sábado, outubro 31, 2015

Japan Tobacco compra fabricante de cigarros iraniana.
18 de Outubro de 2015

Japan Tobacco International comprou uma fabricante de cigarros iraniana em uma tentativa de reforçar a sua posição como líder de mercado em um país que espera se abrir para as empresas ocidentais, uma vez que as sanções internacionais sobre seu programa nuclear sejam removidas.
A empresa disse que a JTI Pars, sua subsidiária iraniana, tinha recentemente adquirido a propriedade privada Arian Tobacco Industry (ATI) por uma quantia não revelada.

"Um número crescente de grandes empresas de vários países estão agora investindo ou reinvestindo no Irã", disse JTI. "Nossa subsidiária iraniana apenas concluiu a aquisição, apesar de tão recente, estamos confiantes de que isso irá melhorar o nosso negócio no Irã a partir do próximo ano.
Uma pessoa com conhecimento do mercado do tabaco do país disse que a compra foi provavelmente uma resposta às expectativas que a Philip Morris, fabricante dos cigarros Marlboro, tinha para entrar no mercado."

"Esta aquisição irá duplicar a quota de mercado da JTI e ajuda a manter a sua vantagem competitiva - graças à presença de JTI Pars no Irã desde 2002 - antes de Marlboro entrar nesse mercado ", disse a pessoa.

As outras companhias de tabaco estrangeiras que operam no Irã são British American Tobacco, através de sua subsidiária BAT Pars, e KT & G da Coreia.

O Irã é um ambiente difícil para as empresas internacionais de tabaco. A indústria não tem permissão para comercializar cigarros através da publicidade e pesados impostos se traduzem em preços mais elevados para os produtos de tabaco.

Fronteiras porosas aumentam os contrabandos, que também é prevalente. Cerca de 40 por cento dos cigarros fumados no país entram no mercado ilegalmente, de acordo com o ministério de indústria, comércio e minas do Irã.

As principais marcas produzidas na fábrica JTI Pars na província de Gilan são Winston, Magna e Monte Carlo.

A aquisição da ATI significa que maior produção ocorrerá em Zanjan, cerca de 300 quilômetros ao noroeste de Teerã, disseram pessoas familiarizadas com o negócio. As empresas empregam em conjunto cerca de 1.000 pessoas.

"A ATI tem algumas marcas fortes no segmento de valor crescente, a maior em termos de volume, e uma instalação de produção local de última geração, muito semelhantes aos padrões da Japan Tobacco", disse JTI.

Perguntado como as sanções afetam seus negócios, a empresa acrescentou: "Nós sempre acreditamos no futuro econômico do Irã e estamos ansiosos para consolidar a nossa presença, ainda mais com a melhoria do clima de negócios."

http://www.ft.com/