso", disse.

Acredita-se que o incêndio ocorreu acidentalmente e, graças aos bombeiros, os trabalhos e a produção na fábrica não foram afetados.

Gallaher, que emprega cerca de 1.100 pessoas em Ballymena, foi fundada em 1857, sendo adquirida pela Japan Tobacco em 2007.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/northern_ireland/8277947.stm

terça-feira, setembro 29, 2009

British American Tobacco Latvia fecha sua fábrica em Riga

Nina Kolyako, BC, Riga, 28.09.2009.

British American Tobacco Latvia está encerrando a fábrica de Riga (Miera Street 58) no final de Setembro de 2009, e dispensando 223 trabalhadores. As principais razões - os altos impostos de recentes anos, que vem elevando significativamente o preço dos cigarros e impulsionando o mercado negro.









Segundo o que a Gerente de Relações Corporativas, Marita Jansone informou, a fábrica vai ser evacuada e entregue ao Estado da Letônia - sem quaisquer penalidades. Cigarros até então feitos pela British American Tobacco Latvia agora serão feitos por outras fábricas na Europa como parte de um plano de reorganização global.

British American Tobacco Latvia é uma das principais pagadoras de impostos da Letônia, pagando LVL 40 milhões em 2008.

Entre as marcas fabricadas em Riga estão "Kent" e "Vogue".

A fábrica de cigarros na rua Miera 58 está lá desde 1912, e foi chamada anteriormente Rigas fabrika Tabakas, antes disso - Maikapars tabakas Fabrika.

http://www.baltic-course.com/eng/markets_and_companies/?doc=18677

quinta-feira, setembro 24, 2009

EUA proíbem venda de cigarro de cravo por estimular fumo

Terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 16h41 Última atualização, 22/09/2009 - 15h42

AFP
economia@band.com.br


Os cigarros perfumados, com aromas de frutas ou gosto de cravo, por exemplo, estão proibidos nos Estados Unidos, segundo decisão divulgada nesta terça-feira pela agência reguladora de alimentos e medicamentos americanos, a FDA (Food and Drug Administration).

"Estes cigarros perfumados são uma forma de levar crianças e jovens adultos a se tornarem fumantes", afirmou a comissária da FDA Margaret Hamburg. Estudos realizados mostram que os jovens fumantes de 17 anos se sentem três vezes mais atraídos por cigarros cheirosos que os maiores de 25 anos.

"Estes cigarros atraem os jovens para uma dependência que dura a vida toda", destacou por sua vez o secretário adjunto de Saúde, Howard Koh, em um comunicado.

Segundo Koh, a proibição romperá o círculo vicioso que leva cada dia mais de 3.600 jovens a começar a fumar. A FDA prepara ainda medidas para regulamentar a comercialização de cigarros mentolados e outros produtos de tabaco perfumados, diferentes dos cigarros.

terça-feira, setembro 22, 2009

Nação Indígena Oneida compra fábrica de cigarros.

17 de Setembro de 2009

A notícia de quinta-feira sobre a compra de uma fábrica de cigarros pela Nação Indígena Oneida gerou críticas e suscitou a ira da American Cancer Society e outras entidades.
Para estes, o movimento é ilegal.


NCD - uma empresa cujo capítal é detido pela nação Oneida, entrou em acordo para adquirir as ações da D Cube LLC, que opera sob o nome de Sovereign Tobacco Co., perto de Buffalo. Sovereign fabrica as marcas Niagara e Bishop que são vendidas em lojas indígenas por US$ 30 o pacote, cerca da metade do custo dos tributados, vendidos em estabelecimentos não-indígenas.

A compra - por US$ 6,6 milhões - deverá ser completada em Outubro de 2010. A diversificação para o cigarro é um dos interesses futuros para a nação Oneida, embora o cassino seja de longe, o componente principal das operações da tribo.


Segundo a American Cancer Society, a mudança faz com que a Nação não seja diferente de fabricantes de cigarros, como Phillip Morris e RJ Reynolds. "Ao comprar esta fábrica, a nação indígena Oneida tornou-se uma empresa de tabaco", disse Lisa Smith, vice-presidente regional da Cancer society.

"Ao fabricar e vender cigarros em terras tribais, a Nação Oneida está preventivamente esquivando-se de uma lei que American Cancer Society vem trabalhando para se aplicada - uma lei que proíbe os fabricantes de venderem produtos de tabaco para varejistas que não recolhem impostos," disse Smith.

O vereador David Townsend, R-Sylvan Beach, questionou se a Oneida terá agora a permissão de vender os seus próprios cigarros, sem a cobrança dos impostos.

O porta-voz da Nação, Mark Emery recusou-se a comentar sobre o empreendimento. Ele não disse como isso poderá afetar as finanças do país, nem discutiu o raciocínio por trás da aquisição.

"Se eles produzirem um automóvel, poderão vendê-lo livre de impostos?", disse Townsend. "É apenas outra maneira que estão tentando descobrir em como contornar a lei".


http://www.uticaod.com/news/x393147862/Oneida-Nation-buys-cigarette-factory
http://www.romesentinel.com/news?newsid=20090917-141153

quinta-feira, setembro 10, 2009

Mumbai inicia a produção de Marlboro

10 de Setembro de 2009 - Os cigarros Marlboro, há muito tempo disponíveis na Índia somente como cigarro importado, começou a ser fabricado nas linhas de produção da fábrica da Godfrey Phillips em Mumbai, informa artigo do The Times of India.

No início deste ano, Philip Morris International vendeu 10,8% de participação na Godfrey Philips para o K.K.Modi Group, seu parceiro na joint venture indiana, o que reduziu a participação da PMI na Godfrey para cerca de 25% e deu à Modi participação de 47%.


www.tobaccoreporter.com

domingo, setembro 06, 2009

Edição Limitada de Lucky Strike, em lata, por Souza Cruz

quarta-feira, setembro 02, 2009

Senado aprova inclusão no Código Penal de crime de falsificação de cigarro

Agência Senado
Publicado em 02/09/2009 às 10h36m

BRASÍLIA - Os senadores da Comissão de Constituição (CCJ) do Senado aprovaram, por unanimidade, projeto do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que altera o Código Penal para tornar crime a falsificação, adulteração ou fabricação de cigarro em desacordo com a legislação sanitária. A relatora, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), concordou integralmente com a proposta de Jucá. Como era terminativo na CCJ, o texto poderá seguir diretamente para a Câmara.


http://oglobo.globo.com

segunda-feira, agosto 24, 2009

Recente lançamento no Japão: Marlboro Black Menthol 1mg










































sábado, agosto 22, 2009

China: Nova fábrica sendo construída em Zhengzhou

21 de Agosto de 2009 - Henan Tobacco Industrial Corp está investindo 3,27 bilhões de Yuan nos próximos 3 anos na construção de uma nova fábrica em Zhengzhou, informa reportagem de Tobacco China Online citando o Zhengzhou Daily.

A fábrica de cigarros Zhengzhou terá uma capacidade anual de 65 bilhões de cigarros.

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quinta-feira, agosto 06, 2009

Bulgária perde BGN 600 milhões por ano com o contrabando de cigarros.

06 de Agosto de 2009

Torna-se evidente a partir dos dados do monopólio estatal do tabaco Bulgartabac, citados pelo jornal 24 Chasa Daily, que também observa, de acordo com dados não oficiais, que cerca de 30% de todos os cigarros vendidos na Bulgária nos últimos meses estão vindo do contrabando.

A fabricante búlgara de cigarros, que supõe possuir exportações para Togo, Benin, Costa Rica e Japão sob sua documentação, está ainda vendendo cigarros na Bulgária por BGN 2,80 o maço, ao invés do preço oficial de BGN 3,40.


Novinite.com
Na Bulgária, um terço dos cigarros vendidos é ilegal.

04 de Agosto de 2009.


De acordo com o monopólio estatal do tabaco Bulgartabac, um terço dos produtos de tabaco na Bulgária, é vendido no mercado negro.

A venda ilegal de cigarros aumentou exponencialmente devido à crise financeira, com a maioria dos comerciantes sendo tentados pelo grande número de ofertas de produtos sem os selos de impostos.

Em um mercado de Sófia, 10 maços de uma famosa marca podem ser comprados sem impostos por BGN 25, e com selo de imposto, por BGN 39.

Entretanto, o Ministro da Energia e Economia Traicho Traikov disse que os governantes anteriores falharam no momento certo para privatizar a Bulgartabac, mas que o novo gabinete poderá acelerar o processo.

Ele acrescentou que poderá vender a empresa até o final do ano, através de uma oferta pública.

Novinite.com

segunda-feira, agosto 03, 2009

Philip Morris testa tabaco RYO (faça seu próprio cigarro).

31 de Julho de 2009. Philip Morris USA iniciou teste de mercado de produto RYO (roll-your-own) em Michigan e no Maine (EUA). Este é o primeiro empreendimento da empresa no segmento RYO e a marca escolhida foi a L&M.

Philip Morris adquiriu L&M em 1999 da antiga Liggett & Myers Tobacco Co.

No ano passado, as vendas de tabaco RYO saltaram 17% para mais de 20 milhões de libras, segundo mostram as estatísticas. Durante os últimos 5 anos, as vendas aumentaram em 60%. No entanto, em comparação com o cigarro convencional, o mercado RYO ainda é pequeno.

Tobacco Journal International.
Philip Morris fecha planta da Carolina do Norte.

30 de Julho de 2009. Na quarta-feira Philip Morris encerrou sua fábrica de cigarros em Concord, Carolina do Norte, relata o Charlotte Observer.

Em Junho de 2007, Philip Morris disse que iria consolidar as operações da Concord em Richmond, Virginia (em 2010) em partes devido à queda na vendas de cigarros nos Estados Unidos. Mas a empresa disse em abril que iria encerrar as operações neste mês por causa da continuada queda nas vendas.

Cerca de 1.000 trabalhadores perderão seus empregos.

Tobacco Journal International

sexta-feira, julho 31, 2009


Novo Marlboro Special Edition 2009, por Philip Morris Brasil.
Karelia mantém inovação com nova linha superslims


Fonte: ©The Moodie Report
Por Dermot Davitt - 15/06/09


Karelia Tobacco Company está mantendo sua inovação por produtos, embalagens e merchandising - bem como continuando seu foco nas exportações.

No mês passado, o grupo grego apresentou na Tax Free Asia Pacific em Singapura sua nova linha inovadora Superlisms, de nome Omé. A nova linha está disponível em duas versões - Omé (6mg) e Omé Yellow (3mg) - cada uma com mistura americana superior.

Os cigarros são acondicionados em uma compacta caixinha no formato batom (lipstick-style), com 20 cigarros, para que caibam facilmente em uma bolsa ou no bolso.

Joanna Kamarinopoulos, relações públicas da Karelia informou: "A nova linha é informal, elegante e moderna, e acreditamos que tem grande potencial. Possui grande apelo e é colorida. Os varejistas com quem temos conversado surpreenderam-se com esta inovação. A marca já está disponível no mercado nacional grego e estará em breve em outros mercados."

As exportações de Karelia cresceram mais de 10% em relação ao ano anterior (2008), com lucros em "um nível elevado", disse a empresa, que planeja continuar seus planos de expansão, mesmo no atual ambiente desafiador, através da abertura de novos mercados e no desenvolvimento de novos produtos.

A empresa garantiu recentemente uma lista dos principais produtos Karelia Slims no aeroporto Internacional JFK de Nova Iorque. "JFK é uma porta principal e nos dá uma plataforma de crescimento na região", observou Kamarinopoulos. "Vemos oportunidades aqui, bem como na América Latina e Europa. Estamos também muito ativos na região Ásia-Pacífico e estamos animados com o potencial de nossas marcas na China."

Karelia estará apresentando Omé Superslims e outras marcas na exibição Intertabak em Dortmund, Alemanha, que acontecerá de 18 a 20 de Setembro de 2009.

http://www.moodiereport.com

quinta-feira, julho 23, 2009

Japan Tobacco anuncia compra de companhias brasileiras do ramo tabagista


Tóquio, 22 jul (EFE).- A empresa japonesa Japan Tobacco (JT) anunciou hoje que vai adquirir as companhias brasileiras Kannenberg & Cia e KBH&C, ambas do ramo de beneficiamento de tabaco, em uma operação que espera fechar em outubro.

A aquisição tem um custo aproximado de US$ 230 milhões.

Segundo a agência japonesa "Kyodo", o objetivo da JT é garantir o fornecimento de tabaco dos principais produtores do mundo, que estão no Brasil, nos Estados Unidos e na África.

Uma vez completada a operação, a JT, fabricante das marcas Camel e Winston, absorverá às duas empresas brasileiras.

A Japan Tobacco já fechou a aquisição da Tribac, uma fornecedora britânica de folhas de tabaco que opera em países africanos como Malauí e Zâmbia, e formou uma aliança com as companhias americanas Hail & Cotton e JEB International.

A Kanneberg & Cia está há mais de 50 anos no mercado brasileiro. Atualmente, o Brasil é segundo país que mais produz tabaco no mundo, atrás apenas da China. EFE

http://g1.globo.com

terça-feira, julho 14, 2009

Exército americano estuda proibição do cigarro

WASHINGTON (AFP) — A imagem do soldado americano distribuindo cigarro poderá vir a fazer parte do passado, se confirmadas as intenções do Exército dos Estados Unidos de eliminar por completo o uso do tabaco entre suas tropas.

O Departamento de Defesa e o de Ex-Combatentes encomendaram um estudo ao Instituto americano de Medicina (IOM) que revela imagem sombria do uso do fumo por parte das tropas americanas.

Os soldados fumam muito mais do que a média da população; e as guerras do Iraque e do Afeganistão relançaram o consumo.

Em 2005, segundo as últimas cifras, um terço (32%) do pessoal militar fumava, contra um quinto (20%) da população americana. Os que estão em campo têm duas vezes mais probabilidades de fumar do que os demais soldados.

Os fuzileiros navais do Corpo de Marines são os que mais fumam (35,7%), seguidos por combatentes do Exército (37,3%) e civis do Departamento de Defesa (28,9%). É na Força Aérea que se fuma menos (23,2%).

Mas proibir o cigarro no Exército não é tarefa fácil, já que este hábito está associado à cultura militar, diz o informe. "O ato de fumar passa a imagem de um soldado destemido", diz o documento.

O vínculo entre cigarro e tensão nervosa é destacado pelos soldados: 25,4% dizem que fumam "para aliviar o estresse", para "relaxar e acalmar" (26,2%) e para "matar o tédio" (22,2%).

Além disso, "o tabaco é legal, fácil de adquirir, altamente viciante e muito promovido pelos fabricantes", destaca o estudo. Ainda por cima, nas bases militares, os maços de cigarro são mais baratos.

Em termos de custo, o impacto do fumo para o Exército "é enorme", diz o informe, precisando que em 2006 os Serviços Militares Médicos (MHS) gastaram 564 milhões de dólares para tratar fumantes.

Fisicamente, o soldado fumante tem pior desempenho, assegura o estudo, citando a visão que piora, sobretudo à noite, perda prematura da audição e mais riscos de sofrer um acidente ao conduzir um veículo.

AFP

segunda-feira, julho 13, 2009

Philip Morris adquire PROTABACO por $425 milhões.

Fonte: Bloomberg News
Data: 10-07-2009
Autor: Chris Burritt, cburritt@bloomberg.net
URL: http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601103&sid=azLmsmujUDT4
ID: 287104

Philip Morris International Inc. concordou em comprar a Productora Tabacalera de Colombia, Protabaco Ltda por $425 milhões, sua segunda aquisição deste mês, ao passo em que a procura por mercados emergentes aumenta.

Semana passada Philip Morris adquiriu por $224 milhões a unidade sul-africana Swedish Match AB.

Protabaco vende as marcas Mustang, Premier e President. Deteve 32% das vendas de cigarros na Colômbia no ano passado, com receitas de $107,6 milhões (volume de 6,1 bilhões de cigarros).

A compra da segunda maior empresa tabaqueira da Colômbia necessita de aprovação regulatória e está prevista para ser concluída dentro dos próximos seis meses, informou Philip Morris, com sede em Nova York. Em 2005, a fabricante dos cigarros Marlboro havia comprado a maior fabricante de cigarros da Colômbia, a Compañía Colombiana de Tabaco S.A.(COLTABACO).

sexta-feira, julho 03, 2009

Cigarro eletrônico será lançado no Brasil
Sexta, 03/07/2009 05h00

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam: o cigarro é o responsável por 10 mil vítimas diárias.

Dessa forma, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta.

As estatísticas indicam razões suficientes para fechar o cerco contra os fumantes. Um das medidas foi a aprovação do projeto de lei pelo governador José Serra que proíbe o fumo em locais públicos fechados, como bares, restaurantes, edifícios comerciais, áreas comuns de edifícios residenciais, hotéis e shoppings, ou seja, acender o cigarro só em espaços ao ar livre e em casa. Aprovada em abril deste ano, a nova lei entrará em vigor a partir de agosto em todo o Estado.

Também a partir do próximo mês será lançado no mercado o Smoking Everywhere - E-Cigarette - um cigarro eletrônico importado dos Estados Unidos pelo Museu das Invenções, ligado à Associação Nacional dos Inventores (ANI).

O produto tem gosto do cigarro tradicional, porém não contém alcatrão nem provoca cheiro, combustão, fogo, fumaça ou emissão de monóxido de carbono ou cinzas. O presidente da ANI, Carlos Mazzei, foi conferir de perto a novidade e trouxe amostras do cigarro, que já está sendo comercializado com sucesso no estado norte-americano da Flórida.

Ele explica que o E-Cigarette é composto por um filtro aromatizado, um nebulizador que provoca fumaça de vapor d’água e um chip inteligente com bateria recarregável de lítio. “O maior atrativo do cigarro eletrônico é que ele faz fumaça, porém não incomoda com seu cheiro”, explica Mazzei.

Na sua opinião, o produto é uma ótima alternativa para quem tem o costume de pegar o cigarro, colocá-lo na boca e segurá-lo entre os dedos, além da sensação de soltar a fumaça.

O kit - composto de cigarro, carregador e filtros - tem previsão de custo para o consumidor de aproximadamente R$ 500. O filtro de reposição, nos sabores tabaco, mentol, cravo, café, chocolate, baunilha, morango, cereja e maçã, vendido em caixas com cinco unidades, deverá custar cerca de R$ 10. Mais informações sobre o produto, no site www.smoking-everywhere.com.

Por Juliana Lopes

http://vilamulher.terra.com.br

sexta-feira, junho 26, 2009

Operação no interior de SP fecha fábrica clandestina de cigarros

Policiais de 89 cidades participaram da ação de combate à criminalidade.
Ao todo, 180 pessoas foram presas nesta sexta-feira (26).



Uma megaoperação da polícia no interior de São Paulo nesta sexta-feira (26) levou para a prisão 180 pessoas, sendo 18 em flagrante, apreendeu 121 máquinas caça-níqueis, 15 veículos e seis armas, além de fechar uma das maiores fábricas clandestinas de cigarro do estado.

Ao todo, estiveram envolvidas na operação, que se estendeu até as 17h desta sexta, policiais dos distritos de sete seccionais – Assis, Ourinhos, Marília, Tupã, Bauru, Jaú e Lins –, abrangendo 89 municípios no total, segundo Licurgo Nunes Costa, delegado titular e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo - Deinter 4, com sede em Bauru, a 329 km de São Paulo.

A fábrica clandestina de cigarros estava localizada na zona rural de Piratininga, a 336 km da capital. No local, foram presas em flagrante 14 pessoas, além da apreensão de quatro veículos e de equipamentos, como empilhadeiras e outros maquinários para a falsificação dos cigarros. “Creio que é uma mais maiores fábricas clandestina do estado”, afirmou Licurgo.

Das 121 máquinas caça-níqueis apreendidas, 100 delas foram em Bauru, onde foi estourada até uma fábrica e central de recuperação do equipamento de jogo ilegal. Segundo o delegado, foram cumpridos 140 mandados de prisão, pelos mais variados motivos (tráfico de drogas, roubo, furto e crimes administrativos), e 219 mandados de busca e apreensão (de drogas, armas e veículos em desmanches). Ao todo, 13 desmanches foram vistoriados pelos policiais.

“O objetivo da operação é reduzir os índices de criminalidade na região e uma satisfação à população. As operações vão se repetir com mais frequência”, afirmou Licurgo.

http://g1.globo.com

terça-feira, junho 23, 2009


PM lança Marlboro mentol "mais rico e ousado"

22 de Junho de 2009 - Philip Morris USA está introduzindo uma nova versão mentol de Marlboro, visando concorrer com o Newport da Lorillard e Camel Crush da Reynolds American, informa reportagem de Chris Burritt (Bloomberg).

O novo cigarro, Marlboro Blend No. 54, é dito ter um sabor "mais rico e ousado" em relação ao Marlboro Menthol ou ao Marlboro Smooth Menthol.

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quinta-feira, junho 18, 2009

JT anuncia nova tecnologia em filtro de carvão.

18 de junho de 2009 - Japan Tobacco Inc lançará um cigarro com um filtro de carvão (charcoal filter) que não interfere com a distribuição do mentol.

Seven Stars Black Charcoal Menthol Box está previsto para ser lançado nacionalmente no início de Agosto.

Em nota de imprensa divulgada hoje, JT disse que os filtros de carvão convencionais aplicados em cigarros mentol, dificultam a passagem do mentol, sendo absorvidos pelo filtro.

O carvão utilizado nos novos filtros utiliza uma tecnologia com membrana especial que inibe o componente mentol de ser absorvido antes de se tragar.

Quando o cigarro é fumado, a variação da umidade do ar rompe a membrana, permitindo o carvão reduzir quaisquer sabores desagradáveis, mas permitindo a passagem de um 'sabor mentol mais claro e agradável'.

Este ano é celebrado o 40° aniversário de lançamento da marca Seven Stars, que foi o primeiro produto da JT a usar filtro de carvão.

De acordo com pesquisas conduzidas pelo Instituto do Tabaco do Japão, Seven Stars foi o produto mais vendido no Japão durante o ano fiscal encerrado em 31 de Março.

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quarta-feira, junho 17, 2009

BAT compra 85% da Bentoel

British American Tobacco informou nesta quarta-feira que adquiriu participação majoritária da quarta maior fabricante de cigarros de cravo na Indonésia, por $ 494 milhões, buscando crescimento em mercados emergentes para compensar o abrandamento das vendas em economias de mercados estáveis.

O negócio, que pode valorizar Bentoel Internasional Investamal em $ 580 milhões, permitirá à BAT adentrar ao grande mercado dos kreteks, ou cigarros aromatizados de cravo, que são consumidos por nove entre 10 fumantes indonésios.

A companhia disse que está comprando esta participação na Bentoel através do grupo indonésio Rajawali e de outros acionistas. Rajawali confirmou que vendeu sua inteira participação de 56,96% na Bentoel.

No ano passado, Bentoel vendeu 17,7 bilhões de cigarros, representando cerca de 7% do mercado indonésio de cerca de 250 bilhões. O segmento de kreteks representa aproximadamente 93% do mercado.

Os negócios existentes atualmente no país, através da PT BAT Indonesia Tbk, oferecem somente cigarros não-kreteks, e possui uma participação de mercado de 2%.

A Indonésia é o quinto maior mercado de tabacos do mundo por volume.

A principal rival da BAT, Philip Morris International é a líder, com uma participação de mercado ao redor de 27%, infiltração principal através de sua unidade da Sampoerna, comprada por $ 5 bilhões em 2005.

BAT disse que uma oferta pública de aquisição para as quotas restantes serão anunciadas no devido curso, sendo esperado para se completar em fins de agosto.

Fontes:

The Wall Street Journal Interactive Edition
Data: 16-06-2009, 800-843-0008
URL: http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090616-718000.html
ID: 285772

Financial Times (uk)
Data: 17-06-2009
Autor: Justine Lau em Hong Kong, 334-3063
URL: http://www.ft.com/cms/s/0/c18d57d6-5afc-11de-be3f-00144feabdc0.html
ID: 285791

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sábado, junho 13, 2009

Policiamento do tabaco


O Senado aprovou legislação para capacitar a agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos (FDA, em inglês) a regular os produtos de tabaco. O projeto é quase idêntico a uma versão aprovado em abril pela Câmara dos Representantes.

O projeto de lei recebeu 79 votos a favor e 17 contra, e o presidente Barack Obama, que reconheceu que ocasionalmente fuma, anunciou que sancionará a lei assim que chegar à Casa Branca, o que poderia ocorrer na próxima semana, disseram fontes legislativas.

A Altria (ex Philip Morris USA) emitiu declaração na quinta-feira, apoiando a legislação, até porque esta legislação foi escrita pela Altria e pelo grupo ativista Campaign for Tobacco Free Kids (CFTFK). As companhias rivais têm manifestado oposição, dizendo que a FDA limita o lançamento de novos produtos de tabaco, podendo bloquear as cotas de mercado para Philip
Morris (fabricante dos cigarros Marlboro).

O projeto de lei tem numerosas disposições que, a partir da perspectiva da saúde pública, efetivamente piorará, em vez de melhorar.


O QUE A FDA PODERÁ FAZER:
- Criar um Centro para os produtos de tabaco, financiados pela indústria, contratando diretores e funcionários, e formar uma comissão consultiva científica.
- Adotar normas para regulamentar os produtos químicos perigosos, existentes atualmente nos produtos de tabaco;
- Aprovar ou proibir novos produtos de tabaco;
- Proibir a utilização de termos como "light", "suave" e "baixo teor de alcatrão";
- Eliminar aromatizantes, como cravo, banana, canela; (1)
- Exigir gráficos de advertências maiores nos maços de cigarros; (2)
- Restringir a publicidade e promoção dos produtos do tabaco; (3)
- Exigir das empresas tabaqueiras a divulgação detalhada sobre os ingredientes previamente secretos.


O QUE A FDA NÃO PODERÁ FAZER:
- Banir todos os produtos de tabaco;
- Exigir a remoção completa da nicotina nos produtos de tabaco;
- Elevar a idade mínima nacional para a compra de produtos de tabaco acima dos 18 anos.

PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O SENADO E A CÂMARA DOS REPRESENTANTES:
- Nos cigarros, o Senado requer advertências gráficas cobrindo pelo menos 50% da frente e verso das embalagens. A Câmara requer advertências cobrindo pelo menos 30%.


(1) Continuará o Mentol, amplamente utilizado como flavorizante e o mais popular entre fumantes americanos e africanos. Muitos especialistas da saúde pública estão questionando por que razão ele está recebendo especial proteção.
(2) A lei prevê que, até 2012, novos avisos gráficos devem ser concebidos e aprovados pela FDA e ocupar 50 por cento do espaço em cada maço de cigarros. De acordo com David Adelman, um analista da indústria do tabaco para a Morgan Stanley, as advertências maiores são uma parte fundamental da nova legislação, expondo a indústria a maiores riscos financeiros através da diminuição das vendas.
(3) Nenhum produto de tabaco poderá ser comercializado como de "Risco Reduzido". Propagandas serão restringidas em preto-e-branco.


"Nós nunca seremos capazes de se livrar da dependência da natureza do tabaco, porque agora somos obrigados a manter a nicotina", disse o Dr. Michael Siegel da Boston University School of Health. "Isso é uma enorme vitória para Philip Morris e para os grandes do tabaco ".

sexta-feira, junho 12, 2009

Legislação Anti-Tabaco ou Pró-Philip Morris ?

por Jonathan Adler

12/06/2009

O editorial do New York Times de hoje sobre a nova regulamentação ao tabaco dos EUA é interessante. O Times afirma que o projeto de lei é uma "enorme vitória para a saúde pública", ainda que cite estimativas de que irá reduzir a incidência de fumo em apenas 11% entre os jovens e 2% entre os adultos na próxima década. Isso não soa muito.

Além disso, o jornal informa que o projeto "não passará sem a aprovação da Philip Morris, a líder da indústria, de aceitar o regulamento. A companhia acredita que pode aparentemente, prosperar melhor nos termos da regra do que seus concorrentes, que se queixam de que agora será muito mais difícil para introduzirem novos produtos para desafiar a posição dominante da Philip Morris." Hmmm. Poderia haver uma ligação? Considere ainda que um provável efeito da legislação é tornar mais difícil o mercado do tabaco com bases em alternativas aos cigarros, tais como o "Snus" ou várias outras formas de fumo sem emissão de fumaça, que são uma forma menos mortal para fumantes obterem a sua correção de nicotina. Isto certamente beneficiaria empresas estabelecidas, como a Philip Morris, e poderia realmente prejudicar a saúde pública. Outra disposição do projeto irá capacitar a FDA para reduzir o conteúdo de nicotina dos cigarros. No entanto, na medida em que muitos fumantes apelam à nicotina, isso poderia significar que alguns irão fumar mais cigarros para satisfazer o mesmo hábito. E isso será bom para a saúde pública como? Quanto mais se olha para este projeto, menos parece ser uma verdadeira medida de "saúde pública" - e, no entanto, continuará a dar ao governo federal tremenda nova regulamentação sobre uma indústria legal. O projeto parece representar o casamento do grande governo e um grande negócio.


http://corner.nationalreview.com

quinta-feira, junho 11, 2009

Senado dos EUA aprova proposta severa para regular o tabaco

Projeto pretende limitar a quantidade de nicotina nos cigarros e reduzir a publicidade

Mundo | 11/06/2009 | 18h32min

O Congresso americano aprovou nesta quinta-feira um dos golpes mais severos do governo dos EUA contra o tabagismo. Uma votação no Senado aprovou uma medida para dar aos reguladores mais poder para limitar a quantidade de nicotina nos cigarros e reduzir drasticamente a publicidade do produto.

Além disso, a medida proíbe a colocação de sabor nos cigarros, como caramelo e outros, para atrair menores de idade.

Ativistas que são contra o tabagismo dizem que a mudança pode vir a reduzir as 400 mil mortes anuais causadas pelo hábito de fumar e os US$ 100 milhões gastos nos cuidados de saúde vinculados ao tabaco.

O projeto de lei, um dos mais drásticos contra o tabagismo desde há 45 anos o governo emitiu o aviso oficial de que o fumo provoca câncer, daria à Administração dos Alimentos e Drogas (FDA, em inglês) autoridade para regulamentar o conteúdo e a publicidade de cigarros e outros produtos feitos com tabaco.

— Essa proposta representa a mais forte ação levada a cabo pelo Congresso para reduzir a utilização do tabaco, a principal causa previsível mortes nos EUA — disse Matthew Myers, presidente da Campanha por Crianças sem Tabaco.

Após a votação vitoriosa de 79 a 17 no Senado, a medida será enviada de volta para a Câmara dos Representantes, que já aprovou uma proposta semelhante em abril.

A aprovação na Câmara enviaria a proposta diretamente ao presidente Barack Obama, que também deve dar o seu apoio. O presidente da Câmara, Nancy Pelosi, acredita será possível aprovar o projeto e o enviar ao presidente.

A medida daria à FDA autoridade para avaliar o conteúdo dos produtos para determinar alterações ou proibições para os que considerar uma ameaça para a saúde pública. A agência poderia limitar a quantidade de nicotina, mas não poderia proibir a substância.

AP
Solicitação à Austrália: aprovem embalagens genéricas para os cigarros.

11 de Junho de 2009


Uma médica canadense disse que é a hora certa de o governo avançar com a introdução de embalagens simples para os cigarros.

Uma recomendação da Força Tarefa Nacional de Prevenção à Saúde para começar a venda de cigarros sem logos de publicidade está prevista para ser entregue ao Governo Federal Australiano até o fim deste mês, para análises.

A implementação de embalagens genéricas no Canadá não teve sucesso, mas a diretora executiva da Physicians for a Smoke-Free Canada, Cynthia Callard, diz que as companhias do tabaco já não possuem a mesma influência que tinham há 10 anos...

Ela espera que a Austrália possa ser um dos primeiros países do mundo a trazer embalagens de cigarros simples, sem publicidade.

"Eu penso que será uma das melhores contribuições que o governo australiano poderá dar para a saúde mundial. Estabelecer embalagens genéricas como sendo normais, é uma medida eficaz para que outros países possam adotá-las mais facilmente", disse ela.


Assista aos vídeos:

http://www.abc.net.au/reslib/200906/r383726_1789817.asx

http://www.abc.net.au/reslib/200906/r383732_1789838.asx
Romênia: JTI investe em fábrica de cigarros de Bucareste

09 de Junho de 2009 - Japan Tobacco International (JTI), a terceira maior operadora no mercado romeno de cigarros, vai investir 30 milhões de euros em duas novas linhas de produção na sua fábrica de Bucareste, informa reportagem de Ziarul Financiar.

Gilda Lazar, assuntos corporativos e diretora de comunicações da JTI Romênia, Bulgária e Croácia, disse que o investimento irá aumentar o grau de automatização da planta, até meados de 2010 e aumentará a capacidade de produção em 25% em comparação com 2008.

A planta da JTI em Bucareste exporta atualmente um em cada cinco cigarros para 35 mercados, com previsões da empresa indicando aumento em volumes entregues aos mercados estrangeiros em torno de 15% no próximo ano.

Tobacco Journal International

quarta-feira, junho 03, 2009

Morte de político alavanca vendas de cigarro coreano.

03 de Junho de 2009 - As vendas das marcas de cigarros Cloud9 e This da KT&G aumentaram na semana de luto do ex-presidente da Coreia do Sul, Roh Moo-hyun, relata o The Korea Times.

Cloud9 e This eram as marcas favoritas do presidente, que morreu no dia 23 de maio depois de pular de um penhasco em sua cidade natal. O ex-presidente estava na mira de investigadores, acusado de corrupção.

Pouco antes de sua morte, Roh pediu ao seu segurança por um cigarro - aparentemente em vão. A notícia levou um certo número de pessoas a colocar um cigarro acesso ao lado de seu retrato, como uma homenagem e para cumprir seu último desejo.

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Camboja está pronto para as advertências gráficas.

03 de Junho de 2009 - Advertências gráficas de saúde sobre os riscos associados ao tabagismo em breve serão obrigatórios em cada maço de cigarros vendido no Camboja, a fim de garantir que o reino cumpra suas obrigações tratadas pela Organização Mundial da Saúde, reporta The Phnom Penh Post citando oficiais do governo e ONGs locais.

Lim Thai Pheang, diretor do Centro Nacional para Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, disse que um decreto oficial já está pronto para ser implementado, mas precisa de aprovação oficial pelo ministro da saúde.

De acordo com um levantamento de 2004 sobre o tabaco, feito pelo Instituto Nacional de Estatísticas do Ministério do Planejamento, 54% dos homens cambojanos com idade superior a 20 anos fumam, comparado a 6% das mulheres com a mesma idade.

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Fabricantes de cigarros da Indonésia desafiam a crise.

03 de Junho de 2009 - Fabricantes de cigarros da Indonésia parecem estar indo bem, apesar da crise econômica global.

De acordo com reportagem do The Jakarta Post, as companhias de tabaco do país venderam 11,5% mais cigarros no primeiro trimestre de 2008 do que no mesmo período de 2007.

PT HM Sampoerna, a maior fabricante de cigarros da nação, por volume, disse que as vendas de seus cigarros totalizaram 59,6 bilhões de unidades entre janeiro e março deste ano, contra 53,5 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.

British American Tobacco anunciou que seu volume de vendas ainda está crescendo, embora a Indonésia ainda enfrente os efeitos negativos da crise econômica.

O presidente-diretor da BAT, Ian Morton, disse que a indústria do tabaco na Indonésia foi mais resiliente do que os outros setores em confrontar a crise.

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CHINA
Double Happiness


02 de Junho de 2009 - Guangdong Provincial China Tobacco Industry Corp (GPCTIC) está planejando aumentar a capacidade de produção anual de sua marca Double Happiness para 150 bilhões de cigarros até 2013, segundo informa Tobacco China Online citando o jornal China Tobacco Guangdong.

O gerente geral da GPCTIC, Li Genji, disse que se a corporação quer tornar-se uma das mais importantes fabricantes de cigarros na China, Double Happiness deve tornar-se uma marca de alto sucesso, tanto nacional como internacionalmente.

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EMIRADOS ÁRABES UNIDOS: agilizando novas advertências

03 de Junho de 2009 - Os Emirados Árabes Unidos estão acelerando a implementação das novas advertências sanitárias nos produtos de tabaco, seguindo a intervenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), informa reportagem do Khaleej Times.

A OMS disse ao Conselho de Cooperação de Países do Golfo (GCC) para acelerarem a introdução de imagens chocantes nos produtos de tabaco, incluindo embalagens de shisha. As advertências, diz a OMS, devem tomar pelo menos 50% da parte principal da embalagem.

Mohammed Badri, diretor-geral adjunto da ESMA, Autoridade de Normalização e Metrologia dos Emirados, disse que as partes interessadas estão dando seus comentários sobre as novas exigências, que serão então, consideradas pelo gabinete.

"Esperamos completar esse processo até o final deste ano. A padronização será em 2010," acrescentou Badri.

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terça-feira, junho 02, 2009

Zimbabué: Fumantes de 200 milhões de cigarros

28 de Maio de 2009


Zimbabuanos fumaram perto de 200 milhões de cigarros durante o primeiro trimestre do ano, segundo dados revelados por companhia líder do setor.

Savannah Tobacco vendeu meio bilhão de cigarros no Zimbabué (antiga Rodésia) e em outros mercados durante o primeiro trimestre deste ano, disse o presidente executivo Adam Molai.

Savannah Tobacco, que produz a marca de cigarros Pacific, lançou a marca faz alguns anos, balizadas por um mix de produtos agressivos dirigidos tanto para público de maior, quanto o de menor renda.

No Zimbabué a empresa vendeu 168 milhões de cigarros no primeiro trimestre enquanto que 322 milhões foram destinados ao mercado estrangeiro, informa Savannah.

Molai disse que a companhia estava perto de gozar uma participação majoritária de mercado, por longo tempo dominado pela British American Tobacco, que também afirma possuir a quota principal do mercado.

Savannah Tobacco é proprietária das marcas Pacific Storm, Mist, Breeze e Blue. A marca Pacific Storm tem sido amplamente aceita por ex-clientes da BAT.

"Nossas marcas têm sido muito bem aceitas no mercado, portanto, temos a necessidade de reforçar a capacidade, após termos feito o mesmo no ano passado", disse Molai.

A empresa também possui a marca de cigarros Pegasus.

Apesar das fortes denúncias sobre os produtos de tabaco, as companhias continuam a atingir recordes de vendas em todo o mundo.

Por Chris Muronzi

segunda-feira, junho 01, 2009

ÍNDIA: Avisos gráficos nas embalagens de produtos de tabaco a partir de segunda-feira, 1 de Junho.

Fonte: The Times of India
Data: 30-05-2009
URL:http://timesofindia.indiatimes.com/India/Pictorial-warning-on-tobacco-products-from-Sunday-/articleshow/4596769.cms
ID: 284767

Os fumantes devem pensar duas vezes antes de acender o próximo cigarro a partir de domingo. Todos os produtos de tabaco trarão ilustrações de advertências como o crânio e ossos cruzados ou uma face desfigurada pelo câncer ou pulmões doentes, a fim de destacar os perigos do consumo do tabaco.

Após a implementação das regras para embala e rotulagem para produtos de tabacos e cigarros em 2008, seguiu-se uma longa batalha entre ONGs e indústrias do tabaco na India. O governo central tinha diferido a nova lei por seis meses na sequência de pressões exercidas por influentes empresas tabaqueiras.

A mudança entrou finalmente em prática. As advertências ocuparão 40% do espaço frontal de todas as embalagens de produtos de tabaco.
QUÊNIA: Fabricantes de cigarros em notícia.

Fonte: Kenya Broadcasting Corporation (ke)
Data: 29-05-2009
Autor: Escrito por: Zipporah Njeri, Posted: Sexta, 29 de maio de 2009
URL: http://www.kbc.co.ke/story.asp?ID=57683
ID: 284759

Fabricantes de cigarros correm o risco de repressão caso não adiram à Lei de Controle do Tabaco, que solicita a inserção de imagens sanitárias nas embalagens de cigarros.

O Ministério da Saúde Pública e Saneamento informa que a lei que obriga as fabricantes de adotarem tanto as imagens como os textos de advertência já está em vigor.

O presidente da entidade controladora do tabaco no Quênia, Prof. Peter Odhiambo disse que o prazo ou cumprimento da nova lei se esgotou.

"Imagens chocantes serão mais eficazes do que apenas textos escritos, porque sabemos que temos casos de áreas rurais onde as pessoas não sabem ler. Advertências gráficas nas embalagens são, portanto, fortes defesas", disse ele.
JAMAICA: Imagens de advertências gráficas nos maços de cigarros

28 de Maio de 2009


Em movimento de convencimento para que fumantes crônicos dêem o primeiro passo para sair do vício, o Ministério da Saúde da Jamaica irá em breve colocar imagens de advertências nos maços de cigarros.

Esta é uma resposta a uma chamada internacional posta pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Doze países já aderiram à iniciativa.

Segundo a OMS, o tabaco mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo e se não for devidamente controlado a epidemia poderá matar um número estimado de 8 milhões de pessoas até 2030, projetando-se 80% provenientes de países em desenvolvimento.

Nos termos do novo acordo, empresas tabaqueiras da comunidade do Caribe (CARICOM), incluindo a Jamaica, deverão colocar imagens gráficas de advertência nas embalagens de produtos de tabaco.

Mais de 15 diferentes imagens incluindo úlceras orais e dentes corados pela nicotina terão rodízios nas embalagens, a fim de manter o aviso na mente da população.

A Diretora da Divisão de Proteção e Promoção à Saúde no Ministério da Saúde, Dra. Lewis-Fuller diz que espera para o início do próximo ano o lançamento oficial do programa entre todas as partes.

Dra.Lewis diz, entretanto, que isto depende da adesão de todos os Estados membros do CARICOM à iniciativa.

Ainda assim, ela não está prevendo quaisquer problemas, apesar da tentativa das empresas em impedir e retardar o movimento.


http://www.radiojamaica.com/content/view/18364/26/

domingo, maio 31, 2009


31 de Maio: Dia Mundial Sem Tabaco


A data é lembrada desde 1987. Ela foi estabelecida pelos países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção sobre o tabagismo. O tema deste ano é Mostre a Verdade. Advertências Sanitárias Salvam Vidas, para ressaltar a importância das imagens e mensagens impactantes contidas nas embalagens de cigarro para estimular as pessoas a parar de fumar.

sábado, maio 23, 2009


Avisos de Saúde nos produtos de tabaco - mundial, 2007


Dados reportados a partir de 176 Estados membros indicaram que 77 (44%) não requerem quaisquer avisos nos maços de cigarros e, 71 (40%) exigem advertências que cobrem menos de 30% da principal área de exibição. Entre os Estados membros, 23 (13%) tinham advertências que cobrem, pelo menos, 30% da principal área da embalagem e incluem um dos sete critérios de advertência. Cinco países (Austrália, Brasil, Canadá, Tailândia e Uruguai) (3%) possuem avisos que cobrem 50% ou mais da principal área de exibição e incluem todos os sete critérios. Entre os 176 países, 15 (9%) exigem advertências ilustradas e, 66 (38%) países possuem leis que proíbem o uso de termos enganosos para comercialização (tais como "light" e "suave"), que falsamente transmitem a ideia de que determinados produtos são menos prejudiciais do que outros.

As advertências de saúde nos produtos de tabacos não podem ser uma medida isolada no controle do tabaco. Em vez disso, os países deveriam implementar programas abrangentes para o controle. Para ajudar os países a cumprir os requisitos da Organização Mundial da Saúde-Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (WHO FCTC), foi estabelecido a MPOWER, um pacote de assistência técnica com 6 políticas para o controle do tabaco:

1) Monitorar o uso do tabaco e políticas de prevenção;
2) Proteger as pessoas contra a fumaça do tabaco;
3) Oferecer ajuda para sair do tabagismo;
4) Alertar sobre os perigos do tabaco;
5) impor proibições relativas à publicidade do tabaco, promoção e patrocínio; e
6) aumentar impostos sobre o tabaco.

Estas políticas são comprovadas para se reduzir o uso do tabaco (1,2) e podem ser efetivamente apoiadas por legislação que obriga a apresentação de avisos de saúde nas embalagens de tabaco.


Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR)
Data: 22-05-2009, mmwrq@cdc.gov, 402-9371
URL: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5819a3.htm
ID: 284354

O tema para o Dia Mundial sem Tabaco 2009 (31 de Maio) é "Tobacco Health Warnings", com uma ênfase nas fotos de advertência.
Indústria do tabaco enganou usuários sobre cigarros light

22/05/2009

WASHINGTON (AFP) — Um tribunal federal de apelação americano considerou nesta sexta-feira que a indústria do tabaco enganou os fumantes ao etiquetar alguns tipos de cigarros como "light" embora fossem tão nocivos para a saúde quanto os demais.

A Corte de Apelação de Washington confirmou um julgamento em primeira instância de agosto de 2006, segundo o qual os fabricantes mentiram durante dezenas de anos sobre os efeitos nocivos do tabaco.

"O tribunal recebeu evidências suficientes para concluir que os executivos das empresas de tabaco... sabiam das consequências nocivas do cigarro para a saúde, dos riscos do vício (...), do dano para os fumantes passivos e da compensação do fumante, que recorre aos cigarros light, não menos nocivos para a saúde, possivelmente mais", acrescentou.

Também confirmou a decisão da justiça federal de obrigá-los a retirar menções "enganadoras" como "leves" ou "naturais" em maços de cigarros.

A questão opunha o Estado americano a várias empresas, entre elas a Philip Morris e a Reynolds.

O grupo Altria, que fabrica os cigarros Marlboro, indicou que apelará da decisão. "Seguimos acreditando que as conclusões do tribunal não se sustentam na lei ou em elementos apresentados no processo", destacou seu assessor jurídico Murray Garnick, citado em um comunicado. "Acreditamos que a importância excepcional destas questões justifica a continuação de seu exame", acrescentou.

Esta decisão abre caminho a milhares de demandas judiciais e ao pagamento de milhões de dólares em indenizações por parte da indústria do fumo.

A indústria do tabaco enfrenta há uma década nos Estados Unidos uma série de processos judiciais que denunciam suas mentiras relacionados aos perigos do tabaco para a saúde.

quarta-feira, maio 20, 2009

Cigarro Rainbow tem filtro rosa, embalagem ultra-gay e é vendido somente em Curitiba


O clube Box, em Curitiba, possui em seu cardápio um maço de cigarro especial, o Rainbow. A caixinha é branca e possui uma delicada bandeira do arco-íris estilizada. O cingarro em si é branquinho e tem o filtro rosa. E é bem fraquinho, bem mais que um Free.

O cigarro deve chegar a outros clubes gays do Brasil nos próximos meses. A gente não está fazendo propaganda de cigarro, só achamos a embalagem e a ideia bonitinhas.

http://mixbrasil.uol.com.br