domingo, fevereiro 28, 2010

PHILIP MORRIS-FORTUNE TOBACCO Co.(PMFTC Inc.)

MANILA - 25/02/2010 - Philip Morris Philippines Manufacturing Inc. (PMPMI) e Fortune Tobacco Corp., a empresa de cigarros entre as 300 outras empresas controladas pelo magnata chinês-filipino Lucio Tan, formaram uma nova companhia que "unirá" as operações de fabricação e distribuição das duas empresas.

A nova companhia, chamada Philip Morris-Fortune Tobacco Co.(PMFTC Inc.) terão Tan e Chris Nelson como presidentes. "Esta não é uma fusão. É a criação de uma nova companhia," disse Nelson em uma conferência de imprensa nesta quinta-feira. "Teremos representação em todos os segmentos do mercado filipino", acrescentou.

PMPMI controla o mercado superior com as marcas Philip Morris e Marlboro, tendo uma quota de mercado local aproximada de 28%, enquanto Fortune Tobacco domina com sua marca Hope o segmento mais barato, possuindo uma quota de 60%. Juntas, representarão quase 90% do mercado filipino do tabaco.

Cerca de 85 bilhões de cigarros são vendidos nas Filipinas a cada ano, segundo dados da Philip Morris.

Fontes: The Wall Street Journal Interactive Edition / tobaccoreporter / Tobacco Journal International / Wikipedia

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Souza Cruz se defende de inquérito do MPF-RONDÔNIA

26 de fevereiro de 2010 - 20h16 - atualizado às 20h20

A fabricante de cigarros Souza Cruz disse nesta sexta-feira, através de nota, que as informações sobre os teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono "estão contidas em absolutamente todas as embalagens de cigarros fabricados pela empresa". Na quinta-feira, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) informou que abriu um inquérito civil público para apurar a possível omissão da Souza Cruz nas informações ao consumidor sobre o aumento do teor de algumas substâncias.

Segundo o MPF, a investigação trata da substituição do cigarro Free Box Original Choice pelo Free Innovative Choice. De acordo com o órgão, a nova embalagem não informa de maneira clara, visível e de fácil compreensão a elevação dos percentuais de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono do produto.

"A Souza Cruz sempre informou os riscos inerentes ao consumo de seus produtos, os quais são direcionados exclusivamente ao público adulto e entende que os teores indicados nos maços servem apenas para distinguir uma marca das demais existentes no mercado e não representam a real exposição do fumante à fumaça do cigarro, conforme deixa expresso em seu website", diz a nota.

Conforme informou a Souza Cruz, os teores das substâncias citados pelo MPF estão dentro do limite permitido pelas normas brasileiras em vigor. Segundo a empresa, a comercialização do cigarro Free Innovative Choice foi " deferida e liberada pela Anvisa". A Souza Cruz alega que os níveis das substâncias estão em todas as embalagens de seus produtos, " mesmo sendo a apresentação dessa informação considerada facultativa pela Agência de Vigilânc ia Sanitária".

Inquérito
O MPF disse que enviou um ofício à Souza Cruz solicitando informações sobre as razões da falta de informações no produto. Segundo a procuradora da República em Rondônia Lucyana Marina Pepe Affonso de Luca, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que são direitos básicos do consumidor ter acesso às informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos para proteger-se contra publicidade enganosa e abusiva.

A procuradora argumentou que é dever do fabricante informar a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto apresente. "Além disto, na hipótese de alteração da fórmula de um produto, deve o substituto expressar, em sua embalagem, advertência sobre a referida alteração, principalmente quando a mesma trouxer impactos à saúde do consumidor", disse.

http://noticias.terra.com.br

domingo, fevereiro 21, 2010

Fotos de advertências para o Paraguai

Em julho de 2009 o Paraguai desenvolveu suas 4 primeiras imagens de advertência para as embalagens de cigarros.


A partir de 7 de abril de 2010, as imagens deverão cobrir 50% da parte inferior frontal e 40% do verso inferior das embalagens;
A partir de 7 de abril de 2011, as imagens deverão cobrir 50% da parte inferior da frente e verso das embalagens;
A partir de 7 de abril de 2012, as imagens deverão cobrir 60% da parte superior frontal e do verso das embalagens.

Qualquer tipo de embalagem de cigarros ou outros produtos de tabaco, de produção nacional ou internacional, destinados ao consumo nacional, deverão conter as imagens sanitárias, devendo cumprir todas as condições do regulamento.


MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIA NOVOS AVISOS SANITÁRIOS SOBRE OS EFEITOS DO USO DO TABACO

Estas novas advertências deverão aparecer nos maços de cigarros e outros recipientes que contenham produtos de tabaco, dispõe a Resolução 298/09, assinada pela titular da pasta da saúde, Dra. Esperanza Martínez, em vista à aprovação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A não conformidade constituirá falta grave e, os responsáveis estarão sujeitos às penalidades previstas no Código Sanitário.

Os seguintes textos deverão acompanhar as respectivas imagens:


FUMAR CAUSA CÁNCER DE PULMON, ENFISEMA Y CRISIS DE ASMA.
FUMAR PRODUCE INFARTO CEREBRAL.
FUMAR CAUSA IMPOTENCIA SEXUAL.
FUMAR CAUSA INFARTO CARDIACO E HIPERTENSIÓN ARTERIAL

Também deverão estar precedidos da frase "El Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social advierte:", em tamanho menor que os textos de advertência, estando sujeitos a revisões e modificações anuais por parte do Ministério.
Estará proibido o uso de expressões a fim de promover uma marca, com mensagens falsas ou enganosas no que diz respeito às suas características, efeitos para a saúde, sinais figurativos criando a falsa impressão de que um determinado produto de tabaco é menos nocivo que outro, por exemplo, expressões como "con bajo contenido de alquitrán", "ligeros", "ultra ligeros", ou "suaves" e similares.
Numa das faces laterais deverá também conter a frase "Este producto contiene 4.700 sustancias tóxicas y cancerígenas. No existen niveles seguros de exposición al humo de tabaco".


http://www.mspbs.gov.py

Argentina: Uma pequena grande mudança

Nobleza Picardo lançou em Janeiro na Argentina uma nova proposta para os fumantes, trazendo uma grande inovação para o mercado de cigarros.

O novo Lucky Strike Click & Roll, possui uma cápsula no filtro que, ao pressioná-la, libera mentol ao gosto do fumante.



O produto é novidade mundial, apresentando o mesmo sabor que os Luckies tradicionais, porém, contendo uma cápsula no filtro que, ao pressioná-la, libera mentol. E ao girar o cigarro entre os dedos, pode-se intensificar o sabor liberado. Esta tecnologia permite adaptar o cigarro e encontrar um sabor diferente para cada momento. Click & Roll coexiste com outras versões de Lucky Strike em box de 20 unidades. O lançamento na Argentina é baseado em campanhas de comunicações em quiosques, bares e discotecas, eventos especiais e também pela Internet.


http://www.dossiernet.com.ar/articles.asp?a=view&id=63806

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Turcos estão fumando um pouco menos depois de restrições.

Segundo dados da Câmara Regulamentadora do Álcool e Tabaco da Turquia, a proibição de fumar em recintos fechados, incluindo todas as áreas de cafés, bares e restaurantes que entrou em vigor no país em Julho de 2009, teve resultados favoráveis.

5.392.945.420 maços de cigarros foram vendidos na Turquia em 2008.
5.377.748.810 maços de cigarros foram vendidos na Turquia em 2009.

Fonte: World Bulletin (tr)
Data: 08-02-2010
URL: http://www.worldbulletin.net/news_detail.php?id=53792
ID: 296615
Grevistas apoiam trabalhadores da Tekel


05 de fevereiro de 2010 - Dezenas de milhares de trabalhadores e funcionários civis realizaram uma greve de um dia em toda Turquia em apoio ao protesto dos trabalhadores da Tekel, informa reportagem de Hürriyet Daily News.

Os empregados da Tekel vêm há dois meses, demonstrando as alterações às suas situações de trabalho, em área central de Ankara.

Existe a intenção de realocá-los em postos de trabalho temporários do setor público que, de acordo com os trabalhadores, irá cortar seu salário mensal em mais de 40%, deixando-os sem qualquer indenização.

Tekel foi vendida para a British American Tobacco em junho de 2008.

www.tobaccoreporter.com
Paquistão adia avisos gráficos

08 de Fevereiro de 2010 - O Paquistão adiou para o final de maio uma exigência para os fabricantes de tabaco incluir advertências gráficas de saúde nas embalagens de cigarros, informa reportagem do Daily Times.

A exigência dos novos avisos de advertência foi anunciado pelo Ministério da Saúde no final de maio do ano passado e, inicialmente, 1 de Janeiro de 2010 foi fixado como data limite para implementar a decisão, mas esta foi mais tarde prorrogada para 1 de fevereiro.

www.tobaccoreporter.com

sábado, fevereiro 06, 2010

Delegação de Camarões em Yunnan

3 de Fevereiro de 2010 - Uma delegação da Société Industrielle de Tabacs du Cameroun (SITABAC) liderada pelo presidente executivo, Dr.James Onobiono, visitou HongyunHonghe Tobacco Group na província chinesa de Yunnan em 28 de janeiro para discutir uma co-operação na produção de cigarros, informa reportagem de Tobacco China Online.

A delegação de Camarões foi recebida pelo vice-presidente da HongyunHongh, Bi Fenglin, e por funcionários do departamento de desenvolvimento de negócios do grupo. Onobiono disse a seus anfitriões que Camarões e países vizinhos possuem relativamente forte demanda por cigarros, e que produtos Virginia representam mais de 60% das vendas.

Ele expressou esperança de HongyunHonghe cooperar com SITABAC com respeito à produção licenciada de cigarros, tecnologia de matérias primas, investimentos e outros assuntos.


www.tobaccoreporter.com

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Grã-Bretanha quer reduzir pela metade o número de fumantes até 2020.

Ministério da Saúde pretende acabar com as máquinas de cigarros e obrigar as embalagens a virem sem a logomarca do fabricante.

O governo britânico pretende abolir as máquinas de venda de cigarros e proibir que os fabricantes incluam suas logomarcas nas embalagens. O pacote de medidas tem como meta reduzir pela metade o número de fumantes no país até 2020.

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa propõe ainda uma revisão na lei que permite o fumo em determinados locais, como a entrada dos edifícios e pontos de ônibus.

Também são consideradas medidas para dissuadir os pais que moram com seus filhos de fumarem em seus carros ou em suas casas. A princípio, isso seria feito apenas por meio de campanhas de conscientização.

O ministro da Saúde, Andy Burnham, enfatizou que as crianças e os adolescentes são os principais alvos do novo plano, cujas propostas de mudança na lei ainda precisarão ser aprovadas para entrar em prática.

É por causa dos mais jovens que o projeto quer agravar as penas para quem vender cigarro para menores de idade e ampliar o investimento no combate ao tráfico de cigarros. Os 200 milhões de cigarros que entram ilegalmente no país ao ano são os mais baratos e, portanto, os favoritos dos adolescentes.

A proibição das máquinas de cigarros e das logomarcas nas embalagens, que deverão vir apenas com o nome do fabricante impresso, também foi pensada com o intuito de por fim a qualquer tipo de propaganda que possa atrair os adolescentes.

A guerra ao cigarro

Na última década, a Grã-Bretanha já conseguiu reduzir em 25% o número de fumantes no país.

Dentre as ações tomadas no período, houve a proibição das propagandas de cigarro e a de fumar em locais públicos e fechados, similar ao que os estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais fizeram no ano passado.

Atualmente, 21% da população britânica, ou oito milhões de pessoas, fumam. Segundo o governo, o cigarro responde anualmente por 80 mil mortes e 1,4 milhão de internações hospitalares, custando ao sistema público de saúde 2,7 bilhões de libras ao ano (R$ 8,1 bilhões).

"Algum dia, em um futuro não muito distante, nós olharemos par trás e acharemos difícil de lembrar porque as pessoas fumavam", declarou Burham.

Liberdade de escolha

O anúncio das novas intenções do governo britânico veio acompanhado de manifestações contrárias ao projeto.

Simon Clark, diretor da Forest, uma associação de defesa dos direitos dos fumantes, criticou os planos do governo dizendo que eles "vão erodir ainda mais nossa habilidade de escolher como queremos viver nossas vidas".

"É muito perigoso quando o governo começa a estabelecer metas, porque a única forma de eles conseguirem atingi-las é introduzindo leis antiliberais e muito draconianas", declarou.

Por outro lado, Alan Maryon-Davis, presidente da Faculdade de Segurança Pública do Reino Unido, defendeu a medida. "Mas nós precisamos ver essas boas intenções sustentadas por investimento contínuo em estratégias efetivas", disse. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

http://www.estadao.com.br