sexta-feira, setembro 19, 2008





















Reynolds American corta 570 empregos, realinhando marcas.


por: VINNEE TONG – 9 de Setembro de 2008

NEW YORK (AP) - Reynolds American Inc. e sua unidade de tabaco, R.J.Reynolds, reduzirão em 10% sua força americana de trabalho (570
empregados) para se tornar competitivamente mais agressiva na venda de produtos de tabaco sem fumaça (smokeless tobacco).

A companhia espera reduzir o quadro de funcionários em sua sede em Winston-Salem, N.C. para economizar $100 milhões até o final de 2010 e $55 milhões por ano após aquele prazo.

A decisão da Reynolds surgiu antes mesmo de sua maior rival, a PhilipMorris USA (Altria Group Inc.), ter comprado a UST Inc., fabricante dos produtos Skoal e Copenhagen por $10,4 bilhões.

Judy Hong, analista do Goldman Sachs disse que a reestruturação é um processo natural para a Reynolds, haja vista que a indústria do tabacoestá procurando meios de lidar com o declínio das vendas de cigarro. Os americanos estão comprando menos cigarros a cada ano (queda de 3 a
4%), e a indústria virou-se para alternativas como rapé, charutos e snus para um crescimento futuro. As vendas de produtos de tabaco sem combustão estão crescendo à taxa de 5 a 6% ao ano.

"Os passos que estamos dando sustentam a R.J. Reynolds em curso para uma evolução total do modelo empresarial do tabaco, que inclui tanto os cigarros como os inovadores produtos de tabaco sem combustão", declarou Daniel Delen, diretor executivo da R.J. Reynolds Tobacco Co., a segunda maior empresa tabaqueira.

Os planos da Reynolds estão concebidos para se concentrar no núcleo das empresas e redirecionar recursos para áreas de crescimento. Entre as mudanças: reduzir o marketing e suporte promocional para sua marca de cigarros Kool, ao mesmo tempo impulsionar o montante de verbas gastas na marca Camel. A marca Pall Mall permanecerá uma das marcas de
crescimento da companhia.

"O sucesso continuado exige que estejamos inteiramente alinhados com os nossos planos, programas e pessoas por detrás das coisas mais importantes para o nosso desempenho futuro", disse Delen.

Os empregos serão eliminados tanto na Reynolds American como na R.J. Reynolds, mas alguns empregos perdidos na empresa-mãe serão preenchidos por trabalhadores da filial. As posições em análise incluem tudo, exceto pessoal externo (da sede) de vendas e marketing e de trabalhadores da produção em Winston-Salem.

Ao passo em que a indústria do tabaco se consolida, Reynolds American tem sido referência como uma potencial compradora da Lorillard, que se separou do conglomerado Loews Corp em junho passado. Lorillard fabrica os cigarros Newport, Kent e True.

"Nós enxergamos a reestruturação como um passo natural para a Reynolds continuar sua produtividade em um ambiente onde o volume de cigarros continua a diminuir," descreveu Hong em uma nota aos investidores.

Ela acrescentou que a reestruturação faz sentido, mesmo que a Reynolds decida não comprar a Lorillard. "O anúncio de hoje não altera a nossa opinião sobre uma eventual compra, e nós continuamos a acreditar que um negócio poderá ocorrer".

Mundialmente, a indústria do tabaco vem se consolidando. Imperial Tobacco Group PLC comprou a companhia franco-espanhola Altadis em janeiro, e a Philip Morris International está adquirindo a empresa canadense Rothmans Inc.

Reynolds American comprou a companhia Conwood Co., em 2006 (produtos smokeless). R.J. Reynolds continua a desenvolver o seu próprio portfólio de produtos de tabaco sem combustão, e tem vendido snus sob a marca Camel.

Ashley M. Heher (AP) em Chicago contribuiu para esta reportagem.

AP

segunda-feira, setembro 08, 2008

Alemanha: Cigarros orgânicos não podem ser chamados de ... cigarros orgânicos.

8 de Setembro de 2008 - Um tribunal em Hamburgo decidiu que Santa Fe Natural Tobacco não pode descrever seu produto na Alemanha como "biológico" porque o termo é enganador e constitui em concorrência desleal, informa reportagem da AFP.

De acordo com uma porta-voz do tribunal, a palavra "orgânica" implica em cigarros sem riscos à saúde e violam as leis de concorrência nacional.
Santa Fe Natural Tobacco não poderá vender sua marca Natural American Spirit com a rotulagem "organic filter cigarettes", disse a porta-voz.

Santa Fe Natural Tobacco, uma unidade da Reynolds American, diz que seus cigarros são fabricados com 100% de tabaco orgânico e com filtros de papel biodegradáveis, e que estão em conformidade com as regras da União Européia para os produtos biológicos.


www.tobaccoreporter.com
Presidente do Brasil acende debate sobre o tabagismo.

8 de Setembro de 2008 - O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acredita que as pessoas devam fumar onde elas quiserem, informa reportagem da AFP.

Lula foi convidado a comentar sobre o projeto de legislação que prevê a proibição do fumo em locais públicos fechados.

"Realmente, eu defendo a idéia das pessoas poderem fumar em qualquer lugar," disse Lula ao jornal Agora. "As únicas pessoas que fumam são as viciadas," acrescentou, puxando um pequeno charuto.

www.tobaccoreporter.com
Altria faz acordo para compra da UST por U$ 10,4 bilhões.

Reuters/Brasil Online - 08/09/2008

CHICAGO (Reuters) - A fabricante de cigarros Altria Group anunciou nesta segunda-feira que firmou acordo para compra da produtora de tabaco UST por 10,4 bilhões de dólares, em uma estratégia que combinará a marca Marlboro com os produtos de tabaco sem fumaça Skoal e Copenhagen.

A Altria pagará aos acionistas da UST 69,50 dólares por ação em dinheiro e assumirá dívida de 1,3 bilhão de dólares na compra da maior fabricante norte-americana de produtos de tabaco sem fumaça.

A UST há muito era vista como alvo de aquisição da Altria à medida em que a maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos procura se expandir em outros mercados de tabaco conforme o mercado norte-americano continua a encolher.

A Altria afirma que as sinergias anuais devem atingir 250 milhões de dólares até 2011.

http://oglobo.globo.com

quinta-feira, setembro 04, 2008

Índia: Imagens gráficas de advertência nos produtos de tabaco a partir de 30 de novembro.

Por: Bobby Ramakant, Terça-feira, 02 Setembro 2008
http://www.newstrackindia.com/newsdetails/14806

Todos os produtos de tabaco na Índia irão exibir avisos gráficos e níveis de alcatrão e nicotina a partir de 30 de novembro de 2008, obedecendo a uma notificação emitida pelo Ministério da Saúde e Previdência Social indiano (lei de 2003).

A implementação de advertências gráficas sobre os produtos de tabaco na Índia foi inicialmente prevista para fevereiro de 2007, mas fora adiada quatro vezes desde então.

Imagens de pulmões doentes irão aparecer nos maços de cigarro e pacotes de bidi e gutkha, de acordo com a notificação, cobrindo 40 por cento da superfície total das embalagens de tabaco, com a mensagem: 'Tobacco kills/Smoking kills'. ("O tabaco mata / Fumar mata").

Os avisos foram finalmente aprovados por um grupo de ministros, incluindo o Ministro dos Assuntos Externos da União - Pranab Mukherjee, o ministro da União, Informação e Difusão - PR Dasmunsi, o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego - Oscar Fernandes, ministro da União para o Comércio e Indústria, Kamal Nath, ministro da Cultura e Desenvolvimento Urbano - Jaipal Reddy e ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar, Anbumani Ramadoss.

Agora, a indústria do tabaco terá três meses para colocar as advertências.