sábado, setembro 27, 2014

França é o primeiro país europeu a adotar maço de cigarros neutro

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 25/09/2014 22:02 


A França vai adotar maços de cigarros neutros, tornando-se o primeiro país da Europa e o segundo do mundo a realizar essa medida, depois da Austrália, anunciou o governo francês nesta quinta-feira.

Para que fiquem menos atraentes, os maços terão um modelo único, com a mesma cor, forma, tamanho e tipografia, informou a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, ao apresentar um plano de combate ao tabaco.

Este plano antitabaco tinha sido pedido pelo presidente francês, François Hollande, no lançamento do terceiro Plano Câncer, em fevereiro de 2014.

A Austrália é pioneira na adoção do maço de cigarros neutro, que foi introduzido no país em dezembro de 2012, com o objetivo de acabar com qualquer toque de "glamour".

Os maços australianos são todos na cor verde oliva, não têm logomarcas e estão repletos de advertências sobre os riscos do tabaco, assim como fotos de pessoas doentes.

Na França, um dos objetivos do programa é lutar contra o tabagismo em jovens com menos de 16 anos.

A nova diretriz europeia antitabaco já prevê aumentar as advertências nos maços, com imagens impactantes e  avisos ocupando 65% da embalagem, de acordo com o texto adotado em fevereiro pelo Parlamento europeu.

http://www.diariodepernambuco.com.br/