domingo, janeiro 30, 2011

BULGARIA INICIA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO PARA ESTATAL DO TABACO EM FEVEREIRO.

Domingo, 30 de Janeiro de 2011.

Bulgartabac Holding, o monopólio fabricante de cigarros da Bulgária deverá ser declarado à privatização em fevereiro de 2011, segundo informa o Ministério da Economia do país.

Bulgartabac, cujo estado de gestão tem sido questionável nos últimos anos, irá para a mesa de privatizações. Na semana passada, o ministro das Finanças, Simeon Djankov, reiterou os anúncios anteriores de que o governo da Bulgária está determinado a ir em frente com a planejada venda da empresa de tabacos do país, a maior fábrica militar e as participações minoritárias em empresas distribuidoras de eletricidade.

A venda da Bulgartabac Holding AD, situada em Sopot, e as participações minoritárias em empresas de distribuição de eletricidade, têm sido classificadas como tarefas para 2011, devido à lamentável performance das empresas estatais.

O método de privatização - ou seja, se Bulgartabac será vendida através de licitação ou leilão ou na Bolsa de Valores de Sofia - será decidido nas próximas semanas. Será proposto pelo Citibank, o consultor preparado para a venda da empresa estatal.

O Ministério da Economia disse que o Citibank fez investigações preliminares com cerca de 100 potenciais investidores estratégicos e financeiros ao redor do mundo com relação à privatização de Bulgartabac.

Segundo o Ministério, há um número suficiente de empresas interessadas na privatização, porque é um ativo atraente, mesmo em tempo de crise. O método de privatização será selecionado com base no número de licitantes interessados.

"Queremos encontrar um comprador para Bulgartabac no verão de 2011", informou o Ministério da Economia.

Apesar das declarações em abril de 2010 de que a Agência de Privatizações da Bulgária esperava concluir a venda da estatal dos cigarros em 2010, nenhum negócio passou pelo final de dezembro daquele ano.

O consultor para a venda da Bulgartabac, Citigroup Global Markets Ltd, foi escolhido pelo governo búlgaro em fevereiro de 2010.

Duas das fábricas menos rentáveis da Bulgartabac Holding - nas cidades de Plovdiv e Stara Zagora - foram vendidas em 2009 através da Bolsa de Valores de Sofia por BGN 31 milhóes e BGN 18 milhões, respectivamente. A holding ainda possui as duas maiores e mais consolidadas fábricas em Sofia e Blagoevgrad, bem como, uma série de marcas comerciais.

Novinite.com

domingo, janeiro 23, 2011

Repensando

Texto de artigo, cortesia da revista ICON, 07 de Janeiro de 2011

O governo britânico está propondo a venda de cigarros numa embalagem simples para limitar seu apelo - as embalagens ainda podem ter boa aparência enquanto alerta os fumantes?

O estúdio gráfico BUILD elaborou um projeto para as embalagens de cigarros. Já sabendo de antemão a proposta do governo para embalagens genéricas, optaram por abordar o projeto quase de uma perspectiva "não-design". Excluindo todos os elementos de design supérfluo, chegou-se a uma "ultra-genérica" embalagem, bastante libertadora.
























1-Marlboro Lights.

Uma lição em reducionismo. OCR-B, um tipo de letra mono espaçosa foi escolhida por sua clareza e genericismo. O código QR (sob o código de barras) possui link para um site do governo com informações sobre os efeitos do fumo e como parar de fumar. Introduzimos uma faixa colorida muito pequena para ajudar a indicar a partir de uma pequena distância da marca de cigarros. Isto por duas razões: para ajudar as pessoas que vendem os cigarros e para adicionar um nível reduzido de medidas anti-pirataria (a cor seria frustrada). Esta parece ser a versão mais bem sucedida das três.

























2-Marlboro Lights.

Informação. O que tem realmente em um cigarro? Não existe uma hierarquia, com a marca levada para o mesmo nível da informação. Embalagens de alimentos devem agora, através da lei, listar seus conteúdos - por que os cigarros seriam diferentes? Isto é o que está contido nos cigarros que você está prestes a fumar. Este projeto traz essa informação para o primeiro plano e, a marca em segundo.
























3-Marlboro Red.

Mensagens de advertências. Quais são as possíveis consequências ao se fumar os cigarros desta embalagem? Mensagens em tempo real, consequências reais. A marca é levada para uma faixa de cor facilmente reconhecida - lealdade de marca reduzida a uma faixa de cor única. Como designer, essa abordagem é muito atual: nenhum brilho, apenas a informação.


























segunda-feira, janeiro 17, 2011

Maços de cigarros com alerta de gravidez na Jordânia.

17 de janeiro de 2011 - A Jordânia está para adotar advertências ilustradas nos maços de cigarros dentro de seis meses, de acordo com informação de Laila Azzeh para MENAFN.com.

Quatro imagens, com câncer de pulmão e lábios, dentes manchados e uma mulher grávida será impresso em 50% de um lado de cada embalagem em uma iniciativa liderada pelo Ministério da Saúde.

www.tobaccoreporter.com

quinta-feira, janeiro 06, 2011

PMI recua diante de aquisição colombiana.

06 de Janeiro de 2011 - Philip Morris International disse ontem que não irá mais adquirir a Productora Tabacalera de Colombia, Protabaco Ltda.

Em nota postada em seu site, PMI disse que, embora a aprovação para prosseguir com a aquisição tivesse sido concedida pela Superintendência de Indústria e Comércio da Colômbia, em outubro de 2010, a aprovação estava sujeita a várias condições e restrições significativas que, finalmente, provaram ser demasiadamente onerosas.

"Após exaustiva revisão das nossas opções, infelizmente temos a concluir que a transação, à luz das condições, não satisfazem os objetivos estratégicos e financeiros que estavam inicialmente previstos e, portanto, decidimos não prosseguir com o processo de aquisição da Protabaco", disse James Mortensen, presidente da PMI para a América Latina e Canadá.

"A Colômbia continua a ser um mercado importante para nós e nosso compromisso com o país e nossos funcionários continuam firmes", acrescentou.

www.tobaccoreporter.com

domingo, janeiro 02, 2011














Canadá aumentará o tamanho das advertências de saúde nos maços de cigarros.

por Louise Egan
OTTAWA, Sexta-feira 31 de Dezembro de 2010 12:04pm EST

(Reuters) - O Canadá irá aumentar e reforçar as advertências nos maços de cigarros, anunciou o governo na quinta-feira, em uma etapa crítica retardada devido ao lobby das empresas de tabaco.

O Ministro da Saúde, Leona Aglukkaq, disse que as novas advertências cobrirão três quartos da frente e verso das embalagens de cigarros, a partir da metade da embalagem.

As novas mensagens gráficas incluirão advertências sobre doenças relacionadas ao tabaco, como câncer de bexiga e depoimentos de vítimas de câncer. Também haverá um número de telefone "pare de fumar".

"Pesquisadores canadenses e do exterior têm demonstrado que, para serem eficazes, as advertências de saúde devem ser sensíveis e memoráveis. Elas também devem ser relevantes", disse Aglukkaq aos repórteres.

Ottawa começará a elaborar regulamentos para os novos rótulos de advertência no início de 2011, mas não tem cronograma específico para a implementação. As empresas de tabaco terão uma oportunidade de se pronunciar durante o processo e as novas regras serão aplicadas progressivamente, disseram autoridades.

Em setembro de 2010, o governo conservador confundiu ativistas anti-tabagistas ao congelar os planos para se atualizar as advertências, após o Ministério da Saúde ter dispensado 6 anos na elaboração da nova campanha e chegar ao acordo sobre os detalhes com as 10 províncias do país que administram serviços de saúde pública.

A mudança na política emitida na quinta-feira levou o principal partido de oposição do Partido Liberal a acusar o governo sobre sua postura impopular.

"O recente anúncio veio muito atrasado e sugere que o lobby do tabaco continua a ter um controle apertado sobre este governo", disse Ujjal Dosanjh, legislador liberal.


Campanha no Facebook

Aglukkaq negou que tenha se reunido com empresas de tabaco e afirmou que teve tempo para preparar um pacote abrangente de medidas anti-tabaco, que incluem a segmentação de jovens fumantes por meio de mídias sociais como o Facebook e cria a linha telefônica para desistentes.

As advertências gráficas também irão mudar periodicamente, mantendo-se atualizadas e perceptíveis.

O Canadá foi considerado líder mundial ao se tornar o primeiro país a colocar rótulos de advertências na parte frontal dos maços de cigarros em 2001, mas não fez atualizações, o que o levou a ficar atrás de outros países.

Uma pesquisa de 2009 mostrou que 18% dos canadenses são fumantes. A taxa sobe para 23% para jovens adultos entre 20 e 24 anos. Cerca de 37 mil canadenses morrem todos os anos devido ao uso do tabaco, disse Aglukkaq.

Os principais fabricantes de cigarros no Canadá incluem RJ Reynolds Tobacco Co., JTI-Macdonald, uma unidade da Japan Tobacco, Rothmans Benson & Hedges Inc, de propriedade parcial da Philip Morris e Imperial Tobacco Canada Ltd, uma unidade da British American Tobacco.

Imperial afirmou que o governo está ignorando o problema maior, dos cigarros contrabandeados para o Canadá, para evitar que os impostos que são mantidos altos venham a desencorajar o tabagismo.

"Este anúncio é simplesmente de má qualidade para o ganho político e pouco tem a ver com os seus objetivos de saúde," afirmou John Clayton, porta-voz da empresa.

Mas Rob Cunningham, analista sênior da Canadian Cancer Society, disse que o novo plano estabelece um exemplo que deveria ser seguido por outros países.

Uma das advertências conterá a imagem de uma bem conhecida canadense, vítima de câncer de pulmão, Barb Tarbox em seu leito de morte, acompanhado da mensagem: "Isto é o que parece morrer de câncer."

A família de Tarbox, uma ex-modelo que fez campanha contra o tabagismo antes de morrer, em 2003, disse que um de seus últimos desejos era ter sua imagem como rótulo de advertência.

Os Estados Unidos também está pensando em usar uma foto de Tarbox em sua campanha anti-tabagismo.