terça-feira, maio 31, 2016

Camboja segue para os avisos gráficos

27 de maio de 2016

Advertências de saúde gráficas em breve terão de ser incluídas em todos os maços de cigarros vendidos no Camboja, que é um dos últimos países da região - juntamente com Laos e Birmânia - a exigir tais advertências, segundo informação do The Cambodia Daily.

O governo anunciou ontem em Phnom Penh numa conferência, que a partir de 23 de julho, os fumantes serão confrontados com uma imagem, quer de um paciente com câncer de pulmão ou de um bebê recém-nascido prejudicado pelo fumo passivo.

Dr. Mom Kong, diretor do Movimento Camboja para a Saúde, um coorganizador da conferência, disse que as imagens terão de cobrir 50% da frente e de trás das embalagens e ser acompanhada de uma mensagem antitabaco que estará escrito em Khmer, fácil de ler, claro e irremovível.

O Ministério da Saúde vai aprovar uma lista de avisos aceitáveis a ​​cada ano.

As novas regras serão apoiadas por multas que variam de quatro milhões de riel (cerca de US$ 1.000) para os fabricantes e importadores a dois milhões de riel para os atacadistas.

Aos fabricantes de cigarros foram dados nove meses para cumprir com os requisitos, definidos em um sub decreto em outubro.

Mark Schwisow, diretor da Agência de Desenvolvimento e Socorro Adventista, que trabalha para reduzir o uso do tabaco no Camboja, disse que as novas advertências serão particularmente importantes para os fumantes rurais, que talvez não tenham recebido muita informação sobre os efeitos nocivos do tabagismo.

"Eu acho que é um passo importante, pois permite que as pessoas compreendam melhor e façam sua própria decisão sobre as implicações do tabagismo", disse ele.

O anúncio vem depois de o Laos aprovar na semana passada um plano para colocar advertências gráficas e mensagens nos maços de cigarros a partir de outubro.

Birmânia deverá exigir embalagens com tais advertências em setembro.

www.tobaccoreporter.com

quarta-feira, maio 18, 2016

Há 83 anos (publicado no jornal Folha da Manhã, edição de 12 de maio de 1933):

Jornaes do Rio  - 11/05/1933

DIARIO DE NOTICIAS - Publica este dado sobre a economia nacional:
"Uma fabrica paulista de cigarros iniciou intensa campanha de propaganda de seus productos por meio de dois aviões, expressamente para isso adquiridos.