quinta-feira, julho 31, 2008

PMI busca os 100% da Rothmans

Reuters América Latina

CHICAGO (Reuters) Gigante do tabaco Philip Morris (PMI) anunciou nesta quinta, planos para assumir a rival Rothmans Canadá, fabricante dos cigarros Benson & Hedges.

O valor de US$ 1,95 bilhão do negócio envolve a compra pela Philip Morris de 60% da Rothmans, adicionando-se aos 40% que ela já detém.

Com a notícia, as ações da Rothmans subiram, enquanto as da Philip Morris caíram.

"Os acionistas de Rothmans receberam um significativo prêmio e PMI consolidará sua presença em um mercado que é financeiramente atrativo e de importância estratégica para se avançar," disse o presidente executivo de Philip Morris, Louis Camilleri.

Investigação da Polícia Montada Canadense relaciona incidências entre 1989 e 1994, quando o tabaco era exportado do Canadá e então contrabandeado de volta ao país a partir dos Estados Unidos para evitar mais impostos. Rothmans disse na manhã de hoje que pagará multa
adicional de US$ 450 milhões nos próximos 10 anos por este caso judicial e que se declara culpada de ajudar contrabandistas.

A oferta da compra é prevista para se efetivar no próximo dia 30 de setembro, condicionada ao visto do governo canadense.

sexta-feira, julho 25, 2008

MPF entra com ação contra imagens de advertência sobre cigarro
24/07/2008 - 17h57

da Folha Online

O Ministério Público Federal em Santa Catarina entrou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra a União e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em razão da obrigatoriedade de fabricantes de cigarros exibirem imagens de advertência em anúncios e rótulos dos produtos.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.

Para o procurador da República em Blumenau, João Marques Brandão Néto, as imagens atingem o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana.

"Como a campanha foi estendida para além das embalagens de cigarro, ao entrar em qualquer lanchonete, loja de conveniência, restaurante ou bar, entre outros, os cidadãos são aterrorizadas pela foto de um cadáver com o crânio rachado ou um feto morto dentro de um cinzeiro", argumenta o procurador, na ação.

No último mês de maio, o governo apresentou as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco.

Entre as novas ilustrações, há um bebê morto dentro de um cinzeiro, uma cirurgia cardíaca, uma mãe e um filho assistindo à morte do pai e o cadáver de um fumante em uma mesa de necrotério. A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil, segundo o Inca.

http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br

quinta-feira, julho 24, 2008

Bill Gates e Michael Bloomberg lançam campanha de US$ 500 milhões contra o fumo.

23/07/08

NOVA YORK, EUA (AFP) — O fundador da Microsoft, Bill Gates, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciaram, nesta quarta-feira, uma campanha de 500 milhões de dólares para combater o tabagismo no mundo.

Em uma coletiva de imprensa, Gates disse que doará 125 milhões de dólares para a campanha, enquanto a Bloomberg anunciou que somará 250 milhões a seu compromisso já assumido em 2005 de investir 125 milhões nesse esforço.

"Nosso objetivo é apoiar e complementar a iniciativa da Bloomberg", declarou Gates, cuja contribuição inclui 24 milhões de dólares para o programa do prefeito de Nova York e o restante, para campanhas na Índia, China e África.

Os dois multimilionários, cujas fortunas chegam a 16 bilhões de dólares, no caso de Bloomberg, e a 58 bilhões de dólares, no de Gates, dedicam há anos parte do lucro de suas empresas à filantropia.

Segundo eles, pelo menos 1 bilhão de pessoas morrerão neste século de doenças ligadas ao tabagismo, se o hábito de fumar, por eles chamado de "epidemia", não for combatido.

A estratégia consiste em apoiar projetos que permitam aumentar os impostos contra o cigarro, mudar a imagem do produto, proteger os não-fumantes da exposição ao cigarro e ajudar as pessoas a pararem de fumar.

Um mundo sem cigarro, declarou Bloomberg, "é um mundo em que as pessoas vivem mais tempo e são mais felizes".

AFP
Marlboros Made-in-China substituem os importados.

23 de Julho de 2008 - O primeiro lote comercial de Marlboros produzidos na China foi processado pela Changsha Cigarette Factory na última sexta-feira, 18 de Julho, informa reportagem da Tobacco China Online.

Negociações entre a fábrica da Changsha e Philip Morris numa produção em joint-venture dos cigarros Marlboro na China começaram em 2003, sob os auspícios da STMA (State Tobacco Monopoly Administration) e um acordo de licença de marca e joint-venture assinados em 2005.

De acordo com a reportagem, a partir do próximo mês, todos os Marlboros importados pela China serão substituídos por estes Marlboros, produzidos localmente.

www.tobaccoreporter.com

terça-feira, julho 22, 2008

Quatar: Em breve os avisos gráficos de advertência em produtos de tabaco.

O Quatar irá impor fortes avisos gráficos em todos os produtos de tabaco muito em breve. De acordo com pesquisas, todos os países do Golfo Pérsico seguirão a prática da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinado no início
deste ano por estes países.

"O Quatar está trabalhando em estreita colaboração com outros países do Golfo para elaborar os detalhes, inclusive aduaneiros, fiscais e de etiquetagens e deverá implementar a convenção a partir de 2009", disseram fontes.

O Bahrain anunciou na terça-feira da semana passada que empresas de tabaco serão obrigadas a imprimir fotos de órgãos prejudicados, como pulmões e corações nas embalagens, a fim de se manterem no mercado do Golfo.

As companhias também terão de se certificar que num espaço de 30 a 50% da embalagem, um amplo aviso sobre os riscos do fumo deverá ser apresentado.

Uma própria lei do tabaco de 2002 do Quatar, em seu artigo seis, salienta que "o tamanho da letra e a declaração de advertência não devem ser inferiores a 1/4 do tamanho do nome impresso da marca. Além disso, o aviso deve ser da mesma cor que o logotipo da marca e também ser apresentado em árabe, juntamente com a data de validade, produção e quantidade de alcatrão e nicotina".

O país proíbe estritamente a publicidade do tabaco, produtos de tabaco e derivados em seu artigo oito, enquanto o artigo dez da lei, proíbe o fumo em quase todos os locais públicos.

Publicado em 18/07/2008 - Gulf Times Newspaper
http://www.gulf-times.com

quinta-feira, julho 17, 2008

Fabricantes são acusadas de manipular mentol no cigarro para atrair jovens

Quarta, 16 de Julho, 07h15


Washington, 16 jul (EFE) - As fabricantes de cigarro manipulam os níveis de mentol em algumas marcas específicas para recrutar os jovens no vício, denuncia um estudo que será publicado em setembro "American Journal of Public Health".

Investigadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (Massachusetts), disseram hoje que as marcas de mentol aumentaram sua popularidade entre os adolescentes, em especial os mais jovens que começam a fumar.

O relatório indica que as fábricas de cigarro aplicam "uma estratégia deliberada para recrutar e enganchar os fumantes jovens ao ajustar o mentol a fim de criar uma experiência mais suave para o qual começa a fumar".

O documento explica que o mentol esconde o aroma forte do tabaco e a irritação que causa, mas fornece a porção de nicotina, que é a substância viciante.

"Durante décadas, a indústria do tabaco manipulou cuidadosamente o teor de mentol não só para atrair jovens, mas também para amarrar os consumidores adultos por toda a vida", disse Howard Koh, professor de Saúde Pública e um dos autores do relatório.

A denúncia contra as fabricantes de cigarro surgiu do estudo da analista Jennifer Kreslake e de outros cientistas do Programa de Pesquisas sobre controle de cigarros sobre o desenvolvimento do mentol na indústria do tabaco.

Também fizeram testes de laboratório para medir o teor de mentol nas marcas americanas de cigarro, examinaram relatórios de mercado e analisaram dados nacionais sobre consumo de tabaco entre maiores de 12 anos em 2006.

O trabalho indica que, nesse ano, 43,8% dos jovens entre 12 e 17 anos fumavam cigarros mentolados, consumidos também por 35,6% das pessoas entre 18 e 24 anos.

Em contraste, só 30,6% dos maiores de 35 anos disseram que consumiam tabaco mentolado.

Segundo os investigadores, a introdução, no mercado, de marcas mentoladas mais suaves viola um acordo assinado em 1998 entre as empresas tabaqueiras e os Governos.

Esse acordo proíbe a indústria do tabaco de dirigir a propaganda dos produtos aos jovens.

"Este é outro exemplo do comportamento cínico da indústria do tabaco", manifestou Gregory Connolly, professor de Saúde Pública e outro dos autores do relatório.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, as doenças provocadas pelo consumo de tabaco causam cerca de 480 mil mortes ao ano nos Estados Unidos, onde 18,1% da população é fumante habitual.

EFE
http://br.noticias.yahoo.com

terça-feira, julho 15, 2008

Schwarzenegger é contra a proibição do cigarro nas telonas
(14/07/2008 - 11h58) Da Redação www.cineclick.com.br/

O ator e também governador do Estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger comentou sobre a lei relacionada à proibição de personagens fumantes em filmes, segundo informou The Press Association.

Schwarzenegger afirmou que é contra a probição. "Não acredito que devemos eliminar os cigarros dos filmes, acho que o melhor é lembrar nossas crianças dos perigos de fumar", comentou o ator.

Ele ainda disse que o desenvolvimento dos longas pode ser prejudicado, já que os diretores não teriam total liberdade artística para criar seus personagens. "Impedir personagens fumantes é uma medida muito radical. Estamos indo longe demais", concluiu.

A medida seria tomada graças à iniciativa de organizações não-governamentais e associações relacionadas à área da saúde, que pressionam os estúdios a banir o fumo nos filmes para não influenciar os jovens que gostam de cinema.

O governador só falou sobre o assunto depois da decisão que os DVDs lançados nos Estados Unidos com classificação etária livre ou até os 13 anos de idade deverão ter um aviso anti-tabagismo na caixa e nos extras. A Disney já incluía tal aviso nos seus lançamentos e foi seguida por estúdios como Paramount, Sony, Fox, Universal Pictures e Warner Bros..

segunda-feira, julho 14, 2008

Fábrica de cigarros da cidade de Stara Zagora vendida por BGN 18 milhões (US$ 14,63 milhões).

O monopólio búlgaro do tabaco, Bulgartabac, vendeu nesta segunda-feira através da Bolsa de Valores da Bulgária, 78,18% da fábrica localizada na cidade de Stara Zagora, ao sul da Bulgária.

As 920.854 cotas do capital da "Sluntse (Sun) - Stara Zagora - Tabac" foram vendidas por um total de BGN 18.186.866,5, totalizando BGN 19,75 por cota, anunciou a holding Bulgartabac.

Entretanto, o nome do proprietário majoritário ainda não foi anunciado.

As cotas foram vendidas em duas partes - o pacote minoritário de 1,77% (20.854 cotas), e o pacote majoritário de 76,41% (900.000 cotas).

O pacote majoritário foi adquirido por um comprador, enquanto que o pacote minoritário foi vendido em duas partes.

O preço mínimo foi de BGN 18,90 por cota (BGN 17.404.140,60 no total), o que significa que o preço final foi de BGN 782.725,90 acima do esperado.

A fábrica Sluntse Stara Zagora possui uma licença para processamento de tabaco, e a produção de produtos de tabaco.

Novinite.com

quinta-feira, julho 10, 2008

Malásia: Embalagens de cigarros terão fotos ilustradas de advertência muito em breve.

10 de Julho de 2008. O Ministério da Saúde está alterando o Regulamento de 2004 do Controle de Produtos de Tabaco para tornar obrigatória a impressão de fotos de advertência em cada embalagem de cigarros no país.

A diretora de saúde Dra. P. Mohamed Meeran Lila disse que a mudança é destinada a criar um maior impacto sobre a consciência pública sobre os perigos do tabagismo.

"Será implementada em breve, e até final de 2008, os malaios visualizarão um aviso ilustrado em cada embalagem de cigarros no mercado", disse ela, quando da oficialização do Dia Mundial Sem Tabaco de 2008.

Ela disse que os avisos ilustrados podem ser a forma mais eficaz de fazer passar a mensagem, assim como para reduzir o número de fumantes no país, à exceção do ministério anterior, cujo esforço era fazer subir o preço cigarro.

Ela também citou sobre uma Pesquisa Nacional sobre Saúde e Morbidade, conduzida pelo ministério em 2006, onde se revelou que 461.624 adolescentes com idades entre 13 e 18 tinham desenvolvido o tabagismo.

Daqueles números, 91% eram de homens jovens, disse a diretora.

Tobacco Journal International

sexta-feira, julho 04, 2008

União Européia aprova oferta da BAT.

30 de Junho de 2008. Agências reguladoras antitruste da União Européia aprovaram a compra da Skandinavisk Tobakskompagni (ST) pela British American Tobacco (BAT).

No entanto, a Comissão Européia afirmou que a aprovação dos 3,9 bilhões de dólares (2,48 bilhões de euros) entre BAT e a companhia dinamarquesa (que detém 60% do mercado escandinavo) está condicionada à venda de uma série de marcas de tabaco pela BAT principalmente na Noruega, como Petteroe's e Tiedemanns Rod. BAT ofereceu vender dois produtos de tabaco RYO (roll-your-own) na Noruega.

A comissão disse que o negócio não prejudica a concorrência no mercado da União Européia, exceto para a Noruega onde os dois teriam uma posição dominante no mercado, sem alienar duas marcas de tabaco.

Tobacco Journal International
Tobacco One, Inc. anuncia a aquisição de uma popular marca de cigarros mexicana.

2 de Julho, 1:34 pm ET

SCOTTSDALE, Ariz.--(BUSINESS WIRE)--Tobacco One, Inc. anunciou hoje a compra de uma popular marca de cigarro regional, de um empresário da Cidade do México.

A marca foi inicialmente introduzida na Cidade do México em 2006. Permaneceu uma marca regional até recentemente quando a equipe internacional de marketing de Tobacco One finalizou um estudo de três meses centrado na expansão nacional e aceitação de consumo. Durante este estudo, Tobacco One em parceria com a empresa da capital do país, Integra Marketing, S.A. de C.V. obteve numerosos compromissos que irá resultar na distribuição expandida nacionalmente.

Atualmente a marca é vendida em toda a Cidade do México em varejistas 'premium'. Recentemente, estas cadeias globais autorizaram a expansão imediata a nível nacional. Este programa de expansão será implementado durante os meses de julho e agosto de 2008. Tobacco One, Inc. providenciará todos os recursos materiais e humanos necessários para expandir a marca nos maiores centros populacionais do país.

"Juntamente com a nova expansão, e com contratos adicionais atualmente em revisão, Tobacco One, Inc. espera que o volume para os próximos 12 meses exceda a 200 milhões de unidades (cigarros) para tal marca, resultando em receitas de mais de $ 12 milhões, e ganhos líquidos (EBITDA) de quase $ 3 milhões ou, 25%," afirmou Shawn Ulizio, presidente e CEO de Tobacco One.

O proprietário anterior permanecerá como consultor para Tobacco One, Inc. por um período mínimo de dois anos.

http://biz.yahoo.com/bw/080702/20080702005843.html?.v=1

quinta-feira, julho 03, 2008

Terça, 1 de julho de 2008, 09h34 Atualizada às 10h04

Holanda: vigora lei antitabaco; maconha segue legal

Entrou em vigou nesta terça-feira a lei antitabaco que proíbe o fumo em ambientes fechados na Holanda. A nova legislação proíbe o fumo em cafés, bares e restaurantes, e segue o exemplo de vários outros países europeus que já adotaram a proibição. O texto da nova lei não afeta os cigarros de maconha.

Na Holanda, a lei inclui também os locais onde a venda e o consumo de maconha é permitido. De acordo com a nova legislação, os cigarros de maconha ou haxixe misturados com tabaco só poderão ser consumidos em espaços internos reservados e isolados do restante do público.

De acordo com a BBC, os freqüentadores de bares que vendem maconha, entretanto, poderão fumar cigarros de maconha pura, sem a mistura com o tabaco. Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais.

A principal diferença da lei antitabaco holandesa em relação à de outros países da União Européia está exatamente na permissão para o uso dessas cabines internas. No país, cigarros de maconha e haxixe não podem ser consumidos na rua, por isso, a lei inclui a permissão para a construção de cabines isoladas.

A nova legislação da Holanda vai ao encontro da orientação da comissário de Saúde da União Européia, Markos Kyprianou, que faz campanha pela proibição total ao consumo de tabaco em locais públicos em toda a Europa.