terça-feira, outubro 15, 2013

Imagens chocantes em maços de cigarro não assustam os fumantes russos

Pesquisa apontou que medida não surtiu o efeito desejado

A maioria esmagadora dos fumantes russos (82%) não se importa com a recente aparição de imagens chocantes nos versos de maços de cigarro vendidos na Rússia, enquanto algumas pessoas (4%) afirmam terem sido até estimuladas a fumar mais com a novidade.
Os dados são de uma pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 3 e 8 de setembro, pelo portal russo Superjob.ru, e que contou com a participação de 1.600 fumantes do país com mais de 18 anos de idade.
A medida antifumo surtiu efeito dissuasivo em apenas 9% dos entrevistados, que confessaram ter diminuído a frequência do vício.

terça-feira, outubro 08, 2013

Parlamento Europeu proíbe cigarros mentolados

Por  em 


O Parlamento Europeu aprovou hoje uma série de novas regras para inibir o tabagismo. Depois de três meses de acalorados debates, os eurodeputados proibiram os cigarros mentolados, impuseram limites aos cigarros eletrônicos e aprovaram advertências maiores nos maços.


A proibição à comercialização de cigarros mentolados e de outros sabores passará a valer em 2022. Já as advertências sobre as consequências do tabagismo passarão a cobrir 65% da superfície das embalagens.

Em relação aos cigarros eletrônicos, o Parlamento Europeu impôs restrições aos anúncios publicitários, mas rejeitou uma proposta mais abrangente que limitaria esses produtos ao uso terapêutico.

O lobby da indústria do tabaco criticou as novas leis europeias, classificando-as como "desproporcionais". Ainda segundo a indústria tabagista, a legislação "limita as liberdades dos consumidores".

As autoridades europeias, por sua vez, apontam para os benefícios para a saúde pública, umas vez que os gastos anuais com doenças relacionadas ao tabagismo giram em torno de € 25 bilhões. Estima-se que essas doenças matem cerca de 700 mil pessoas por ano apenas nos 28 países da União Europeia (UE).

Em defesa da nova lei, o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, escreveu aos eurodeputados: "A cada ano, mais europeus morrem por fumar do que o total combinado de mortes por acidentes automobilísticos, incêndios, uso de heroína e cocaína, homicídios e suicídios". Fonte: Associated Press.

Agência Estado

http://www.achebelem.com.br