sexta-feira, novembro 27, 2009

URUGUAI: As maiores imagens de advertências do mundo.


Portaria Ministerial 466/2009 de 1 de Setembro de 2009 finaliza a exigência de um novo conjunto de seis advertências gráficas para cobrir 80% da frente e verso das embalagens de cigarros no Uruguai, que terá as maiores advertências gráficas do mundo em seus maços de cigarros. As novas imagens deverão aparecer 180 dias após a emissão da Portaria, ou seja, 1 de março de 2010.

Atualmente as advertências cobrem 50% da frente e verso das embalagens. O Uruguai deverá ultrapassar as Ilhas Maurício neste quesito, onde, no início deste ano, um regulamento exigiu advertências cobrindo 65% das embalagens (frente 60%, verso 70%). As advertências em Maurício ainda não apareceram completamente nas prateleiras dos estabelecimentos.

A Portaria uruguaia estabelece o texto a ser impresso no lado da embalagem em preto sobre fundo branco: "Este producto contiene nicotina, alquitran y monoxide de carbone" (Este produto contém nicotina, alcatrão e monóxido de carbono).

Os novos avisos são ridicularizados nas embalagens. O aviso na parte traseira é semelhante, mas não é o mesmo da frente - a imagem aparece igual, mas o texto que a acompanha é diferente.

Esta será a quarta rodada de imagens gráficas de advertência no Uruguai. Os anos que tiveram mudanças foram: 2006, 2008 e 2009.



http://www.msp.gub.uy

segunda-feira, novembro 23, 2009

Turquia adiciona imagens gráficas de advertências nos maços de cigarros.

www.chinaview.cn 2009-11-22 21:12:00

ANKARA, 22 de Novembro (Xinhua) - A Turquia irá adicionar mensagens de alerta visual de saúde nas embalagens de cigarros produzidos a partir de 1 de janeiro de 2010, informou a agência de notícias semi-oficial Anatolia neste domingo.

Presidente Mehmet Kucuk do Controle do Tabaco e Álcool da Turquia (TAPDK) disse à agência que os maços de cigarros produzidos antes de 31 de dezembro de 2009 possuindo apenas os sinais de advertência por escrito poderão ser vendidos até 30 de junho de 2010.

Não haverá maços de cigarros sem mensagens de aviso visual na Turquia a partir de 1 de janeiro de 2011, Kucuk disse.

Serão 14 fotos, escolhidas de 42 retratos da amostra do sistema da União Européia, nas embalagens dos produtos do tabaco para chamar a atenção das pessoas para os prejuízos do cigarro, disse o presidente.

As imagens de advertências visuais nos maços de cigarros são utilizadas em países como a Grã-Bretanha, Bélgica, Roménia, Brasil, Tailândia e Cingapura, disse a agência.

A proibição de fumar entrou em vigor em toda a Turquia em 19 de julho, estendendo-se anteriormente a uma proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados, incluindo cafés, bares e restaurantes.

Sob a nova regra, é também ilegal a publicidade e promoção de produtos do tabaco ou os nomes e marcas dos produtores de tabaco, enquanto os canais de televisão e rádios têm de colocar no ar pelo menos 90 minutos de programas sobre os efeitos nocivos dos produtos de tabaco a cada mês.

Editor: Xiong Tong
http://news.xinhuanet.com/english/2009-11/22/content_12521530.htm